3. Capitães de Ordenanças

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

3. Capitães de Ordenanças

#200212 | spes | 12 jun 2008 21:23

Caros Confrades,

Procuro qualquer informação que possa haver sobre os seguintes Capitães de Ordenanças:

1. Manuel da Costa e Oliveira (morreu no Alcaide, Fundão, em 1749);

2. Martinho da Costa Leitão (Alcaide, nascido cerca 1680);

3. Gaspar Fernandes de Oliveira (Pedrógão, Penamacor, nascido cerca 1680).


Muito obrigado
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#200279 | spes | 13 jun 2008 20:17 | Em resposta a: #200212

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#200371 | san1 | 14 jun 2008 20:59 | Em resposta a: #200212

Eis a seguir o que encontrei no livro « As Ordenanças e as Milicias em Portugal » (vol 1) de Nuno Gonçalo Pereira Borrego

1. Manuel da Costa e Oliveira (morreu no Alcaide, Fundão, em 1749);
p 606
Capitão 2a, no 1° Regimento de Milicias da Guarda [sem data]

p 650
Capitão [do Regimento de Milicias do Termo de Lisboa Ocidental (2° Regimento do Termo de Lisboa)], reformado em 05.01.1809
(este não dever ser o que você procura !?)

2. Martinho da Costa Leitão (Alcaide, nascido cerca 1680);
não encontrei nenhuma referência


3. Gaspar Fernandes de Oliveira (Pedrógão, Penamacor, nascido cerca 1680).

- Gaspar de Oliveira
p 241
Capitão de Ordenancaças [em Donas (Fundão)]. Em 04-IX-1756
(Antonio Gomes Ferrão de Figueiredo, Capitão de Ordenanças, que vagou por morte de Gaspar de Oliveira. Em 12-VIII-1771)


- Gaspar Nunes de Oliveira
p 248
Sargento-Mor de Ordenanças [em Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova)], que vagou pela promoção de Manuel Nunes Prudente. Em 10-X-1798.
(Manuel Marques Ribeiro Barata, Sargento-Mor de Ordenanças de Proença-a-Velha e seu termo, que vagou por morte de Gaspar de Oliveira Preto Nunes Ferreira. Em 19-X-1803)



Pus tudo o que la estava escrito, mesmo se algumas pessoas não devem coresponder. Você sabe de onde eram Capitães de Ordenanças ? Assim era mais facil de procurar no livro, pois os nomes podem la aparecer um pouco diferentes.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#200431 | spes | 15 jun 2008 18:35 | Em resposta a: #200371

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#200488 | pachancho | 16 jun 2008 08:53 | Em resposta a: #200371

Cara Sandra,

poderia verificar no livro se existe algo sobre Domingos José Barbosa Pimentel, foi capitão de Milicias.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#200635 | san1 | 16 jun 2008 22:16 | Em resposta a: #200488

Bom dia,

Não encontrei nenhum « Domingos José Barbosa Pimentel », mas pus a seguir as pessoas cujo nome era proximo, esperando que lhe possa servir :

Domingos de Morais Pimentel
P 433
Bemposta (Mogadouro) : Félix Manuel Freire da Fonseca Tello, Capitão de Ordenanças, que vagou por morte de Domingos de Morais Pimentel. Em 18-XII-1804.


Domingos Pereira Pimentel
P 299
Regueira de Pontes (Leiria) : Francisco Vieira da Silva, Capitão de Ordenanças da Regueira de Pontes e suas anexas, termo de Leiria, que vagou por morte de Domingos Pereira Pimentel. Em 07-IX-1775.


Domingos de Sousa Barbosa
P 384
Parada do Bouro (Vieira do Minho) : José Carlos de Sousa Barbosa, Sargento-Mor de Ordenanças, que vagou por desistência aceite de seu pai Domingos de Sousa Barbosa. Em 03-IX-1779.


Domingos José Ferreira Barbosa
P 709
Partido do Porto, Regimento de Milicias de Aveiro :
Tenente 2a, patente de 03.08.1832, Aveiro


Domingos José Barbosa
P 492
(Anexo I, Oficiais de Ordenanças que não foi possivel, com a segurança necessaria, inserir na respectiva localidade)
Tenente do Facho da Serra da Tranqueira, na provincia do Minho. Em 11-I-1825.

P 760
Governo das Armas do Minhos, Regimento de Milicias de Ponte da Barca :
Alferes, patente de 14.10.1828


Domingos Barbosa
P 832
Voluntarios Realistas
Partido do Porto, Batalhão de Oliveira de Azeméis :
Alferes 4a, patente de 29.11.1832, demitido em 18.06.1833.



Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#200668 | pachancho | 17 jun 2008 07:37 | Em resposta a: #200635

Cara Sandra,

muito obrigado pelas informações.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201122 | LPinho | 21 jun 2008 12:15 | Em resposta a: #200371

Cara Sandra,

Caso fosse possível agradecia também informação sobre António Joaquim dos Reis, do lugar da Estrada (Mansores) que também terá exercido funções de capitão de ordenanças no séc XiX.

Com os melhores cumprimentos

LPinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201125 | Dsousa | 21 jun 2008 13:14 | Em resposta a: #201122

Caro Luís,

Mais uma vez nos cruzamos neste fórum. Tenho alguns dados, que possivelmente já conhece: António Joaquim dos Reis era filho de Margarida Joaquina dos Reis Castro, de Valadares, e do Monteiro-mór Joaquim de Oliveira Gomes da Fonseca Landim, de Mansores, neto materno do Capitão Custódio dos Reis Castro e sua mulher (em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190430&fview=e) e paterno do Dr. Marco Francisco da Silva e Sousa (filho de João Francisco da Silva, de Mansores) e de D. Rosa Maria do Sacramento Mariana (filha de Manuel Rodrigues e de Inês da Conceição, de S. Miguel do Mato).

Casou com sua prima D. Maria Ermelinda de Castro Sarmento, filha de José dos Reis Castro e de D. Maria Januária de Castro Sarmento (filha de Fernando Camelo de Miranda Sarmento Pinto e Castro, 3º e último Morgado de Vilar do Paraíso, e D. Maria Clara Baldaia de Menezes e Tovar).

Teve os seguintes filhos:
-Joaquim dos Reis Castro Portugal;
-João;
-Cristina;
-Daniel;
-Elisa;
-Dr. António Joaquim dos Reis Castro Portugal, que foi Administrador do Concelho de Gaia, c.g. em Vila Nova de Gaia.

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#201130 | QuintaVale | 21 jun 2008 13:44 | Em resposta a: #200635

Cara Sandra,

Seria possível ver se tem José Francisco António Correia, sei que era Capitão de Melicias, do Concelho de Fermedo, em 1816,
agradecido se poder ajudar.

Com os melhores cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201149 | LPinho | 21 jun 2008 16:29 | Em resposta a: #201125

Caro D. Sousa

É verdade, temos interesses genealógicos comuns, talvez esta possa ser a linha da minha avó paterna e ainda só a explorei sumariamente, tenho ainda muito poucos elementos, daí agradecer todas as informações que gentilmente prestou.
Não tenho ligação comprovada a António Joaquim dos Reis (encontrei referência a este nome no livro "Ferreiras de Guizande", de Souza-Brandão, e associei ao facto de referir o lugar da Estrada, Mansores, onde tenho antepassados com o mesmo apelido e também outros publicados na referida obra de Souza-Brandão, como por exemplo, Pereira Cabral.
Os dados concretos de que disponho referem-se ao meu trisavô, José d'Almeida Pereira Cabral (casado com Josefa Henriques da Silva, nascida em 1833, em Carvalhal, Romariz), que era filho de Manuel d'Almeida Pereira Cabral e de Ana Reis, moradores no lugar da Estrada, Mansores. Não posso portanto comprovar qualquer ligação entre a minha Ana Reis e este António Joaquim dos Reis que terão sido contemporâneos e vivido no mesmo lugar da Estrada de Mansores. Recordo-me vagamente da minha avó referir uma casa do Alferes, donde era descendente. Caso o D. Sousa disponha de mais alguma informação ficarei agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201152 | Dsousa | 21 jun 2008 16:54 | Em resposta a: #201149

Caro Luís,

De momento não disponho de mais nenhuma informação. A única menção ao sobrenome Pereira Cabral que conheço é a que refere. Pode dizer-me os nomes dos pais e avós da “sua” Josefa Henriques da Silva? Talvez possa ajudar, pois tenho ascendentes nesse lugar.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201153 | LPinho | 21 jun 2008 17:15 | Em resposta a: #201152

Caro Diogo

Sobre a ascendência de Josefa Henriques da Silva, sei que nasceu no Carvalhal (Romariz), a 1 Out 1833 sendo filha de António José Paiva e de Ana Maria Henriques. Os seus avós paternos chamavam-se Francisco José Paiva e Ana Moreira e os maternos Manuel Henriques e Maria Rosa Tabares (é mesmo com b). Nada mais posso acrescentar, por ora.

Com os melhores cumprimentos,

LPinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201154 | Dsousa | 21 jun 2008 17:24 | Em resposta a: #201153

Caro Luís,

Em 1793 residiam no lugar do Carvalhal:

“Francisco José de Paiva
Anna Mor.ª, m.er
Alexa.e, criado
João de Paiva, v.° pai e sôgro
Mariana, criada”

(Rol de desobr. de Romariz, de 1793)

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201155 | Dsousa | 21 jun 2008 17:36 | Em resposta a: #201153

Duas referências à Casa do Alferes, em A MINHA TERRA, BREVES APONTAMENTOS SOBRE ROMARIZ:

“1885-1904 — António Francisco de Matos, Abade. Natural desta freguesia. Tinha sido Pároco de Pindelo e de Lobão. (…) Foi, de há 350 anos o único sacerdote natural da freguesia de Romariz que morreu Pároco da mesma. O seu falecimento deu-se a 14-Maio-904. Jaz no Cemitério Paroquial na capela-jazigo da casa do Alferes do Carvalhal.”

“Dr. Manuel José de Paiva, da Casa do Alferes, do Carvalhal, filho de António José de Paiva e de Joaquina Francisca, nasceu em 7 de Agôsto de 1872 e faleceu em 14 de Junho de 1910, no Hospital de Santa Maria do Pôrto. Jaz no cemitério de Romariz. Licenciado em Direito.”

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201158 | LPinho | 21 jun 2008 18:19 | Em resposta a: #201154

Caro Diogo,

João de Paiva, o pai, é um elemento novo, de que não dispunha, muito obrigado pela informação. Relativamente à casa do Alferes, penso que havia 2, uma em Romariz, comprovada com os dados que aponta da monografia de Romariz e outra com a mesma designação no lugar da estrada, em Mansores, à qual deveria estar ligado o alferes Manuel de Pinho de Almeida Pereira Cabral, que aparece referido no estudo dos Ferreiras de Guisande, de Souza-Brandão, na pág. 275: "Manuel António Ferreira (...) nasceu no lugar da Vila a 10 de Outubro de 1808 e foi baptizado na igreja de Mansores a 14 do mesmo mês. (...) Serviram-lhe de padrinhos: um rapaz solteiro, chamado Manuel (coincide com o nome do meu tetra-avô), filho do alferes Manuel de Pinho de Almeida Pereira Cabral, do lugar da Estrada." Resta-me tentar perceber a qual das casas do "alferes" a minha avó se referia.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#201196 | san1 | 22 jun 2008 12:21 | Em resposta a: #201130

Caro Arménio Oliveira
Encontrei uma pessoa com o nome parecido com o que você procura, as datas e o nome du lugar também são parecidos, não sei se é a mesma pessoa :

P 166 Freineda e São Pedro do Rio Seco (Almeida, Guarda)
José Francisco Antunes Correia, Capitão de Ordenanças de Freinada. Em 15-VI-1814


Tem a certeza do nome do lugar, pois Fermedo é uma freguesia do Concelho de Arouca, Aveiro (Foi sede de concelho até 24 de Outubro de 1855, com a designação oficial de Cabeçais e Fermedo. Era constituído pelas freguesia de Fermedo e São Miguel do Mato.).
O nome é muito parecido com “Freinada” se for mal escrito.

Os Capitães de Ordenanças de Fermedo escritos no livro :
P 260
Manuel Gomes da Silva, Capitão de Ordenanças que vagou por morte de Lazaro Moreira Landeiro. Em 08-XI-1775
João Xavier da Silva, Capitão de Ordenanças que vagou por morte Manuel Gomes da Silva. Em 12-VI-1797.



Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201199 | san1 | 22 jun 2008 12:35 | Em resposta a: #201122

Caro Luis Pinho,

Segue o que encontrei sobre António Joaquim dos Reis (não sei se se trata sempre da mesma pessoa) :

P 639
Regimento de Milicias de Leiria
Tenente, reformado em 13.05.1825

P 640
Alferes 4a, Patente : Agosto 1810, Residente em Juncal

P 662
Regimento de Infantaria dos Voluntarios Reais do Comércio
Tenente 4a, patente do 03.02.1809, residente na rua Augusta (Lisboa)


Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#201200 | san1 | 22 jun 2008 12:37 | Em resposta a: #201196

Também existe um José Correira, Alferes Gran. Patente do 14.01.1809, do Regimento de Milicias de Arouca.

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201204 | Dsousa | 22 jun 2008 13:53 | Em resposta a: #200371

Cara Sandra,

Peço-lhe, se possível, o favor de verificar se existe alguma referência a:

1. Diogo dos Santos Pereira, ou simplesmente Diogo dos Santos, de Vila Nova de Gaia, que era alferes em 1809;

2. Manuel Carlos da Silva (Ferraz?), do Porto, nascido por volta de 1700;

Agradeço desde já a atenção.


Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201205 | Dsousa | 22 jun 2008 13:57 | Em resposta a: #200371

Aditamento: Manuel Carlos era capitão.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#201304 | QuintaVale | 23 jun 2008 16:15 | Em resposta a: #201196

Cara Sandra,

Estou seguro José Francisco António Correia, foi o ultimo Capitão do extinto Concelho de Fermedo, hoje freguesia do Concelho de Arouca, em 1803 era Alferes, já tenho encontrado as vezes referencias de nome Freinedo, mas muito anterior a 1800, nasceu a 4.4.1775, e faleceu a 18.1.1848.

Efétivamente Lazaro Moreira Landeiro, foi Capitão, do Concelho de Fermedo, Manuel Gomes da Silva, não tinha conhecimento.

Seria possível enviar me copias das folhas dos Capitães de Fermedo , que estão no livro.
Muito agradecido pela sua resposta,

Cumprimentos,

Arménio Oliveira,
Suissa

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201367 | LPinho | 24 jun 2008 00:36 | Em resposta a: #201199

Cara Sandra,

Agradeço desde já a informação, infelizmente creio, nenhum desses deve corresponder ao António Joaquim dos Reis de Mansores.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201552 | san1 | 25 jun 2008 18:06 | Em resposta a: #201205

Caro Daniel Sousa,

Segue o que encontrei :

1. Diogo dos Santos Pereira, ou simplesmente Diogo dos Santos, de Vila Nova de Gaia, que era alferes em 1809 :

Diogo Pereira
P 739
Diogo Pereira, Governo das Armadas do Minho, Regimento de Milicias da Arcos de Valdevez
Alferes Gran. Patente de 14.10.1809. Morador em Arcos de Valdevez
[talvez seja a pessoa que você procura ?]


Diogo Dias Pereira
P 139
Mértola, Mértola
Diogo Dias Pereira, Capitão de Ordenanças da Companhia formada nos limites da Corte do Gato e Montes da Serra, termo de Mortagua, vagou por morte de Manuel Martins Palma. Em 12-V-1783.

Diogo Luis da Silva Pereira de Barros
P 389
Distrito de Viana do Castelo, Arcos de Valdevez
Diogo Luis da Silva Pereira de Barros, Capitão de Ordenanças, que vagou por morte de Antonio Rodrigues Pilar. Em 25-VI-1788



2. Manuel Carlos da Silva (Ferraz?), do Porto, nascido por volta de 1700 :

Manuel Carlos da Silva
P 319
Porto, Porto
João Alvares Pereira, Capitão de Ordenanças da Companhia da Sé, que vagou por morte de Manuel Carlos da Silva. Em 09-VII-1765
[este pode ser o Manuel Carlos que você procura, o que queria dizer que ele morreu antes de Julho 1765]

Manuel da Silva
P 601
Regimento de Milicias de Castelo Branco
Manuel da Silva, Alferes 1° Patente de 11.04.1833

Manuel da Silva
P 610
2° Regimento de Milicias da Guarda
Manuel da Silva, Alferes, reformado em Cap. a 05.09.1809

Manuel Moreira Ferraz
P 318
Penafiel, Pinheiro
Manuel Moreira Ferraz, Capitão de Ordenanças da freguesia de São Vicente do Pinheiro e suas anexas, distrito da cidade do Porto, que vagou por morte de José Correira Pegas Borges. Em 30-III-1772.


Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201553 | Dsousa | 25 jun 2008 18:14 | Em resposta a: #201552

Cara Sandra,

Muito obrigado pelas informações. Creio que o Manuel Carlos da Silva é esse mesmo.

Com os melhores cumprimentos,
D. S.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#201555 | san1 | 25 jun 2008 18:20 | Em resposta a: #201304

Caro Arménio Oliveira

Não aparecem outros Capitães de Ordenanças de Fermedo naquele livro a não ser :

P 260
- Manuel Gomes da Silva, Capitão de Ordenanças que vagou por morte de Lazaro Moreira Landeiro. Em 08-XI-1775
- João Xavier da Silva, Capitão de Ordenanças que vagou por morte Manuel Gomes da Silva. Em 12-VI-1797.


O livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal-Subsídios para o seu Estudo, vol1" compreende o período de 1756 a 1833. Não sei isso quer dizer que João Xavier da Silva exerceu pelo menos até 1833 (?).

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=440

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#201564 | QuintaVale | 25 jun 2008 19:03 | Em resposta a: #201555

Cara Sandra,

Muito obrigado pela pronta resposta, os livros são muito bons é com eles que se aprende, mas às vezes muito incompletos em 1816 já era Capitão no Conselho de Fermedo, por um documento enviado ao governador das armas.

Cumprimentos,

Arménio Oliveira,
Suissa

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#201593 | LPinho | 26 jun 2008 00:12 | Em resposta a: #201125

Caro Diogo Sousa,

A minha ligação aos Castro Portugal está confirmada. Afinal a minha antepassada Ana Reis a que me referi mais acima (5ª avó) chama-se Ana Joaquina dos Reis Castro Portugal e tem como progenitora Custódia dos Reis Castro Portugal, filha do capitão Custódio dos Reis Castro, sendo portanto tia de Joaquim dos Reis e igualmente moradora no lugar da Estrada, Mansores. Gostaria de trocar dados consigo, uma vez que também tem informações e se interessa pelo tema, mas não gostaria de divulgar todos os dados que possuo aqui no forum. Seria possível trocarmos informações via @mail? O meu endereço é luisilvapinhoarrobagmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#203021 | LPinho | 12 jul 2008 16:52 | Em resposta a: #201199

Cara Sandra,

O António Joaquim dos Reis, como era mais conhecido tinha o nome completo de António Joaquim da Fonseca Landim Castro Portugal, daí não o ter localizado na primeira tentativa, peço desculpa pelo anterior dado. Se pudesse ver de novo ficar-lhe-ia muito grato. E já agora pedia-lhe também se conseguia localizar nessa obra alguma informação sobre o alferes Manuel de Pinho d'Almeida Pereira Cabral, também do lugar da Estrada, Mansores.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#205072 | san1 | 09 ago 2008 21:34 | Em resposta a: #203021

Caro Luis Pinho,

Lamento não lhe ter respondido há mais tempo, mas estive de férias em Portugal. Só hoje mesmo é que regressei e vi sua mensagem.

Encontrei uma pessoa cujo nome pode corresponder com António Joaquim da Fonseca Landim Castro Portugal :

António Joaquim dos Reis Castro Portugal
P 717
Partido do Porto
Regimento das Milicias da Feira
Alferes, patente de 01.07.1822

não tem outra informação senão esta.

Escrevo também as pessoas com nomes parecidos :

António Joaquim da Fonseca
P 625
Governo das Armas da Provincia da Beira
Regimento das Milicias de Trancoso
Capitão 1a, patente de 15.06.1832

P 626
Governo das Armas da Provincia da Beira
Regimento das Milicias de Trancoso
Tenente grad. em Capitão, patente de 13.01.1824


António Joaquim de Castro
P 668
Governo das Armas da Provincia da Estremadura
Batalhão de Artilheiros Nacionais de Lisboa Oriental
Alferes 7a, patente de 13.05.1825



Não encontrei nada de concreto para Manuel de Pinho d'Almeida Pereira Cabral :

Manuel de Pinho
P 259
Beira Litoral, Distrito de Aveiro, Arouca, Arouca
Capitão de Ordenanças, que vagou por morte de Manuel José Ferreira Brandão. Em 09-XI-1792

Manuel Pereira
P 253
Beira Baixa, Distrito de Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Vila Velha de Rodão
Capitão-mor de Ordenanças. Em 12-V-1757


Existem também Manuel « de Almeida » e Manuel « Cabral » mas com nomes que não são nada parecidos com o que procura (ex : Manuel de Faria Barbosa Cabral, Manuel Henriques Cabral, etc.). Talvez se você conhecer o 2° nome dele (além de Manuel) ?


Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#205197 | LPinho | 12 ago 2008 00:29 | Em resposta a: #205072

Cara Sandra Carvalho,

Muito obrigado pela sua amabilidade, desta vez acertámos porque é o primeiro elemento que procurava (António Joaquim dos Reis Castro Portugal). Quanto ao Manuel de Pinho Cabral as datas não coincidem com as que tenho e não tenho qualquer referência a ele ter sido promovido a capitão, deve tratar-se de uma outra pessoa.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#209429 | joão reis | 29 set 2008 15:23 | Em resposta a: #200371

Cara Sandra (ou outro confrade que tenha a gentileza):

Gostaria de lhe fazer um pedido. Será que me pode consultar a obra de Nuno Borrego e verificar se existe alguma referência aos seguintes oficiais que penso serão de ordenanças, são todos do inicio/meio do sec XVIII, pelo que poderão ou não estar, no entanto vale a pena tentar:

Capitão Pedro Francisco Homem de Figueiredo (provavelmente de S. Pedro de Farinha Podre, act. conc. de Penacova)

Capitão Bernardo Nunes Marques (de Galizes ou Nogueira do Cravo, act. conc. de Oliveira do Hospital)

Capitão João dos Santos Carvalho (de Coimbra ou Trouxemil ou Cioga do Campo)

Alferes Nicolau de Andrade (de Pombeiro ou S. Martinho da Cortiça, act. concelho de Arganil).

Já agora será que me pode dizer quais os oficiais que surgem em Porto de Mós?


Com os melhores cumprimentos


João Reis

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#209455 | gmg | 29 set 2008 19:11 | Em resposta a: #200212

Procuro informações sobre:


PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#209456 | gmg | 29 set 2008 19:12 | Em resposta a: #200371

Procuro informações sobre:


PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Domingos José Barbosa Pimentel

#209457 | gmg | 29 set 2008 19:13 | Em resposta a: #201130

Procuro informações sobre:


PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#209458 | gmg | 29 set 2008 19:13 | Em resposta a: #201122

Procuro informações sobre:


PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#209459 | gmg | 29 set 2008 19:14 | Em resposta a: #201125

Procuro informações sobre:


PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#209992 | joão reis | 06 out 2008 11:50 | Em resposta a: #209429

Caros Confrades

Renovo o meu pedido, já efectuado no dia 29 do passado mês.

Gostaria de pedir a quem tenha a obra "Ordenanças e Milicias" do nosso confrade Nuno Borrego, se lá surgem os nomes dos seguintes oficiais de ordenanças:

- Cap. Pedro Francisco Homem de Figueiredo (Farinha Podre)
- Cap. Bernardo Nunes Marques (de Galizes)
- Cap. João dos Santos Carvalho (Trouxemil ou Cioga do Monte)
- Alferes Nicolau de Andrade (Pombeiro ou S. Martinho da Cortiça)

e já agora quais os oficiais que constam em Porto de Mós.


Peço então este favor

Com os melhores cumprimentos


João Reis

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#213446 | san1 | 17 nov 2008 20:14 | Em resposta a: #209458

Bom dia,
so hoje vi sua mensagem...
no livro " As Ordenanças e as milicias em Portugal" não encontrei nenhum Pedro Afonso Teixeira. No capitulo que diz respeito a Valpaços (distrito de Vila Real), também não aparece Ervões.

Trata-se dos distritos de (pp453-455) :
- Agua Revez
- Alvarelhos
- Lebução
- Monforte do Rio Livre
- Tinhela
- Vilartão

Talvez Ervões pertencesse a uma dessas zonas ?

Os unicos Teixeiras referidos em Valpaços são :

- Valpaços, Monforte do Rio Livre (p454)
Manuel José Fernandes, Capitão de Ordenanças do lugar de Lamadouço, distrito de Monforte do Rio Livre, que vagou por morte de José Lopes Teixeira. Em 29-VII-1792

- Valpaços, Monforte do Rio Livre (p454)
Antonio Teixeira, Capitão de Ordenanças que vagou por morte de José Gonçalves Chaves. Em 09-IV-1799

- Valpaços, Monforte do Rio Livre (p454)
João José de Villas-Boas Teixeira, Sargento-Mor de Ordenanças. Em 04-XII-1829



No Regimento de Milicias de Vila Real (pp786-791) aparece :
- José Leonardo Teixeira Homem (p786) Mestre de Campo, patente de 22.12.1762
- José da Mota Teixeira (p787) Sargento-Mor, patente de 31.07.1797 pela promoção do anterior (Manuel Ferreira Nobre de Figueiredo)
- José da Mota Teixeira (p787) Major, patente de 13.04.1823, era Major Inf.a
- Antonio Luis da Costa Teixeira (p787) Ajudante supra, patente de 08.04.1795-João Teixeira Cabral de Andrade (p788) Capitão, patente de08/04/1791 pela reforma do anterior
- José Vicente Teixeira (p788) Capitão 1°, patente de 31.05.1793 pela reforma do anterior

etc.
ainda tem alguns Teixeiras nos tenentes,... mas nenhum com os nomes que refere.

você não tem mais informações (datas, não eram conhecidos por outros nomes) ?

cumprimentos

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#214850 | ihintza | 06 dez 2008 15:57 | Em resposta a: #213446

Cara Sandra e demais confadres,

Será que alguem me pode consultar o livro "As ordenanças e as milicias em Portugal"?
Gostaria de saber se neste livro constam estes dois irmãos antepassados meus


1) Caetano Manuel Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu aproximadamente em 1711, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Morreu em Jou em 12.01.1795, aqui aparece como Alferes de Infantaria de Ordenanças.

2) Manuel Luis Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu em 27.08.1708, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Morreu em Jou em 26.07.1768. Era Capitão de Ordenanças e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.


Muito obrigada e desculpem pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#214855 | mosorio | 06 dez 2008 16:59 | Em resposta a: #214850

Cara Rocio,

Consultei o livro " As Ordenanças e as Milícias em Portugal ", de Nuno Borrego e não encontrei os nomes que menciona no seu pedido.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#214857 | ihintza | 06 dez 2008 17:23 | Em resposta a: #214855

Cara Maria Emilia,

Muito obrigada na mesma.

Apessar de não aparecer no livro, acha que é possivel que no Arquivo Historico Militar exista alguma informação?

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

Capitão António Pereira Bravo

#214873 | Metalbrain | 06 dez 2008 20:02 | Em resposta a: #201552

Boa noite,

Poderia verificar no livro se existe alguma referência ao Capitão António Pereira Bravo, nasceu a 01-07-1753 em São Paio de Favões - Marco de Canaveses.


Muito obrigado,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Pereira Bravo

#214874 | mosorio | 06 dez 2008 20:33 | Em resposta a: #214873

Boa noite Vitor Silva,

Sande

António Pereira Bravo, Capitão de Ordenanças da freguesia de Sande, concelho de Benviver. Em 10.06.1776.

Marco de Canaveses
Alpendurada

António Pereira Bravo, Capitão de Ordenanças da freguesia de São João de Alpendurada, concelho de Benviver. Em 27.01.1787.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Pereira Bravo

#214892 | Metalbrain | 07 dez 2008 00:02 | Em resposta a: #214874

Boa noite,
muito obrigado pela sua ajuda!
Só mais umas perguntinhas...

Colocou dois António Pereira Bravo, mas tratam-se da mesma pessoa, certo?
Deve ter estado nas duas freguesias!

A data que coloca é quando ficou capitão em determinada freguesia?
Neste caso, tornou-se Capitão a 10.06.1776 em Sande e depois foi destacado para a freguesia de Alpendurada em 27.01.1787, é isso?

Muito obrigado!

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Pereira Bravo

#214893 | Metalbrain | 07 dez 2008 00:37 | Em resposta a: #214892

E já agora...
Pode-me indicar em que páginas é que está esta informação?

Obrigado

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António Pereira Bravo

#214907 | mosorio | 07 dez 2008 10:43 | Em resposta a: #214893

Confrade Vitor Silva,

Está nas páginas 311 e 312, por esquecimento não lhe dei essa informação.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#219638 | Maria M Luz | 27 jan 2009 02:04 | Em resposta a: #200371

Cara Sandra
Para mim que estou no sul do Brasil é muito difícil conseguir esta obra de Ninmo Borrego. Já que você tem tido axesso a ele você me faria o obséquio de ver se nele encontra algum militar com o sobrenome ferreira da Cunha ( provavelmente Francisco) e com o sobrenome Capistrano do Rego Lobo (talvez joão, Tibério, Joaquim TibérioManoel, Antônio Agostinho). Todos vieram para o Brasil como militares, aqui em 1811 e foram agregados ao Extinto Regimento da Ilha de Santa Catarina, e lutaram na Colônia do Sul São pedro do Rio Grande) para manter posse dessas terras brasileiras (na época portuguesas, contra os espanhóis que ficaram com o Uruguai. O regimento que eles se incorporaram era comandado por outro português Cel. José da Gama Lobo Coelho D'Eça, que lá faleceu no posto de Brigadeiro.
Um abraço cordial.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#219639 | Maria M Luz | 27 jan 2009 02:08 | Em resposta a: #219638

Corrigindo meus erros Errata : para Ninmo Borrego leia-se Nuno Borrego
para ferreira... Ferreira
para axesso...acesso
Desculpa são erros de digitação
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#221314 | didbor | 15 fev 2009 22:41 | Em resposta a: #213446

Cara Sandra Carvalho,

Procuro informações sobre João de Almeida Borrego, capitão de ordenanças de Vale de Madeira (Pinhel), baptisado em Santo André (antiga freguesia de Pinhel) a 10/04/1698, e falecido a 31/05/1775, casado com D. Mariana da Veiga 1698-1778.
Ele é referido no "Solares e Casas Nobres do Conselho de Pinhel", pag.251.

Lhe seria imenso grato se me fizesse o favor de verificar na obra de Nuno Borrego, se dispõe de alguma informação sobre esse meu antepassado.

Agradeço antecipadamente.
Cumprimentos

Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#221391 | AlexandreP | 16 fev 2009 19:16 | Em resposta a: #221314

Boa noite, caros confrades

Aproveitaria o ensejo para, relativamente à obra em apreço, vos solicitar a partilha/ publicitação, se conveniente e possível, do índice da mesma, uma vez que o link existente na referência à obra, no Guarda-Mor, remeter para algo onde não consigo encontrar o referido índice.

Grato pela atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#221393 | chartri | 16 fev 2009 19:45 | Em resposta a: #221391

Mas o indice são os milhares de nomes! è o livro, praticamente. Vai, assim, contra os direitos de autor, acho eu.

cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#221396 | AlexandreP | 16 fev 2009 20:13 | Em resposta a: #221393

Boa noite, Caro Senhor

Obrigado pela chamada de atenção, creia que o pedido feito se fundou no perfeito desconhecimento da realidade que agora me expõe.

Era minha pretensão encontrar forma de enquadrar, geográfica e temporalmente,
algumas questões/ imprecissões que me surgiram.

E, complementarmente, "localizar" o único ascendente relativamente ao qual tenho elementos concretos - José Paes Teles (n. 1764, m. 1853), capitão de milícias do
Regimento de Portalegre, que "...fez as guerras guerras que terminaram com a convenção de Évora Monte..."

Caso me pudesse auxiliar neste último aspecto, ficar-lhe-ia duplamente agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

Tomé Bravo Pereira Osório

#221444 | Metalbrain | 17 fev 2009 14:31 | Em resposta a: #200371

Boa tarde,

Cara Sandra Carvalho, será que poderia verificar se no dito livro está alguma referência a:

Tomé Bravo Pereira Osório (Faleceu em 1690 e casou em 1622), Natural de S. Paio de Favões (Marco de Canaveses) ou de Santiago de Piães (Cinfães)
Tenho a indicação de que foi Capitão-mor do Couto de Vila Boa do Bispo (Concelho de Benviver) isso em Marco de Canaveses.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#221480 | chartri | 17 fev 2009 19:10 | Em resposta a: #221396

Caro Alexandre Pais

Assim

na página 552, temos o:
José Pais Teles, no Regimento de Milícias de Avis (do Gov das Armas do Alentejo) Tenente da 4ª com patente a 17.12.1798 por se ter reformado o anterior.

na pag 569:
José Pais Teles, no Regimento de Milícias de Portalegre, capitão da 7ª a 20.9.1809, vindo de Avis

é tudo

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#221481 | AlexandreP | 17 fev 2009 19:22 | Em resposta a: #221480

Boa noite, Caro Senhor

Obrigado pela resposta amável e pronta à minha solicitação.

Com os melhores cumprimentos

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório

#221761 | Metalbrain | 21 fev 2009 01:37 | Em resposta a: #221480

Boa tarde,

Caro Ricardo Charters d'Azevedo, será que poderia verificar se no dito livro está alguma referência a:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório (Faleceu em 1690 e casou em 1622), Natural de S. Paio de Favões (Marco de Canaveses) ou de Santiago de Piães (Cinfães)
Tenho a indicação de que foi Capitão-mor do Couto de Vila Boa do Bispo (Concelho de Benviver) isso em Marco de Canaveses.

Já agora, caso encontre alguma referencia a Pereira Bravo, ou Bravo Pereira, pedia que me informasse.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório

#226668 | gmg | 17 abr 2009 14:47 | Em resposta a: #221761

Quais os requisitos para se ser Capitão de Ordenanças?

Como era o processo de selecção?

Obrigado,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#226669 | gmg | 17 abr 2009 14:47 | Em resposta a: #200212

Quais os requisitos para se ser Capitão de Ordenanças?

Como era o processo de selecção?

Obrigado,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#226670 | gmg | 17 abr 2009 14:47 | Em resposta a: #200371

Quais os requisitos para se ser Capitão de Ordenanças?

Como era o processo de selecção?

Obrigado,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#226671 | gmg | 17 abr 2009 14:47 | Em resposta a: #201153

Quais os requisitos para se ser Capitão de Ordenanças?

Como era o processo de selecção?

Obrigado,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#226672 | gmg | 17 abr 2009 14:48 | Em resposta a: #219638

Quais os requisitos para se ser Capitão de Ordenanças?

Como era o processo de selecção?

Obrigado,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#226723 | J. Beires | 17 abr 2009 22:58 | Em resposta a: #226672

Porto, 17.04.2009
Caro GMG,

In «Genealogia da Casa do Cabo de Fontes de Aguiar» - Braga 1969 - por José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes e Guilherme Filipe de Menezes Fontes.

Nota de rodapé nº 28
Segundo o Alvará com força de Lei de 18.10.1709, a eleição dos Capitães-mores incumbia às Vereações em acto para o efeito presidido pelo Capitão-mor e devia recair entre « . . . três pessoas da melhor nobreza, christandade e desinteresse, do limite do mesmo concelho . . . ». A acta da eleição era remetida ao Governador das Armas da Província que, com o seu parecer quanto aos eleitos, a enviava ao Rei através do Conselho de Guerra para passagem das Patentes, de assinatura régia. Com o Decreto de 15.6.1755, a nomeação dos Oficiais de Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar e outras vilas de que era Donatária a CASA DO INFANTADO, passou a caber ao Senhor Administrador da mesma Casa, após as mesmas formalidades.
Ficavam registadas as eleições no «Livro de Acórdãos» da respectiva Câmara.
Cumprimentos
José Beires

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#226911 | anr109 | 20 abr 2009 01:20 | Em resposta a: #201122

Gostaria que me ajudasse a encontrar o Alferes e depois capitão Estevão Alvares Bezerra tantum, natural do Conselho e Distrito de Viana do Castelo, filho de José Alves de Barros e Simoa Alves Bezerra.
Qual o siguinificado de tantum?

desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#238557 | nfpdesousa | 09 set 2009 13:04 | Em resposta a: #221480

Caros Confrades,

Peço-vos, se possível, o favor de verificarem se existe alguma referência a:

1. José Filipe dos Santos, Capitão de Ordenanças de Vilar de Andorinho ou Pedroso em Vila Nova de Gaia, em 1806;

2. Manuel Filipe, Capitão de Ordenanças de Pedroso ou Vilar de Andorinho em Vila Nova de Gaia.


Desde já o meu muito obrigado,

Nuno Filipe Pinto de Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#238673 | mafs | 10 set 2009 15:44 | Em resposta a: #213446

Ex mo Sra

Na sua bibliografia ha alguma referencia a

CABO DE ESQUADRA DA COMPANHIA DAS ORDENANÇAS
António Francisco em Rates, Póvoa de Varzim antes de 1735.
Baptista Manuel em Rates, Póvoa de Varzim em 1735.


CAPITÃO
António Gonçalves n. 5.08.1668 em Negreiros, Barcelos; m. 27.02.1768 em Negreiros, Barcelos

MEIRINHO
António José Matos em Rates, Póvoa de Varzim em 1730.
Agostinho Francisco em Rates, Póvoa de Varzim entre 1731 e 1735.

AFERIDOR
António Francisco (Covinha) em Rates, Póvoa de Varzim ' 1730 e 1734'.

PROCURADOR
António Francisco (Covinha) em Rates, Póvoa de Varzim em 1732.
Teodosio Lopes Ferreira em Rates, Póvoa de Varzim em 1739.
António Lopes em Rates, Póvoa de Varzim em 1752.
Adrião Oliveira em Rates, Póvoa de Varzim em 1765.
Matias Jose em Rates, Póvoa de Varzim em 1797.

QUADRILHEIRO
Domingos Silva em Rates, Póvoa de Varzim em 1737

TABELIAO
António José Matos em Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim.
António José Matos em Rates, Póvoa de Varzim em 1724.

VEREADOR
António Francisco (Covinha) em Rates, Póvoa de Varzim '1738, 1741, 1742'.
Manuel Francisco Gomes em Rates, Póvoa de Varzim 'de 1771 a 1776 e 1796'.
Sebastião Francisco em Cervães, Vila Verde.
Baptista Manuel em Rates, Póvoa de Varzim em 1730.
Manuel Francisco em Rates, Póvoa de Varzim em 1736.
Manuel Gonçalves Pereira em Rates, Póvoa de Varzim em 1750.
Teodosio Lopes Ferreira em Rates, Póvoa de Varzim em 1755.
António Lopes em Rates, Póvoa de Varzim entre 1766 e 1770.
António José Matos em Rates, Póvoa de Varzim em 1789.


obrigado

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#259085 | Luís Aires | 22 jul 2010 13:17 | Em resposta a: #214850

Cara confrade

Há algum tempo atrás inciei uma pesquisa sobre a Casa de Baixo de Toubres, onde casaram e viveram os individuos de que fala. Na verdade são meus antepassados por varonia. Desenvolvi quanto pude a genealogia dessa família que usava como apelido Ayres Barreira de Carvalho (o ramo de manuel Luís Barreira) e Gomes da Cruz ou Gomes Barreira (o descendente de Caetano Maneul Barreira). Estes dois ramos vão-se ligar pelo casamento de uma neta do primeiro Maria Jacinta da Senhora das Dores Ayres Barreira Pinto * 02.03.1795 com Manuel da Cruz Barreira (ou Gomes)
um filho do segundo. Estes dados já constam na base de dados genea. Ver por exemplo : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180033.

Tenho alguma informação lateral sobre esta família que ainda não publiquei ou desenvolvi aqui, pois estou ainda a confirmar alguns dados em vários arquivos.

Já contactei e conheço pessoalmente dois genalogistas que me ajudaram no desenvolvimento de dois ramos ascendentes desta casa. São nomeadamente o Dr. Filipe Campos, de Bragança que tem uma vasta base de informações sobre famílias Transmontanas assim também o meu parente Dr. Bivar que escreveu um artigo sobre ops Morais Pinto.

Na verdade somos parentes cujo ramo desconhecia. Gostava de obter mais alguma informação sobre os seus ascendentes e manifestar aminha total disponibilidade para a ajudar no que puder.

Pode entrar em contacto por aqui ou para o meu mail: lmaires@gmail.com

Cumprimentos
Luís Machado Aires

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#265154 | CesarMarins | 12 nov 2010 12:16 | Em resposta a: #200371

Busco informações de Manoel Alves Cardoso (ou Cardozo), promovido a capitão da 15ª Companhia das Ordenanças do districto de Torres Vedras em 23/12/1829.

Agradeço qualquer informação,

Carlos Cesar Silva Marins

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#265749 | Nuno Oliveira | 23 nov 2010 15:23 | Em resposta a: #201552

Cara Sandra,
Aproveitando a sua generosidade em ajudar, agradecia o favor, se for possível, de verificar se na obra em epígrafe existe notícia das seguintes personalidades das Companhias de Ordenanças de Lafões:
1º - sargento Manuel de Almeida Soares, lugar de Penso, freguesia de Serrazes (1807-1811)
2º capitão José Joaquim de Almeida Soares, lugar de Penso, freguesia de Serrazes (1830-1833)
Grato pela consideração.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#265765 | san1 | 23 nov 2010 21:11 | Em resposta a: #265749

Bom dia,

No livro encontrei :

p215 :
São Pedro do Sul
Carvalhais

José Joaquim de Almeida Soares, Capitão da 6.a Companhia de Ordenanças, sendo Alferes da mesma. Em 14-I-1829.

p217 :
São Pedro do Sul
Serrazes

Manuel de Almeida Soares, Capitão de Ordenanças de Sezarres, concelho de Lafões, que vagou pela permuta com Francisco Ferreira Machado de Barros. Em 29-VIII-1814.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#265766 | san1 | 23 nov 2010 21:16 | Em resposta a: #265154

Bom dia,

No livro encontrei :

p358 :
Torre Vedras
Manoel Alves Cardoso, capitão da 15ª Companhia de Ordenanças. Em 18-I-1830.

Não há outras informações…

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#265767 | Nuno Oliveira | 23 nov 2010 21:20 | Em resposta a: #265765

Boa noite cara Sandra,
Bem haja pela atenção que me dispensou!
Com efeito, são essas as pessoas que eu procurava.
Sensibilizado, agradeço e envio os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#311483 | loms | 07 ago 2012 18:11 | Em resposta a: #238673

Caro Confrade

Gostaria de saber se me pode ajudar.
Descendo de António Gonçalves n. 5.08.1668 em Negreiros, Barcelos; m. 27.02.1768 em Negreiros, Barcelos, o qual é mencionado como Capitão, num livro "Apontamentos" escrito pela confreira Maria da Agonia.
Gostava de saber se existe mais algum bibliografia sobre esta referência.

Sem mais de momento,
Com os meus melhores cumprimentos,

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#311571 | mafs | 08 ago 2012 23:16 | Em resposta a: #311483

Caro confrade

tambem descendo desse antepassado.
podemos trocar informações.

enviei email para si.

aguardo sua resposta

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#328255 | coviantiga | 30 abr 2013 01:08 | Em resposta a: #200212

Caro Confrade que começou este tópico
Procurando um parente encontrei neste tópico, a sua pergunta (embora um pouco já antiga ) sobre Manuel da Costa e Oliveira Porém nessa altura, ainda não tinha estes dados .Dá-se o caso deste parente que procuro ter muitas semelhanças com os seu .O meu é Gaspar de Oliveira, nasceu nas Donas concelho do Fundão , foi Capitão de Ordenanças e foi casado com Isabel Antunes do Alcaide .Tiveram 3 filhos,
Francisco nascido em 7/8/1711
Manuel 15/9/1715
Ana Maria de Oliveira todos nascidos nas Donas
Por acaso sabe algo sobre os meus? São ligados com os nomes que menciona? Eu daqui para diante tenho a árvore toda até minha bisavó, com alguns "ramitos" de certos filhos.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#328256 | JAGonçalves | 30 abr 2013 03:06 | Em resposta a: #200371

Cara Sandra Carvalho

Atrevo-me a pedir-lhe a gentileza de procurar no seu livro das Ordenanças, os dados relativos a um Capitão António Sousa Menezes que em 1720 era Capitão de Azias.
Muito obrigado e cumprimentos
JAGonçalves

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#328267 | spes | 30 abr 2013 10:50 | Em resposta a: #328255

caro(a) confrade


Não lhe posso ajudar, pois não tenho qualquer referência ao Gaspar de Oliveira que refere.

cpts
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#328275 | coviantiga | 30 abr 2013 14:51 | Em resposta a: #328267

Caro Confrade
Julguei que fosse o Gaspar Fernandes de Oliveira de que fala, pois segundo a confrade Sandra viu no livro, aparece como Gaspar de Oliveira e Gaspar Nunes de Oliveira, tal como o meu , Capitão de Ordenanças, e numa terra tão pequena , como as Donas só podia haver 1.Depois com a esposa era do Alcaide e o filho Manuel, podia ser o Manuel da Costa e Oliveira a que se refere, que morreu no Alcaide. As datas também podiam ser as que indica . Os nomes às vezes divergem um pouco de registo para registo.
Este seu, liga a que terras mais'
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#328337 | san1 | 01 mai 2013 13:56 | Em resposta a: #328256

Bom dia,
A seguir a única referência que encontrei no livro :

p621
Regimente de Milícias de Tondela
Posto : Capitão 5.a / Nome : António de Sousa e Menezes / Patente : 09/03/1829

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#328350 | JAGonçalves | 01 mai 2013 15:57 | Em resposta a: #328337

Cara Sandra Carvalho

Muito obrigado pela atenção, mas não se trata da mesma pessoa. O António Sousa Meneses, capitão de Azias, que eu procuro é do século anterior.
Os meus cumprimentos
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#329165 | lamecensis | 15 mai 2013 05:32 | Em resposta a: #328275

Caro confrade,

Pedia-lhe o favor de averiguar se na obra de referência do Nuno Borrego constam José Maria Lúcio e José Manuel Vieira da Silva.

Antecipadamente grato,

Lamecensis

Resposta

Link directo:

RE: 3. Capitães de Ordenanças

#329170 | Da Vide | 15 mai 2013 10:37 | Em resposta a: #329165

No livro de Nuno Borrego, não consta o meu 4º avô João Nunes Marinha, natural de Marinha de Vale Carvalho, Troviscal, Sertã, que foi nomeado Capitão da 7ª Companhia de Ordenanças da vila da Sertã, em Pedrogão Pequeno, por Carta Patente da Infanta Dona Isabel Maria, em nome do Infante Dom Miguel, Este documento é de 11 de Junho de 1827. Esta Carta Patente é dada pela Infanta, em nome de seu a irmão, pelo facto da Setrtã pertencer, na altura, à Casa dpo Infantado. Que eu saiba existiriam dois originais, um que está na posse de uma parente minha e outro que estava na Câmara Municipal da Sertã,mas que se terá perdido com o incêndio que o edifício sofreu em 1917.
JMS

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#384003 | pateli1708 | 30 ago 2017 08:50 | Em resposta a: #200212

Caros Confrades,

Procuro qualquer informação que possa haver sobre o capitão Antonio Rodrigues Pilar (descendo desse antepassado e meu sexto avô )natural de Rio Frio ( Arcos de Valdevez) falecido no Brasil, em 1777. Muito obrigado !
Cumprimentos,

Patrick Araújo
Paris/França

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#384041 | Samuel C O Castro | 30 ago 2017 23:40 | Em resposta a: #384003

Prezado Patrick Araújo,

No Google localizei este link http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4212455, que fala de seu antepassado informado.

Boas pesquisas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#384048 | pateli1708 | 31 ago 2017 08:13 | Em resposta a: #384041

Caro Samuel,

Muito obrigado pelas informações, já encontrei este documento e por isso pedi uma cópia a torre de tombo ( "power Budget on going"). E com essa informação que sei que o meu antepassado faleceu no Brasil em 1777!

Gostava é de saber o que se pode encontrar no livro « As Ordenanças e as Milicias em Portugal » (vol 1) de Nuno Gonçalo Pereira Borrego em relação ao meu antepassado. Neste tópico, a Sandra Carvalho indicou :

Diogo Luis da Silva Pereira de Barros
P 389
Distrito de Viana do Castelo, Arcos de Valdevez
Diogo Luis da Silva Pereira de Barros, Capitão de Ordenanças, que vagou por morte de Antonio Rodrigues Pilar. Em 25-VI-1788.

Cumprimentos,

Patrick Araújo

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#384062 | Samuel C O Castro | 31 ago 2017 15:53 | Em resposta a: #384048

Prezado Patrick,

Sugiro que localize, aqui no Geneall, algum tópico com o nome de "As Ordenanças e as Milicias em Portugal" e veja ali algum colega que respondeu alguma solicitação de consulta ao referido livro e, direcione uma mensagem para esse colega.

Desejo-lhe boa sorte. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#408400 | Samuel C O Castro | 07 out 2018 22:33 | Em resposta a: #201125

Prezado Daniel Sousa e demais colegas,

Referindo-me à sua mensagem 201125, dos elementos que abaixo exponho, se por acaso tiveres dados complementares que pudesse fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Se preferir, poderás enviar para meu e-mail genealogia.castro arroba gmail.com .

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

x

a) Daniel – F-jovem – s. s.
b) Elisa
c) Joaquim dos Reis Castro Portugal - BACAG, v VII, N42, pg 21
Esposa: Ana Rita de Castro Portugal – Primos ?
Fhs: 1) Alberto – 2) Miguel – 3) Abel – 4) Joaquim - 5) Margarida – 6) Adelaide – 7) Henrique – 8) Augusto - 9) Antônio – 10) Júlia
d) João dos Reis Castro Portugal - BACAG, vol VII, N42, pg 21
Esposa: Ana Gomes Castro Portugal – Primos ?
Fhs: 1) Júlia – 2) Antônio – 3) Abel – 4) Carolina - 5) Maria
e) Cristina dos Reis Castro Portugal
Esposo: Dr. Coelho da Rocha - BACAG, vol VII, N42, pg 21
Fhs: 1) Maria – 2) Antônio – 3) Júlia – 4) Cristina - 5) Joaquim – 6) Luísa

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#413880 | JPPinho76 | 13 abr 2019 22:12 | Em resposta a: #200212

Caros Confrades

Procuro informações de quem seria o capitão de ordenanças na freguesia de Navais na Póvoa de Varzim em 1690.
Algum dos confrades me poderá ajudar ?
Atentamente
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#413884 | beatrizbarroso | 14 abr 2019 03:57 | Em resposta a: #408400

Caro Samuel,
Feliz em revê-lo aqui. Gostaria de saber o que vem a ser essa referência na frente dos nomes. É de algum livro? Nas minhas buscas por informações, encontrei referências a um Joaquim dos Reis Castro Portugal, que vivia no Rio de Janeiro na mesma época que José dos Reis Castro Portugal, meu tataravô. Seria o mesmo que você citou? Na hemeroteca digital da BN eles publicam os respectivos endereços no ano de 1845, não me recordo em qual periódico.
Aguardo notícias,
Abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#413937 | Samuel C O Castro | 15 abr 2019 23:08 | Em resposta a: #413884

Prezada Beatriz Barroso,

A referência que ali consta, trata-se do Boletim a seguir:

BACAG - Boletim da Associação Cultural "Amigos de Gaia", 7º volume,
nº 42 (Dezembro de 1996), pg 17 a 21
nº 43 (Junho de 1997), pg 3 a 7
nº 44 (Dezembro de 1997), pg 80
Edição da Imprensa Portuguesa, Porto. Artigos de J. Costa Gomes

Em minha base dos Castros, só tenho um Joaquim dos Reis Castro Portugal e não faz referência de que esteve no Rio de Janeiro, portanto, por falta de elementos, não sei dizer se trata do mesmo a que referiste. Dentre os irmãos deste Joaquim de minha base, não tem irmão de nome José.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#413939 | beatrizbarroso | 16 abr 2019 02:56 | Em resposta a: #413937

Caro Samuel,
Obrigada pelo esclarecimento. Essas publicações estão digitalizadas? Como posso consultá-las?
Quanto ao Joaquim dos Reis e José dos Reis, creio que sejam tio e sobrinho ou primos. Eles transitavam entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde acredito que o sogro do José dos Reis tinha negócios. Vou enviar por email a foto da página a que me referi. Continuo devendo o detalhamento do meu ramo Castro Portugal, me desculpe, vou enviar também.
Abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#413986 | Samuel C O Castro | 17 abr 2019 20:07 | Em resposta a: #413939

Prezada Beatriz Barroso,

Como já se passaram muitos anos, já não sei de que forma me surgiram os dados.

Não sei lhe dizer se os referidos Boletins estão digitalizados, ou mesmo disponível on-line. Procurei no Google e lá aparece do site da mencionada Associação, mas não localizei link de publicações.

Tente uma consulta no link de contatos, quem sabe lhe indiquem algum meio de acesso.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

3. Capitães de Ordenanças

#415836 | mcampos7000 | 25 jun 2019 12:02 | Em resposta a: #201149

Caso seja de interesse, a certidão de Batismo e de Casamento de seu filho Salvador:

(https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1095043)

Arquivo PT-ADAVR-PARC13-3-6_m0186

Aos vinte e tres dias do mes de Agosto do anno de mil oito centos trinta e quatro neste Igreja de Santa Christina de Mansores, feitas as tres Nanuaçoens(?) canonicas na forma que manda o Concilio Fredintene(?) e Constituiçam do Bispado, sem constar de impedimento algum na minha presença e das testemunhas abaixo asignadas, aqui na minha Alexandre Solteiro meu criado e o Reverendo Antonio Soares Barboza da Freguezia de Villa Cova(??) Bispado de Aveiro = se receberam em face a Igreja Salvador Almeida Pereira Cabral do lugar da Estrada desta Freguesia filho legitimo de Alferes Manoel de Almeida Pereira Cabral e de Joanna Maria Gomes ambos do mesmo lugar neto paterno de Joam Andre e de sua mulher Dona Joanna de Almeida do mesmo lugar da Estrada = Com Quiteria Joaquina Ermelinda filha legítima de Antonio Joze pereira de Amorim e de sua mulher Maria Roza do lugar de Cazal desta freguezia, neta paterna de Antonio Francisco dos Santos e de sua mulher Maria Francisca Lemos(??) do lugar de Petre(??) freguezia de Roge(??) Bispado de Aveiro, e depois de terem recebido recebem as Santas Bençoens xxx foi este asento que asingei com as testemunhas. Alexandre Solteiro
O Reverendo Antonio Soares Barboza
Vigario Manoel Moreira Gomes dos Santos

Nascimento:

Arquivo PT-ADAVR-PARC13-3-5_m0082

Salvador filho legitimo de Alferes Manoel de Pinho de Almeida Pereira e sua mulher Joanna Gomes do lugar da Estrada naceu a treze de outubro de mil oito centos e hum, foi Batizado a vinte e hum do dito mez e anno pelo Padre Manoel de Pereira Magalhaens Cura deta Igreja, he neto paterno de Joam Andre e sua mulher Donna Joanna de Almeida Pereira do lugra da Estrada e materno de Francisco Gomes de Carvalho e sua mulher Maria Francisca de Fajons lugar da Igreja; foram Padrinhos Salvador Mareira do lugar da Lavadeira e Anna Gomes do Sacramento do lugar da Igreja; Ambos da Freguezia de Fajoens; Testemunhas Manoel filho de Manoel Francisco dos Santos e Anto(?) Moreira ambos do lugar da Estrada, e de tudo fiz este termin que asignei. Era mez e anno ut supra.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen