família Amorim Pessoa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

família Amorim Pessoa

#200266 | fanetal | 13 jun 2008 15:26

Gostaria imenso de obter elementos genealógicos da familia de minha sogra, cuja mãe foi Maria da Estrela de Abreu Amorim Peesoa, nascida a 24 de Junho de 1893, em Pombal, mas registada na freguesia de S. Julião, da Figueira da Foz. Esta, por sua vez, era filha de José Augusto de Abreu Amorim Pessoa, nascido na Figueira da Foz, aos 23 de Fevereiro de 1853 e que foi casado com D. Clotilde Deolinda Pereira da Silva. Este José Augusto A.A.Pessoa, que foi Coronel do Exercito, era filho de Bernardo de Abreu Amorim Pessoa, Conde de Verride e de Maria da Glória Côrte-Real Câmara de Lobos. Tanto quanto consegui saber através de minha sogra, hoje com 90 anos, foi de que eram recorrentes nos seus antepassados os nomes femininos de Maria da Glória e de Maria da Estrêla. Igualmente é do seu conhecimento, que não a motivação, da alteração de Amorim Pessoa para Pessoa de Amorim e vice-versa.

Resposta

Link directo:

RE: família Amorim Pessoa

#200493 | lgameiro | 16 jun 2008 10:21 | Em resposta a: #200266

Caro confrade,

Ainda que se trate de remota possibilidade, pergunto-lhe se por acaso não existe uma ligação a Tavira, da parte das pessoas que procura.

Cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: família Amorim Pessoa

#200535 | valboa | 16 jun 2008 13:22 | Em resposta a: #200493

caro confrade

encontrará aqui na BD do geneall muitos Pessoa de Amorim.

Entre eles Maria da Glória Abreu de Amorim Pessoa da Câmara Lobo Corte-Real ,nascida em 1823.

De aí pode com certeza avançar e tirar as suas dúvidas.

cump.

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: família Amorim Pessoa

#201203 | fanetal | 22 jun 2008 13:12 | Em resposta a: #200493

Caro Confrade :
Confirmo ligação a Tavira. A mãe de minha sogra, Maria da Estrela de Abreu Amorim Pessoa,foi casada com o Capitão Jorge Filipe Coelho Ribeiro, natural de Tavira, onde foi Presidente da respectiva Câmara Municipal e onde ambos faleceram; ele a 04.10.1961 e ela a 31.01.1978.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: família Amorim Pessoa

#201208 | fanetal | 22 jun 2008 15:30 | Em resposta a: #200535

Caro confrade:
Obrigado pela informação que, já consultei. Porém, não encontro o elo de ligação entre eles. Assim, solicito, penhoradamente, a quem dela dispuser, informação sobre:
- Alfredo de Amorim Pessoa, escritor e jornalista, que foi responsável pelo "Almanaque da Praia da Figueira", que co-dirigiu a "Ilustração Universal" e foi redactor da "Correspondência da Figueira", entre 1876 e 1890 e a sua ligação à família Amorim Pessoa;
- Bernardo de Abreu Amorim Pessoa, pai do Coronel José Augusto de Abreu Amorim Pessoa, nascido na Figueira da Foz em 23.02.1853;
- O título de Conde de Verride e o mesmo Bernardo de Abreu Amorim Pessoa, ou outro seu familiar.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: família Amorim Pessoa

#201215 | aeiou2 | 22 jun 2008 16:06 | Em resposta a: #201208

Caro Fausto Alves,
Segundo a Grande E Portuguesa e Brasileira Vol 34. p.734 foi 1º e único conde de Verride João Lobo de Santiago Gouveia, n. F da Foz 1859 e + em Lisboa 8. 2 .1921.É representante do título o Dr João Maria Santiago Gouveia, avogado,diplomata e deputado
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: família Amorim Pessoa

#201388 | lgameiro | 24 jun 2008 10:46 | Em resposta a: #201203

Caro Confrade,

Obrigado pela informação. A minha pergunta prende-se com o facto de eu muito bem "conhecer" as pessoas de quem me fala. Conheço muito bem um dos filhos do casal, que em Tavira foi Comandante dos Bombeiros durante cerca de trinta anos. Tenho ascendentes que ainda eram primos dessas pessoas, por outra via, claro está.

Cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 05:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen