Arquivo Distrital de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Arquivo Distrital de Braga

#203024 | Lourval | 12 jul 2008 17:40

Caros colegas,

Tenho uma antepassada Páscoa de Freitas, casada com Domingos Antunes em 06.09.1696, em Verim, Póvoa de Lanhoso. Infelizmente não foram mencionados os nomes dos pais.

Acredito firmemente que não será difícil localizar o batismo de uma "Páscoa" filha de pai ou mãe Freitas provavelmente no ano de 1678.

Agradeço a colaboração
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#203217 | pachancho | 15 jul 2008 07:05 | Em resposta a: #203024

Caro Lourval,

pesquisei no livro de Verim, e a única Páscoa que encontrei nasceu a 10.4.1665, filha de Angela de Linhares (foi o que leu o funcionário do Arquivo), solteira.
O casamento ocorreu onde?


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#203251 | Lourval | 15 jul 2008 16:45 | Em resposta a: #203217

Oi Paula,

O casamento ocorreu em Verim. É o que está atestado no verso da fotocópia pelo ADB. Talvez Freitas seja o apelido da avó materna. Neste caso, Páscoa teria 31 quando se casou. Pode ter sido segundo matrimônio.

Muitíssimo obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#203373 | pachancho | 16 jul 2008 18:52 | Em resposta a: #203251

Caro Lourval,

nesta altura ando com pouco tempo para me deslocar ao ADB, mas quando tiver de novo maíor disponibilidade tentarei pesquisar mais sobre esta Pascoa. Talvez, através das certidões de nascimento dos filhos se encontre mais informação, tem alguma certidão de um filho/filha?

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#203378 | Lourval | 16 jul 2008 20:13 | Em resposta a: #203373

Cara Paula,

Eu tenho a data de nascimento de um filho, Manuel Antunes, nascido em São João de Rei, em 20.03.1701. Aparentemente os filhos nascem em São João de Rei mas podem ter tido filhos em Verim também.

Eu me lembro que eu solicitei pesquisa do casamento de Domingos Antunes e Páscoa de Freitas em São João de Rei porém o ADB o localizou em Verim e nem foi iniciativa minha de o solicitar em Verim pois no batismo de Manuel Antunes diz que a mãe é de São João de Rei.

Um José de Freitas foi testemunha do batismo e assina o mesmo. Consta que José de Freitas é de São João de Rei. Algo me diz que José de Freitas é irmão de Páscoa de Freitas.

Se Manuel Antunes foi o primeiro filho de Páscoa de Freitas e ele nasceu em 1701, Páscoa pode ter nascido em 1683 e ela bem poderia ser filha da Páscoa que você encontrou. Isto é, você pode ter encontrado Páscoa de Linhares que pode ter se casado com algum Freitas. Tudo hipótese.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#213512 | Lourval | 18 nov 2008 19:21 | Em resposta a: #203217

Paula,

Pedi ao ADB pesquisa por outra possível Páscoa. Encontraram mais uma nascida no ano seguinte, irmã daquela que encontrou. Mas neste constou que o pai é o Rev. Padre António Antunes.

Ora, o Rev. Padre António Antunes foi testemunha do casamento de Páscoa de Freitas em 1696, em Verim.

Eu não consigo acessar as inquirições de gênere do Arquivo Distrital de Braga de modo algum. Já tentei inúmeras vezes e desisti.

Você poderia verificar se existe um processo para o Padre António Antunes, natural de Verim?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#213521 | pachancho | 18 nov 2008 22:06 | Em resposta a: #213512

Lourval,

estive a ver as I.G e não encontro nenhum António antunes, para essa data;
Encontrei:

Ventura Antunes - 1728-01-24
SAO JOAO REI,SAO JOAO BATISTA, POVOA LANHOSO
Filho de Joao Antunes e Maria Francisca

-------------------------
Manuel Antunes - 1719-10-03,
LANHOSO,SAO TIAGO - POVOA LANHOSO
filho de Nicolau Antunes e Maria Francisca

-----------------
Diogo Peixoto Freitas- 1689-12-11
VERIM,SANTA MARIA - POVOA LANHOSO
filho de Matias Freitas e Ana Peixoto

----

Para aceder às I.G, tente increver-se novamente mas com um outro email. Quando surgiu o problema de acesso, no inicio do verão, foi assim que consegui entrar e nunca mais tive problemas.
Se conseguir e precisar que lhe vêja alguns processos, diga. Qdo for ao ADB vou dar uma vista de olhos aos processos que mencionei.
Pode pedir o meu contacto ao moderador, pois não tenho andado muito por estes lados e caso necesite de algo será mais fácil contactar-me directamente.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#213536 | Lourval | 19 nov 2008 04:15 | Em resposta a: #213521

Cara Paula,

Obrigado. Vou pedir seu e-mail ao moderador.


Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#213552 | cacr | 19 nov 2008 11:38 | Em resposta a: #213512

Caro Lourval,

Tive o mesmo problema no acesso ao ADB e resolvi com uma nova inscrição mas utilizando apenas letras, sem sinais, acentos ou cedilhas.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#213553 | cacr | 19 nov 2008 11:46 | Em resposta a: #213512

Caro Lourval

No ADB há uma processo de genere com data de 24-12-1686 (processo 155 pasta 6) em nome de António Antunes filho de João Antunes e Isabel Jorge mas com naturalidade de Guilhofrei S. Tiago, concelho de Vieira do Minho. Não sei se ajuda mas ca fica.
Cumprimentos
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#270808 | arravalde | 17 fev 2011 15:42 | Em resposta a: #203024

Tenho umas pesquisas de uns antepassados meus de um Mathias de Freitas que casou em Verim em 1650 e natural da casa da serzeda freguesia de Aguas Santas Povoa de Lanhoso naturalmente que a Pascoa de Freitas era filha de Mathias de Freitas e de Ana peixoto se for ela era neta paterna de fernando Roiz ou Rodrigues e de catarina Mendes da freguesia de Aguas Santas neta materna de Diogo peixoto e de francisca Ana da freguesia de Verim cumprimentos Jose da Cunha

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#270899 | Lourval | 18 fev 2011 20:44 | Em resposta a: #270808

Caro José da Cunha,

Muito obrigado pelas suas informações. O casamento de Páscoa de Freitas não declara os seus pais. Você por acaso teria encontrado o batismo de uma Páscoa, filha de Matias de Freitas e Ana Peixoto? Eu tinha, mas apenas como hipótese, de que ela fosse filha de um padre.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#270921 | pimpolhos | 19 fev 2011 11:53 | Em resposta a: #203024

Bom dia meus caros,

sou uma das descendentes do Coronel Antonio Lopes de Anbdrade, da Freguesia lusitana de São Geraldo - Distrito de Braga ele era casado com a Paraibana (Brasileira) Izabel Ferreira da Fonseca, da freguesia de Mamanguape e também eram senhores das terras no Salamanca (Hoje Barbalha, ja em 1743 eles residiam no Ico (Ceara) sei que é meio complicado....., mas enfim, gostaria de saber se ha registro do nascimento dele!

Estando no aguardo de sua resposta, agradeço-lhes de antemão.

Monique

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#270940 | arravalde | 19 fev 2011 17:56 | Em resposta a: #270899

Caro Lourval este casal Matias e a Ana tiveram filhos e um era Padre de nome de Diogo Peixoto de Freitas e tiveram também um sobrinho padre de nome Matias de Freitas filho de Antonio de Freitas e Maria Peixoto acho que o padrinho deste Matias deve ser o seu tio mas o nome dessa Pascoa quer me dizer qualquer coisa eu vou verificar Cumprimentos Jose da Cunha

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#270972 | Lourval | 20 fev 2011 00:32 | Em resposta a: #270940

Caro José da Cunha,

Páscoa de Freitas casou-se em Verim com Domingos Antunes, em 06.09.1696. Talvez tenha nascido cerca de 1678. Encomendei pesquisa junto ao Arquivo Distrital de Braga. Mas me disseram não ter encontrado nenhum batismo de Páscoa por estes anos. Eu também não lhes dei o nome dos pais pois não os tenho. Não foram declarados no casamento dela. Mas talvez eu tenha mais sorte numa próxima tentativa e verificar se Matias de Freitas e Ana Peixoto tiveram filha Páscoa. Será que todos os filhos de Matias e Ana nasceram em Verim?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga

#270980 | Lourval | 20 fev 2011 08:19 | Em resposta a: #270940

Caro José da Cunha,

Mas o Arquivo Distrital de Braga encontrou o batismo de uma Páscoa, em 10.04.1665, filha de Ângela, solteira, de Linhares, sendo que a mesma, disse ser seu pai o Padre António Antunes.

Eu tenho comigo cópia do casamento e deste batismo. Se você escrever para lourval arroba hotmail ponto com , eu lhe envio as duas cópias e você poderia me confirmar se eu estou lendo apropriadamente se ela é realmente filha do Padre António Antunes. Aliás, este mesmo Padre António Antunes, foi testemunha do casamento dela. Se isto for verdade, eu me pergunto de onde vem o Freitas.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#271252 | José Silva Campos | 23 fev 2011 23:49 | Em resposta a: #213521

Cara Paula:
Será que me pode ajudar no ADB sobre o meu Bisavô paterno:
ANTÓNIO JOAQUIM DA SILVA CAMPOS, natural da Freguesia de S. José de S. Lázaro, onde nasceu na Rua do Levêso, S. João da Ponte, Braga mas ignoro o ano de nascimento dele que deverá ter sido por volta de 1857 ?
Não sei os nomes dos Pais dele, meus Trisavós.
Ele foi casado com Maria do Rozário, natural de Stª Eufémia de Prazins, Concelho de Guimarães;
Tiveram um filho, meu Avô paterno, JOSÉ DA SILVA CAMPOS, que nasceu a 31 de Agosto de 1882 no mesmo local que o pai, na Rua do Levêso, em Braga.
Julgo que essa Rua do Levêso já não existe (?) pelo menos com esse nome, em Braga.
Desconheço se os meus Bisavós, além do meu Avô, tiveram mais filhos ou filhas.
Os meus Bisavós paternos, depois de casados, viveram no Porto, tendo ambos lá falecido e sido enterrados, possivelmente no Cemitério do Prado do Repouso. Só sei a data do falecimento dela: 28 Dezembro 1937 e foi sepultada na campa nº 1460, Secção Nº8. Já contactei este Cemitério do Prado e hoje mesmo obtive resposta de que eles não dão esse tipo de informações, terei que ir lá pessoalmente consultar os livros de registos do Cemitério!

Sei também que o meu Bisavô António Joaquim da Silva Campos teve um irmão, que ignoro o nome, mas que, segundo uma anotação escrita numa agenda de bolso, esse irmão faleceu a 24 de Abril de 1932 e foi sepultado em BRAGA, na campa nº32, 6ª Secção, mas o nome do Cemitério de Braga não está mencionado nesta agenda de bolso que tenho comigo.
Agradeço toda a ajuda que me puder dar.
Cumprimentos.
José A. da Silva Campos
Setúbal
josecamposcomet@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen