Família Sousa Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Sousa Viseu

#200395 | hmrb | 15 jun 2008 08:37

Caros confrades

Estou com alguma dificulades em encontrar os assentos de nascimento do casal Jose de Sousa, nascido na freguesia e concelho de Mangualde e de Maria Tomazia Pereira da freguesia de S. Cipriano, concelho de Viseu. Na certidão do filho, Ernesto de Sousa, nascido em 06-08-1899 em Lisboa, não mensiona a data de nascimento dos pais. Diz só que José de Sousa é filho de José de Sousa e Teresa de Jesus e a Tomásia Maria (Pereira) é filha de José Pereira e Josefa Maria.

Qualquer ajudinha dos confrades, com mais experiência que eu nestas coisas, será benvinda.

Obrigado.
HMRB

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Viseu

#200401 | MariaDavid | 15 jun 2008 11:20 | Em resposta a: #200395

Caro/a HMRB (é muito difícil para mim dirigir-me a letras!)

Pois é....essa situação é comum a todos nós porque nenhum assento de baptismo de 1900 para trás refere a data de nascimento dos pais nem dos avós. As datas que aparecem respeitam sempree à data do baptismo e por vezes do nascimento (nem sempre mas a maioria das vezes acontece), isto em relação à criança em questão.

Para saber as datas de baptismo dos pais, terá que fazer o habitual precurso de todos nós: investigar por si. Aprendemos todos uns com os outros alguns truques e os meus ensino de bom grado.

Primeiro que tudo, já tem em seu poder a certidão de casamento desse casal? Duas hipóteses: SIM ou NÃO.

Se não, é preciso arranjá-la. Nela virão dados mais completos sobre essas pessoas, como a idade com que casaram, a confirmação das respectivas naturalidades, os nomes dos pais de ambos, a profissão do noivo e em casos excepcionais da noiva, etc.

Se sim, analise essa ceritão e, munido/a de muita pachorra, vá aos livros de baptismo das freguesias donde, segundo o assento de casamento, eles são naturais e comece a procurar de acordo com a referência que tem. Exemplo: imagine que no assento de casamento, diz que José de Sousa tinha 21 anos, partindo da hipótese que ele casara em 1898. Ora se subtrair a 1898 os tais 21 anos, dá-lhe 1877. Então, comece a bisbilhotar o Livro da freguesia da naturalidade dele a partir do ano 1876, até encontrar o tal José. Como no assento de casamento são referidos os nomes dos pais dos nubentes, a cada José que encontrar tem que ver se os nomes dos pais conferem. E também pode dar-se o caso de aparecer mais que um José, com os mesmos pais. Tal facto deriva, da situação bastante comum, de ter falecido o primeiro filho com esse nome e na primeira oportunidade os pais voltavam a dar o mesmo nome ao filho seguinte. Às vezes até vem escrito "José, o segundo do mesmo nome" ou terceiro!

Espero ter dado uma ajudinha, por minúscula que seja.

Boas investigações!

Maria

Este procedimento é o mesmo para qualquer lado ( masculino ou feminino) e para todos os elementos da família que queira investigar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Viseu

#200403 | hmrb | 15 jun 2008 11:26 | Em resposta a: #200401

Obrigado desde já pela ajuda. Quanto à certidão de casamento ainda não a pedi, pois não tenho nenhuma data para o casamento e tenho receio que o AD de Viseu, só com os dados que tenho não procure.

HMRB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 set 2024, 02:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen