Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203026 | JIDP | 12 jul 2008 17:49

Solicito informações sobre os actuais proprietários da Quinta da Ponte Pedrinha, sita em Lagarinhos, Vila Nova de Tázem, distrito da Guarda.

Estará a Quinta nas mãos da mesma família ou terá mudado de proprietário?

Qual a história desta Quinta?

Agradeço, desde já, qualquer informação disponibilizada.

JPereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203037 | jhuet | 12 jul 2008 20:40 | Em resposta a: #203026

Boa noite

Julgo que as informações que pretende sobre a Quinta da Pote Pedrinha, é a sita em Lagarinhos (Gouveia), cuja actualmente proprietária é Maria de Lourdes Mendes Oliva Nunes de Albuquerque Osório (1947), que a herdou de sua tia Maria da Ascensão Caldeira Cabral Mendes Oliva (1912-2007), que por sua vez a herdou de seu pai José Mendes Oliva (1877-1940), que a herdou de sua mãe (?) D. Maria da Glória Mendes da Costa e Silva ou directamente de seu primo António Marques Martins.

Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203041 | JIDP | 12 jul 2008 21:26 | Em resposta a: #203037

Caro José,

É precisamente essa a Quinta a que me refiro. Segundo contava a minha avó (já falecida), o meu bisavô era primo de um Eng.º (?) Osório, pai (?) de Maria de Lourdes Osório.

O meu bisavô chamava-se Roque José Dias da Costa, era filho de José Augusto Camilo Dias de Almeida e de Maria Marques da Costa Veiga. Supostamente tinha uma casa brasonada em Vinhó (Gouveia) e era também primo de um Dr. Sacadura Botte.

Não sei se o caro José, ou alguém neste fórum, terá informações que possam confirmar/corrigir os dados que mencionei a este respeito.

Cordiais saudações.

JPereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203047 | jhuet | 12 jul 2008 22:23 | Em resposta a: #203041

Caro JPereira

A minha milher é prima da Maria de Lourdes pelos Mendes Oliva, pois o avó materno dela era irmão da bisavó da minha mulher (Maria da Ascensão Mendes Oliva) que era casada com João de Sande Pacheco Sacadura Botte Corte-Real, senhor da Casa da Bica, em Seia (será este o tal Dr. Sacadura Botte de que fala?).
O Albuquerque Osório da Maria de Lourdes vem-lhe do marido (José Luis Manjolinha de Albuquerque Osório, da Casa de Arcozelo da Serra).
Julgo que o seu parentesco com Ponte Pedrinha virá pelos Marques, mas ainda não tenho esse ramo bem estudado.
O pouco que tenho é o seguinte:
1. Filipe Marques, natural de Gouveia, c.c. Bárbara Margarida, de Moimenta da Serra, tiveram:
2. Maria Benedita da Costa e Silva, nasc. a 1811, e fal. a 30.5.1873, em Gouveia, c.c. José António Mendes Duarte, fal. a 1872, em Gouveia, tiveram:
3. Maria da Glória Mendes da Costa e Silva, nasc. a 11.12.1848, c. c. seu primo em 2.º grau Teodorico César Mendes Oliva, tiveram:
4. José Mendes Oliva (1877-1940), já referido anteriormente. ~
4. Maria da Ascensão Mendes Oliva (1878-1955), c.c. João de Sande Pacheco de Sacadura Botte Corte-Real (1861-1947), tiveram:
5. Glória de Sande Pacheco de Sacadura Botte (1895-1979), c.c, António Ferreira Cabral de Barbosa Campello de Lozada, senhor da Casa de Penaventosa, em Campelo (Baião), avós paternos da minha mulher.

Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203074 | JIDP | 13 jul 2008 12:33 | Em resposta a: #203047

Caro José,

As informações que eu tenho anotadas referem que o meu bisavô era primo do Dr. Sacadura Botte casado com uma senhora de nome Assunção. Sendo que me recordo perfeitamente que a minha avó teve alguma dificuldade em lembrar-se se era Assunção ou outro nome com o mesmo sufixo, é bem provável que se quisesse referir a Ascenção. Neste sentido, o meu bisavô seria, então, primo de João de Sande Pacheco de Sacadura Botte Corte-Real.

Sei que era igualmente primo de um Padre José Maria (de quem tenho uma fotografia), residente em Moimenta da Serra, e que foi padrinho de casamento da minha avó. Não sei se sabe a quem me refiro.

Já agora, aproveito para referir o porquê de todas as questões inerentes à Ponte Pedrinha. Há anos, o meu pai foi com amigos à adega da referida Quinta. Quando chegou a casa disse onde tinha estado e as palavras "Quinta da Ponte Pedrinha" foram a pedra de toque para a minha mãe se recordar das visitas, quando criança, à dita Quinta. Foi a partir daí que comecei a interessar-me por este eventual parentesco...

Agradeço-lhe as informações prestadas nos seus posts.

Cordiais cumprimentos.

Joana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203089 | JMSA | 13 jul 2008 14:50 | Em resposta a: #203037

Caro Confrade,
Sabe qual o parentesco dos Ponty Oliva, da Quinta da Cruz Alta, em Melo, Gouveia, com estes Oliva que aqui refere?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203093 | jhuet | 13 jul 2008 16:06 | Em resposta a: #203089

Boa tarde

Ainda não consegui ligar os Oliva de Abreu e Sousa, da vila de Melo (que são os da minha mulhger), com os Oliva de Sequeira e Abreu (um dos ramos Ponty Oliva), mas julgo que terão tronco comum.
Mas as minhas pesquisas dos ramos da Beira ainda andam muito atrasadas, só muito raramente é que vou até ao A.D. da Guarda e o tempo não chega para tudo o que procuro.

Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203094 | jhuet | 13 jul 2008 16:13 | Em resposta a: #203074

Cara Joana Pereira

Nada sei sobre o Padre José Maria, de Moimenta da Serra, que refere, mas certamente será mais um dos muitos parentes daí que o meu sogro tem.
Posso perguntar-lhe se se recorda de alguém com esse nome, pois como nasceu na Bica e passava lá grandes tempiradas é natural que o tivesse conhecido.
Mas se tiver a cópia do registo de casamento da sua avó, deve lá aparecer o nome completo dele e assim será mais fácil identificar.
A Jóia normalmente está por Ponte Pedrinha em Setembro, talvez lhe saiba dizer algo mais em concreto sobre o parentesco que tem com os Mendes Oliva. Continuo a pensar que será pelo tal Filipe Marques que referi anteriormente, mas para isso preciso depois que me dê mais alguns dados sobre os seus, donde são etc.
A sua avó deve ter confundido Assunção com Ascensão, que era o seu verdadeiro nome, e assim sempre foi tratada. Apenas tenho um erro nas datas que lhe enviei a avó Ascensão nasceu em 1875 e não em 1878.

Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203105 | loureiro | 13 jul 2008 19:18 | Em resposta a: #203041

Cara Joana Pereira

Pode ver aqui no genea a descendência de João de Sande Pacheco Sacadura Botte Corte-Real, que aqui se encontra com o nome incompleto.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=29966

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203110 | JIDP | 13 jul 2008 20:11 | Em resposta a: #203094

Prezado José,

Não tenho a cópia do registo de casamento da minha avó. Na realidade, e como referi noutra ocasião, apenas tenho uma foto muito antiga do Padre José Maria, para além das referências orais que me têm sido transmitidas.

Há muitos anos visitei por alto os exteriores da Casa da Bica. Vi entretanto na net que organizam visitas guiadas à Quinta, pelo que talvez um destes dias apareça por lá. Não sei quem é a "Jóia" de que me fala...

Mais uma vez muito obrigada pelas informações concedidas.

Melhores cumprimentos.

Joana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203111 | JIDP | 13 jul 2008 20:12 | Em resposta a: #203105

Caro José Canelas,

Grata pela informação.

Cordiais cumprimentos.

Joana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203113 | jhuet | 13 jul 2008 20:42 | Em resposta a: #203110

Cara Joana

A "Jóia" é a actual proprietária de Ponte Pedrinha (Maria de Loudes Albuquerque Osório), apenas me esqueci que esse é o nome porque todos a tratamos e acabou por me sair enquanto escrevia.
Desconhecia que houvesse visitas guiadas á Bica, estaremos a falar da mesma propriedade? Só se for agora, após a morte do João Sacadura Botte, mas ainda não ouvi falar disso na família.

Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203115 | JIDP | 13 jul 2008 21:17 | Em resposta a: #203113

Caro José,

Foi através deste site que soube das visitas à Casa da Bica:

http://www.quintadabica.com/visitas.htm

Há uns anos vi uma reportagem numa revista com João Sacadura Botte e Filipa Mayer na Casa da Bica. Só há pouco tempo constatei no GENEA que o primeiro havia falecido.

Cordiais cumprimentos.

Joana Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203120 | JMSA | 13 jul 2008 22:50 | Em resposta a: #203093

Muito obrigado pela sua resposta. Aproveito para lhe perguntar se sabe o nome dos pais de António Maria Ponty Oliva, que foi médico em Coimbra e dono da referida quinta da Cruz Alta.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203135 | loureiro | 14 jul 2008 09:21 | Em resposta a: #203111

Cara Joana Pereira

O referido João de Sande Pacheco Sacadura Botte Corte-Real era Juiz.

Um dos seus filhos, José Maria, era médico.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#203160 | JIDP | 14 jul 2008 15:34 | Em resposta a: #203135

Caro José Canelas,

Muito obrigada. Já agora, o meu bisavô supostamente primo de João Sacadura Botte era escrivão.

Melhores cumprimentos.

JPereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#295812 | roz | 27 jan 2012 16:21 | Em resposta a: #203120

Caro/a JMSA

Nao sei se ainda esta' interessado nesta informacao mas so hoje vi esta sua mensagem. Assim, os pais do Dr. Antonio Maria Ponty Oliva eram:

Pai: Jose', filho de Antonio Augusto de Oliva Mendes, proprietario e de D. Maria Emilia da Fonseca Oliva, *17/5/1884 em Melo, Gouveia e + 22/12/1942 em Coimbra (Se' Nova). Neto paterno de Jose' Oliva de Abreu, proprietario, nat. de Melo, filho de Dr. Jose' Oliva de Abreu (outro), de Melo e D. Rosalia Nunes Pais, de Figueiró da Serra; e de D. Victoria Odilia Mendes Pires, nat. de Figueiró da Serra, *29/1/1816, filha de Jose' Pires Ferreira, proprietario, nat. de Fig. da Serra e D. Victoria Mendes, nat. de Folgosinho.

Mae: Francoise Juliette Ponty filha de Jules Ponty e de Jeanne Marguende (?) estava pouco legivel.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#295851 | JMSA | 27 jan 2012 22:49 | Em resposta a: #295812

Cara Rosário,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelas informações nela prestadas. Já agora pergunto-lhe ainda se sabe qual é a ligação destes Olivas com os Oliva Sequeira e Abreu que um confrade aqui referiu.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#295912 | roz | 28 jan 2012 18:48 | Em resposta a: #295851

Caro JMSA

Infelizmente nao sei. Nao me recordo de ver o apelido Sequeira quando fiz as pesquisas de Melo e de Figueiró da Serra, mas nao quer dizer que nao houvesse. O Dr. Jose Oliva de Abreu (o pai) tambem aparecia 'as vezes como Jose Oliva de Abreu Carvalho e Albuquerque mas nada de Sequeiras. Ja agora no caso de lhe interessar, ele era filho de Manuel Abreu Oliva e Sousa e de Maria Luisa de Carvalho e Albuquerque casados a 16/7/1770, ele filho de Joao de Sousa Oliva e de Maria d'Abreu (portanto 'e ai o comeco do apelido Oliva de Abreu); e ela filha de Joao de Carvalho e Albuquerque e Maria Rosa de Pina. Todos de Melo.

Eu descendo de um irmao de Jose Pires Ferreira (Pires, de Figueiró e o Ferreira, de Melo), que foram os dois unicos irmaos com geracao e dai' a minha curiosidade neste ramo, que perdeu aqueles apelidos.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ponty Oliva - Melo/Gouveia - Beira Alta

#295998 | JMSA | 29 jan 2012 23:56 | Em resposta a: #295912

Cara Rosário,
Uma vez mais muito obrigado pelas informações prestadas. Em apenas 2 mensagens fiquei bem esclarecido quanto à ascendência do Dr. António Ponty Oliva. Uma última questão: D. Maria Emília da Fonseca Oliva era Oliva de solteira ou pelo casamento?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#296043 | roz | 30 jan 2012 16:25 | Em resposta a: #203047

Caro Jose Huet Bacelar

Ja tivemos oportunidade de trocar informacoes sobre estes ramos por email mas agora que este topico voltou ao activo, notei que diz que Maria da Gloria Mendes da Costa e Silva era prima em 2o. grau de Teodorico Cesar Mendes Oliva. Sabe dizer-me como? Aqui no geneall nao consta senao os pais de Maria da Gloria e gostava de confirmar.

Desde ja grata pela sua atencao.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#296054 | jhuet | 30 jan 2012 20:03 | Em resposta a: #296043

Cara Maria do Rosário,

A Maria da Glória Mendes da Costa e Silva, nasceu a 11 de Dezembro de 1846, em S. Julião (Gouveia), era filha de José António Mendes Duarte, de Folgosinho, e de sua mulher Maria Benedita da Costa e Silva; neta paterna do seus já conhecidos Manuel Mendes Duarte e Luísa Furtado.

Como pode verificar o pai dela era irmão de Vitória Mendes c.c. José Pires Ferreira, e pais da Vitória Odilía que c.c. o José Oliva de Abreu.

Tem avançado mais nas suas pesquisas? Eu não tenho tido oportunidade para me deslocar ao Arquivo Distrital da Guarda pelo que pouco avancei.

Um abraço

José

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#296079 | roz | 30 jan 2012 23:23 | Em resposta a: #296054

Ola' Jose

Eu desconfiei isso mesmo, mas como a base de dados aqui nao tem informacao suficiente para confirmar, eu nao quiz assumir isso sem lhe perguntar. Muito agradeco a sua explicacao.

As minhas pesquisas agora estao viradas para Lisboa que ja tem muitas freguesias on-line e portanto mais facil. O Arquivo da Guarda tambem ja tem umas quantas mas nao as "minhas" e entao vou aguardar. Ja nao me recordo se lhe disse que durante as ferias em Outubro de 2010, fui em "visita genealogica" a Melo e Figueiro' da Serra.

Abracos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ponty Oliva - Melo/Gouveia - Beira Alta

#296082 | roz | 30 jan 2012 23:45 | Em resposta a: #295998

Ola JMSA

Alegro-me que as informacoes lhe tenham sido uteis.
A senhora era Oliva ja de solteira. Tirei os dados do assento de baptismo de Jose (pai do Dr. Antonio Ponty Oliva) onde dizia: ".......e de D. Maria Emilia da Fonseca Oliva, nat. de Celorico da Beira, ....... neto materno de Manuel Duarte da Fonseca, cirurgiao, e de D. Maria Amalia Oliva, ele de Celorico da Beira e ela de Melo". Nao tenho a ascendencia deles. Assento No. 23 do ano de 1884, fl.11. O casamento e o obito estao averbados nesse assento.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ponty Oliva - Melo/Gouveia - Beira Alta

#296144 | jhuet | 31 jan 2012 20:24 | Em resposta a: #296082

Boa noite Rosário,

Mais uma achega, para os Ponty Oliva, que afinal são exactamente os mesmos da avó da minha mulher. Sei que há também outro ramo deles, os Oliva Martins de Carvalho de Gouveia, aonde não sei e de quem descendem.

Maria Amália da Fonseca Oliva, que referiu, era filha de Manuel Duarte da Fonseca, e de s.m. Maria Amália Oliva, nascida 31 Out 1821, em Melo (gémea de João), onde casou a 11 Maio 1849; neta paterna de Manuel Duarte da Fonseca e de s.m. Maria Angélica; neta materna de José Oliva de Abreu e de s.m. Rosália Nunes Pais.

O que significa que casou com seu primo co-irmão António Augusto de Oliva Mendes.

Também fui em 2010 a Melo, gosto sempre de ver os locais onde viveram antepassados, pena estar um pouco degradada, e terem a Casa dos Condes de Melo completamente em ruínas.

Um abraço do primo por afinidade,
José

Resposta

Link directo:

RE: Ponty Oliva - Melo/Gouveia - Beira Alta

#296233 | roz | 01 fev 2012 21:52 | Em resposta a: #296144

Boa noite Primo por afinidade!

Muito obrigada por mais um bocadinho do "quebra-cabecas". Parentescos ja sao confusos de si e entao quando se casam entre primos mais dificil se torna mas agora ja comecam a fazer mais sentido.

No segundo paragrafo, creio que queria dizer Maria EMILIA da Fonseca Oliva e nao Maria Amalia, a que era filha de Manuel Duarte da Fonseca, nao 'e? Ou sera' que eles tiveram tambem uma filha M.a Amalia como a mae? Isto dos nomes repetidos nao ajuda nada!

Abracos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#325779 | PSacadura | 20 mar 2013 12:59 | Em resposta a: #203047

Caro José Huet de Bacelar,

O meu nome é Pedro Maria de Sacadura Botte, Sou bisneto de Theodorico César de Sacadura Botte, irmão da Avó Glória da sua mulher. Estou muito interessado no lado Oliva, de que sei muito pouco, e gostaria de saber se é possível entrar em contacto consigo para poder ficar a saber mais sobre esta familia.

Muito obrigado.
Cumprimentos

Pedro Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#326471 | roz | 31 mar 2013 02:59 | Em resposta a: #325779

Caro Pedro de Sacadura Botte,

Nao tenho muito sobre os Oliva que procura por serem so' colaterais meus mas envio-lhe o que tenho.

Dos registos paroquiais da igreja de St. Isidoro, Melo (Gouveia) tirei este casamento:
A 16 de Julho de 1770, Manuel de Abreu Oliva e Sousa, filho legitimo de Joao de Sousa Oliva e de Maria de Abreu casou com Maria Luisa de Carvalho e Albuquerque, filha legitima de Joao de Carvalho e Albuquerque e de Maria Rosa de Pina, todos de Melo.
Filho :
- Jose Oliva de Abreu Carvalho e Albuquerque, natural de Melo, que aparece nos registos dos filhos como doutor e casado com Rosalia Baptista Pais, natural de Figueiró da Serra.
Filhos (pelo menos estes) :

Gemeos : Jose e Maria baptisados em Melo a 1 de Janeiro de 1818 (creio que nasceram a 24 Nov. 1817)

Ana nascida (ou baptisada) a 31 de Outubro de 1821

Antonio Oliva de Abreu - aparece como padrinho do sobrinho Teodorico.

Jose Oliva de Abreu (o gemeo acima) faleceu em Figueiró a 20 Jul 1865 (assento N.o 29 por estar fora da data, deveria ter sido o N.o 15) casado com Victoria Odilia Mendes Pires, natural de Figueiró da Serra, nasc. a 29 de Janeiro de 1816 (bpt. 8 Fev.) filha de Jose Pires Ferreira do mesmo lugar (estes Pires Ferreira 'e que sao o meu ramo) e de Victoria Mendes natural de Folgozinho.
Victoria Odilia faleceu em Figueiro' a 30 Abr 1869 (fl. 2, N.o 4). Moravam na Rua do Hospital.
Filhos:
- Antonio Augusto Oliva Mendes, nasc. c. 1840, casou c/ sua prima Maria Emilia da Fonseca Oliva, nat. de Celorico da Beira. C.G.

- Teodorico Cesar Oliva Mendes, nasc. a 19 Jan 1844, bpt. 18 Fev. seguinte em Melo (fl. 85v). Foram seus padrinhos Francisco Caetano das Neves e Castro Jr. e D. M.a Lutegarda da Costa Cabral e Castro residentes em Travanca de S. Tome' e com procuracoes destes tocou Antonio Oliva de Abreu e Maria Amalia Oliva, tios do baptisado. Foi cirurgiao e casou c/ sua prima Maria da Gloria da Costa e Silva.

- Eduardo Oliva Mendes nasc. 20 Fev. 1855, bpt. 14 Mar. em Figueiró, casou a 18 Set 1922 com Maria da Luz Albuquerque. Faleceu a 22 Set. 1926 em Figueiro' onde esta' sepultado.

O resto que sei ja esta' aqui nas outras mensagens deste topico. 'E muito provavel que consiga recuar mais pois ha livros so que nao estao ainda disponiveis on-line. Quando ha uns anos pesquisei fui a um centro dos Mormons ver os filmes.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#326597 | jhuet | 02 abr 2013 19:09 | Em resposta a: #325779

Caro Pedro

As minhas desculpas por só hoje lhe responder, mas não tenho vindo ao Forum e por qualquer anomalia também não recebi qualquer notificação da sua mensagem.
Não sei de qual dos netos do tio César é filho, lembro-me de ter na Curia conhecido e falado com dois (João e Maria Luísa).
Não tenho ainda muita coisa sobre os Oliva, mas já consegui alguma coisa, que terei todo o gosto em lhe enviar.
O meu email é: josepontohuetarrobagmailpontocom, depois mando-lhe o contacto telefónico por lá.

Um abraço
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#328233 | PSacadura | 29 abr 2013 17:33 | Em resposta a: #326471

Cara Rosário

Muito obrigado por toda a sua informação. Vou ler com toda a atenção, e já vi, numa primeira leitura, muitas coisas que não sabia.
Muito obrigado pela rápida resposta, e peço-lhe que desculpe a demora da minha.

Cumprimentos

Pedro Maria de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349157 | MJ | 11 ago 2014 19:25 | Em resposta a: #203026

Boa tarde,

Li, com a maior atenção,as mensagens deste tópico e surgiram-me diversas questões. Peço pois a vossa ajuda para tentar esclarecer as minhas dúvidas.

"Jose Oliva de Abreu faleceu em Figueiró a 20 Jul 1865 casado com Victoria Odilia Mendes Pires, natural de Figueiró da Serra, nasc. a 29 de Janeiro de 1816
(bpt. 8 Fev.) filha de Jose Pires Ferreira do mesmo lugar e de Victoria Mendes natural de Folgozinho.
Filhos:
- Antonio Augusto Oliva Mendes, nasc. c. 1840, casou c/ sua prima Maria Emilia da Fonseca Oliva, nat. de Celorico da Beira. C.G."

Questão 1:
A 20 de Maio de 1822 na freguesia de São Julião de Gouveia, casou João Arsénio Júdice Biquer com Maria Victoria, natural de Folgosinho , viuva de José Velozo.(livro misto)
Ela, filha de Manuel Mendes, natural de Gouveia e de D. Luisa Furtado, natural de Folgozinho.Foram testemunhas os Reverendos Luís Mendes e António Mendes.

José Velozo poderá ser Jose Pires Ferreira?

Questão 2:

João Arsénio Biquer e Maria Victória têm, pelo menos, três filhas. Uma delas, Victória, é baptizada a 10 de Dezembro de 1824,na paróquia de São Julião,Gouveia
Pai: João Arsénio Biquer – natural da cidade de Vila Nova de Portimão
Mãe: D. Maria Victória – natural de Folgosinho
Avô paterno: António Pedro Biquer – natural de Vila Nova de Portimão
Avó paterna: D. Maria Libânia Júdice – natural de S. Bartolomeu de Messines
Avô materno: Manoel Mendes – natural de Gouveia
Avó materna: Luiza Furtado – natural de Folgosinho
Padrinho: Francisco Carvalho
Madrinha: D. Victória Josefa (mulher de Francisco de Carvalho)
Por procuração: Reverendo Luís Mendes e Padre António Mendes

Esta Victória casa com seu primo José Júdice Biquer e surge no registo de baptismo de seu filho, Paulo, como sendo Victória Miquelina Mendes Biquer

Paulo
Baptizado em 28 de Novembro de 1841 – paróquia de São Julião de Gouveia
Pai: José Júdice Biquer, natural da cidade de Leiria
Mãe: D. Victória Miquelina Mendes Biquer, natural de Gouveia
Avô paterno: Paulo Maria Júdice Biquer, natural de Vila Nova de Portimão
Avó paterna: D. Ana Augusta Torres Biquer, natural de Almeida
Avô materno: João Arsénio Júdice Biquer, natural de Vila Nova de Portimão
Avó materna: D. Maria Victória Mendes Biquer, natural de Gouveia
Padrinho: Reverendo Manoel António da Fonseca Jorge, natural de Vinhó
Madrinha: D. Maria da Glória Biquer, natural da cidade de Leiria

Assim, Victoria Odilia Mendes Pires e Victória Miquelina Mendes Biquer, seriam ambas filhas de Victória Mendes mas de pais diferentes, certo?


Questão 3:

A 19 de Maio de 1842, é baptizado António (nascido a 28/3/1842) filho legítimo de José Oliva de Abreu, natural de Melo e D. Vitcória Mendes de Carvalho,
natural de Figueiró da Serra. Neto paterno do Dr. José Oliva de Abreu e de sua mulher D.Rosalina Nunes Pais Saraiva e materno de José Pires Ferreira,
natural de Figueiró da Serra e de Victória Mendes, natural de Folgozinho.

É referido neste forum que "Antonio Augusto Oliva Mendes, nasc. c. 1840, casou c/ sua prima Maria Emilia da Fonseca Oliva, nat. de Celorico da Beira. C.G."

Poderá serAntonio Augusto de Oliva Mendes? As datas não coincidem.

Questão 4:
A 20 de Maio de 1838, em São Julião de Gouveia, é baptizada, D. Maria filha de José António Mendes Duarte, de Folgosinho e de Maria Benedita da Costa e Silva.

Algum dado sobre D. Maria?

Com os melhores cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349164 | jhuet | 11 ago 2014 23:05 | Em resposta a: #349157

Boa noite,

Depois de ter comparado os seuss dados com os que possuo, passo a responder às suas questões:

Questão 1 e 2:

José Veloso não pode ser o José Pires Ferreira (1777-1849), casado em 1812/3 com Vitória Mendes.

Julgo que a Maria Vitória e Vitória são irmãs, filhas de Manuel Mendes e de Luísa Furtada.

Apesar de não ser vulgar poderia haver duas irmãs com o mesmo nome, isso aconteceu também nos Sacadura Batte em que houve dois irmãos de nome João, ambos cassados e com geração.

Questão 3:

O António Augusto nascido a 28 de março de 1842, é o mesmo que é referido no Geneall como nascido cerca de 1840, casado com sua prima co-irmã Maria Emilia da Fonseca Oliva, de quem descendem os Ponty Oliva.

Questão 4:

A Maria baptizada em 1838, julgo que deve ser a Maria Emilia Mendes da Costa e Silva, falecida solteira.

Melhores cumprimentos,

José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349165 | JMSA | 11 ago 2014 23:23 | Em resposta a: #203026

Boa noite,
Sabe a ascendência de Maria Emilia da Fonseca Oliva e o parentesco com o marido?
Muito obrigado.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349166 | MJ | 12 ago 2014 00:14 | Em resposta a: #203026

Boa noite, José Huet Bacelar

Muito obrigada pelos seus esclarecimentos.
Nesse caso, Victoria Odilia Mendes Pires e Victória Miquelina Mendes Biquer eram primas.
Victoria Odilia Mendes Pires aparece, no registo de baptismo de António, como Victória Mendes de Carvalho, conhece alguma razão?
Esta questão prende-se com a existência de um meu antepassado, Joaquim Mendes de Carvalho.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349167 | MJ | 12 ago 2014 00:21 | Em resposta a: #203026

Boa noite, JMSA

Lamento mas não tenho nada sobre essa senhora. As minhas pesquisas incidem sobre Mendes Carvalho, Mendes Belo e Júdice Biker.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349187 | jhuet | 12 ago 2014 20:47 | Em resposta a: #203026

Boa noite

Maria Emília da Fonseca Oliva, nasceu em Celorico da Beira, era filha de Manuel Duarte da Fonseca, cirurgião, natural de Celorico da Beira, e de sua mulher Maria Amália Oliva; neta paterna de Dr. Manuel Duarte da Fonseca, e de sua mulher D. Maria Angélica; neta materna de José Oliva de Sousa Abreu Carvalho e Albuquerque, bacharel em Leis, natural de Melo, e de sua mulher D. Rosália Nunes Pais, natural de Figueiró da Serra.
Como já havia dito casou com seu primo co-irmão António Augusto de Oliva Mendes.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349189 | jhuet | 12 ago 2014 20:55 | Em resposta a: #203026

Boa noite

Não faço ideia do porquê de Vitória Odília passar a usar Mendes de Carvalho, ou Mendes Pires de Carvalho, na ascendência que conheço dela não surge nunca o apelido Carvalho.
Tem estudada a filiação de Manuel Mendes Duarte e de Luísa Furtada?
Talvez esteja aí a ligação aos Carvalho.
Pela sua mensagem verifico que os Mendes Belo, também são descendentes do referido casal, e desconhecia essa ligação, ficando explicada a razão que o casamento da avó Ascensão Mendes Oliva tenha sido celebrado pelo cardeal Mendes Belo.
Se me poer facultar a ligação aos Mendes Belo ficar-lhe-ia grato.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349197 | JMSA | 13 ago 2014 00:17 | Em resposta a: #203026

Muito obrigado pela sua resposta, estes dados ainda nao constam aqui no Geneall.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349199 | MJ | 13 ago 2014 01:31 | Em resposta a: #203026

Boa noite,

Muito obrigada pela resposta.
Não tenho nada sobre a filiação de Manuel Mendes Duarte e de Luísa Furtada...as minhas pesquisas estão muito no início, sou completamente novata nestas andanças e os livros disponíveis online, referentes ao distrito da Guarda, são poucos.
Lamento se o induzi em erro e o levei a pensar que já tinha conseguido estabelecer relação entre os Mendes Belo e o referido casal. Se isso vier a acontecer terei todo o gosto em lhe transmitir a informação.
Pessoalmente interessam-me os apelidos Mendes Carvalho e Mendes Belo porque um meu bisavô era António Mendes Belo, filho de Joaquim Mendes de Carvalho e de Maria Emília Mendes Belo.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349244 | graça58 | 14 ago 2014 08:56 | Em resposta a: #203026

Bom dia
Por acaso não me saberá dizer se haverá algum livro sobre as famílias de Figueiró da Serra? Tenho antepassados desse sítio, como por exemplo da família Pais.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349262 | MJ | 14 ago 2014 19:16 | Em resposta a: #203026

Boa tarde,

No livro misto 1717 a 1831 (imagem 109), São Julião, Gouveia pode ler-se o registo de casamento de José Mendes do bairro do Outeiro, filho legítimo de António Mendes, natural do Sobral de Vila Nova do Reguengo, bispado de ? e de Isabel Gomes Pratta?(Guerra?) desta vila e freguesia, moradores no bairro do Outeiro, com Victoria Duarte filha legítima de João Duarte e de Isabel Gomes do lugar de São Paio deste bispado.
Ainda no mesmo livro (imagem 31) pode ler-se o registo de baptismo de Manuel, baptizado a 30 de Setembro de 1747
Pai: José Mendes, Gouveia
Mãe: Victoria Duarte, Gouveia
Avô paterno: António Mendes, Sobral de Vila Nova do Reguengo
Avó paterna: Isabel Gomes
Avô materno: João Duarte, lugar de São Paio, Gouveia
Avó materna: Isabel Gomes, Gouveia
Num outro livro encontrei ,no registo de baptismo de Anselmo, baptizado a 3 de Maio de 1775, os padrinhos foram José, filho do capitão José Mendes, e sua mãe Victoria Duarte.
Tive alguma dificuldade na leitura de algumas palavras mas no geral a informação que aqui transmito está correcta.Há a possibilidade de estes serem os pais de Manuel Mendes Duarte, o que acha?

Cumprimentos

MJ




Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349263 | MJ | 14 ago 2014 19:17 | Em resposta a: #203026

Boa tarde, Graça Teixeira

Pela minha parte lamento não a poder ajudar mas desconheço se existe algum livro sobre o que pretende.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349280 | roz | 15 ago 2014 13:34 | Em resposta a: #203026

Caro/a MJ

Victoria Odilia Mendes Pires (ou tambem Pires Mendes) so passou a usar Carvalho (e ate Carvalho e Albuquerque) depois de ter casado com Jose Oliva de Abreu cujo pai era o Dr. Jose Oliva de Abreu Carvalho e Albuquerque (que nem sempre usava). Estes 2 ultimos apelidos vinham de sua mae Maria Luisa de Carvalho e Albuquerque (todos eles da vila de Melo). Por qualquer razao Victoria tera' gostado mais destes apelidos do que "Oliva de Abreu"!!

Assim, provavelmente, este apelido "Mendes Carvalho" nao sera' o que procura. Se lhe puder ser util estou ao seu dispor.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349282 | roz | 15 ago 2014 13:44 | Em resposta a: #203026

Cara Graça

Fiquei interessada ao ver que tem antepassados de Figueiro' da Serra. Fora os "Pais" que nao sao meus, que outros apelidos tem de la'? Eu tenho um ramo bastante grande com Pires, Matias, Coelho, Rodrigues, Ferreira, etc. Talvez fosse interessante tracarmos informacoes.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349321 | MJ | 16 ago 2014 21:30 | Em resposta a: #203026

Cara Rosário

Muito obrigada pela sua resposta. Também penso que não haverá ligação mas veremos. Leu o que escrevi sobre Manuel Mendes Duarte?Não tem dados que o confirmem? Obrigada também pela sua disponibilidade.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349325 | roz | 16 ago 2014 22:48 | Em resposta a: #203026

Boa noite

Nao tenho mais informacoes sobre o Manuel Mendes Duarte e Luisa Furtado ('as vezes Furtada) pois so cheguei a ele atraves dos assentos de baptismo dos netos, filhos da Victoria Mendes e de Jose' Pires Ferreira (meu tio-trisavo). Se a memoria nao me falha o casal Manuel e Luisa esta' aqui na Geneall mas so' se pode ver se tiver acesso ao Genea Plus. Quando antigamente nao havia essa restricao creio te-los visto. Se tem acesso procure aqui.
Fora a Victoria Mendes eles tiveram tambem um filho, José António Mendes Duarte, de Folgosinho, casado com Maria Benedita da Costa e Silva que tambem estao aqui. Pode ser que tenham os ascendentes de Manuel.

Para se orientar quanto a datas digo-lhe que a Victoria Mendes deve ter casado por volta de 1811 a 13 pois o 1.o filho nasceu em Junho de 1814 em Figueiro' da Serra. Nao tenho esse casamento porque os registos de Folgosinho para essa data nao estao on-line. Assim, ha possibilidades de que o Manuel que encontrou baptisado em 1747 seja este.

Boa sorte com as pesquisas e se chegar a confirmar agradeco que me diga.

Cumprimentos.
Rosario



Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349330 | MJ | 17 ago 2014 01:11 | Em resposta a: #203026

Obrigada e assim farei.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349331 | PSacadura | 17 ago 2014 01:27 | Em resposta a: #203026

Cara Rosário,

Como está?

Relativamente a José Pires Ferreira, que julgo ser irmão dum seu antepassado, sei que era filho de José António Pires Coelho e Francisca Ferreira; neto paterno de Manuel Pires Coelho e Maria Rodrigues, neto materno de Francisco Ferreira e Josefa Rodrigues. Isto acrescenta alguma coisa ao que sabe, ou tem mais informação do que isto?

Para além disso, ande mais umas gerações para trás do lado Oliva de Abreu, se lhe interessar!

Cumprimentos,
Pedro Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349356 | MJ | 18 ago 2014 03:56 | Em resposta a: #203026

Boa noite,

Nas minhas leituras encontrei o o registo de baptismo que aqui resumo e que eventualmente poderá interessar.

São Pedro, Gouveia

Baptismo de Alexandre a 22 de Janeiro de 1823

Pai: Sebastião Oliva de Carvalho, natural de Melo
Mãe: Maria Elvira, natural de Trancoso
Avô paterno: Manoel de Abreu Oliva e Souza, natural de Melo
Avó paterna: Maria Luiza de Carvalho, natural de Melo
Avô materno: Manoel José Pereira do Amaral, natural de Trancoso
Avó materna: Bernarda Jerónima de Almeida, natural de Trancoso
Padrinhos: Reverendo Alexandre Pereira do Amaral e Anna Augusta Pereira, naturais de Trancoso
e tios maternos do baptisado porém o Doutor José Oliva de Carvalho tocou por procuração autêntica.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349358 | graça58 | 18 ago 2014 09:43 | Em resposta a: #203026

Olá Rosário
Os dados que eu tenho são:
António Pais(nasceu em 1813), filho de José Pais e de Maria Rodrigues, casou com Maria Antunes (n.1822 de Fernão Joanes).
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349390 | roz | 19 ago 2014 00:08 | Em resposta a: #203026

Caro Pedro Sacadura Botte

Ca' nos encontramos novamente!
Antes de mais quero pedir imensa desculpa por um erro que cometi na minha mensagem acima #326471 de 31 Mar 2013 'as 02:59. A data do casamento de Manuel Abreu Oliva e Sousa e de Maria Luisa de Carvalho e Albuquerque esta' errada. A correcta 'e 16/7/1780. Ver: http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807103 TIF. 192. (Livro Misto de Melo, fl. 189).

Quanto a Jose' Pires Ferreira, era de facto irmao do meu trisavo Manuel. Os ascendentes que menciona estao correctos e tenho muitas mais geracoes. Vou por a informacao em ordem e voltarei aqui com os dados que de momento estao em "rascunho".

Sobre os Oliva de Abreu tenho : Jose' Oliva de Abreu > Dr. Jose' Oliva de Abreu Carvalho e Albuquerque > Manuel Abreu Oliva e Sousa > Joao de Sousa Oliva. Todos com as respectivas esposas conforme a referida mensagem. Se o Pedro vai alem destes agradecia que me dissesse.

Repare na mensagem enviada pelo/a participante MJ logo a seguir 'a sua, onde nos da' os dados de baptismo de um Alexandre em 22/1/1823. Como ve, o pai dele (Sebastiao) era irmao do Dr. Jose' O. de A. C. e Albuquerque.

Os meus cumprimentos.
Rosario




Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349396 | PSacadura | 19 ago 2014 01:57 | Em resposta a: #203026

Cara Rosário,

É verdade, cá estamos! Obrigado pela correcção. Eu até já tinha andado à procura do registo de casamento, mas atribuí o não ter encontrado a incompetência minha. Assim já fico mais descansado!

Ficar-lhe-ia muitíssimo agradecido se pudesse mandar-me o que tem para trás destes antespassados que eu disse. Quanto aos Olivas, tenho mais uma ou duas gerações do que isso, consoante os lados, que lhe vou expor aqui, desta maneira que, não sendo a mais fácil de ler, é a mais fácil descrever aqui:

1-José Oliva d'Abreu Carvalho e Albuquerque

2-Manuel d'Abreu Oliva e Sousa
3-Maria Luísa de Carvalho e Albuquerque

4-João de Sousa Oliva
5-Maria Josefa d'Abreu Cardoso
6-João de Carvalho e Albuquerque
7-Maria Rosa de Pina

8-João de Sousa Oliva (natural do Tojal, local de origem da já documentada família Oliva e Sousa)
9-Maria de Santiago
10-Isidoro d'Abreu Cardoso
11-Ana Martins da Cruz
12-Constantino de Carvalho e Albuquerque
13-Inês de Sequeira e Figueiredo(ou Figueiredo e Sequeira, aparece de ambas as formas)
14-Manuel da Costa Craveiro
15-Rosa Maria de Pina

...
20-Inácio Jorge Cardoso
21-Francisca d'Abreu
22-João Martins da Crz
23-Clara Conde
...
28-Manuel da Costa
29-Maria Craveiro
30-Manuel de Pina
31-Maria de Santiago

Isto é o que tenho até agora. Pelo menos de Isidoro d'Abreu Cardoso devo vir a saber os avós mais tarde ou mais cedo, sendo que foi Familiar do Sano Ofício e portanto devem constar do processo dele.

Mas por agora é isto. Espero que sirva para alguma coisa!

Cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349397 | PSacadura | 19 ago 2014 02:00 | Em resposta a: #203026

Cara Rosário,

Mas uma nota: reparei agora que não registo de casamento de Manuel e Maria Luísa fala em consanguinidade. Possivelmente seria pelo lado Santiago, que ambos tinham?

Pedro

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349407 | roz | 19 ago 2014 15:11 | Em resposta a: #203026

Caro Jose', como vai?

Venho pedir-lhe imensas desculpas por te-lo induzdo em erro ha' varios anos!! Ainda bem que este topico voltou ao activo pois dei-me conta da falta grave que cometi quando lhe dei o casamento de Manuel Abreu Oliva e Sousa com Maria Luisa de Carvalho e Albuquerque. Errei no ano. A data correcta 'e 16/7/1780. Ver: http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807103 TIF. 192. (Livro Misto de Melo, fl. 189).

Ja' agora, e 'a laia de "compensacao" dou-lhe uma irma~ de Maria Luisa! http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807103 TIF. 176
"A 15/3/1769 casou Teresa Leonor de Carvalho, (filha do terceiro matrimonio de Joao de Carvalho e Albuquerque com Maria Rosa de Pina), com Manuel da Cunha, (filho de Teotonio da Cunha e sua mulher Maria Rodrigues, naturais da freguesia de S. Juliao, Gouveia)".

Imagino que ja reparou na mensagem #349356 escrita por MJ a 18 Ago 2014 'as 03:56. Sebastiao Oliva de Carvalho (pai do baptisado) 'e irmao do Dr. Jose Oliva de Abreu de Carvalho e Albuquerque. A "arvore" vai crescendo!

Uma vez mais as minhas desculpas e desejos de uma boa semana.
Um abraco.
M.Rosario


Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349420 | roz | 19 ago 2014 23:48 | Em resposta a: #203026

Caro/ a MJ

Obrigada pelo registo de Alexandre. Desconhecia a existencia de seu pai Sebastiao.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349425 | roz | 20 ago 2014 01:12 | Em resposta a: #203026

Caro Pedro

Agradeco os dados adicionais que me enviou. 'E util ter a informacao pois numa vila pequena 'e possivel que encontre outras ligacoes.

Ca' estou de volta com o resto da informacao. Tambem eu nao gosto muito deste sistema de inumerar os antepassados mas realmente quando a quantidade 'e grande torna-se preferivel. Entao aqui vai e espero desta vez nao ter feito erros......

1. Jose Pires Ferreira, n. 4/4/1777, bp. 21/4/1777, fal. 20/1/1849 em Figueiro' da Serra; proprietario, fora o meu trisavo, tinha 2 irmaos padres, 3 irmas que nao casaram e mais 2 que faleceram criancas; c/c Victoria Mendes cerca de 1812/13.

2. Jose Antonio Pires Coelho n. 27/5/1746, bp. 3/6/1746, fal. 16/10/1792, Figueiro' da Serra; casou c. 1770 c/
3. Francisca Ferreira, bp. 27/3/1752, Melo, fal. 10/9/1839, Figueiro' da Serra.

4. Manuel Pires Coelho, bp. 23/3/1707, fal. 9/12/1772, Figueiro' da Serra; casou c. de 1735 c/
5. Maria Rodrigues, n. 11/11/1714, bp.18/11/1714, Prados, Celorico da Beira; fal. 10/5/1761, Figueiro'.
6. Francisco Ferreira, bp. 26/11/1710, fal. 18/7/1758, Melo; casou 13/8/1730 em Melo com
7. Josefa Rodrigues (Roiz) Mendes, nas. c. de 1712, fal. 8/8/1758, Melo, (3 semanas depois do marido).

8. Manuel Roiz Pires (Pires Matias), bp.13/2/1678, fal. 1/8/1741, Figueiro' da Serra; casou 26/9/1701 c/
9. Maria Coelho, bp. 25/12/1676, fal. 28/9/1733, Figueiro' da Serra.
10. Joao Rodrigues (Roiz Matias/Rodrigues Pires), bp. 6/7/1679, fal. 22/9/1741, Figueiro' da Serra; c/c
11. Maria Rodrigues (Maria Joao/Ana Joao/Ana Rodrigues) n. em Prados, Celorico da Beira.
12. Manuel Roiz Filipe, nat. de Lobelhe do Mato?, casou a 21/7/1697 em Melo, com
13. Mariana Ferreira, fal. 26/11/1725 em Melo.
14. Domingos Rodrigues (da Gaspar de alcunha), n. cerca 1675/80 em Melo; casou cerca 1700 com
15. Maria Gaspar (Roiz), fal. 30/9/1739 em Melo.

16. Lourenco Roiz, fal. 16/10/1704 em Figueiro' da Serra; casou com
17. Maria Fernandes, natural de Cortiçô, Celorico da Beira.
18. Manuel Coelho, nat. de Muxagata, Fornos de Algodres, casou a 23/9/1675 em F. da S. com
19. Maria da Costa, bp. 7/11/1656, fal. 19/9/1685, F. da S.
20. Matias Pires, (Juiz da Igreja), bp. 25/2/1630, fal. 5/9/1693, Figueiro' da Serra; casou 24/2/1661, Linhares c/
21. Francisca Rodrigues, nat. de Linhares. (a certa altura moraram na Quinta de St. Amaro, Linhares)
22. Francisco Lopes Louro, fal. em Prados 10/2/1702, casou em Prados a 23/2/1653 c/
23. Maria Joao, fal. 4/2/1698 em Prados, Celorico da Beira.
24. Filipe Rodrigues, casou em Melo c/
25. Maria Rodrigues.
26. ----
27. ----
28. ----
29. ----
30. Gaspar Lopes (Fernandes), fal. antes de 1726, Melo, casou c/
31. Catarina Mendes, fal. 24/9/1726 em Melo.
32. ----
33. ----
34. ----
35. ----
36. Manuel Coelho (Senior), morador na freguesia S. Miguel, Muxagata, Fornos de Algodres; casado c/
37. Maria Tenreira
38. Jose' da Costa, nat. de Mesquitela, casou em Figueiro' da Serra a 18/9/1651 c/
39. Natalia Esteves, fal. a 19/5/1681 em F. da S.
40. Gaspar Pires, fal. 20/7/1664 em F. da S., casou a 10/10/1614 c/
41. Maria Joao
42. Bartolomeu Pires, de Linhares, casado c/
43. Maria Fernandes, de Linhares.
44. Domingos Francisco nat. de Prados. c/c
45. Domingas Afonso (?)
46. Joao Preto, fal. em Prados a 24/3/1642, casou em Prados a 29/11/1630 c/
47. Ana Joao
48. ----
49. ----
50. ---- etc., etc. - nao tenho mais geracoes dos outros, fora os pais do N.o 46. Joao Preto, que sao outro Joao Preto falecido em Prados a 9/5/1635 e era casado c/ Isabel Joao falecida a 5/4/1652.


Por acaso encontrei o casamento de uma irma~ de Maria Luisa Carvalho e Albuquerque! Por este registo fica-se a saber que Joao de Carvalho casou 3 vezes. http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807103 TIF. 176
"A 15/3/1769 casou Teresa Leonor de Carvalho, (filha do terceiro matrimonio de Joao de Carvalho e Albuquerque com Maria Rosa de Pina), com Manuel da Cunha, (filho de Teotonio da Cunha e sua mulher Maria Rodrigues, naturais da freguesia de S. Juliao, Gouveia)".

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349472 | roz | 22 ago 2014 10:22 | Em resposta a: #203026

Cara Graca

Lamento mas nao tenho informacao sobre esses nomes. Contudo lembro-me de que havia pelo menos uma familia Pais (Paes). Os livros que lhe poderiam interessar para o baptismo/casamento dos seus antepassados infelizmente ainda nao estao on-line mas se eles tiveram filhos em Figueiro' da Serra, talvez os encontre aqui http://tombo.pt/f/gva05 pois ha os baptismos de 1833 a 1859.

Outra maneira de pesquisar seria visitar um Centro de Familia da Igreja Mormon perto da sua morada onde pode acessar todos os microfilmes ou entao na Torre do Tombo em Lisboa.

Envio tambem um link sobre Figueiro' da Serra que talvez goste de ver no caso de ainda nao conhecer. http://www.figueirodaserra.com/Aldeia.htm

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349479 | PSacadura | 22 ago 2014 12:21 | Em resposta a: #203026

Cara Rosário,

Muito obrigado por isto, realmente tem muito mais desenvolvido do que eu!

Vou já acrescentar à minha árvore, ficando com este ramo bem mais composto!

Já agora, se houver mais alguma coisa em que a possa ajudar, diga.

Muito obrigado

Pedro

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349480 | PSacadura | 22 ago 2014 12:26 | Em resposta a: #203026

Já agora, terá este algo a ver com os nossos?

"Fernando Pires Ferreira (Pifer)

Este figueiroense, podemos dizer que foi uma figura carismática que à sua maneira não passou despercebida na vida da nossa aldeia. A mim pessoalmente, como meu padrinho de baptismo, marcou-me pela maneira carinhosa e amiga com que sempre me tratou, só tenho pena de nos ter deixado tão prematuramente.
Foi um individuo com um sentido empresarial bastante desenvolvido, talvez um pouco avancado para a sua época, foi dos primeiros e dos poucos, por exemplo, a ter telefone em Figueiró, tinha diferentes mercadorias que vendia com a sua marca pessoal, mais célebres seriam os seus relógios (Pifer, abreviatura de Pires Ferreira).
Recordo-me da sua alegria de estar na vida, bem disposto e por vezes um pouco polémico, deixou-nos uma frase (entre outras) que ficou célebre e apareceu escrita no muro do Cimo do Lugar: " Hoje haverá selos? "
Curiosamente, se repararem na foto ao lado (num dia de Carnaval), por detrás do Fernando aparece uma outra figura, também ela bastante notada no dia a dia de Figueiró, trata-se do Afonso (Belão)."

Retirado de "figuras típicas" de Figueiró.

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349481 | graça58 | 22 ago 2014 12:31 | Em resposta a: #203026

Cara Rosario
Muito obrigada pela sua resposta. Entretanto sei que os pais de António Pais se casaram em 1809 (José Pais e Maria Rodrigues. José Pais (baptizado 02.02.1784) era filho de António José Pais (baptizado 11/09/1734) e de Ana Maria Pinheiro. Maria Rodrigues era filha de pai incógnito e de Maria Rodrigues ou Maria Bicho.
Vou vou os sites que me enviou.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#349554 | roz | 25 ago 2014 15:19 | Em resposta a: #349480

Ola' Pedro

Claro que nao posso garantir, mas nao creio. Eventualmente podera' ser parente pelo "Pires" mas o "Ferreira" deve ser outro. Os nomes que lhe enviei sao dos nossos ascendentes directos mas tenho os irmaos, tios e primos da maior parte, o que me deixou chegar a certas conclusoes.

Como viu os Pires eram de Figueiro' da Serra e os Ferreira eram de Melo e so' se juntaram com o casamento do Jose Antonio Pires Coelho com a Francisca Ferreira. Estes tiveram ao todo 9 filhos e os unicos com decendencia foi o "seu" Jose e o "meu" Manuel. Um rapaz e uma menina morreram criancas, 2 foram padres (Antonio e Francisco) e as outras 3 raparigas morreram solteiras.

Do seu ramo Jose' e Victoria houve 8 filhos (Antonio Francisco, Victoria Odilia, Maria Maxima, Rosa, Francisca, Rosalia, Joaquina e Jose' Maria Pires Mendes ou Mendes Pires conforma assinavam) mas Antonio Francisco casou e nao teve filhos e portanto a unica descendencia vem pela Victoria Odilia casada com Jose Oliva de Abreu. Como ve por esse lado perdeu-se o "Pires Ferreira".

Pelo meu trizavo Manuel o apelido ainda existe mas nao na Beira. Manuel era o irmao mais novo e tambem estudou para padre mas contra vontade. Estava para ordenar-se por alturas da ultima invasao francesa e aproveitou a "confusao" para fugir para Cabo Verde (Ilha da Boavista) onde um primo dele dos "Ferreira" de Melo era o Capitao-Mor da ilha. Casou com uma neta desse primo e tornou-se agricultor com propriedades em varias ilhas mas vivendo sempre em St. Antao. Teve 13 filhos sendo a mais nova mae da minha avo materna que casou e foi para Lisboa. Dos 13 filhos ha inumera descendencia tanto em Cabo Verde como em Portugal e muitos ainda continuam com o mesmo apelido.
E tudo isto para demonstrar que nao creio que hoje existam Pires Ferreira dos nossos em Figueiro'!!!

Em 2010 visitei Melo e Figueiro'. Ai' encontrei no cemiterio uma campa/jazigo com 9 parentes e tirei fotografias. De memoria so me recordo do P.e Francisco, Maria Maxima, Eduardo Oliva Mendes e uma Joaquina Mendes que seria irma de Victoria Mendes.

So' por acaso nao sabe quando e onde faleceu o Dr. Teodorico Cesar de Oliva Mendes (pai de Maria da Ascencao Mendes Oliva)? E nao tera' nenhuma foto dele?

Cumprimentos.
Rosario



Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#384345 | MJ | 11 set 2017 22:40 | Em resposta a: #349420

Cara Roz,

Encontrei mais uma referência a Alexandre Pereira Oliva, filho de Sebastião Oliva de Carvalho.
Embora crendo que não tem grande interesse para si, aqui fica a informação:
https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=410916&FileID=207514 (número 16).

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#409934 | MJ | 25 nov 2018 22:13 | Em resposta a: #295812

Boa noite,
A quem possa interessar, o registo de casamento de José Oliva Mendes da Fonseca, natural de Melo, Gouveia, filho de António Augusto Oliva Mendes (Gouveia) e de Maria Emília da Fonseca Oliva (Linhares, Celorico da Beira) com Françoise Juliette Marguerite Ponty, natural de Toul, França, filha de Jules Ponty (Foug, França) e de Jeane Marguerite Eugenie Briquelt (Toul, França), encontra-se na 1.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, PT/TT/RC/CRCLSB1/002/00001, páginas 365 v e 366.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#409935 | MJ | 25 nov 2018 22:17 | Em resposta a: #409934

deverá ler-se Jeanne Marguerite Eugenie Briquelet

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#410562 | MJ | 17 dez 2018 23:40 | Em resposta a: #349164

Boa noite,

D. Maria Vitória Mendes (filha de Manuel Mendes e de Luísa Furtada) casou com José Veloso de Albuquerque Cabral e Castelo Branco (filho de Francisco de Albuquerque Xavier e de D. Maria Jacinta Campos de Sampaio e Castelo Branco) a 6 de Setembro de 1813 em Nespereira.
José Veloso faleceu a 26 de Janeiro de 1814, também em Nespereira.
D. Maria Vitória casa novamente a 20 de Maio de 1822 com João Arsénio Júdice Biquer em Gouveia

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Quinta da Ponte Pedrinha - Beira Alta

#437365 | PSacadura | 02 nov 2021 12:06 | Em resposta a: #203160

Cara Joana,

Não sei se ainda estará interessada neste assunto, mas penso que foi encontrado o parentesco entre os Costa Veiga e os Mendes Oliva (da Ponte Pedrinha) e Sacadura Botte (da Bica).

Se ainda for do seu interesse, diga-me.

Obrigado,
Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 02:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen