Câmara Eclesiastica de Lamego

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Câmara Eclesiastica de Lamego

#203199 | edvasconcelos | 15 jul 2008 00:10

Boa noite

Acabado de chegar de Lamego, decidi enviar a minha primeira mensagem a este fórum, com algumas informações e um pedido de ajuda.

Em primeiro lugar a informação de que o Sr. Henrique Eira voltou hoje ao trabalho no Arquivo da CEL após algumas semanas de ausência por motivos de saúde.

Em segundo, um resumo de algumas informações sobre a CEL e sua localização. Li nalguma mensagem deste fórum que a mesma se localizava junto à Sé Catedral, o que não é verdade. Para quem interessar, o Arquivo da CEL fica no Paço Episcopal que se localiza ao lado da Igreja de Almacave, por trás das instalações militares junto ao Mercado Municipal, a meio da subida da Sé (baixa de Lamego) para a Câmara Municipal (alta de Lamego)

Câmara Eclesisástica de Lamego - Arquivo Histórico
Sr. Henrique Eira - 254 612 147
Horário: 9:30-12:00 e 14:30-16:00 (mas normalmente fica aberto até às 16:30)
Rua das Cortes, nº 2


Finalmente um pedido, sobre Inquirições de Genere da Diocese de Lamego.

Alguém sabe de mais locais onde já se tenham encontrado Inquirições de Genere desta diocese? Em especial respeitantes a padres de paróquias de Castelo de Paiva. É que no ficheiro que o Sr. Henrique possui não me foi possível encontrar nenhum dos padres abaixo. E como a paróquia de Raiva pertencia por Couto à Universidade de Coimbra, onde estavam até há alguns anos atrás também os livros paroquiais ...

P.e Francisco Correia de Vasconcelos (nasceu a 23/04/1775 - Raiva)
P.e Francisco Correia de Sequeira (nasceu a 22/11/1736 - Raiva)
P.e Porfírio Correia de Sequeira Coelho (nasceu a 07/07/1686 - Raiva)
P.e Manuel Moreira (nasceu aprox. 1718 - Pedorido)

Desde já agradeço a ajuda. Obrigado.


Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiastica de Lamego

#203232 | clcastro | 15 jul 2008 12:53 | Em resposta a: #203199

Caro Eduardo,

Experimento o Arquivo Distrital de Braga. Está na Internet.


Cumprimentos,

Castro

Resposta

Link directo:

Câmara Eclesiástica de Lamego

#203274 | salen | 15 jul 2008 20:26 | Em resposta a: #203199

Caro Eduardo de Vasconcelos Cardoso,
Agora é de facto mais fácil chegar a Lamego.
Eu também gostaria de fazer uma visita ao AH da CEL, e finalmente ficar a conhecer os (registos dos) meus avoengos de Lamosa e Caria, e o arqui-conhecido de nome, e certamente com lugar garantido no panteão dos pesquisadores proto-lamecences, Sr Henrique Eira (cuja recuperação faço votos que seja total).
Diga-me por favor: o arquivo que visitou já é o novo? se não, sabe em que pé é que está a construção do novo Arquivo? a busca dos livros (encontrá-los nas prateleiras) é demorada? convém pedir com antecedência (1 dia, p.ex.) para dar tempo para que se encontre os livros?
Pergunto-lhe estas últimas porque há tempos li aqui que havia algumas dificuldades no armazenamento e organização, a que o dedicado Sr Eira não conseguia acudir.
Grato pelas informações que prestou e que possa acrescentar.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#203280 | edvasconcelos | 15 jul 2008 21:13 | Em resposta a: #203274

Boa tarde caro Victor Ferreira

Não sabia de nenhum projecto para um novo Arquivo da Câmara Eclesiastica de Lamego, nem o Sr. Henrique me falou disso.

Assim sendo concluo que visitei antigo arquivo, e quanto à busca o Sr. Henrique levou-me ao depósito (alguns pisos acima, com acesso directo por elevador), onde os livros se encontram dentro de pastas de Arquivo de cartão com a devida descrição por fora (freguesia e datas) ordenadamente. A procura não foi, portanto, difícil. Em 5/10 minutos é possível encontrar os livros que se pretendem. Os livros não possuem é cota, nem existe em listagem em papel para se que procurem antes de subir ao arquivo.

Agora, é obvio que as condições de arquivo não são as ideais. Mas depois de visitar e utilizar alguns arquivos oficiais fico com a ideia que em nenhum existem condições correctas de armazenamento e de consulta. Em algumas situações fiquei mesmo com a sensação de estar a cometer um crime só por estar a consultar livros no estado em que os encontrei e com os cuidados que me exigiram (que não foram nenhuns).

Já quanto às condições de consulta, essas sim é que são más. O Arquivo funciona também no espaço da Secretaria/Cartório da Diocese, onde trabalham o Sr. Henrique mais dois Padres Cónegos e onde se efectua atendimento ao público. Sobram 3 secretárias mesmo ao lado das dos funcionários, dentro do balcão, onde nos sentamos para efectuar as pesquisas. Ontem estavamos lá 4 pesquisadores, pelo que fiquei já sentado numa cadeira na ponta de uma das mesas. Tivesse chegado mais alguém e teria de ficar em pé ao balcão (tal como alguém já referiu algures neste fórum que acontecia)

De qualquer forma, consegui obter as informações que pretendia e as cópias (embora seja a 1EURO cada fotocópia). Já no Arquivo do Porto, onde me desloquei duas vezes no início de Junho, continuo a aguardar mês e meio depois que me enviem as fotocópias que requisitei (porque não as fazem no dia, porque o sistema informático falhou, porque não fotocopiaram tudo o que pedi, porque ... enfim, já nem posso ouvir mais desculpas) e que já paguei.

Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiastica de Lamego

#203281 | edvasconcelos | 15 jul 2008 21:17 | Em resposta a: #203232

Sim, por acaso já pesquisei lá os nomes, mas sem sucesso.

No entanto o Arquivo de Braga apenas deverá possuir os processos referentes a padres e freguesias da Arquidiocese de Braga, quando os processos que pretendo são de Diocese de Lamego. O que procuro é saber onde mais alguém já encotrou processos desta Diocese (Lamego).

De qualquer forma, obrigado pela sua resposta.

Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

Novo edifício do AH da CEL

#203290 | salen | 15 jul 2008 22:32 | Em resposta a: #203280

Caro E V Cardoso,
Grato novamente pela pronta e esclarecedora resposta.
O projecto existe, e segundo um confrade aqui no forum, iria adiantado.
Continuo a não perceber, melhor, a ter dificuldade em aceitar a ideia de mais um Arquivo novo que perpetua a fuga à lógica Distrital, e apego à lógica Diocesana (como o de Elvas). Ok, há sempre justificações: ele é a preponderância do critério 'Igreja' sobre o critério 'património público'; e ele é melhor ter as coisas separadas por que se há um azar, lá se vai tudo em fonecas; e enquanto vamos aos Arquivos, conhecemos o país; e ele é a descentralização; ... e rebéubéu, pardais ao ninho. Bom, paciência. Se tiverem boas instalações e a acessibilidade for boa, seja tudo pela glória do Senhor.
Até Lamego, ou até um dia destes nestas páginas.
Cumprimentos do Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#203312 | joaopaz | 16 jul 2008 09:55 | Em resposta a: #203280

Caro Eduardo de Vasconcelos Cardoso

A situação que relata do Arquivo do Porto, não é de certo, o Arquivo Diocesano, pelo que uma maior precisão na nomenclatura pode evitar algumas confusões.


Cordiais saudações,
João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#203315 | edvasconcelos | 16 jul 2008 10:30 | Em resposta a: #203312

Caro João Paz

Correctissimo. Referia-me sim ao Arquivo Distrital do Porto.
Peço desculpa pela imprecisão.

Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 13:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen