As invasões francesas e a restauração nac. de 1808

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Eventos

As invasões francesas e a restauração nac. de 1808

#201320 | António Rodrigues Mo | 23 jun 2008 18:01

Caros confrades,
Estão a decorrer em diversos locais do País, as comemorações dos duzentos anos da restauração nacional de 1808, após a 1ª. invasão francesa, em 1807.
Lembremos, nesta data, os patriotas, militares, nobres, clérigos e populares, que contribuiram activamente, com o sacrifício da própria vida para a libertação de Portugal do jogo napoleónico.
Poderemos começar por recordar o futuro Conde do Casal que, apenas com 15 anos, "um jóvem", se juntou ao seu Regimento da Cavalaria de Chaves para marchar sobre Elvas. (Dicionário Biográfico Parlamentar - 1834 - 1910 - Vol. I, pg. 157.

Resposta

Link directo:

RE: As invasões francesas e a restauração nac. de 1808

#201335 | chartri | 23 jun 2008 19:59 | Em resposta a: #201320

Meu caro
Veja o tópico já aberto em 2006 e com muita participação em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=200375

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: As invasões francesas e a restauração nac. de 1808

#201383 | António Rodrigues Mo | 24 jun 2008 10:02 | Em resposta a: #201335

Caro amigo,
agradeço a sua amável informação. Irei tomar conhecimento de toda a participação, com muito agrado.
Aproveito a oportunidade para corrigir um erro de ortografia verificado na minha mensagem de ontem. Onde se lê "jogo napoleónico", dever-se-á ler "jugo napoleónico".
Cumprimentos
António Mo

Resposta

Link directo:

RE: As invasões francesas e a restauração nac. de 1808

#201415 | António Rodrigues Mo | 24 jun 2008 15:19 | Em resposta a: #201383

Caro confrade,
já li, e com muito agrado, a grande participação no tópico que fez o favor de me indicar e que, sinceramente desconhecia.
As comemorações às quais me refiro, iniciaram-se no passado dia 19, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, com a apresentação do livro "O Heróico Patriotismo das Províncias do Norte. Os concelhos na Restauração de Portugal de 1808" e continuaram no dia seguinte, no Salão Medieval da Universidade do Minho, com a participação de ilustres professores das Universidades do Minho, Porto e Coimbra.
O colóquio abordou diversos temas, todos à volta do título: "A Restauração Nacional de 1808. Nacionalismo, Patriotismo e Liberalismo".
Creio que as ditas comemorações irão prosseguir pelo próximo ano até 2011, se não estou em erro.
Com os melhores cumprimentos,
António.

Resposta

Link directo:

RE: As invasões francesas e a restauração nac. de 1808

#201466 | lmgp | 24 jun 2008 23:00 | Em resposta a: #201415

Caros confrades,

Podia-me indicar se existe alguma comissão para as comemorações dos 200 anos da Libertação (Restauração) de portugal, para que possa ver a agenda das mesmas.

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 01:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen