Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#202760 | aflavoura | 09 jul 2008 23:32

Como saberei eu se alguns dos meus ascendentes foram cristãos novos ou judeus sefarditas convertidos?
Haverá alguma base de dados antiga, onde essa distinção é feita, ou era uma informação informal não registada em parte alguma?
Estará essa informação em registos de baptismo, óbito ou casamento?

Muito obrigado a quem me conseguir ajudar,

António Filipe de Carneiro Simões e Lavoura

(Judeo, origem, Sefardita, Cristão Novo)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#202762 | MariaDavid | 10 jul 2008 00:01 | Em resposta a: #202760

Caro António Filipe Lavoura

Gostaria de ser muito concisa e objectiva na resposta mas é algo difícil. Portanto, para não alongar muito um texto que o possa elucidar, faço-lhe um convite e deixo-lhe duas questões para responder.

Convite: Leia com atenção as mensagens que já foram trocadas aqui, neste mesmo Forun, sobre essa matéria, pois vai encontrar algumas explicações que deseja.

Questão 1: Existem alguns dados "objectivos" na sua família que o levem a pensar que descende de cristãos-novos (vestígios comportamentais, objectos de culto, orações, tradições orais, etc), para além daquilo que é já sobejamente conhecido, isto é, que todos nós temos uma costela de judeu, árabe, celta, vizigodo, etc, etc, etc?

Questão 2: Já fez a sua genealogia ascendente? Em caso afirmativo, até onde chegou em termos temporais? Isto é muito importante, pois só os interessados poderão saber quem são os seus ancestrais.

E respondendo, paracialmente, às suas perguntas: os registos de baptismo, casamento e óbito não revelam as opções religiosas secretas das pessoas a cujos assentos reportam.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#202859 | aflavoura | 10 jul 2008 17:57 | Em resposta a: #202762

Li as mensagens antigas, no entanto apenas vejo referencia aos processos da inquisição, como base de dados de pesquisa de cristãos novos! E se nenhum dos meus antepassados passou por processo de inquisição?

Q2: Pesquisei até 1800, onde "nasceu" este meu sobrenome Lavoura, curiosamente a data em que o Marques de Pombal aboliu a distinção de cristão novo e velho.

Que registou oficiais poderão ter a catalogação de cristão novo ou velho?
Haverá alguma referencia formal? Ou não passa de uma informação informal que ia passando de boca em boca?

Obrigado Maria, e a quem me conseguir responder,

AL

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#202867 | Conde | 10 jul 2008 18:57 | Em resposta a: #202760

Para facilitar diga-me, por favor:
1)De que terras são os familiares ascendentes dos seus apelidos?
2) Sendo das grandes cidades, de onde provieram?
3)Tem tradição familiar de serem judeus?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#202904 | abivar | 11 jul 2008 02:44 | Em resposta a: #202859

Caro Confrade:

Após a conversão forçada dos judeus que não abandonaram Portugal no tempo de D. Manuel I nasceu essa distinção entre Cristãos-novos e Cristãos-velhos que se foi mantendo enquanto duraram as inquirições de genere para diversos efeitos (familiares do Sano Ofício, ordenações sacerdotais, leituras de bacharéis, ordens militares, etc.).

As famílias iam em muitos casos mantendo o conhecimento de que tinham ascendência cristã-nova por uma ou outra via, mas esse facto não tinha qualquer registo oficial para além do que ficava mais ou menos bem apurado aquando das referidas inquirições de genere a que alguns se submetiam, ou aquando de processos inquisitoriais. Terá havido casos em que as suspeitas levantadas por testemunhas eram infundadas e outros em que, pelo contrário, processos conduzidos habilmente terão concluido pela inexistência de sangue cristão-novo onde esse sangue existia de facto. Para cada caso concreto só uma investigação em fontes documentais como são essas inquirições, para além evidentemente dos processos da Inquisição, poderá permitir ou não tirar conclusões quanto à existência de linhas de ascendência cristãs-novas.

Como é óbvio, à medida que os tempos foram passando cada vez mais o "sangue cristão-novo" se foi espalhando pelas diversas regiões e classes sociais, sendo difícil ou mesmo impossível comprovar que determinado indivíduo não tem sangue cristão-novo embora também possa ser impossível comprovar a existência desse sangue em determinada ascendência concreta. Para determinadas regiões e determinadas linhagens esse estudo está parcialmente feito, pelo que uma investigação pormenorizada de determinada ascendência pode conduzir por vezes a personagens comprovadamente cristãs-novas. Apenas um nome, sem mais informações, não permite em geral tirar quaisquer conclusões pois foi precisamente intenção de D. Manuel e dos seus sucessores de alguma maneira diluir a memória "judaica" dos recém-convertidos permitindo que optassem por quaisquer apelidos no momento da conversão, por mais nobres que fossem; quando terminou a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, no tempo do Marquês de Pombal não houve quaisquer alterações de apelido por esse motivo, pois essa alteração tivera lugar muitas gerações antes aquando das conversões que se seguiram à expulsão dos judeus.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#202927 | gmg | 11 jul 2008 12:57 | Em resposta a: #202859

Caro senhor,

Já pensou que o Apelido Lavoura pode bem ser uma alcunha que passou a ser usada como nome? Os seus antepassados poderiam ter sido lavradores que andavam na "lavoura" e daí a associação do nome! É uma pista.

Muitas vezes os nomes surgem como alcunha, devido a características dos indivíduos em causa, como seja a sua naturalidade, prosissão ou características físicas.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#202970 | aflavoura | 11 jul 2008 22:08 | Em resposta a: #202904

Muito obrigado António, pela excelente explicação dada.
Nunca ninguém de forma tão concreta me tinha exposto o tema.

Vejo que neste fórum há de facto pessoas bastante conhecedoras da historia genealógica do nosso país.

Um muito obrigado a todos,

AL

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#202975 | aflavoura | 11 jul 2008 22:22 | Em resposta a: #202867

Gostava de sobretudo saber ate que ponto alguém pode afirmar com alguma certeza, que tem ou não origem Judia.

A minha família provem de Aguada de Baixo, Aveiro, e de São Pedro do Sul e Castro Daire, Viseu.

AL

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#202980 | MariaDavid | 11 jul 2008 23:16 | Em resposta a: #202975

Caro confrade

Estou a acompanhar o seu interesse mas, perdoe a sinceridade, se tivesse analisado bem todas as informações que já foram postadas neste forun sobre a matéria, já teria resposta às suas dúvidas. Para mim ou para qualquer outro participante, é muito difícil estar a fazer um caminho que deveria ser seu - LER TUDO o que já foi dito sobre o assunto. E olhe que foram imensos os tópicos e cada um com dúzias de mensagens!

Contudo, como sinto a sua ansiedade, dei-me ao trabalho de fazer uma repescagem rápida para encontrar um tópico que contivesse, em síntese, tudo aquilo que perguntou.

Procure, por favor, este: "Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica". Lá vai encontrar opiniões sobre a matéria, incluindo a minha e que na altura dei a outra pessoa com as mesmas dúvidas que o confrade colocou.

Leia tudo, com bastante atenção. E se depois tiver mais qualquer coisa a perguntar, esteja à vontade. Contudo, não esqueça que o trabalho PRINCIPAL dessa descoberta sobre as suas origens judaicas está em SI! Tem que pesquisar a sua própria família e estar atento a todos os vestígios.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#202983 | Luis K. W. | 11 jul 2008 23:27 | Em resposta a: #202975

Caro A.Lavoura,
Até que ponto pode alguém afirmar que você tem origem judia?
Há duas partes na resposta:
1. SIM! Você descende de Judeus, tal como descende de Norte-Africanos, de Suevos, de Visigodos, se calhar de Vândalos, possivelmente de Romanos, e até de escravos negros (suspeite dos seus antepassados que forem filhos de MÃE incógnita). ;-)
Tal como de D. Afonso Henriques.
2. O PROBLEMA é que, genealogicamente (e históricamente) falando, isso só será verdade se VOCÊ o conseguir documentar.

No meu caso, encontrei um antepassado de Viana do Castelo cuja "Diligencia de Habilitação ao Serviço do Tribunal do Santo Oficio", de 1687, foi recusada por ter UM BISAVÔ que «tinha fama de cristão-novo». Os sabuj..., digo, os membros do Santo Ofício deram-se ao trabalho de andar a interrogar as pessoas idosas de várias freguesias à procura de «podres» de que, aparentemente, nem o candidato suspeitava. Mas desse bisavô só encontrei o nome e esta suspeita.

Por outro lado, alguns amigos deste Forum descobriram que os maridos da algarvia Inês Gramaxo e de sua filha Inês Gramaxo eram, ambos, cristãos-novos. Os seus nomes constam de vários processos de Inquisição.

Boa sorte
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#203016 | aflavoura | 12 jul 2008 14:58 | Em resposta a: #202983

Ola Luis,

Interessante descoberta pessoal.
Obrigado por partilhar ao forum.

AL

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#203017 | aflavoura | 12 jul 2008 15:02 | Em resposta a: #202980

Obrigado Maria pela dica,

Este topico ainda não o tinha encontrado. Vou ler com atenção.

AL

Resposta

Link directo:

Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#203104 | Ana D | 13 jul 2008 19:11 | Em resposta a: #202983

Caros confrades,

Há muito que não visitava este forum, por isso, desde já, uma muito boa tarde a todos os utilizadores :-)

E agora uma pergunta mais concreta (para Luis K W ou qualquer outro utilizador familiar com esta matéria)

Onde encontrou essas "Diligencias de Habilitação ao Serviço do Tribunal do Santo Oficio"? Onde poderei pesquisar mais sobre inquirições de genere?

Cumprimentos,

Ana D

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#203123 | Luis K. W. | 13 jul 2008 23:28 | Em resposta a: #203104

Olá Ana D,

O requerente (um avôzinho meu nascido cerca de 1660) dessa Habilitação para servir o Tribunal do Santo Ofício, isto é, para ser «Familiar». era de Viana. Mas os documentos encontrei-os na Torre do Tombo, em Lisboa.

De igual modo, as inquirições de genere costumam estar nos respectivos Arquivos Distritais. Isto é, pelo menos nos distritos que têm alguma importância eclesiástica (Braga...). Os outros devem estar todos - incluindo alguns processos do Brasil - na Torre do Tombo.

Cumprimentos,
Luís K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#203157 | Conde | 14 jul 2008 15:06 | Em resposta a: #202975

Como terras, para judeus, não são muito promissoras. E os apelidos?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227540 | Asher | 26 abr 2009 04:53 | Em resposta a: #202980

Maria,

vejo que voce entende deste´tema. já pesquisei muito e achei vários cristãos novos entre meus antepasssados. estou agora parado numa ancestral, beatriz lourenço, teve uma filha em 1510 com João Rodrigues Franco. Sua filha chamava-se Beatriz Anes ou Eanes Camacjho e casou com Diogo Alvares Vieira. Os pais do João rodrigues Franco eram Catarina Gil Fagundes e Estevão Afondo camacho. Infelizmente não sei de que parte de Portugal eram. mas com o batismo forçado no final do século XV, acho possível, mas não sei como avançar nesta pesquisa. estou no Brasil, se voce souber como me informar algo sobre esta beatriz lourenço, ficaria muito grato.
asher

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227555 | MariaDavid | 26 abr 2009 13:46 | Em resposta a: #227540

Caro Asher

Obrigada pelo seu elogio mas tomara eu "ENTENDER" a sério deste tema. Sou apenas uma interessada que muito tem beneficiado com os conhecimentos de outros confrades sobre esta e outras matérias. Nunca gostei deixar ninguém pendurado com uma informação, até porque já me vi nas mesmas circunstâncias e sei quanto é importante, e por vezes decisivo, um empurrãozito de quem já passou pela mesma situação. Vamos, então, por partes.

1. Tenho Rodrigues Franco na minha ancestralidade mas não nenhum João, embora possa ir analisar os vários processos para ver se encontro a pista de algum. Pelo menos na minha base de dados só tenho referências a André, António, Francisco e Manuel.

2. A experiência tem-me demonstrado que é perigoso associar um nome a um determinado ramo, só porque dois nomes coincidem. Há agregados familiares com nomes idênticos e, dada a escassez de informações ao nível de paroquiais, é fácil confundir A com B. Vou dar-lhe um exemplo concreto: tenho um António Rodrigues casado com uma Maria Rodrigues e curiosamente ela teve um outro casamento com outro António Rodrigues e ele com outra Maria Nunes (a Maria Rodrigues também tinha Nunes nos familiares). De ambos os casamentos de cada um deles há filhos e a repetição dos nomes é uma constante. Neste caso, como saber quem é quem? Se os paroquiais tiverem menção de padrinhos, se as datas estiverem relacionadas com os casamentos, se a confrontação de dados retirados dos processos (caso existam processos) e se houver articulação de vários processos apontando para os mesmos dados, então podemos dizer quem é quem e a quem pertence. Mesmo assim... pode haver confusão.

3. Como conseguiu detectar vários cristãos-novos nos seus avoengos, aconselho a fazer o seguinte: tente apanhar TODOS os processos relacionados com os mesmos, sejam da linha directa ou colateral. Dá muito trabalho mas compensa. É do cruzamentos de todas as informações que podemos encontrar pistas que nos levem ao que nos interessa. Por exemplo: em alguns processos as pessoas dizem que fulano era da localidade X e em outros pode aparecer como da localidade Y. Outras vezes, um indivíduo declara o nome dos pais e diz que teve 5 irmãos. Vamos a saber, pelos processos de outros parentes, que ele só teve 3 irmãos inteiros e que os outros dois foram filhos de outra mãe ou pai, de outros casamentos. Mas pelo facto, possivelmente, de terem sido criados juntos e de tenra idade, o nosso "fulano" encaixa todos os irmãos nos mesmos pais. É um facto muito corrente.

Penso que este terceiro ponto deverá ser aquele que o vai "talvez" ajudar a sair desse impasse. Não fique parado na Beatriz Anes nem nos pais. Veja se encontra outros parentes, ainda que colaterais, para tentar sair desse círculo fechado. A princípio vai custar um bocado pois os processos à volta de 1500 e tais são de difícil leitura. Mas basta que consiga apanhar alguns nomes e terras e isso pode trazer-lhe óptimas ajudas.

Por outro lado, o nome Camacho, se não estou em erro, aparece muito nas genealogias do algarve. Já pensou inquirir outros investigadores dessa zona?

Da minha parte, posso apenas ficar com a referência dos seus nomes e caso encontre algo, comunicar-lhe. Se algum dos seus Rodrigues Franco for António, André, Manuel ou Francisco, quem sabe eu não tenha qualquer ligação aos seus e poderi ajudar melhor. Diga-me o que lhe parecem as minhas sugestões.

Desejo-lhe um óptimo trabalho e "carradas" de boa sorte. Quando se chega a 1500, a vida é dura para quem investiga. Eu tenho alguns entraves por essa data e também não sei como descalçar a bota. Resta-nos a consolação de sabermos que não somos nem seremos os únicos e que algumas boas ajudas podem aparecer inesperadamente.

Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227606 | Asher | 26 abr 2009 19:24 | Em resposta a: #227555

Agradeço muito sua resposta, mas estou no Brasil e sem acesso a mais dados. só posso buscar nos nomes de processos publicados aqui, principalmente no livro de Flavio Carvalho e outro sobre Inquisição nos Açores, de Drummond Braga. Além disso, consegui alguns dados da sinagoga de Recife e do Kahal Hakadosh em Amsterdam. Se existem outros livros publicados sobre estes processos, eu agradeceria de saber aonde comprá-los, ou se há sites através dos quais eu possa acessar os processos. Mesmo que seja mediante algum pagamento, sei que vale a pena esta busca. Obrigado mais uma vez,
asher

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227641 | MariaDavid | 26 abr 2009 22:56 | Em resposta a: #227606

Caro Asher, mesmo aí, no Brasil, pode aceder ao site da TT-On Line onde tem muito para procurar. Eu faço grande parte do meu trabalho em casa, à noite. E só quando encontro informação que me interessa é que vou analisar os processos em mão. Tem, também, uma vantagem nestas buscas pela net: existem já muitos processos on-line. Pode ter a sorte de os seus processos estarem totalmente acessíveis por essa via e não tem que se deslocar a Lisboa ou mandar alguém pesquisar.

Se nunca utilizou este meio, posso dar-lhe uma ajuda:

1. Aceda ao site, através do google
2. Na página da Direcção Geral de Arquivos, veja no menu o descritor Pesquisas
3. Clicando aí, aparece-lhe uma nova janela; logo na primeira caixa, a seguir a text, pode escrever o nome que lhe interessa, seguido de inquisição e depois da terra que procura. Vou dar-lhe um exemplo - brites mendes inquisição guarda. Clique em search para pesquisar ou dê simplesmente enter a seguir à terra.
4. Abre-se uma nova janela com a listagem dos nomes encontrados
5. Ao carregar em cada um dos números que antecede o código de referência, abre-se um descritor sobre a síntese de dados desse processo, onde aparece informação de grande interesse ( naturalidade da pessoa, nomes dos pais e do conjuge, idade, datas da prisão, acusação, penas, etc, etc.). Se tiver sorte, todo o processo estará on-line e é só ir abrindo folha a folha.

Penso que esta informação lhe pode ser de grande auxílio, já que está longe.

Cumprimentos e boa sorte

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227663 | Gilson Nazareth | 27 abr 2009 01:40 | Em resposta a: #202762

Senhora Maria Davi
Desculpe acessá-la, com aparente sem cerimonia.
Descendo de um médico judeu ,Salvador de Acuña,médico da Santa Inquisição e professor de medicina em Sevilha.Era casado na família Dias Garcia, de alumbrados.
Viveu no século XVII e sua viúva e filhos vieram para o Rio de Janeiro com um seu cunhado Antonio Dias Garcia,mercador.
Há onde e como acessar sobre os judios de Sevilha?
Abraço e obrigado
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227666 | Asher | 27 abr 2009 03:20 | Em resposta a: #227641

Que voce seja abençoada ! Deu-me uma informação importantíssima !
obrigado,
Asher

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227679 | MariaDavid | 27 abr 2009 08:40 | Em resposta a: #227666

Só lhe peço uma coisa, que me diga se tem conseguido resultados. Isso me deixaria duplamente feliz.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#227741 | Asher | 27 abr 2009 16:53 | Em resposta a: #227679

pode derixar que vou lhe manter informada
abraço
asher

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#269466 | MariaDavid | 29 jan 2011 19:30 | Em resposta a: #227741

Caro Asher

Comovão as suas pesquisas? tem avançado?

Boa sorte! Abraço

maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novos

#269497 | MJNFVC | 30 jan 2011 11:21 | Em resposta a: #202760

Para determinar as origens raciais e geográficas de um indivíduo é possível recorrer à genética aplicada à genealogia por meio de testes de ADN. Informe-se. Talvez seja a solução...

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#284825 | sca641 | 16 ago 2011 17:53 | Em resposta a: #269466

Prezada Maria

Fazendo uma pesquisa descobri um Tataravo com o nome de Francisco David Antunes.
Ele é descendente de Portugues e em outra pesquisa descobri que o mesmo era Cristão Novo.
Vendo uma resposta sua nesta pagina de Ajuda e seu sobrenome.
Pergunto se o Francisco que vc localizou em sua familia teria este nome.
Atenciosamente
Antonio Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa ascendência judia cristãos novo

#284848 | MariaDavid | 16 ago 2011 21:52 | Em resposta a: #284825

Caro António Carlos

Antes de lhe responder, fui consultar a minha base de dados para ser mais precisa na minha resposta. Infelizmente para si, não tenho ninguém com esse nome - Francisco David Antunes - mas fiquei curiosa pelo comentário que fez "...descobri que o mesmo era cristão-novo".
A sua afirmação leva-me a questioná-lo:
1- Que documentação encontrou, onde colheu essa informação? Foi em algum processo do TSO? Alguma habilitação onde se mostrava que era de sangue impuro?
2 - Pode dizer-me qual é a região de origem desse seu tetravô, preferencialmente a freguesia e concelho de baptismo?
3 - Pode indicar a data, ainda que aproximada, do seu baptismo?
4 - De quem era filho?

Pela forma como abordou a mensagem, deduzo que é brasileiro. Para o tentar ajudar nas suas dificuldades, não basta que me diga que seu tetravô se chamava Francisco David Antunes. Como nós costumamos dizer aqui em Portugal, há muitas Marias na terra. Sem outros dados complementares, torna-se difícil orientá-lo ou que alguém possa contribuir com informações. Imagine a situação contrária: eu escrevo-lhe e digo que tenho um tetravô que é descendente de brasileiros, cujo nome é Francisco David Antunes. Como o caro amigo receberia esta informação e o respectivo pedido de ajuda? Entende agora?

Se precisar de mais algum apoio, diga mas não se esqueça de nos facilitar as respostas, fornecendo dados o mais exactos possíveis.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen