Familia Montaury

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Familia Montaury

#15029 | Adilson | 01 jan 2002 12:31

Gostaria de informações sobre Ana Soledade de Azevedo Coutinho Ramos Montaury, carioca, dama da Imperatriz que se retirou para Lisboa e sem mais noticias.
Obrigado
Adilson Guimarães - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#15065 | S.João de Rei | 01 jan 2002 20:24 | Em resposta a: #15029

José de Azevedo Coutinho

Torres Vedras, 2002-01-01



Caro Adilson Gimarães

Segundo Armando de Sacadura Falcão; Ana da Soledade de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury, filha de Marco António de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury, casou com F. ... Laborde e faleceu sem geração.
Os seus irmãos:

Pedro de Oliveira de Montaury(1) primogénito do ramo Azevedo Coutinho de Montaury.
Afonso Henrique de Oliveira de Montaury(2) ramo Montaury Pimenta.
Maria Leopoldina de Montaury(3) ramo Clímaco Pereira Monteiro de Oliveira. Nascidos no Rio de Janeiro, deixaram geração nomeadamente:

1.1 Inácio Soares de Montaury, nascido no Rio de Janeiro, que segue.
1.2 João Baptista Soares de Montaury. Sem Mais notícia
1.1.1 Zilmar Soares de Montaury, casado com Andrée Martell, de nacionalidade
francesa. Viviam no Brasil em 1973. Sem mais notícia.
2.1 Maria Leopoldina de Montaury, nascida no Rio de Janeiro, cc Joaquim Dias da Cunha Pimenta, tiveram:
2.1.1 Edgar de Montaury Pimenta, que segue.
2.1.2 Durval de Montaury Pimenta, sem geração.
2.1.3 Sílvia de Montaury Pimenta, nascida no Rio de Janeiro cc Franco de Castro em Lisboa. Tiveram:
2.1.3.1Frederico Franco de Castro, nascido em Lisboa, vivendo Adamantina? Brasil
em 1973. Sem Mais notícia.
2.1.1.1Silvia de Montaury Pimenta, nascida no Rio de Janeiro, cc Luís Fraga, com
geração.
2.1.1.2Carlos Eduardo de Montaury Pimenta, nascido no Rio de Janeiro, casado e
com geração.
3 cc Pedro Augusto Nascimento em Alenquer-Portugal, e com geração em Portugal.


Marco António de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury era sobrinho de
Matias António de Azevedo Coutinho de Montaury que formou o ramo Correia de Azevedo Coutinho.
Os seus descendentes:


José Francisco Correia de Azevedo Coutinho, oficial de Cavalaria, nascido no Rio de Janeiro-Brasil, a 10 de Abril de 1875 e seu irmão:
Francisco Xavier de Melo Coutinho de Vilhena , oficial de Cavalaria, nascido no Rio de Janeiro em Março de 1877.

Pergunto-lhe se tiveram descendência ?

Estes irmãos eram filhos de:

Francisco de Assis de Melo Pereira de Azevedo Coutinho de Montaury, n. a 01-03-1833 no Brasil, casou a 25-05-1868 com Isabel Carmina Guerreiro de Aboim e Brito Correia de Mascarenhas.

Netos de:
Ana Carlota Margarida de Azevedo Coutinho de Montaury, nascida em Olinda em 1810, faleceu na Baia a 1852, casou com Francisco Xavier de Melo Pereira de Vasconcelos, Capitão de engenharia, Senhor de vínculos em Castro Marim e Tavira, viveu na cidade da Baia-Brasil e foi “Senhor de Engenho”.

Bisnetos de:
Matias António de Azevedo Coutinho de Montaury, foi Fidalgo da Casa Real (alvará de 11-11-1808), viveu em Olinda-Brasil, tal como seu pai e irmãos acompanharam em 1807 a Família Real para o Brasil.

Trinetos de:
João Baptista de Azevedo Coutinho de Montaury, Tenente General, Marechal de Campo, Ajudante-General do Exercito, Governador do Ceará – Brasil, nascido em Goa – estado da Índia, casou com Francisca Mariana Sabino de Sousa e Silva, filha de Matias António de Sousa Lobato, Guarda-Roupa da Rainha D.Maria I e primo direito do 1º Visconde e 1º Barão de Magé.


Cumprimentos,


“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#15083 | Adilson | 02 jan 2002 01:12 | Em resposta a: #15029

Prezado Senhor,
Agradeço a ajuda mais acredito que houve um engano.

Marco Antonio de Azevedo Coutinho Montaury
x. Catarina Ramos da Silva d'Eça, tiveram:
1 - Maria Isabel de Azevedo Coutinho Ramos Montaury, n. 1809, x. José Alderete del Carpio Vasques de Queiroz Carreira - sg
2 - Marco Antonio de Azevedo Coutinho Ramos Montaury, n. 1813, x. Antonia Candida de Oliveira - acredito ser esta a descendencia que o sr. me forneceu
3 - João Batisa de Azevedo Coutinho Ramos Montaury, n. 1814, x. Maria Joana Rodarte d Gama Lobo
4 - ANA SOLEDADE DE AZEVEDO COUTINHO RAMOS MONTAURY, n. 1817 - acompanhei sua existencia até sua partida para Portugal, não sei se foi casada, gostaria, se for a mesma pessoa, saber a data de seu passamento e o nome correto deseu marido.

Aguardo resposta sua.
Adilson Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#15118 | S.João de Rei | 02 jan 2002 17:06 | Em resposta a: #15083

Torres Vedras, 2002-01-02


Caro Adilson Guimarães


O registo que tenho de Ana da Soledade de Montaury, apresenta-a como a quinta descendente (filha) de Marco António de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury que você coloca em nº 2, os dados desta são unicamente o que lhe apresentei, o ano de nascimento que lhe atribui de 1817 coloca-a na geração deste Marco António e não como sua filha. Acredito neste caso serem duas, tia e sobrinha.
Estou a preparar todo o ramo, Azevedo Coutinho de Montaury para lhe enviar.
Gostaria que me respondesse ás perguntas que lhe formulei, com elementos biográficos se possível. Acrescento também a pergunta se o casamento de João Baptista (nº3) deixou descendentes, e se deixou ? quem ?.

Cumprimentos,


“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#15140 | Adilson | 02 jan 2002 22:34 | Em resposta a: #15118

Peço um pouco de tempo, lhe responderei tudo que puder.
Acredito que se tratam de tia e sobrinha, realmente.

Adilson Guimarães - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#188724 | Rdac | 17 mar 2008 20:39 | Em resposta a: #15029

Peço desde já desculpa pois não é para responder ao tòpico que lhe escrevo, mas sim para saber se tem alguma relação de parentesco com Isaura Emilia Teixeira da Silva.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#195517 | montaury | 07 mai 2008 01:09 | Em resposta a: #15065

Caros senhores,
Sou Alexandre Montaury Baptista Coutinho, filho de Maria Cristina Drolhe Montaury Pimenta, neto de César Person Montaury Pimenta, filho de Durval Montaury Pimenta.
Gostaria de me manter atualizado em relação a esta pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#195635 | S.João de Rei | 07 mai 2008 20:58 | Em resposta a: #195517

Caro Alexandre Montaury Baptista Coutinho

Prazer, é o primeiro descendente dos Azevedos Coutinhos de S. João de Rei, ramo Lucena de Montaury que « conheço » !
Tem alguma trabalho de pesquisa realizado com a sua família, além do que eu coloquei no tópico, há quase 7 anos ?
Vive no Rio ?
Resido há três anos com algumas ausências largas em Santos. Donde sairei novamente daqui a dez dias para mais uma, esta de um ano, em princípio !
Vou estar no Rio (Centro) a próxima segunda feira.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Familia Azevedo Coutinho

#195684 | dvl | 08 mai 2008 11:00 | Em resposta a: #195635

Caro José de Azevedo Coutinho,

Sabe dizer-me se existe algum trabalho sobre a família Azevedo Coutinho, de S. João de Rei. Sou descendente de António de Azevedo Coutinho e de D. Marcelina Perpétua de França e Faro, pelo ramo Motta Feo e Torres.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo Coutinho

#195784 | S.João de Rei | 08 mai 2008 22:06 | Em resposta a: #195684

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Dizer-se que Azevedos Coutinho de Soure, do qual pertencem os seus Avós referidos, são de S. João de Rei, é uma precipitação na minha opinião, por dois motivos.
O primeiro motivo, do ponto de vista genealógico de como se fazem entroncar no primeiro do ramo com a primogenitura, ou seja Jerónimo de Azevedo Coutinho em Diogo Lopes de Azevedo. Geneall seguiu Felgueiras Gaio que teceu vários considerandos tendenciosos “penalizando” a primogenitura dos Azevedo, ver: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=193997
Voltando a Jerônimo de Azevedo Coutinho, que seria da casa da Soenga, dos Azevedo Coutinho de Mesão Frio, obra de Álvaro Pinto de Azeredo, penso. Tem dificuldade em situar esta ligação a S. João de Rei e também à dos Azevedos posteriores há dinastia de Avis. Não que a não existisse, o único aspecto é que nenhum pesquisador “actual” tivesse desvendado o assunto.
Da minha parte ponho sérias restrições de Jerônimo ser filho de Diogo Lopes pelo facto, de que só o neto de Diogo, António é que foi o primeiro a adotar o apelido composto Azevedo Coutinho. Passando posteriormente, os principais ramos provenientes da primogenitura a adotá-lo. Menos os Azevedos de Soto, ramo que proveio de Martim de Azevedo, filho de Lopo Dias de Azevedo, portanto de S. João de Rei. Mantendo assim uma posição á revelia da primogenitura que vai culminar, com a aceitação do título de visconde e conde de Azevedo, algo descabido e pretensioso, com geração até aos nossos dias.
De todos os ramos de S. João de Rei, que tem a obrigação de manter o apelido Azevedo, apesar de eventuais quebras, só sei do meu ramo que é o de Mazagão. Mesmo os do Brasil, nomeadamente o ramo Lucena de Mearim e Lucena de Mantaury, que eu saiba não existe continuidade.
Em segundo lugar a ligação dos Azevedo Coutinho de Soure, aos Azevedo Coutinho de Mezão Frio, pela filha Catarina, de Álvaro de Azevedo Coutinho, conhecido que requereu carta de armas, passa por uma fase biográfica posteriormente desconhecida e de identidade descaracterizada, fora das dos ramos existentes na época, até ao aparecimento de António de Azevedo Coutinho, compadre de Sebastião de Carvalho e Melo, vizinhos, um em Pombal outro e Soure e promotor das aliança matrimonial e cargos que elevam substancialmente António, seu primo pelo lado Carvalho, a uma figura de algum relevo no panorama nacional.As gerações seguintes mantiveram uma política de alianças matrimoniais, estruturada dentro do conceito iluminista, até hoje, além de se terem proliferado de forma significativa. Ao contrário de todas as legítimas de S. João de Rei que estão extintas ou em vias de extinção.
É essa a minha opinião de grosso modo sobre o assunto. O facto de me ter interessado pelos meus avoengos e a sua história, faz-me conhecedor á partida de detalhes que escaparão há maioria dos eventuais pesquisadores, que desconheço. Não sei se sabe, mas os Loureiros estão intimamente ligados a nós de Mazagão, cujas armas até hoje encimam o portão principal da fortaleza.
Ao seu dispor e os melhores cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo Coutinho

#195835 | dvl | 09 mai 2008 12:04 | Em resposta a: #195784

Caro José de Azevedo Coutinho,

Muito obrigado pela sua resposta! Há de facto grandes probabilidades do que me diz ser verdade mas, no entanto, acho também que fica em aberto, o que torna o assunto mais interessante para que no futuro (agora não posso porque não tenho tempo) fazer algumas investigações sobre "os meus" Azevedos Coutinho e tentar desvendar, se for possível, esta ligação, talvez forçosa de Felgueiras Gayo. Torres e Baena também mencionam os AC. E por curiosidade transcrevo o seguinte sobre o meu antepassado Luís da Motta Feo e Torres (c.c. D. Ana Zeferina de Azevedo Coutinho de França e Faro): "... aportou às praias do Ceará a 4 de Novembro no sobredito ano de 1789, e logo em 9 dele tomou posse do governo, que estava interino por se ter ausentado para Pernambuco o seu antecessor João Baptista de Azevedo Coutinho de Montaury..."

Os meus melhores cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#231343 | GraçaEFCS | 05 jun 2009 13:54 | Em resposta a: #15065

"2.1.3 Sílvia de Montaury Pimenta, nascida no Rio de Janeiro cc Franco de Castro em Lisboa. Tiveram:
2.1.3.1Frederico Franco de Castro, nascido em Lisboa, vivendo Adamantina? Brasil
em 1973. Sem Mais notícia."

Durval e Edgar de Montaury Pimenta eram irmãos de minha avó - Sylvia Montaury Pimenta.
Não sei quem é Pedro Augusto Nascimento.
Frederico Franco de Castro, meu pai, já é falecido; deixou eu e mais quatro irmãos.

Maria das Graças

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montaury

#263683 | AnaBeatriz | 10 out 2010 01:53 | Em resposta a: #195517

Prezados,

sou Ana Beatriz Macedo Montaury Pimenta, filha de Cesar Drolhe Montaury Pimenta, que é filho de Cesar Person Montaury Pimenta.

Alguma novidade quanto a pesquisa?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo Coutinho

#275073 | mccoutinho1 | 24 abr 2011 05:35 | Em resposta a: #195684

Olá. Meu nome é Maurino de Azevedo Coutinho filho de José de Azevedo Coutinho filho, moro no RJ.
Achei interessante a coincidencia do nome. Caso queira trocar ideias meu email é mccoutinho1@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo Coutinho

#275131 | S.João de Rei | 25 abr 2011 18:43 | Em resposta a: #275073

Caro Maurino de Azevedo Coutinho

Poderá fornecer-nos informações sobre os seus antepassados? Algo que eventualmente será também do interesse dos interessados por este tópico.
Terei muito gosto em "trocar ideias" consigo, claro! Estou ao seu dispor joseazevedocoutinho@hotmail.com
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Johannesburg, South Africa

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#359989 | RicardoDMP | 27 jul 2015 14:09 | Em resposta a: #15029

Caros Senhores,
Estou disposto a fazer uma pesquisa em princípio bastante abrangente sobre a genealogia da minha família Montaury e mais recentemente focando no ramo Montaury Pimenta ao qual pertenço. Para não partir do zero percebi que já existem estudos adiantados sobre a família e portanto gostaria de receber informações, referências e contatos de pessoas da família e também de estudos já realizados. Me comprometo a manter atualizados aqueles que tiverem interesse. Qualquer informação é bem vinda. Muito Obrigado antecipadamente. Um grande abraço a todos.

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#359990 | RicardoDMP | 27 jul 2015 14:37 | Em resposta a: #359989

Segue minha genealogia recente:
Durval Montaury Pimenta (ver mensagens iniciais neste tópico) cc Helena Person Montaury Pimenta e tiveram Cesar Person Montaury Pimenta.
Cesar Person Montaury Pimenta cc Maria Therezinha Drolhe Montaury Pimenta e tiveram:
Maria Cristina Drolhe Montaury Pimenta (nome de solteira)
Maria Lucia Drolhe Montaury Pimenta (nome de solteira)
Cesar Drolhe Montaury Pimenta
Ricardo Drolhe Montaury Pimenta (eu).

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#372693 | AlbertinadeLucena | 30 jul 2016 15:19 | Em resposta a: #15065

Exmº. Senhor:

Sou investigadora da Faculdade de Letras de Lisboa e investigo a carreira literária de Albertina de Lucena, cujo nome de batismo é Maria Albertina de Oliveira Montaury do Nascimento, filha de Maria Leopoldina Montaury do Nascimento e de Pedro Augusto do Nascimento e já encontrei alguma informação sobre a ascendência da referida senhora, sendo agora necessário encontrar alguns parentes, descendentes, sobrinhos ou primos que eventualmente detenham o espólio da escritora, que faleceu já nos anos cinquenta, sem descendentes em linha reta, a fim de que se possa fazer uma pequena biografia que acompanhará a obra escrita que entretanto também tenho encontrado.
Assim, solicito quaisquer informações que me possam ajudar a encontrar algum parente vivo da escritora e que me queira facultar elementos para a pesquisa que referi.

Cordiais cumprimentos.

Maria Carlos Aldeia

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#372694 | AlbertinadeLucena | 30 jul 2016 15:22 | Em resposta a: #275131

Exmº. Senhor:

Sou investigadora da Faculdade de Letras de Lisboa e investigo a carreira literária de Albertina de Lucena, cujo nome de batismo é Maria Albertina de Oliveira Montaury do Nascimento, filha de Maria Leopoldina Montaury do Nascimento e de Pedro Augusto do Nascimento e já encontrei alguma informação sobre a ascendência da referida senhora, sendo agora necessário encontrar alguns parentes, descendentes, sobrinhos ou primos que eventualmente detenham o espólio da escritora, que faleceu já nos anos cinquenta, sem descendentes em linha reta, a fim de que se possa fazer uma pequena biografia que acompanhará a obra escrita que entretanto também tenho encontrado.
Assim, solicito quaisquer informações que me possam ajudar a encontrar algum parente vivo da escritora e que me queira facultar elementos para a pesquisa que referi.
O meu mail é mclinoaldeia@gmail.com

Cordiais cumprimentos.

Maria Carlos Aldeia

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#372725 | AlbertinadeLucena | 31 jul 2016 16:02 | Em resposta a: #15065

Exmº. Senhor:

Sou investigadora da Faculdade de Letras de Lisboa e investigo a carreira literária de Albertina de Lucena, cujo nome de batismo é Maria Albertina de Oliveira Montaury do Nascimento, filha de Maria Leopoldina Montaury do Nascimento e de Pedro Augusto do Nascimento e já encontrei alguma informação sobre a ascendência da referida senhora, sendo agora necessário encontrar alguns parentes, descendentes, sobrinhos ou primos que eventualmente detenham o espólio da escritora, que faleceu já nos anos cinquenta, sem descendentes em linha reta, a fim de que se possa fazer uma pequena biografia que acompanhará a obra escrita que entretanto também tenho encontrado.
Assim, solicito quaisquer informações que me possam ajudar a encontrar algum parente vivo da escritora e que me queira facultar elementos para a pesquisa que referi.
O meu mail é mclinoaldeia@gmail.com

Cordiais cumprimentos.

Maria Carlos Aldeia

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#380570 | almp | 02 mai 2017 12:26 | Em resposta a: #15029

2.1 Maria Leopoldina de Montaury, nascida no Rio de Janeiro, cc Joaquim Dias da Cunha Pimenta, tiveram:
2.1.1 Edgar de Montaury Pimenta
2.1.2 Carlos Eduardo Montaury Pimenta e Heloisa Montaury Pimenta (Filhos de Edgard de Montaury Pimenta)
2.1.2.1 Cristiana Montaury Pimenta e Luiz Edgard Montaury Pimenta (filhos de Carlos Eduardo Montaury Pimenta)
2.1.2.1.1 Ana Luiza Montaury Pimenta Correa e Ana Carolina Montaury Pimenta Correa (filhas de Cristiana Montaury Pimenta)
2.1.2.1.2 Maria Fernanda Montaury Pimenta (filha de Luiz Edgard Montaury Pimenta)

Resposta

Link directo:

Familia Montaury

#412979 | RicardoDMP | 08 mar 2019 20:12 | Em resposta a: #231343

Cara Maria das Graças. Meu nome é Ricardo Drolhe Montaury Pimenta. Sou filho de Cesar Person Montaury Pimenta (filho de Durval M. Pimenta) e eu me lembro muito bem de seu pai Frederico e de nossa Tia Silvia que nos visitavam de vez em quando. Gostariamos imensamente de ter noticias suas e melhorar/atualizar a arvore genealogica de nossa familia.
Meu email é montaury@terra.com.br.
Quando puder nos escreva.
Abraços fraternais.
Ricardo Pimenta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 06:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen