Cabrais, Amarais e outros tais - Mangualde...

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#200267 | LProjecto | 13 jun 2008 15:43

Caros Confrades,

Ficarei grato por qualquer informação adicional sobre os seguintes indivíduos:

RAMO 1:

1. CRISTÓVÃO DE MATOS, casou com CATARINA CABRAL, viveram (e possivelmente terão casado) em S. João da Fresta – Mangualde, e foram pais de:

2. ANA DE MATOS, que foi baptizada em 20.4.1661 – S. João da Fresta – Mangualde (Foram seus padrinhos de baptismo Manuel da Cunha e sua irmã D. Catarina). Casou, na mesma localidade, a 14.2.1684 com ANTÓNIO TAVARES, filho de MANUEL FERNANDES e de ISABEL (TAVARES). Tiveram:

3. MARIANA CABRAL, natural de S. João da Fresta – Mangualde, que casou com FRANCISCO DE ALMEIDA, natural do mesmo lugar, filho de MANUEL DE PAIVA e de EUFÉMIA ANTUNES. Tiveram:

4. JOÃO CABRAL (Era barbeiro, também é referido como assistente em Vila Mendo - Santa Cecília - Abrunhosa. Quando casou com Catarina era viúvo de LUÍSA ROSA, filha de FRANCISCO ANTUNES e de MARIA CABRAL, da Nespereira. Foram testemunhas do seu casamento com Catarina Domingues: Manuel Cabral e António Duarte. c.g.

4. MARIA, que foi baptizada a 6.7.1717 em S. João da Fresta (Padrinhos de baptismo: Silvestre de Amaral e o R.do Pe. João de Almeida, cura na freg. da Fresta);

4. BERNARDA, que foi baptizada a 9.11.1719 em S. João da Fresta (Padrinhos de baptismo: Bernardo Soeiro e Maria, filha de Silvestre do Amaral e de sua mulher Isabel.)

4. CATARINA, que foi baptizada “particularmente” através da Irmandade local a 11.7.1726.

4. MIGUEL CABRAL, que casou a 24.6.1670 – S. João da Fresta, com MARIANA DE ALBUQUERQUE, filha de MIGUEL DE ALBUQUERQUE e de ANA MARQUES.


RAMO 2:

1. MANUEL CABRAL, natural de Arcozelo – Gouveia, que casou com CATARINA RODRIGUES, natural do mesmo lugar, e foram pais de:

2. MARIA CABRAL, que foi baptizada em data próxima de 1752 em Arcozelo. Casou com FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS, natural de Arcozelo, filho de FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS e de JOSEFA RODRIGUES BEJA, que casaram em S. Pedro - Gouveia a 8.7.1747, neto paterno de MANUEL MENDES, natural de Lajeosa do Mondego – Celorico da Beira, e de TERESA DE ALMEIDA, n. Gouveia. Tiveram:

3. JOÃO CABRAL DE ALMEIDA BARBAS, que nasceu a 12.7.1779 – Arcozelo, e casou com MARIA GENOVEVA DE OLIVEIRA, n. Arcozelo, filha de JOSÉ DE OLIVEIRA (cuja ascendência me é conhecida até aos seus avós). e de GENOVEVA GOMES BARREIROS (cuja ascendência me é conhecida até aos seus bisavós). c.g.

RAMO 3:

1. EUFÉMIA DO AMARAL, n. Vila Mendo – Abrunhosa, Mangualde (calcula-se que tenha nascido em data anterior a 1720), que casou com SILVESTRE RODRIGUES, n. Arcozelo. Foram pais de:

2. JOSÉ DE AMARAL SILVESTRE, n. Arcozelo, que casou com ISABEL RODRIGUES MORGADO, n. Arcozelo, filha de ANTÓNIO RODRIGUES BOINO e de ISABEL RODRIGUES MORGADO. c.g.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#215495 | LProjecto | 14 dez 2008 20:00 | Em resposta a: #200267

renovo...

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#217208 | Maria_Silv | 03 jan 2009 18:20 | Em resposta a: #215495

Caro Sr. Luís...

A minha bisavó, Joaquina Paes Cabral (*Abrunhosa-a-Velha, Mangualde 31.05.1890 +Abrunhosa-a-Velha, Mangualde 05.12.1978), casada com Alfredo de Almeida Andrade, era filha de António Cabral e de Mafalda Paes dos Santos. Por sua vez era neta paterna de Manuel Cabral e de Ana de Sousa, e neta materna de José Paes dos Santos e de Maria Paes Mathias. Foram seus padrinhos de baptismo Manoel Marques e Joaquina Cabral, casados e moradores nas quintas de Santo Amaro, da freguesia de Chans.
Esta minha bisavó tinha uma irmã, também, salvo erro, chamada Mariana, não tenho a certeza...
Sei que tem dedicado o seu tempo ao estudo dos Cabrais desta zona do País, pelo que lhe pedia ajuda na busca de informação sobre os registos destes meus antepassados.

Grata pela atenção,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#217219 | LProjecto | 03 jan 2009 18:55 | Em resposta a: #217208

Cara Maria Silvestre,

Seria uma honra, acredite, poder ajudá-la. Contudo, os elementos que apresentei foram recolhidos numa das minhas visitas ocasionais à TT e resultam também da generosa contribuição de alguns confrades, e conferem parte da ascendência da minha esposa, pelo que receio não ter mais informação que possa, de alguma forma, interessar-lhe, pois não pesquiso nem a/as família/s "Cabral", em particular, nem as famílias, no geral, da zona geográfica que referiu.

Como certamente saberá, os "Cabrais" e "Amarais" dessa zona encontram-se, salvo seja, quase debaixo de cada pedra...!

Mas, partindo do pressuposto de que estará agora a iniciar o estudo da sua ascendência, comece por verificar se o assento de registo de baptismo da sua avó refere a idade e naturalidade dos pais (da sua avó) e, sabendo o nome dos avós (da sua avó), inicie por conta pessoal ou peça uma busca, para o Arquivo Distrital de Viseu, (pessoal bastante competente), no sentido de que procedam à localização dos assentos de baptismo dos pais da sua avó (seus bisavós), não esquecendo de referir o nome e naturalidade dos mesmos, a data aproximada de nascimento/baptismo, e o nome e naturalidade dos respectivos pais (seus trisavós). Ah! Não se esqueça de confirmar o valor a cobrar pelas buscas e de pedir sempre cópias não certificadas porque são muito mais baratas e porque, para o fim em questão, servem perfeitamente.

Espero, de alguma forma, ter ajudado.

Cumprimentos,
Luís Miguel Costa Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#217222 | Maria_Silv | 03 jan 2009 19:42 | Em resposta a: #217219

Caro Sr. Luís Miguel,

Obrigada pela sua pronta resposta...

Já estou familiarizada com o procedimento de pedidos junto dos arquivos distritais, apesar de ainda só ter feito alguns, uns mais frutíferos do que outros. De facto, no que se refere ao Arquivo de Viseu, penso que sejam pessoas bastante competentes, mas não tive muita sorte nessa busca, que nada tem a ver com os familiares de que lhe falei há pouco.
Contactei com o Sr. por achar que poderia ter-se cruzado com alguns destes nomes nas suas pesquisas.
De qualquer forma, obrigada pelo interesse e pela tentativa de ajuda.

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#231444 | LProjecto | 06 jun 2009 13:05 | Em resposta a: #200267

Renovo...

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#231506 | Augusto Tavares | 07 jun 2009 10:12 | Em resposta a: #200267

Caro Confrade,

Conhece a ascendência do Manuel Mendes, natural da Lajeosa do Mondego, casado com Teresa de Almeida?

Tenho vários ascendentes com estes apelidos naquela freguesia.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#231509 | LProjecto | 07 jun 2009 11:01 | Em resposta a: #231506

Caro Augusto,

Infelizmente, não tenho elementos em relação à ascendência do casal que refere, na medida em que representam um "fim-de-linha", pelo que agradecerei qualquer informação adicional.
Manuel Mendes é referido, no assento de casamento do filho Francisco de Almeida Barbas, como lavrador. Esse filho era barbeiro, pelo que não sei se o apelido "Barbas" teria origem da profissão ou se, eventualmente, estaria relacionado com os "Barbas" documentados, provavelmente herdado pela via materna, da zona de Gouveia. Pela vulgaridade do nome "Manuel Mendes" e sem mais informação reconheço a dificuldade em avançar neste ramo, ainda assim resolvi deixar aqui o que tenho e que resultou de uma breve pesquisa na freguesia de Arcozelo...

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#309237 | sanna | 28 jun 2012 21:21 | Em resposta a: #200267

Olá a todos, procuro descendentes e ascendentes de Virgínia Ribeiro Cabral, de Mangualde.

Resposta

Link directo:

RE: CABRAIS, AMARAIS e outros tais - Mangualde...

#324628 | Marcia Frazão | 04 mar 2013 08:23 | Em resposta a: #309237

Sou neta de Virginia Ribeiro Cabral, de Mangualde. Alguém saberia alguma coisa sobre ela?

Resposta

Link directo:

Cabrais, Amarais e outros tais - Mangualde...

#352668 | alouro7 | 04 dez 2014 15:34 | Em resposta a: #200267

Procuro informações sobre Guiomar do Amaral, que terá nascido por volta de 1794 em Chãs, concelho de Mangualde, diocese de Viseu. Casou com Bernardo Luís, cuja ascendência também desconheço. Terão tido pelo menos 5 filhos: António Luís, Anna do Amaral; Mª do Espírito Santo; Maria Antónia e Mª josé do Amaral. Alguns deles nascidos em Ílhavo, Aveiro. Guiomar do Amaral faleceu em 26 de Outubro de 1880 em Arazede, concelho de Montemor-o-Velho.

Grata pela atenção,

Resposta

Link directo:

Cabrais, Amarais e outros tais - Mangualde...

#353354 | Marcia Frazão | 03 jan 2015 07:27 | Em resposta a: #324628

Sou neta de Virginia Ribeiro Cabral. Vc tem mais informações sobre a família?

Resposta

Link directo:

Virgínia Ribeiro Amaral

#353355 | silvestre | 03 jan 2015 09:57 | Em resposta a: #353354

Bom dia, seria pertinente apresentar, no mínimo, os pais e avós de sua avó Virgínia Amaral, pois, por ser muito recente, é pouco provável conseguir aqui ligações. Terá de pedir, para começar, o registo de nascimento (fotocópia simples) da própria e depois iniciar a sua pesquisa.
Bom ano!
Vera V

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 02:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen