Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199550 | cacr | 06 jun 2008 22:33

Caros confrades,
Em principio desloco-me ao AD de Viana na proxima segunda-feira e como as minhas buscas não me devem ocupar o dia todo se algum dos confrades precisar de algo terei todo o gosto em tentar ajudar.
Cumprimentos
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199552 | Nelita | 06 jun 2008 23:01 | Em resposta a: #199550

Caro Candido Rodrigues:

Agradeço, se possivel veja se encontra a data de casamento de Avelino Antero de Almeida Frias, que casou na freg. de Santa Maria Maior (sem certeza da freguesia), com Maria da Natividade Oliveira, cerca de 1880.

Sei que viveram na Rua da Carreira e que lhe faleceu uma menina de 2 anos de idade em 1882, na freg. de Castanheiro do Sul, de onde o pai era natural.

Suponho que tiveram mais descendentes, mas não tenho mais referências.
Obrigada
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199613 | dhelena | 07 jun 2008 19:47 | Em resposta a: #199550

Caro Candido Rodrigues

Agradecia imenso, se pudesse ver em Portela de Susa, Viana do Castelo, o baptismo na Igreja de Salvador da Portela, de Baltazar Gonçalves, filho de joaquim Gonçalves e de Esperança de Araujo que casou em S. Sebasteão da Pedreira, Lisboa em 1734, devendo por isso ter nascido antes de 1713.
Melhores cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199656 | IsabelFont | 08 jun 2008 12:06 | Em resposta a: #199550

Caro confrade
Cândido Rodrigues,

Do assento de baptismo de José Silvestre da Silva Campos,confirmei a filiação,os avós e a existência de uma avó Custódia, que não consigo situar; retirei também que os Pais de José Silvestre da Silva Campos foram recebidos na ermida de Santa Luzia em Viana do Castelo.

Será possível obter este assento de casamento na ermida de Santa Luzia (não sei a freguesia) de Luís Baptista de Campos (este nascido na freguesia de Santa Maria Maior), com Emília Caetana da Piedade Silva, antes de 1870?
Talvez aqui diga de onde é a avó Custódia Enes de Rua, mãe de Luís Baptista de Campos?!

Ficar-lhe-ia muito grata. Espero que não seja muito abuso.

Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199668 | fertelde | 08 jun 2008 15:49 | Em resposta a: #199550

Estimado Candido Rodrigues:
Agradeço se pode procurar por:

André Alvares de Oliveira Rego * c. 1700, Viana do Castelo, Stª Mª Maior
Casamento com
Teresa de Seixas Pereira * c. 1715, Viana do Castelo
------
Engrácia Maria Vicência de Castro Soares * Paredes, Besteiros < 1774
Pais
Pai: Manuel de Barros de Azevedo
Mãe: Custódia Soares Pereira de Castro * c. 1715
----------
Pedro Gomes de Azevedo da Cunha Rego * Caminha, Caminha c. 1707
Pais
Pai: Manuel Gonçalves Gomes da Cunha Rego
Mãe: Esperança Ribeiro de Azevedo
Casamentos
Teresa Isidora Maria Pereira Oliveira e Rego


Agradecido de antemâo,

Cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199725 | GTSPereira | 08 jun 2008 22:28 | Em resposta a: #199550

Caro Candido Rodrigues

Aproveitando a seu amável oferta peço-lhe, então, que tente descobrir:

Júlia Adelaide de Abreu Vieira de Lima:
- nasceu em Ponte de Lima (?)
- casou com Marco (?)
- teve filhos sendo um deles António de Abreu Vieira de Lima (nascido em Rebodões, Ponte de Lima no dia 12.09.1906) que casou com Isolina de Lima Seixas (nascida em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo no dia 02.02.1905/6).

A informação de Registos de qualquer um destes indivíduos é preciosa para mim.

Muito obrigado
Pedro G T Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199731 | LCNunes | 08 jun 2008 23:04 | Em resposta a: #199725

Caro Cândido Rodrigues,

Se não considerar inoportuno peço-lhe o favor de tentar descobrir os seguintes registos:

a) Pedro de Oliveira cc Maria Rodrigues na freguesia da Ribeira, Ponte de Lima, em data entre 1715 e 1735.

b) Manuel António Pereira Viana nasceu entre 1710 e 1740 na freguesia da Gemieira, Ponte de Lima, filho de José Pereira da Silva e Brigida Maria de Sousa.

Estes 2 paroquiais são fundamentais no desenrolar dos respectivos ramos, se me
poder ajudar ficaria muito grato, principalmente com o registo de Manuel António Pereira Viana.

Muito obrigado!

Os melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199866 | cacr | 09 jun 2008 22:11 | Em resposta a: #199552

Cara Nelita

Abaixo trancrevo assento de casamento que pediu. A ortografia não respeita o manuscrito e as palavras sublinhadas podem não ser as correctas pois não se percebem no manuscrito. espero que seja aquilo que precisa.

ASSENTO DE CASAMENTO Nº 1 DE 1881 DA FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR DA CIDADE DE VIANA DO CASTELO

“Aos três dias do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e oitenta e um, nesta igreja paroquial de Santa Maria Maior de Viana do Castelo, diocese de Braga, na minha presença compareceram os nubentes Avelino Antero d’Almeida e Maria da Natividade Fernandes, os quais sei serem os próprios com todos os papeis do estilo correntes, licença do juiz dos matrimônios, e sem impedimento algum canônico ou civil para o casamento: ele de idade de vinte e oito anos incompletos, solteiro, cabeleireiro, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Assumpção do Castanheiro, concelho e diocese de Lamego, paroquiano desta freguesia, morador na Praça da Rainha, filho legitimo de José Pinto d’Almeida Frias , natural da Régua, empregado publico, e de Dona Cândida Rita d’Almeida Azevedo, natural da referida freguesia do Castanheiro, empregada no governo doméstico; e ela de idade de dezanove anos incompletos, solteira, empregada no serviço doméstico, natural, batizada e paroquiana d’esta freguesia,moradora na Rua de São Sebastião, filha legitima de José Francisco d’Oliveira, empregado publico, natural da Meadela, deste concelho, e de Maria Cândida Pereira de Sousa, empregada no governo doméstico, natural desta freguesia: os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimonio, procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que sei serem os próprios, João Antonio de Vilhena delegado do procurador régio, solteiro, e Luis Figueiredo da Guerra, bacharel, casado, moradores nesta freguesia.
E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de ser lido e conferido perante os conjugues e testemunhas, com todos o assinei. Erat ut supra. Declaro que foi testemunha José Pereira Cirne de Castro da Silva Beserra Fagundes, bacharel, solteiro, morador nesta freguesia que sei ser o próprio. Erat ut supra.”
Seguem-se as assinaturas

Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199868 | cacr | 09 jun 2008 22:16 | Em resposta a: #199613

Cara Dulce,

Infelizmente, e devido a uma urgencia particular, só pude passar no ADViana por pouco mais de uma hora pelo que só me foi possivel atender o primeiro pedido que me foi feito. Peço-lhe desculpa por não ter conseguido atender o seu, mas na próxima ida concerteza que farei a busca que me pediu.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199869 | cacr | 09 jun 2008 22:17 | Em resposta a: #199656

Cara Maria Isabel

Infelizmente, e devido a uma urgencia particular, só pude passar no ADViana por pouco mais de uma hora pelo que só me foi possivel atender o primeiro pedido que me foi feito. Peço-lhe desculpa por não ter conseguido atender o seu, mas na próxima ida concerteza que farei a busca que me pediu.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199870 | cacr | 09 jun 2008 22:17 | Em resposta a: #199668

Caro Fertelde,

Infelizmente, e devido a uma urgencia particular, só pude passar no ADViana por pouco mais de uma hora pelo que só me foi possivel atender o primeiro pedido que me foi feito. Peço-lhe desculpa por não ter conseguido atender o seu, mas na próxima ida concerteza que farei a busca que me pediu.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199871 | cacr | 09 jun 2008 22:18 | Em resposta a: #199725

Caro Pedro G T Silva Pereira

Infelizmente, e devido a uma urgencia particular, só pude passar no ADViana por pouco mais de uma hora pelo que só me foi possivel atender o primeiro pedido que me foi feito. Peço-lhe desculpa por não ter conseguido atender o seu, mas na próxima ida concerteza que farei a busca que me pediu.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199872 | cacr | 09 jun 2008 22:19 | Em resposta a: #199731

Caro Luis Carneiro Nunes

Infelizmente, e devido a uma urgencia particular, só pude passar no ADViana por pouco mais de uma hora pelo que só me foi possivel atender o primeiro pedido que me foi feito. Peço-lhe desculpa por não ter conseguido atender o seu, mas na próxima ida concerteza que farei a busca que me pediu.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199888 | Nelita | 09 jun 2008 23:05 | Em resposta a: #199866

Caro Cândido Rodrigues:

Muito, muito obrigada. É mesmo o que eu queria. Não sei se vai ao Arquvo de Viana muitas vezes, mas gostava de saber se deste casal houve descendência. Ele é de um ramo colateral da minha família.

Se algum dia precisar de algum dado das terras que estudo, eu enviarei.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#199947 | LCNunes | 10 jun 2008 15:34 | Em resposta a: #199872

Caro Cândido,

Muito obrigado pela ajuda.
Aguardarei o tempo que for preciso.

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200020 | dhelena | 10 jun 2008 23:44 | Em resposta a: #199868

Caro Candido

Agradeço a ajuda na mesma, e espero o tempo que fõr necessário.

Melhores cumprimentos
Dulce josé

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200053 | IsabelFont | 11 jun 2008 11:56 | Em resposta a: #199869

Caro confrade
Candido Rodrigues,

Por favor, eu espero o tempo que for preciso; já é um grande favor que me fará!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200080 | Lais | 11 jun 2008 15:59 | Em resposta a: #199550

Caro Senhor Candido Rodrigues,
Ao saber que até 1898 Viana só contava com duas freguesias, veio-me a esperança de poder conseguir algumas informações sobre as origens de um meu ancestral, Tomaz de Araújo Pereira, nascido naquela cidade em 16-07-1700.
Há controvérsias quanto aos nomes de seus pais (Gregório de Araújo Pereira e Ana de Araújo Pereira), casados em 1698. Nos registros dos mórmons, na internet, localizei um casamento desse Tomaz em 1725, em Viana (o nome da esposa aparece apenas como Sra. Tomaz de Araújo Pereira) e um filho, nascido em 1726, com o nome de Manoel de Araújo Pereira, do qual não tenho mais informações.
Segundo alguns autores, Tomaz teria vindo para o Brasil em 1720, estabelecendo-se na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, o que não acho provável, se levarmos em consideração esse seu casamento em Viana. Ele se casou no Brasil, na Paraíba, em 1733, com Maria da Conceição Mendonça, filha de Cosme Soares de Brito, que em Portugal se chamava Cosme Viegas de Mendonça.
Gostaria de contar com sua ajuda para obter os verdadeiros dados do Tomaz, de seus pais e de seu casamento em Viana, bem como de seu filho Manoel.
Fico mais tranquila em saber que a pesquisa se restringirá a uma ou duas freguesias, e, assim, não lhe darei tanto trabalho.
Antecipo-lhe os meus agradecimentos,
Lais Serra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200135 | ant.perestrelo | 12 jun 2008 01:26 | Em resposta a: #199550

Caro Candido Rodrigues,

Li aqui no forum que frequenta o Arquivo de Viana do Castelo. Será que me poderia vero o seguinte?

Albino João Cardoso Rebelo Menezes faleceu em
> Viana do Castelo, ignoro freguesia mas será uma das urbanas, em 9 de Junho
> de 1866 e nasceu na mesma cidade em 24 de Agosto de 1832. Sei que
> era filho de D.Antonia Henriqueta de Menezes, ignoro nome do pai , e
> foi casado com Lucia Candida . O que pretendia era ver se me
> localizava o assento de baptismo/nascimento e me fornecia os dados que nele constam
>
>
> Agradeço desde já pela atenção.
>
> Cumprimentos
>
> António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200170 | cacr | 12 jun 2008 12:31 | Em resposta a: #200135

Caro Antonio Perestrelo

Quando os afazeres profissionais o permitirem concerteza que tentarei encontrar o que pede.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200171 | cacr | 12 jun 2008 12:34 | Em resposta a: #200080

Cara Lais

Quando for ao arquivo tentarei encontrar o que precisa.
cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200192 | ant.perestrelo | 12 jun 2008 15:23 | Em resposta a: #200170

Caro Candido Rodrigues,

Obrigado. Ficarei a aguardar notícias

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200215 | cacr | 12 jun 2008 22:03 | Em resposta a: #199888

Cara Nelita

Não vou com a frequencia que gostaria pois a minha profissão não me dá muito tempo livre no horário em que o arquivo está aberto, mas quando lá voltar tentarei pesquisar o que me pede.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200218 | Nelita | 12 jun 2008 22:31 | Em resposta a: #200215

Caro Cândido:

Fico muito grata, pois embora não sendo ascendentes directos é uma parte da família que gostava de incluir.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200361 | mafs | 14 jun 2008 18:50 | Em resposta a: #199550

ex. mo sr.

seria possivel saber registo paroquiais de
1. baptismo- Miguel Martins- nasceu em Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira, casou em Rates em 12.08.1761, faleceu em 1784 Rates, filho Joao Martins e Maria Domingues, neto paterno Pedro Fernandes e Maria Martins e neto materno ?Joao? Fernandes e Mariana Martins.
2. casamento Joao Martins(natural Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira) e Maria domingues(natural sao pedro de gondarem)
3. casamento Pedro Fernandes e Maria Martins, de Santa Maria Loivo
4. baptismo Joao Martins (natural Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira) e
5. Maria domingues(natural sao pedro de gondarem)

desde ja obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200560 | jagmc | 16 jun 2008 15:53 | Em resposta a: #200170

Caro confrade,

Sem querer abusar do seu tempo, se lhe fosse possível numa próxima visita ao AD V. Castelo, me procurasse obter dados do casamento de Severino António Rodrigues natural de Poiares (P. Lima) filho de João Rodrigues e Gertrudes Maria com Margarida Josefa natural do lugar de Corutelo freguesia de S. Julião do Freixo e filha de António de Magalhães e Joaquina Monteira.
Presumo que o casamento é anterior a 1839, data em que nasceu meu bisavô que penso ter sido o filho mais velho.

Agradecendo desde já,
J. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200689 | cacr | 17 jun 2008 13:22 | Em resposta a: #200560

Caro J. Correia

Assim que lá for vou tentar.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200690 | cacr | 17 jun 2008 13:25 | Em resposta a: #200361

Caro mafs

Vou tentar, no entanto pergunto se não tem datas aproximadas de todas estes factos, pois seria mais rápida a busca.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200692 | pachancho | 17 jun 2008 14:01 | Em resposta a: #200690

Caro Candido Rodrigues,

sabeme dizer se o registo de passaportes em no ADVC já está informatizado? Preciso procurar um pedido de passaporte, de meu trisavô, mas se não estiver informatizado vai ser dificil, pois não sei datas de partida para o Brasil.


Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200745 | cacr | 17 jun 2008 21:47 | Em resposta a: #200692

Cara Paula

Vou tentar contactar o ADVC para saber o que pretende. dewpois informarei.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200852 | mafs | 18 jun 2008 14:29 | Em resposta a: #200690

ex .mo sr.

so tenho esses dados.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200854 | fertelde | 18 jun 2008 14:52 | Em resposta a: #199870

Estimado Candido:
Agradecido. Aqui estarei esperando o que consiga.
Melhores cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#200920 | GTSPereira | 19 jun 2008 00:35 | Em resposta a: #199871

Caro Candido Rodrigues

Agradeço a sua amabilidade em me responder,
compreendo a sua impossibilidade devido a motivos particulares
esperando que tenha sido bem atendida.

Quanto ao Arquivo Distrital de Viana ele lá se manterá!

cumprimentos
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#201514 | cacr | 25 jun 2008 12:26 | Em resposta a: #200692

Cara Paula,Só hoje é que consegui alguma informação sobre o assunto:
- o registo de passaportes está parcialmente informatizado, mas só é possivel a consulta no ADVC, e tem registos desde 1834 em diante. Posso, caso queira, tentar encontrar-lhe o que pretende, mas para isso é preciso que haja o máximo de informação possivel, tais como nome, idade, naturalidade, residencia, nome de pais, ou seja toda a infromação que tiver.
No entanto, devido à minha actividade profissional só poderei voltar ao ADVC no próximo mes de Agosto. Caso esta informação lhe seja util, queira enviar os dados.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#201515 | pachancho | 25 jun 2008 12:51 | Em resposta a: #201514

Caro Candido,

agradeço mas entretanto pedi a informação para o CEPESE, que como deve ter visto aqui no fórum também tem uma base de dados e nela constava o nome de meu bisavô.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#213556 | LCNunes | 19 nov 2008 12:31 | Em resposta a: #199872

Caro Candido,

Consegui algum elemento?

Antecipadamente grato.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#213563 | cacr | 19 nov 2008 13:01 | Em resposta a: #213556

Caro Luis,

Peço-lhe desculpa por não ter dito nada mas estava na esperança de conseguir alguma folga nos compromissos profissionais e passar no ADVC. Infelismente não tenho conseguido ir lá pelo que as minhas pesquisas e o seu pedido estão em espera. de qualquer maneira não está esquecido e mal possa concerteza que procuro o que pretende.
cumprimentos,
candido rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#213599 | mafs | 19 nov 2008 22:05 | Em resposta a: #213563

ex. mo sr.

seria possivel saber registo paroquiais de
1. baptismo- Miguel Martins- nasceu em Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira, casou em Rates em 12.08.1761, faleceu em 1784 Rates, filho Joao Martins e Maria Domingues, neto paterno Pedro Fernandes e Maria Martins e neto materno ?Joao? Fernandes e Mariana Martins.
2. casamento Joao Martins(natural Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira) e Maria domingues(natural sao pedro de gondarem)- pais de Miguel Martins que casou em 1761
3. casamento Pedro Fernandes e Maria Martins, de Santa Maria Loivo- neto casou em 1761
4. baptismo Joao Martins (natural Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira) - filho casou 1761
5. Maria domingues(natural sao pedro de gondarem) filho casou 1761

desde ja obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#216058 | anr109 | 20 dez 2008 21:31 | Em resposta a: #199550

Senhor
Saudações
Para concluir meu livro ititulado "Os Régis do Sapé", necessito de ajuda. Tenho alguns dados:
José Alves (Alvares) de Barros e Simoa Alves Bezerra e dois filhos: Caetano de Barros Bezerra e Estevão Alvares Bezerra, todos naturais do conselho e istrito de Viana do Castelo, não constando a freguesia.
Sei que minha pesquisa se tornará ádua por este mero detalhe, que na verdade, não tem nada de mero.

Caso se depare com alguns destes cidadãos portugueses, contate-me.

desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis
Limoeiro do Norte - Ceará - Brasil
antonioregis.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#216301 | anr109 | 24 dez 2008 12:39 | Em resposta a: #199550

Senhores(as)

José Alves (Alvares) de Barros e Simoa Alves Bezerra e dois filhos: Caetano de Barros Bezerra e Estevão Alvares Bezerra, todos naturais do Distrito e Conselho de Viana do Castelo, Freguesia de Foz Lima, Morgados de Paredes, norte de Portugal.
A propósito, gostaria de incluir nese pedido, mais este:

Pedro Alves da Silveira Nascido no Conselho de Serpa, Distrito de Beja, Província de Além Tejo, Portugal. Falecido em Olinda, Pernambuco. Casou-se em Portugal no ano de 1550, com Maria Gomes Bezerra, nascida no Distrito e Conselho de Viana do Castelo, Freguesia de Foz Lima, Morgados de Paredes, norte de Portugal, filha de Antonio Gomes Bezerra, um dos nobres pertencentes à Casa dos Morgados de Paredes e de Margarida Gomes da Silva. Foi Corregedor da Comarca de Elvas, "Livro do Arquivo Municipal", conforme Jacinto César. Vindo para o Brasil, Pernambuco, tornou-se proprietário de engenho

Caso se depare com alguns destes cidadãos portugueses, contate-me.

desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis
Limoeiro do Norte - Ceará - Brasil
antonioregis.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#224272 | anr109 | 19 mar 2009 13:03 | Em resposta a: #199550

Oi Candido

Saudações

Vi aqui no Fórum que Viana do Castelo até 1800 e poucos contava com duas freguesias. Poderia por favor nomear estas freguesias?
Sendo assim, minha pesquisa podem ter algum progresso, os dados que tenho:
José Alves de Barros cc Simoa Alves Bezerra, filhos: Caetano de Barros Bezerra, Estevão Alvares Bezerra, todos naturais do Conselho e Distrito de Viana do Castelo.
Pelas minha contas, o casamento de Simoa, deve ter sido em paroximadamente 1645 mais ou menos, os filhos, acredito que a partir de 1680 em diante.

Desdejá grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte
Ceará
regis-arte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#224274 | cacr | 19 mar 2009 13:12 | Em resposta a: #224272

Caro Antonio,

As freguesias são Santa MAria Maior e Monserrate. Se souber em qual das duas se deu o casamento é mais fácil de procurar.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#224347 | anr109 | 19 mar 2009 23:55 | Em resposta a: #224274

Oi Cândido

Saudações

Não sei, dos registros que tenho, consta somente: freguesia do Conselho e Distrito de Viana do Castelo.
Poderia fazer isto por mim?

Grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte
Ceará

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#224387 | cacr | 20 mar 2009 14:58 | Em resposta a: #224347

Caro Antonio,

Poder posso, mas infelizmente não sei quando pois as minhas deslocações ao AD de Viana são raras em virtude dos meus afazeres profissionais que não são compativeis com o horário de funcionamento do Arquivo, pelo que só nas férias me desloco lá. aliás tenho pendentes, mas não esquecidos, pedidos de confrades aqui do forum para pesquisar. Se puder aguardar quando lá for vejo o que posso fazer.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#224460 | anr109 | 21 mar 2009 01:03 | Em resposta a: #224387

Oi Câdido

Felicidades

Tudo bem, fico aguardando notícias suas

Grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#225821 | mafs | 07 abr 2009 21:15 | Em resposta a: #213563

--------------------------------------------------------------------------------

ex. mo sr.

seria possivel saber registo paroquiais de
1. baptismo- Miguel Martins- nasceu em Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira, casou em Rates em 12.08.1761, faleceu em 1784 Rates, filho Joao Martins e Maria Domingues, neto paterno Pedro Fernandes e Maria Martins e neto materno ?Joao? Fernandes e Mariana Martins.
2. casamento Joao Martins(natural Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira) e Maria domingues(natural sao pedro de gondarem)- pais de Miguel Martins que casou em 1761
3. casamento Pedro Fernandes e Maria Martins, de Santa Maria Loivo- neto casou em 1761
4. baptismo Joao Martins (natural Santa Maria Loivo, Vila Nova da Cerveira) - filho casou 1761
5. Maria domingues(natural sao pedro de gondarem) filho casou 1761

desde ja obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#256829 | IsabelFont | 18 jun 2010 22:42 | Em resposta a: #199869

Caro confrade
Cândido Rodrigues,

Não sei se ainda frequenta este fórum; mas caso assim seja, e como ainda não consegui os elementos que preciso sobre a família de meu marido, volto a pedir-lhe se pode pesquisar para mim, o seguinte:

- o asento de casamento entre Luís Baptista de Campos e Emília Caetana da Piedade Silva, por volta de 1869, que terá ocorrido na Ermida de Sta. Luzia em Viana de Castelo.
Luís Baptista da Silva Campos seria talvez o 4º filho de Joaquim Baptista de Campos e Custódia Enes de Rua, e terá nascido cerca de 1847 em Viana do Castelo - freguesia de Sta. Maria Maior. Se puder encontrar também o seu assento de baptismo, ficar-lhe-ia muita grata.

Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#256834 | Fmaia | 19 jun 2010 01:45 | Em resposta a: #256829

Cara Maria Isabel

Muito embora esteja em dívida consigo, por não lhe dar notícias há mais tempo, este assunto não está esquecido.
Não me tenho deslocado ao Arquivo com a regularidade que pretendo, devido a afazeres profissionais.Das duas vezes que lá fui ultimamente, tenho pesquisado um pouco por exclusão de partes, pelo que já não andarei muito longe de encontrar o que pretende.
De qualquer forma, dois a pesquisar sempre é melhor que um.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#256942 | IsabelFont | 20 jun 2010 17:06 | Em resposta a: #256834

Caro confrade Costa Maia,

Pensei que realmente ou já não estivesse a fazer genealogia, ou estivesse doente, ou tivesse outras prioridades, o que aliás é perfeitamente legítimo. Não ajuda quem quer, mas também aqueles que podem, têm tempo e disponibilidade, o que poderia não ser o seu caso. Não me leve a mal o meu pedido ao Confrade Cândido Rodrigues, pois apenas pensei que poderia estar mais disponível.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#256971 | Fmaia | 20 jun 2010 23:42 | Em resposta a: #256942

Estimada Maria Isabel

Não foi meu intuito fazer qualquer tipo de observação que a pudesse melindrar nem eu fiquei aborrecido, meu Deus, longe disso.
Foi apenas um lembrete no sentido de que eu já estaria "em campo", e, seria concerteza melhor, "colocar" os bons préstimos do confrade Arlindo numa outra qualquer pesquisa de que necessitasse.
Em genealogia toda a ajuda é benvinda, pelo que, aceite as minhas desculpas se porventura não me fiz compreender da melhor forma.
Disponha sempre que necessário, é para isto que andamos no Forum.
Quanto a mim, não frequentar este Forum, já não é possível. O "bichinho" já entrou e não há forma de sair. Todos os dias venho cá e , se não ajudo mais é porque me é impossível deslocar ao Arquivo em horas de expediente. Já tive ocasiões em que tirei férias para o fazer. Veja lá ao que chegou a "maluqueira".

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#256975 | mafs | 21 jun 2010 01:21 | Em resposta a: #256971

estimado Costa Maia

sera possivel ajudar-me?

tenho um antepassado meu 1- Custodio Rodrigues natural de Sopo, Vila nova de cerveira que casou em 1725, filho de Joao Esteves e Domingas Rodrigues, desejava o registo de baptismo dele e o casamento de seus pais.
tenho um 2º ANTÓNIO DOMINGUES VALE gravado também como António Vale, nascido em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de Tomé Vale e Dionisia Lourença. cujo filho de ANTÓNIO DOMINGUES VALE nasceu em 1744. tambem relativamente a este se fosse possivel registo de baptismo e casamento de seus pais.


desde o ja o meu muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#262204 | Fmaia | 14 set 2010 23:08 | Em resposta a: #224272

Caro confrade

Já resolveu a questão com os seus Bezerras?

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#262217 | anr109 | 15 set 2010 01:59 | Em resposta a: #216058

Oi,

Não entendi como veio parar na minha caixa da hotmail,

quando pedi ajuda em 20/12/2008, como atesta na parte superior do texto.

Já que veio, renovo meu pedido de ajuda:

os dados que tenho são:

Capitão Estevão Alvares Bezerra e seu irmão Caetano de Barros Bezerra, são naturais da freguesia de Vila de Viana, são filhos de José Alves (Alvares) de Barros e Simoa Alves Bezerra. os assentos que tenho não diz nada sobre ele, geralmente apadrinhando alguém. Acredito que Jose Alves e Simoa casaram-se nesta Vila de Viana. Neste momento encontrando o casamento, tornaria minha pesquisa mais fácil.

Até Mais

Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266906 | anr109 | 16 dez 2010 05:33 | Em resposta a: #199550

Senhor, cacr

gostaria que me respondesse a uma simples pergunta:

em qual das freguesias de Viana abudam os Bezerras?
para que possa iniciar minha pesquisa.

até mais,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266908 | d. soares | 16 dez 2010 08:49 | Em resposta a: #266906

Confrade Regis



O Solar dos Bezerras é em Meadela, contudo eles estão distribuidos pelas freguesias à volta, ou seja, Santa Maria Maior, Outeiro, Perre, Portuzelo, Darque.

Eu também tenho descendência Bezerra, diga-me quem procura, que talvez eu já o possa ter encontrado.

Os melhores cumprimentos;

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266920 | anr109 | 16 dez 2010 12:34 | Em resposta a: #266908

prezado, D. Soares

Procuro os seguintes Bezerras:

JOSÉ ALVES DE BARROS cc SIMOA ALVES BEZERRA, filhos conhecido:

I. CAETANO DE BARROS BEZERRA
II. ESTEVÃO ÁLVARES BEZERRA

Todos naturais do Conselho e Distrito de Viana do Castelo, não diz a freguesia, daí a dificuldade da pesquisa. Pelas minhas contas, o casamento de SIMOA, deve ter sido em 1710 mais ou menos.

OBS:

- Certa vez um confrade me indicou como provável freguesia dos Bezerras a Villa Viana do Alentejo, há essa possibilidade de haver Bezerras na citada freguesia;
- encontrei essa palavra em algum escrito "Tantum", poderia me esclarecer seu significado?

até mais,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266921 | d. soares | 16 dez 2010 12:39 | Em resposta a: #266920

Caro Regis,



Muito dificilmente acredito que se encontrem na Vila de Viana do Alentejo, como eu lhe disse atrás, o seu solar é em Viana de Castelo, nomeadamente, em Meadela. Com isso não quer dizer que não estiveram pelo alentejo.

Pode-me enviar uma cópia digitalizada do assento?

Ricard0_s0ares@sapo.pt

Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266922 | anr109 | 16 dez 2010 12:57 | Em resposta a: #266921

Prezado, D. Soares

Na maioria dos assentos daqui, ESTEVÃO ÁLVARES BEZERRA que é o foco principal de minha pesquisa, aparece sempre apadrinhando. Por sinal apadrinhando a “Escravinha Quitéria”, que consideramos a primeira Limoeirense. Nunca vi tanto mistério e erros grosseiros nos assentos, com uma pesquisa mais acurada, descobri que antes de descer para o Vale do Jaguaribe esteve em Pernambuco, no lugar de Santo Antão da Mata, hoje Vitória de Santo Antão, enquanto que no assento diz que é proveniente do Rio Grande do Norte. E assim vão os erros constantes.

É como já lhe adiantei são pouquíssimas as informações sobre eles. Por enquanto não tenho nada, daí a angustia, por não ter nenhum fio que possa costurara misteriosa vida destes.

Outro mistério é o sumisso de meu 7º avô Andre Nogueira Ribeiro, sei tudo sobre seus pais, irmão, sobrinhos e agregados e nada sobre ele. A esperança de encontrá-lo reside no seu passaporte que acredito ainda não esteja disponível no Etombo.

Até mais,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266924 | d. soares | 16 dez 2010 13:06 | Em resposta a: #266922

Eu tenho uns livros genealógicos sobre familias brasileiras, eu quando chegar a casa, dou uma vista de olhos e depois digo-lhe algo!


Cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266926 | anr109 | 16 dez 2010 13:10 | Em resposta a: #266924

Valeu, D. Soares

fico aguardando sua ajuda.

Fui ao etombo e não consegui ver o único livro de Meadela, como fazer? devo me cadastrar?

até mais,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266970 | d. soares | 17 dez 2010 08:38 | Em resposta a: #266926

Caro Regis,



Estive a ver as genealogias brasileiras e, no titulo bezerras e Costas não encontrei qualquer referência a quem procura!

Cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266972 | anr109 | 17 dez 2010 10:21 | Em resposta a: #266970

prezado D. Soares

obrigado pelas informações.
Fico aguardando notícias suas.

até mais,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#266978 | ajmmaraujo | 17 dez 2010 13:51 | Em resposta a: #262217

Algum dos confrades saberá informar-me onde se encontra - e poderá ser consultado - o arquivo da antiga Vedoria de Viana do Castelo?
A casa ainda existe e está lá instalado o Arquivo Distrital.

Cumprimentos
Antonio Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#267325 | d. soares | 25 dez 2010 11:55 | Em resposta a: #266972

Caro confrade António Regis



Encontrei um José Alves Barros que nasceu a 1699, contudo, não posso afirmar que se trata do seu, mas já é um começo.

1. José
Filho de:

2. António de Barros
2. Ana Alves Gonçalves

Quer que lhe mande uma cópia digitalizada do assento?
Ando à procura de ascendentes meus em freguesias que eu sei que existem Bezerras, se eu conseguir deparar-me com o casamento eu aviso-lhe!

Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viana Do Castelo

#267340 | anr109 | 25 dez 2010 20:05 | Em resposta a: #267325

Oi, Rosario

Obrigado pela solidariedade,

Sim, gostaria de receber a cópia. Acredito que as pessoas que trabalham com genealogia são ansiosas, porém se policiam. Daí o desabafo.

Ficarei aguardando suas notícias.

Até mais,

Antonio Regis

Meu Email: regis-arte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 18:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen