Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#201676 | Andre_86 | 27 jun 2008 00:08

I - Sebastião Luís de Matos, que foi do governo da vila e concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, f.º de um Prelado fidalgo e de D. Branca de Moura, fidalga.
Casou com N…
1 (II) - Baltasar Luís de Matos, que segue.
2 (II) - Gaspar de Matos, que foi um dos quatro capitães de infantaria da dita vila.

II – Baltasar Luís de Matos, morou com sua mr. no loc. do Mato, em S. Pedro de Ataíde, e fal. antes de 1603.
Casou com Camilia Dias, fal. antes de 1603.
1 (III) - Baltasar de Matos e Moura, que segue.
2 (III) - Paula de Moura.

III - BALTASAR DE MATOS E MOURA, “Sapateiro Nobre”, Sr. da Casa de Vila Meã, onde morou e onde fal., F.C.A. por carta passada a 24-4-1623, da família Matos e Moura.
Casou, a 1.ª vez, a 3-2-1603, na igr.ª de S. Mamede de Recesinhos, com PAULA DA COSTA, f.ª de Simão da Costa e de Catarina Francisca, moradores na freg.ª de ………., Bispado de Lamego.
Casou, a 2.ª vez, a 4-9-1611, ib., com MARIA MOREIRA, n. a 25-11-1591, ib., f.ª de Baltasar Moreira e de sua mr. Margarida Francisca, moradores no loc. do Carvalhal, na dita freg.ª de S. Mamede de Recesinhos.

Teve geração deste casamento e dele descendem os Soares de Moura, de Lousada.
Alguém possui mais informações desta família? Prentendia saber onde posso encontrar a sua carta de brasão de armas.

Cumprimentos,
André Leitão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#336519 | aapamp | 10 out 2013 00:50 | Em resposta a: #201676

Tenho mais informações ,descendo também dele,a carta de brasão está em casa de um primo meu .
Se quiser informações mande-me um mail para o mail que lhe enviei há uns tempos a pedir inormações sobre Babos que de imediato lhe responderei.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#336543 | ljervell | 10 out 2013 15:36 | Em resposta a: #336519

António Mendes não tenho o seu e-mail, nem me lembro de ter recebido qualquer e-mail seu, pf reenvie alcarvalho4@hotmail.com

Cumprimentos
André Leitão Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#338899 | Truta59 | 02 dez 2013 12:36 | Em resposta a: #336543

Exm.º Senhor André Leitão Carvalho

Aproveitando este tema da família Matos e sem abusar de si fazia-lhe três pedidos, sabendo que o Sr. me poderá ajudar nas minhas dúvidas relacionadas com este tema e dois outros que sei ser do seu domínio.

1º - Sou descendente do casal Gaspar de Matos Pimenta c.c. Felícia Ferraz de Magalhães (vide PT-ADPRT-PRQ-PAMT04-002-0001_m0060.tif). Casaram em Ataíde, Amarante no dia 19 de Fevereiro de 1713.

O Gaspar de Matos Pimenta era filho de Manuel (Luís) Francisco e de leonor de Matos (vide PT-ADPRT-PRQ-PAMT04-001-0001_m0091.tif). Nasceu a 3 de maio de 1673.

Estes matos serão do lugar do mato, em Ataíde.

Pergunto-lhe se tem mais dados sobre estes Matos, já que não consigui apurar os pais da Leonor de matos?

2º - Sou descendente de Simão Sampaio casado pela 2ª vez com Ana Teixeira, ambos do Lugar de Travancela, Mancelos, Amarante.

Simão Sampaio era filho de Damião Nogueira que só tenho conhecimento ser do Lugar de Travancela, Mancelos e que teve o filho Simão ainda jovem e solteiro de uma Paula.

Pelos diversos registos, quer do 1º casamento do Simão Sampaio, quer do seu segundo casamento as testemunhas são elementos da Família da Casa de Travancela com ligações à Casa da Costa da mesma Freguesia de Mancelos.

Pergunto-lhe se tem mais dados deste Damião Nogueira e se ele está ligado às referidas casas?

3º - Em tempos num post em genelaogias do Tâmega respondeu-me que o João da Silveira Brandão teria sido Juiz, gostaria de saber se foi o pai ou o filho que viveu em Freixieiro, Real, Amarante e onde se encontram esses dados?

Desde já agradeço-lhe toda a sua disponibilidade para a resposta destas três questões.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#339085 | Truta59 | 06 dez 2013 10:47 | Em resposta a: #201676

Exm.º Senhor André Leitão Carvalho

Aproveitando este tema da família Matos e sem abusar de si fazia-lhe três pedidos, sabendo que o Sr. me poderá ajudar nas minhas dúvidas relacionadas com este tema e dois outros que sei ser do seu domínio.

1º - Sou descendente do casal Gaspar de Matos Pimenta c.c. Felícia Ferraz de Magalhães (vide PT-ADPRT-PRQ-PAMT04-002-0001_m0060.tif). Casaram em Ataíde, Amarante no dia 19 de Fevereiro de 1713.

O Gaspar de Matos Pimenta era filho de Manuel (Luís) Francisco e de leonor de Matos (vide PT-ADPRT-PRQ-PAMT04-001-0001_m0091.tif). Nasceu a 3 de maio de 1673.

Estes matos serão do lugar do mato, em Ataíde.

Pergunto-lhe se tem mais dados sobre estes Matos, já que não consigui apurar os pais da Leonor de matos?

2º - Sou descendente de Simão Sampaio casado pela 2ª vez com Ana Teixeira, ambos do Lugar de Travancela, Mancelos, Amarante.

Simão Sampaio era filho de Damião Nogueira que só tenho conhecimento ser do Lugar de Travancela, Mancelos e que teve o filho Simão ainda jovem e solteiro de uma Paula.

Pelos diversos registos, quer do 1º casamento do Simão Sampaio, quer do seu segundo casamento as testemunhas são elementos da Família da Casa de Travancela com ligações à Casa da Costa da mesma Freguesia de Mancelos.

Pergunto-lhe se tem mais dados deste Damião Nogueira e se ele está ligado às referidas casas?

3º - Em tempos num post em genelaogias do Tâmega respondeu-me que o João da Silveira Brandão teria sido Juiz, gostaria de saber se foi o pai ou o filho que viveu em Freixieiro, Real, Amarante e onde se encontram esses dados?

Desde já agradeço-lhe toda a sua disponibilidade para a resposta destas três questões.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#339141 | Andre_86 | 07 dez 2013 17:57 | Em resposta a: #339085

Exmº Senhor Arnaldo Silva

Reenvie-me sff a sua mensagem via e-mail (acima referido) e falamos através dele.

Cumprimentos

A. Carvalho

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#383682 | pedrocunhafonseca | 16 ago 2017 21:22 | Em resposta a: #339141

Boa tarde a todos.

Sou também descendente do casal Gaspar de Matos Pimenta e Felicia Ferraz de Magalhães, por intermédio da sua filha Rita Eugénia de Magalhães.

Algum dos carissimos poderia-me ajudar com os ascendentes deste casal?

Muito obrigado,
Cumprimentos,
Pedro Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388806 | nunesdiasv | 29 jan 2018 00:47 | Em resposta a: #201676

Olá a todos
Meu nome é Nivea Martins e sou brasileira. Sou descendente de Gaspar de Mattos Pimenta e Felícia Ferraz de Magalhães.Pelas minhas pesquisas, Gaspar é filho de Manoel de Francisco Pimenta e Leonor de Mattos casados a 22/12/1658 em Ataíde.
Leonor de Mattos era filha de Domingos Gonçalves do Mato falecido em 25/02/1663 em Ataíde,e Maria de Mattos.
Maria de Mattos , filha de Pedro Pires e Paula de Mattos falecida em 18/09/1649 em Ataíde.
Paula de Mattos , era filha de Gaspar de Mattos falecido em 26/01/1606, em Ataíde.
Ainda hoje, tenho muitos primos com o nome Mattos Pimenta.
Sou descendente de Manoel de Mattos Pimenta( filho de Gaspar de Mattos Pimenta e Felícia) e Mariana Luiza Ribeiro.
Tenho algumas pesquisas e gostaria de saber mais dessa família.
Meu email nivea.martins@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388807 | nunesdiasv | 29 jan 2018 01:05 | Em resposta a: #338899

Olá Arnaldo

Também sou descendente de Gaspar de Mattos Pimenta. Minha mãe , já falecida, ainda tinha o nome, Nivea de Mattos Pimenta. Em São Paulo, Brasil, há muitos Mattos Pimenta até os dias de hoje, conservando esse nome.
Tenho pesquisado muito, e acredito que encontrei os pais de Leonor de Mattos. Veja o que encontrei:
-Leonor de Mattos falecida em setembro de 1690 em Ataíde, filha de Domingos Gonçalves (do Mato) e Maria de Mattos.
-Maria de Mattos falecida em 29/06/1657 em Ataíde, filha de Pedro Pires e Paula de Mattos.
-Paula de Mattos falecida em 18/09/1649 em Ataíde, filha de Gaspar de Mattos um dos capitães da Vila, citado acima, e ..... Ferraz. Não consegui ler o nome da esposa. Gaspar de Mattos falecido em 26/01/1606 em Ataíde.
Meu email é nivea.martins@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388808 | nunesdiasv | 29 jan 2018 01:19 | Em resposta a: #383682

Olá Pedro

Também sou descendente do casal Gaspar de Mattos Pimenta e Felícia Ferraz de Magalhães.
Tenho pesquisado muito essa família e encontrei alguns ascendentes.
meu email

nivea.martins@hotmail.com
Aguardo seu contato.

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388810 | JoãoGaspar | 29 jan 2018 05:24 | Em resposta a: #201676

Caro confrade André Leitão de Carvalho,

O que significa "sapateiro nobre"?

cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388816 | nunesdiasv | 29 jan 2018 14:23 | Em resposta a: #388810

Olá João Gaspar

Tenho muito interesse em conversar sobre essa genealogia.
Abraço

meu email nivea.martins@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388819 | JoãoGaspar | 29 jan 2018 14:53 | Em resposta a: #388816

caro(a) Nivea Martins,

É para isso que serve o presente Forum, para falarmos , não vejo qual o motivo de falarmos escondidos por e-mail?

Além de que a minha questão é muito simples, qual o significado de "Sapateiro Nobre" ?

Com os melhores cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388825 | Andre_86 | 29 jan 2018 15:34 | Em resposta a: #388819

Caro João

Quando tiver disponibilidade responderei aos demais participantes deste tópico.
No entanto a sua questão é muito simples, por isso, posso responder-lhe agora.
O dito Baltasar era trineto de nobres. No começo de sua vida exerceu o ofício mecânico de sapateiro. Mais tarde viveu à lei da nobreza, como atestam vários documentos e justificações da época, exercendo cargos da governança local. Em 1622 foi-lhe concedida carta de armas por Filipe II, para Matos e Mouras.
Daí "Sapateiro Nobre". Podemos afirmar ser uma excepção à época.
Espero que tenha ficado esclarecido.
Cumprimentos,
André

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388831 | JoãoGaspar | 29 jan 2018 16:55 | Em resposta a: #388825

Caro André

Muito obrigado pela sua esclarecedora e importante resposta. A mobilidade social em Portugal no Sec XVI // XVII // XVIII é um tema que tenho estudado e encontro vários casos semelhantes dai ter pedido o esclarecimento para perceber o que se tratava concretamente.

Ao contrário do que se pensa, a mobilidade social era demais normal e é comum existirem filhos de uma familia nobres e outros com oficios mecanicos o que tendo em conta a dimensão do país e a população é demais natural, ainda hoje acontece de alguma forma.

Deixo-lhe alguns exemplos também de situações semelhantes :

Dom Bartolomeu de Salazar Moscoso , Carpinteiro. Sobrinho neto do 1º visconde de Estremoz, seu homónimo.
Bisneto de Dom Francisco de Salazar Moscoso, capitão-mór de Aldeia Galega do Ribatejo.
Trineto de Bartolomeu de Salazar Moscoso de Novais Pimentel de Faria e Cerveira ,Cavaleiro fidalgo da Casa Real de Sua Magestade , Comendador da Ordem de Cristo, Senhor do Vale da Ponte, morgado e padroeiro dos morgados de Santo Cristo e do de Santo António d'Aldeia Galega do Ribatejo, foi Alferes no Regimento de Cavalaria Macklemburg.

Neste caso penso que o facto de terem perdido os Morgadios de seus maiores para o seu primo Simão Netto Pereira Pato de Novais Pimentel (Sucedeu no Morgado de Santo António em Aldegalega do Ribatejo, por sentença que obteve no Juízo das Capelas da Coroa contra Bartolomeu José Salazar de Moscozo, em que sucedeu a sua 3.ª Avó, D. Isabel de Novais Pimentel, filha de Nuno de Novais Pimentel ) contribui para a perda de dinheiro indispensável para se manterem a viver à lei da nobreza.

Mais uma vez obrigado pela sua reposta e contributo para este Forum e para o meu estudo.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388834 | nunesdiasv | 29 jan 2018 18:36 | Em resposta a: #388819

Olá João

Desculpe, não quis ser indelicada. Como as outras postagens , que falavam de genealogia, são antigas, pensei em não aborrecer com o tema, com certeza já conversado.
Abraço

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#388840 | JoãoGaspar | 29 jan 2018 20:37 | Em resposta a: #388834

Olá Nivea,

Seguramente que num Forum sobre genealogia a ultima coisa que irá acontecer é aborrecer alguém com o tema.

Contudo olhando para a conversa encadeada a Nivea enviou o seu e-mail a todos os participantes deste tópico para que entrem em contacto consigo. Ora eu não tenho nada contra, nem creio que tenha sido indelicada comigo, apenas não se justifica a minha questão, que entretanto já foi respondida, quantos aos restantes que enviou o seu e-mail para que a contactem fora do forum é com eles se acham pertinente ou não, pois são todos descendentes do dito Gaspar de Mattos Pimenta.

Com os melhores cumprimentos ,

João

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#389041 | Truta59 | 05 fev 2018 17:04 | Em resposta a: #388807

Bom Dia nunesdiasv

Primeiramente peço desculpa, mas só agora vi a sua mensagem.

Relativamente ao casal Pedro Pires e Paula Matos não possuo qualquer elemento, a não ser o registo do casamente ocorrido em Ataíde no dia 10/1/1588.

Contudo afirma que a Paula Matos é filha de Gaspar Matos e De "Alberta" Ferraz e que o Gaspar Matos é Capitão.

Pergunte-lhe onde foi buscar esses elementos?

Respeitosamente,

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#389526 | nunesdiasv | 23 fev 2018 17:44 | Em resposta a: #389041

Olá Arnaldo

Obrigado por responder. Também demorei agora para ver sua resposta...

Vou tentar mostrar meu raciocínio. Achei em óbitos, em Ataíde:
-Paula de Mattos ( do Mato ) em 18/09/1649 e deixa como herdeiro seu genro Domingos Gonçalves.
-Maria de Mattos ( do Mato) em 10/06/1659, mulher de Domingos Gonçalves
-Domingos Gonçalves em 25/02/1663 com testamento, seu genro Manoel Pimenta.
No casamento de Leonor e Domingos ( 22/12/1658) Domingos Gonçalves é uma das testemunhas.

Sobre essa Paula de Mattos ser aquela, casada com Pedro Pires, também tenho dúvidas. Achei que poderia ser , pelas datas, e por ser essa Paula a ter filhos , em Ataíde, nessa época.

Porém conversando com o Sr. André, o que foi postado no começo, em 2008 , teria sido corrigido a parte de Gaspar de Mattos. Estou lendo, muito, os registros, para ver se acho outro detalhe.

Agradeço muito se tiver outras informações. Obrigado

Nivea Martins

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#389886 | Truta59 | 08 mar 2018 17:27 | Em resposta a: #389526

Cara Nivea Martins

Desculpe-me de só agora responder, mas a genealogia não sendo a minha profissão só posso dedicar-me a ela nos poucos momentos que me vão sobrando da minha actividade profissional.

Depois de ler com atenção a sua resposta e de analisar os dados que possuo sobre a família Matos e da troca de ideias com o André Leitão que também ele descende desta família e é possuidor de muitos mais elementos que penso que a seu tempo lhe fará chegar, posso informar que a Paula de Matos, muito provavelmente, não é filha do Gaspar de Matos.

Gostaria ainda de referir que também sou descendente da família Gomes de Milhazes, Barcelos, moradores no lugar de Guilhade que deram origem à família Gomes Galhardo ou Guilhade cujos descendentes foram ilustres cidadãos desse lado do Oceano.

Mais precisamente sou descendente de Maria Gomes filha do casal Francisco Gomes e Maria Gomes, pais do Padre João José. Esta Maria Gomes casou em Milhazes no dia 4/6/1744 com Manuel Gomes de Barros, herdeiro de metade do Casal de Esperes, sito no lugar de Esperes, Milhazes, Barcelos.

Segundo a informação que teve a amabilidade de referir neste Forum num outro tópico estes Gomes Galhardo cruzaram-se aí no Brasil, pelo casamento, com os Matos Pimenta.

Pelos vistos somos "parentes" pelo menos por estas duas famílias que são originárias, uns (Gomes) de Barcelos e outros (Matos Pimenta) de Amarante.

Respeitosamente,

Arnaldo Fernando Bastos da Silva.

Resposta

Link directo:

Família Matos e Moura de Santa Cruz de Riba Tâmega

#419675 | geneoffman | 27 nov 2019 16:05 | Em resposta a: #201676

Caros,

Sobre Sebastião Luís de Matos e os seus ascendentes, existe mais alguma informação?

Obrigado,
Luís Cunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen