retificacao de documentos

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Direito | Brasil

retificacao de documentos

#199335 | GUSTAV0 | 05 jun 2008 13:27

Minha esposa estara em breve solicitando cidadania portuguesa, mas possuimos uma duvida quanto a necessidade de retificacao do nome de seu avô...

No registro de baptismo consta o seguinte:
"Horatio Rodrigues" foi filho natural de Clara Maia

Ao se casar no Brasil, declarou seu nome completo como:
"Horacio Rodrigues DOS SANTOS", filho natural de Clara Maia

Todos os registros a partir de entao no Brasil encontram-se como: "Horacio Rodrigues dos Santos".

O nome "dos Santos" propagou para toda a familia: esposa, filhos e netos.

Tenho duvida se existe a necessidade de remocao do sobrenome "dos Santos", uma vez que em nao existe qualquer referencia a este nome no registro de baptismo de Horacio.

Alguma sugestao?


Obrigado,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: retificacao de documentos

#199352 | M.Ribeiro | 05 jun 2008 15:44 | Em resposta a: #199335

A minha sugestão, Gustavo, é que você entre em contato com o Consulado de Portugal de sua cidade, por telefone ou por e-mail.Eles eslarecem as dúvidas.

Marli
São Paulo - SP

Resposta

Link directo:

RE: retificacao de documentos

#199353 | M.Ribeiro | 05 jun 2008 15:47 | Em resposta a: #199352

Leia-se esclarecem e não "eslarecem".

Resposta

Link directo:

RE: retificacao de documentos

#199359 | GUSTAV0 | 05 jun 2008 16:14 | Em resposta a: #199353

Obrigado Marli!

Eu ja' havia ligado para o Consulado em Londres (pois atualmente moramos em UK), mas eles informaram que tais assuntos deveriam ser tratados diretamente com a Conservatoria de Registros Centrais.

A Conservatoria de Registros Centrais nao tem respondido e-mails ou ligacoes.

Enviei entao um e-mail ao Consulado do Rio de Janeiro no Brasil que, por sua vez, forneceu uma reposta completamente evasiva.

Enviei um novo e-mail ao Consulado tentando conseguir uma resposta mais objetiva, porem nao obtive qualquer resposta ainda.

Decidi entao usar o forum para saber a opniao dos colegas, pois atualmente nao tenho conseguido assistencia tecnica de um orgao oficial.

Mais uma vez grato pela sua atencao,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: retificacao de documentos

#199372 | M.Ribeiro | 05 jun 2008 16:50 | Em resposta a: #199359

Gustavo

Eu acho que aqui ninguém deverá poder orientá-lo, porque o caso é específico.
Pelo que sei não pode haver discrepância entre nomes apresentados para iniciar o processo.

Tente enviar e-mail ao Consulado de Portugal em São Paulo porque, desde que o Consulado mudou para a rua Canadá, o atendimento costuma ser eficaz. Mas não diga que está na Europa, claro ...

Se nem com o Consulado de São Paulo você conseguir orientação via e-mail, avise-me que tentarei por telefone.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: retificacao de documentos

#199380 | M.Ribeiro | 05 jun 2008 17:09 | Em resposta a: #199372

Pensando melhor, Gustavo, lembro o caso da minha avó, que consta como Cândida Augusta no registro de batismo e no de casamento foi acrescentado o de Jesus, ficando Cândida Augusta de Jesus. Mas o meu processo não se iniciou por ela, mas por meu pai. Embora lembre que vi a explicação aqui no fórum de que o de Jesus em Portugal não significa sobrenome. A minha avó acrescentou o "sobrenome"da mãe, que era Delfina de Jesus.
Eu acredito que retirar o Santos seria impensável, já que foi no Brasil que ele viveu toda a vida, pelo que entendi.
Mas escreva para o Consulado de São Paulo, como sugeri acima. E me avise se não for bem sucedido.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: retificacao de documentos

#199400 | GUSTAV0 | 05 jun 2008 20:06 | Em resposta a: #199380

Marli,

Muito obrigado! Sua ajuda tem sido muito valiosa e bem recebida.

Tentarei fazer o que voce sugere, pois o consulado de Sao Paulo aparenta ter muito mais informacao divulgada que o do Rio de Janeiro.

Agradeco tambem por se colocar a disposicao para ligar ao Consulado.
Estou enviando um e-mail agora para eles, e te deixarei informada assim que eu conseguir alguma novidade sobre o assunto.

Obrigado,

Gustavo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 00:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen