Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Cargos

Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

#199756 | francandrade | 09 jun 2008 02:57

Através de pesquisa online no sítio da Torre do Tombo Online deparei com uma referência a um documento do Tribunal do Santo Ofício. Trata-se de uma "diligência de habilitação" de um Manuel Rodrigues Pacheco. O documento aparece sem data.

Como tenho um antepassado meu, do séc. XVIII, com esse nome, fiquei curioso acerca desse documento. Embora não acredite muito que se trate mesmo do meu antepassado, nascido em princípios do séc. XVIII em Beire-Paredes. Mas, através do sítio electrónico não consigo mais informações.

Estas diligências de habilitação a que se referem? E que elementos costumam conter? Se por um acaso da sorte se tratasse mesmo do meu antepassado, seria possível, por esta diligência, chegar aos seus ascendentes?

De todo o modo, eu de momento não tenho disponibilidade para ir a Lisboa, pelo que venho pedir um favor, a quem costume andar pela Torre do Tombo, se não for muita maçada, se me podia conseguir algum elemento mais.

O documento em causa aparece inserido na seguinte estrutura hierárquica:

Fundo: Tribunal do Santo Ofício
Subfundo: Conselho Geral do Santo Ofício
Secção: Ministros e Familiares
Série: Diligências de habilitação
Subsérie: Habilitações

Código de referência PT-TT-TSO/CG/A/8/1/21182
Título: Diligência de habilitação de Manuel Rodrigues Pacheco
Nível Descrição: Documento composto
Dimensão suporte f.; papel
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Manuel, mç. 83, doc. 1578
Entidade detentora ANTT
Data descrição 14/12/2007
Aviso Aberto

Muito agradecia um esclarecimento acerca das perguntas que aqui deixo e, se alguém me poder dar uma pequena ajuda, ficarei muito reconhecido,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

#213027 | ah | 11 nov 2008 20:10 | Em resposta a: #199756

Boa Noite Francisco,

Pergunto-lhe se chegou a esclarecer de que se tratam estas "diligências de habilitação". Eu deparei-me com a mesma situação e desconheço de que tipo de documento se trata.

Muito obrigado.
Alexandra Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

#213075 | francandrade | 12 nov 2008 14:51 | Em resposta a: #213027

Boa tarde,

Não cheguei a esclarecer nada sobre estas "diligências de habilitação". Eu estou no Porto, não tenho grandes possibilidades de me deslocar à Torre do Tombo. E mais ninguém respondeu aos nossos posts. Pode ser que um destes dias nos apareça alguma informação. De todo o modo, vou tentar saber por outras vias. Se conseguir alguma informação útil, coloco-a aqui.

Obrigado pela sua mensagem,
Com os meus cumprimentos
Francisco A C P Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

#213096 | jaboo | 12 nov 2008 17:07 | Em resposta a: #213075

Caro Francisco,

As diligências de habilitação para o Santo Oficio são documentos muito valiosos não so pela quantidade de dados genealogicos que trazem mas também pela quantidade de dados mais "sociologicos" que descrevem (profissão, estatutos sociais e economicos). A ascendência das pessoas que queriam ser FSO tinha de ser investigada com muitos pormenores por isso vêm nessas diligências dados sobre os pais e avos (e se tiver sorte bisavos) do requerente, assim como varios testemunhas de pessoas que conheciam bem o requerente e a familia dele, que podiam provar (ou desprovar) a "pureza' do "sangue" do requerente. Se o requerente tinha parentescos com outros FSO, essas ligaçoes familiares também eram descritas nas diligências. Se o requerente era casado, entao a ascendência da esposa tambem era investigada e aparecia nessas diligências.

As diligências mais antigas são tambem muito valiosas pelo facto de trazerem muitas vezes a transcrição de assentos de baptismo, casamento e obitos que por vezes hoje ja infelizmente não existem ...

Por isso so posso aconselhar que peça a TT a copia dessas diligências (se for realmente seu familiar).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

#213232 | francandrade | 14 nov 2008 11:08 | Em resposta a: #213096

Caro João Braz

Muito obrigado pela sua preciosa informação. Estou agora mais esclarecido. Vou tentar ver o que consigo na Torre do Tombo. Obrigado por tudo,

com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Torre do Tombo diligência habilitação

#289767 | sergiopaulo | 23 out 2011 14:05 | Em resposta a: #213232

Caro Francisco Andrade,

Deparei-me hoje com este tópico cuja ultima mensagem data de há quase 3 anos, estive a pesquisar diligências de habilitação e encontrei por acaso a que tanto procurava.
Aqui vai o link: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2340116
Espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen