Família Palha Blanco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Palha Blanco

#199523 | FraQueiroz | 06 jun 2008 18:03

Caros confrades,
Estou a tentar perceber qual o fundamento de uma história oral que ouvi sobre uma antepassada chamada Camila Cândida da Cunha Macedo Gomes, que viveu no início do século XIX na região de Penafiel.
Ao que parece, Camila Cândida era senhora abastada e tinha ligação a uma família Palha Blanco do Alentejo.
É esta tradição oral que pretendo verificar.
Na base de dados Geneall não encontrei nada de consistente sobre esta família Palha Blanco, que não é mencionada, por exemplo, por Felgueiras Gaio.
Procurando na Internet, surge apenas a Coudelaria "Palha Blanco", que suponho situar-se no Ribatejo, talvez na zona de Vila Franca de Xira, mas cujo texto histórico é muito resumido e já de época posterior àquela em que viveu a dita minha antepassada Camila Cândida da Cunha Macedo Gomes.

Nesse texto sobre a coudelaria lê-se:
"Iniciou-a José Pereira Palha Blanco com 18 anos de idade, em Maio, mês de Nossa Senhora, no ano de 1872. De seu Pai, António José Pereira Palha, herdara em 1870 uma pequena manada de éguas ribatejanas, a que nesse ano de 1872, acrescentou por compra, um grupo de éguas, da primitiva coudelaria de Alter e um outro grupo da coudelaria de Chavões (Marquês de Niza). Em 1873, a éguada é novamente aumentada com mais dois grupos de fêmeas, adquiridas respectivamente, à Quinta das Janelas «origem do criador Saldanha, da Golegã», e à Real Eguada de Aranjuez, pertencente à Casa Real Espanhola. Contando nessa época com 150 éguas de criação, José Pereira Palha Blanco possuiu e orientou a sua coudelaria até à sua morte".

A minha questão é: que bibliografia ou fontes estão já disponíveis para conhecer a genealogia da família Palha Blanco, nomeadamente ramos laterais no norte do país.

Obrigado.

Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Família Palha Blanco

#199538 | S.João de Rei | 06 jun 2008 20:13 | Em resposta a: #199523

Inicia-se segundo o Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182443
Cumprimentos,
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Família Palha Blanco

#199598 | FraQueiroz | 07 jun 2008 15:09 | Em resposta a: #199538

Sim, já tinha visto. Mas o que está na base de dados nada me sugerer para resolver as dúvidas que tenho. Talvez mais tarde alguém me possa esclarecer.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 jun 2024, 05:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen