Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#199257 | Jpteixeira | 04 jun 2008 22:39

Caros parentes:

O casamento de Gonçalo da Ponte com Catarina Lopes permanece um mistério.
É necessário que juntemos os nossos esforços para localizarmos este casamento. Esta tarde pesquisei os casamentos da freguesia da Sé- Faro realizados entre 1688 e 1698 e só depois, ao abrir os tópicos “Famílias Contreiras, Guerreiro, Estaco e Famílias de Santa Bárbara de Nexe”, é que me apercebi que, pelo menos, os nossos amigos JLiberato e Rui Pereira já tinham há muito tempo consultado estes registos. Isto sem colocar de parte a possibilidade da Susana Gama, da Manuela de Sousa, da Fernanda Farrajota, do Cabecinha e do Custódio Adriano terem, também, já consultado aqueles registos. Isto é: estamos todos a consultar os mesmos livros em vez de consultarmos livros diferentes.
A minha proposta é a seguinte: vamos todos colocar aqui a informação dos livros já consultados para orientarmos as nossas pesquisas. À medida que os livros forem sendo consultados, a informação deverá ser colocada neste tópico, de forma a organizarmos as nossas próximas pesquisas.

Convém recordar o que sabemos sobre Catarina Lopes, até para outros eventuais interessados que ainda não disponham desta informação e tenham acesso a este tópico.

Catarina Lopes casou em data incerta e em parte incerta, mas cerca de 1695 com Gonçalo da Ponte de quem teve uma filha, MARIA que nasceu na data de 28-10-1696, em Clareanes (S. Clemente) – Loulé.
Gonçalo da Ponte faleceu em 29-05-1697.
Na data de 01-09-1697 a Catarina Lopes casou com João Rodrigues (o qual nasceu a 08-02-1671, filho de Domingos Gonçalves e Margarida Gonçalves). O casal foi viver para o sítio da Apra, distanciado cerca de 6 Km de Clareanes, o que é estranho, pois existiam bens do casal e estes deveriam estar em Clareanes.
São conhecidos, pelo menos, 8 filhos do casal João Rodrigues e Catarina Lopes entre as datas de entre 07-02-1699 e 01-02-1712.

Como Gonçalo da Ponte fez testamento (o qual se encontra em suporte de papel bastante deteriorado) e estando excluída a hipótese de o consultarmos e como Catarina Lopes casou logo a seguir, resta-nos considerar a hipótese de Gonçalo da Ponte ser uma pessoa bastante mais velha que a Catarina. Esta é, pelo menos, a minha convicção.

Alguém encontrou o óbito de Catarina Lopes?

Paroquiais de casamentos que já foram consultados:
S.Clemente; Faro; Santa Bárbara

Numa primeira fase deverão ser consultados os seguintes paroquiais de casamentos: Querença, Salir, Alte, Boliqueime, Ameixial, Messines, Estói, Conceição de Faro, Quelfes, Moncarapacho, Olhão e S. Brás.
Também os registos da verificação dos testamentos, à guarda do Arquivo Municipal de Loulé, mas para isso era necessário localizar o óbito de Catarina Lopes.

Se algum de vós já consultou aqueles livros, faça favor de o dizer.

Concordam com este método?

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#199471 | Adr Cust | 06 jun 2008 07:28 | Em resposta a: #199257

Caro amigo Júlio,

Os dados que referiu sobre a Catarina Lopes estão efectivamente todos correctos, como sabe eu explorei muito sobre esse casal que são meus avós e coloquei toda a informação no meu tópico Guerreiros Contreiras e Estaços de Santa Bárbara, ou no outro Guerreiros Contreiras e Estaços de Santa Bárbara II.

Nunca encontrei o óbito da Catarina Lopes.

Por mim já foram consultados Santa Bárbara, S. Clemente e Querença.

Quanto a mim todos os métodos interessam desde que atinjam o objectivo pretendido.

Um Abraço
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#199472 | jg15542 | 06 jun 2008 08:45 | Em resposta a: #199471

Olá

Desculpem a minha intervenção, eu não tenho qualquer informação sobre a Catarina Lopes. Mas lendo este tópico, lebrei-me "será que Catarina Lopes emigrou para o estrangueiro e lá faleceu?", e por esta razão não haver registo em Portugal? Visto que vários confrades procuram o registo de óbito e não conseguem encontrá-lo, penso que não será de excluir esta possibilidade: que ela tenha emigrado!
Mais uma vez desculpem.
Um abraço, e boa sorte nas pesquisas.
JBGomes

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#199714 | ffarrajota | 08 jun 2008 20:51 | Em resposta a: #199471

Olá caro Júlio,
Neste momento continuo a rever os microfilmes de S.Clemente-Loulé, depois irei até Alte. Quando pesquisei Salir e Querença estive atenta a esta família, não encontrei nada, talvez numa segunda volta.
Também penso que iremos encontrar este casal numa qualquer outra freguesia. Vamos continuar a fazer a sua divulgação talvez tenhamos sorte de alguém os encontrar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#199771 | josécyr | 09 jun 2008 10:30 | Em resposta a: #199257

Caros amigos,
Embora directamente não tenha o referido casal como ascendentes, mas levando em conta o interesse de vários "parentes" pelos ditos, informo que:
Nada deles encontrei em; Loulé, São Brás de Alportel, Santa Bárbara, São João da Venda, Faro (Sé e São Pedro), Moncarapacho, Quelfes, Conceição de Faro, Luz de Tavira, Santo Estevão, Estoi e Boliqueime.
Sobre estes dados informo que nops que se referem a Santa Bárbara, Quelfes, Moncarapacho e Santo Estevão, tenho todos aos casamentos levantados desde o início dos paroquiais até ao final do sec. XVIII, salvo Santo Estevão que só retirei até a 1.ª decada do XVIII.
Um abraço,
Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#199932 | Jpteixeira | 10 jun 2008 11:48 | Em resposta a: #199771

Caros Amigos:

Pelos contributos que já foram prestados podemos concluir que temos as seguintes freguesias consultadas:
Concelho de Loulé: S. Clemente, S. João da Venda, Querença, Boliqueime e Salir (?)
Concelho de Faro: Sé, S.Pedro, Conceição, Santa Bárbara e Estoi.
Concelho de Olhão: Moncarapacho e Quelfes
Concelho de Tavira: Luz e S. Estevão

Para o Concelho de Loulé ficar completo, falta-nos verificar as freguesias de Ameixial e Alte e esclarecer a questão de Salir.

Por outro lado, o apelido Lopes também existe com alguma frequência em S.B. Messines, pelo que torna-se importante não perdermos de vista esta freguesia.

Outras hipóteses a considerar são as freguesias de Giões e Martim Longo, no Concelho de Alcoutim e Cachopo no Concelho de Tavira.

Assim, se algum de vós já consultou os casamentos de alguma destas freguesias, faça favor de o dizer para irmos actualizando a lista das freguesias já consultadas.

Um bom Feriado para todos Vós.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#200546 | Jpteixeira | 16 jun 2008 15:15 | Em resposta a: #199932

Caros Colegas:

Vamos fazer o ponto da situação sobre as pesquisas já efectuadas.
Assim, temos já consultados os seguintes paroquiais:

Concelho de Loulé: S. Clemente, S. João da Venda, Querença, Boliqueime, Salir e Alte
Concelho de Faro: Sé, S.Pedro, Conceição, Santa Bárbara e Estoi.
Concelho de Olhão: Moncarapacho e Quelfes
Concelho de Tavira: Luz e S. Estevão
Concelho de Alcoutim: Martim Longo
Concelho de S.B. de Alportel: S.B. Alportel

Hoje mesmo, de manhã, consultei os microfilmes referentes a Martim Longo, Salir, Alte e Boliqueime. Nesta última freguesia existem várias referências a pessoas com apelido "Ponte" nas datas de 1670 a 1695.
Infelizmente, em Faro, não temos o microfilme de Paderne referente aos óbitos para aquela data. Convém salientar que a freguesia de Paderne confina com a de Boliqueime, pelo que se torna importante consultar os seus paroquiais.
Também consultei, fugazmente, os óbitos de S. Clemente e encontrei um António Lopez que faleceu a 27/01/1697, no sítio da Apra. Interessante este dado, pois que a nossa Catarina também é Lopez. Deve ser o que o nosso amigo Custódio Adriano já adiantou como possível pai de Catarina

Convinha rever a frequesia de Querença e ver a do Ameixial para ficarmos com o Concelho de Loulé completo.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#201371 | Jpteixeira | 24 jun 2008 01:51 | Em resposta a: #199257

Caros Colegas:

Ponto da situação em 23-06-2008.

Paroquiais já consultados:

Concelho de Loulé: S. Clemente, S. João da Venda, Querença, Boliqueime, Salir, Alte e Ameixial.
Concelho de Faro: Sé, S.Pedro, Conceição, Santa Bárbara e Estoi.
Concelho de Olhão: Moncarapacho e Quelfes
Concelho de Tavira: Luz e S. Estevão
Concelho de Alcoutim: Martim Longo
Concelho de S.B. de Alportel: S.B. Alportel

Gostaria muito de ver o livro paroquial de Paderne de casamentos (anos de 1680 a 1695) mas infelizmente, em Faro, não temos o microfilme desta freguesia.


Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213516 | LFP | 18 nov 2008 21:07 | Em resposta a: #199257

Exm.ºs Senhores:

O meu bisavô era António da Ponte, de S. Brás de Alportel; será que pode ter alguma relação com as pessoas aqui faladas.

Obrigado.

LFP

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213534 | Kodiak | 19 nov 2008 01:00 | Em resposta a: #213516

Caros confrades
Custódio Andrade, Fernanda Farrajota, J.B.Gomes, Júlio Sousa e Zé Cabecinha,

Peço desculpa por me intrometer mas, já que possuem dados sobre alguns paroquiais das freguesias de S. clemente em Loulé, Olhão, Moncarapacho, Tavira, Faro etc. afoito-me a pedir-vos o favor de me informarem se possuem dados e respectivos ascendentes sobre:
Loulé - S. Clemente: LOURENÇO JOSÉ COELHO
Descendentes:
1- António Franco Coelho *Faro, Sé:25-7-1938
2- Mário Ernesto da Mata Coelho *Faro, S. Pedro; 29-8-1907
3- Maria de Lourdes Aleixo Franco *Faro, Sé; 15-5-19011
4- José Teodoro d'Almeida Coelho * Faro, S. Pedro;
5- Guilhermina Idalina da Costa Mata * Faro, Sé; 15-4-1867
8- António Augusto Coelho de Almeida * Faro, S.Pedro; cerca de 1844-49
9- D.Esperança Avelina Soares Tavares * Faro, Sé; cerca de 1843-46; ºº19-6-1859
10- João Silvestre Coelho da Mata
11- Maria Francisca das Dores Costa * Faro, Sé;
16- LOURENÇO JOSÉ COELHO * Loulé, S.Clemente: cerca 1820-23; ºº cerca 1843-48
17- Maria Benta de Almeida * Faro, S.Pedro: cerca 1822-26
Ficar-lhes-ei muito grato pela ajuda que me possam dar.

Agora, especialmente para a Srª D. Fernanda Farrajota:
O seu apelido lembrou-me uma tia avó por afinidade chamada Maria Libânia Farrajota Cristina, casada com Francisco Inácio Aleixo Júnior, irmão mais novo de minha avó Carolina Amélia Pelica Aleixo.
Será sua parente, pelo certo.
Terá dados sobre estes Aleixos e Pelicas de Faro)?
Não possuo dados destes e dos Pelicas para alé de meus bisavós que faleceram em 1941.

Reitero os meus agradecimentos
António Franco Coelho
(autor do tópico Geneall: Familia Franco d'Almeida Coelho)

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213539 | josécyr | 19 nov 2008 08:56 | Em resposta a: #213534

Caro confrade António Franco Coelho,
Lamento mas nada tenho sobre o que refere.
O único "Lourenço José" (sem Coelho), que encontro na minha base de dados, filho de Domingos Viegas e de Vicência Rodrigues, casou em Santa Bárbara de Nexe, a 04.09.1769, com Maria Joaquina, filha de Ventura Rodrigues e de Catarina Viegas.
Com estima
José C. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213547 | Kodiak | 19 nov 2008 10:36 | Em resposta a: #213539

Estimado José Cabecinha,
Muito obrigado pela pronta resposta.
Ando às voltas com este parente e não consigo encontrar o fio à meada.
Se souber algo sobre António Augusto Coelho de Almeida (seu filho, nascido em Faro) fico-lhe grato
Cumprimentos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213570 | josécyr | 19 nov 2008 14:02 | Em resposta a: #213547

Caro Franco Coelho,
Também nada tenho sobre o que refere...Lamento
Cumprimentos,
José C. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213591 | Kodiak | 19 nov 2008 20:41 | Em resposta a: #213570

Caro José C. Cabecinha,
Paciência, amigo.
No que eu lhe possa ser útil, disponha.
Cumprimentos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213610 | ffarrajota | 19 nov 2008 23:21 | Em resposta a: #213534

Boa noite Sr. Coelho:
Não tenho nenhuma pesquisa sobre a família Pelica e Aleixo, de Faro. Com efeito a Maria Libânia era prima direita de meu marido, filha duma irmã de meu sogro. Sei que um filho vive em Faro, outro em Évora, e a filha na zona de Parede.
Lamento não poder ajudar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213621 | Kodiak | 20 nov 2008 08:58 | Em resposta a: #213610

Bom dia srª D. Fernanda,
Muito obrigado pela sua informação.
Sinceros cumprimentos
f.C.

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213650 | Jpteixeira | 20 nov 2008 18:03 | Em resposta a: #213534

Caro António Franco:

Estive a consultar os meus apontamentos mas não encontrei elementos que condigam com o que pretende, pelo que, infelizmente, não lhe posso ser útil.
Por certo, o casamento de de Lourenço José Coelho com Maria Benta de Almeida dever-se-ia ter realizado em Faro, na Igreja Paroquial de S. Pedro. Se assim for e uma vez que, para esta época, os livros paroquiais de S.Pedro encontram-se no ADF, tem a possibilidade pedir directamente ao ADF a pesquisa do casamento.

Sempre ao dispor.

Com os melhores cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213675 | Kodiak | 20 nov 2008 23:02 | Em resposta a: #213650

Meu caro Júlio Sousa,

Estou muito grato pela sua resposta à minha questão e por ela estou a chegar à conclusão que, afinal, Lourenço José Coelho não seria natural de S. Clemente-Loulé, conforme indicavam os dados recolhidos no tópico “Famílias de S. Clemente de Loulé da autoria de Ricardo Anjo.

E daqui, por qualquer erro de que não me apercebi na altura e que esqueci, encontrei os dados abaixo que não encaixam lá muito bem à luz do que fui entrando nesta área e recebendo a ajuda dos meus estimados confrades Geneall:

Joaquim Lourenço Coelho * S.Clemente 2-10-1886; b.21-11-1886; ºº18-5-1916
Deolinda Mendes
Filho de:
Lourenço José Coelho * S.Clemente; ºº cerca de 1847-51
Mariana de Jesus * S. Clemente
Neto de:
José Lourenço Coelho * 1851 – proprietário do Poço da Amoreira – S.Clemente
Ana de Jesus * S. Clemente.

Faço questão em agradecer à Sr.ª D. Maria Manuela Sousa que amavelmente me abriu uma janela encorajadora e também a si a quem respondo.

Reitero os meus agradecimento e cumprimento-o com consideração.
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213691 | Kodiak | 21 nov 2008 01:59 | Em resposta a: #213675

Caro Júlio Sousa,

Peço desculpa de estar a utilizar um tópico que não dirá muito respeito ao assunto que me move.
Ele serviu como veículo para socorrer-me dos conhecimentos que os confrades intervenientes.
Porém, se achar por bem utilizar o meu tópico "Família Franco d'Almeida Coelho" faça o favor de por aí trocarmos quaiquer outras informações que entenda interessantes.

Não gostaria de sair deste tópico sem o informar que, para além das informações colhidas nas mensagens de "Ricardo Anjo" que me fizeram encalhar em S. Clemente-Loulé, houve ainda dois documentos que refuto de incontornáveis:
São eles:

1 - Reprodução fiel do original exarado a fls. 5 e 5v do Livro de Assentos de baptismo da freguesia de S, Pedro, concelho de Faro, ano de 1866 incorporado no A.D.Faro:
Assento Nº8 - Aos vinte um dias do mes de Janeirodo ano de mil oito centos sessenta e seis, nesta igreja Parochuial, Matriz de S.Pedro, concelho de Faro, Diocese do Algarve, foi baptisado solenemente pelo Reverendo Parocho da mesma Igreja, Ignacio José Tavares Bello um indivíduo do sexo masculino a quem deu o nome de José e ....., filho legítimo, primeiro do nome, ... de primeiras núpcias de ANTONIO AUGISTO COELHO D'ALMEIDA, proprietário, e de D. Esperança Avelino Tavares Coelho, naturais desta freguesia, parichianos da mesma, moradores na rua da Cadeia, trcebidos nesta mesma freguesia, neto paterno de LOURENÇO JOSÉ COELHO, natural da FREGUESIA de S.CLENENTE, da VILA E CONCELHO de LOULÉ e D. Maria Benta d'Almeida Coelho, de Faro, e materno de Theodoro José Tavares e D. Anna Barbara Tavares, ambos de Faro.
Foi padrinho José Francisco Coelho, casado,Tenente Ajudante d'Infantaria ..??, e madrinha D.Catharina Lúcia Tavares Cabrita, casada, moradora na rua da Sapataria, ......" Assinou também como testemunha "Anna do Espirito Stº T. Cabrita".
Transcrevo todos estes dados porque poderão ter interesse futuro.

2- Certidão original retirada das fls. 26v. e 27 do Livro de registo do Baptismo ... do ano de 1908 .. sob o Nº 63 um assento do teor seguinte: "Aos ...., nesta Igreja parochial da Sé, cidade e concelho de Faro, Diocese do Algarve o Reverendo Beneficiado ... José Bernardo da Veiga baptisou ... um indivíduo do sexo masculino a quem deu o nome de Mário .... filho legítimo, primeiro do nome, de José Theodoro d'Almeida Coelho ... e de Dona Guilhermina Idalina da Coats Matta Coelho, ... neto paterno de AUGUSTO COELHO D'ALMEIDA e de Dona Esperança Avelino Tavares Coelho e materno de JOÃO SIVESTRE COELHO DA MATTA e de Dona Maria Francisca das Dores Costa da Matta.
Foi padrinho João Chaves Leal, proprietário, e madrinha Dona Maria Beatriz Chaves Leal..."

Gostaria, já agora, de registar algum eco desta mensagem.

Cumprimentos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213740 | Ricardo Anjo | 22 nov 2008 04:08 | Em resposta a: #213675

Caro Franco Coelho,

O topico que se refere "Familias de S. Clemente" não é da minha autoria mas sim do confrade jliberato.

Trocou a ordem ao plagio que efectuou. a ordem correcta é Joaquim Lourenço Coelho filho de José Lourenço Coelho e por sua vez neto de Lourenço José Coelho.

Se o confrade Franco Coelho possui alguma questão relacionado com os dados que apresento então faça o favor de ma colocar que terei todo o gosto em responder. Não aprecio plagio de dados sem consentimento.

E esclareço mais:
1- com base em informações familiares, todos os dados apresentados foram confirmados pessoalmente através dos registos paroquiais respectivos.
2- os registos consultados sugerem a hipotese de haver dois ou mais individuos em que apenas tem em comum o mesmo nome.
3 - apresento mais dados que entretanto recolhi (baseando-me no tópico Algarve - familias: Mendes, Coelho, Brito, Rocheta através da mensagem RE: Algarve - familias: Mendes, Coelho, Brito, Rocheta de 05-08-2006, 14:35)

"(...) 2.1 Joaqum Lourenço Coelho - POÇO DA AMOREIRA - S. Clemente - Loulé n.2/10/1886, b. 21/11/1886, casou a 18/05/1916
2.2 Deolinda Mentes - Boliqueime - n.15/10/1893, b. 24/10/1893, f. Quarteira 15/6/1958

2.1 filho legitimo de
3.1 José Lourenço Coelho - POÇO DA AMOREIRA - S. Clemente - Loulé n. antes de out 1851, casou a 18/08/1880 (casa com 29 anos)
3.2 Ana de Jesus - FRANQUEADA - S. Clemente n. 10/02/1855, b. 19/02
/18855

3.1 filho legitimo de
4.1 Lourenço Jose´Coelho - S. Clemente n. 1807, casou a 14/09/1848 (casa com 41 anos, solteiro ao casamento)
4.2 Mariana de Jesus - S. Clemente n. 1824 (casa aos 24, solteira ao casamento) (...)"

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213746 | Kodiak | 22 nov 2008 10:14 | Em resposta a: #213740

Caro Ricardo Anjo

Espero que me releve o involuntário plágio mas, no meu entendimento e, acredito que no senso comum, o facto de fazer referência a dados publicados no Fórum não será considerado como tal; ainda por cima referenciando a origem, embora sem consentimento (o que me parece precioso).

Peço desculpa também ao real autor jliberato pois, na altura, não me apercebi da origem do tópico.

Ao fazer a passagem dos dados por si publicados no Forum para um caderno que possuo para pesquisas futuras, reconheço ter invertido a ordem dos Coelhos.
Agradeço-lhe a gentileza de lhe ter merecido a sua chamado de atenção.

Cumprimentos

Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Catarina Lopes cc Gonçalo da Ponte - Loulé

#213758 | Ricardo Anjo | 22 nov 2008 15:25 | Em resposta a: #213746

Caro Franco Coelho,

Partilha de informações é diferente de cópia/plágio. Admiro partilha de informações, mas não aprecio plagios/cópias sem consentimento.

Se pretende fazer referencia à minha investigação peça autorização (que lha darei sob compromisso de lhe corrigir algum lapso que surja na copia) ou coloque o link e não copie (porque como se apercebeu na copia efectuada trocou a ordem, o que deve ter induzido a sua investigação em erro).

No caso de pretender emitir juizos de valor sobre quaisquer dados colocados por confrades, tenha a amabilidade de os avisar (no meu caso como os dados apresentados são fidedignos e objectivos não haverá muito espaço para hipoteses/juizos de valor).

A palavra correcta é cópia e não plagio pelo que peço desculpa do lapso.

Se tiver alguma outra questão, estarei ao seu dispor na medida do possivel.

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen