Mancebia com Padre

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Formação

Mancebia com Padre

#203540 | Francisco Silva | 18 jul 2008 14:25

O que poderia acontecer socialmente a uma mulher solteira que tivesse um filho de um padre, numa vila da beira baixa no século XVII?
E ao padre?
O registo dde baptismo da neta dessa mulher indica claramente o nome dos avós, e identifica-os como mulher solteira e padre.

Resposta

Link directo:

RE: MANCEBIA COM PADRE

#203549 | Conde | 18 jul 2008 15:19 | Em resposta a: #203540

Muitas delas subiam de nível social e casavam depois. O pior que há é pensar como hoje para aquelas épocas e zonas. Boa parte da fina flor da Beira Alta descende dos amores proibidos de um Bispo de Viseu com uma Abadessa conventual e fazem muitos descendentes gala disso, como eu. O D. Nuno Álvares Pereira é filho e neto de sacerdotes. Quem é que não gosta de ser descendente deste Santo?
Não se preocupe com o facto e investigue a inquirição de genere dele. Pelo sim pelo não eu mando celebrar umas missas por alma dos meus antepassados eclesiásticos e pelas respectivas acompanhantes, que já conheço pelas dúzias. É gente de carne e osso, se calhar muito melhor do que os seus detractores.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: MANCEBIA COM PADRE

#203552 | Francisco Silva | 18 jul 2008 16:29 | Em resposta a: #203549

Muito obrigado,
Não estou inomodado com o facto e também lhe acho graça. O interesse é puramente de curiosidade de saber como se lidava com essas situações à época.
Penso que a tolerância social era maior do que hoje poder-se-ia julgar mas gostava de confirmar por mera curiosidade e estudo.

Resposta

Link directo:

RE: MANCEBIA COM PADRE

#203570 | CarlosP | 18 jul 2008 21:35 | Em resposta a: #203552

Caro Francisco,
acho que naqueles tempos não existiam tantos preconceitos em relação a esse tipo de situações. Também eu sou descendente de um padre e respectiva moça solteira, na Beira Baixa e nos inícios do século XVIII. O curioso desta situação, ou não, caso existam mais situações idênticas, é que a filha foi legitimada para que pudesse herdar os bens do seu pai padre e, inclusivamente, foi ele que celebrou o seu casamento, referindo-a como "...filha de mim prior abaixo assinado...".
Cumprimentos
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: MANCEBIA COM PADRE

#203796 | Conde | 22 jul 2008 14:39 | Em resposta a: #203570

Se fosse muito grave, as chancelarias régias não estavam cheias de descaramento nas legitimações para sucessão em casos destes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 12:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen