João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#203743 | FBrito | 21 jul 2008 19:39

Caros Confrades,

Alguem tem alguma informação sobre João Manuel Silva Campeão?

Sei que foi negociante no Rio de Janeiro e Tenente Coronel do Regimento de Milicias de Moçambique.

Este João Manuel Silva Campeão aparece referido num inventário de uns antepassados meus que também tinham apelido Silva...Penso que poderá haver algum parentesco e gostaria de saber a sua naturalidade.


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#203802 | FBrito | 22 jul 2008 16:56 | Em resposta a: #203743

Caros Confrades,

Este João Manuel da Silva "Campeão" de que vos falo é, certamente, João Manuel da Silva (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=553115), Governador de Moçambique.

Gostaria de saber qual a sua naturalidade. Sei que terá nascido em Portugal mas desconheço a localidade em que nasceu...


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#203884 | FBrito | 23 jul 2008 12:13 | Em resposta a: #203802

Caros Confrades,

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#204158 | FraQueiroz | 26 jul 2008 22:39 | Em resposta a: #203884

Esse apelido poderá indiciar as suas origens (remotas ou não) em Campeã, aldeia da região do Douro. Pode também ser grafado "Campeam". Lembro o caso do Dr. José Plácido Campeam (f. Gaia, 27 de Fevereiro de 1872) Bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, que legou a fortuna à Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Espero que isto ajude
Cumprimentos
FRancisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#204704 | FBrito | 02 ago 2008 16:03 | Em resposta a: #204158

Caro Francisco Queiroz,

Obrigado pela sua ajuda. Desconhecia a origem deste apelido. Contudo penso que neste caso talvez se trate de uma alcunha mas não tenho grandes certezas pelo que qualquer informação é bastante útil.


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#204924 | FBrito | 06 ago 2008 23:24 | Em resposta a: #203743

Caros Confrades,

Renovo o pedido.

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#226484 | FBrito | 15 abr 2009 22:16 | Em resposta a: #203743

Caros Confrades,

Alguem tem alguma informação sobre João Manuel Silva Campeão?

Sei que foi negociante no Rio de Janeiro e Tenente Coronel do Regimento de Milicias de Moçambique (houve também um Governador de Moçambique com o nome de João Manuel da Silva).

Este João Manuel Silva Campeão aparece referido num inventário de uns antepassados meus que também tinham apelido Silva...Penso que poderá haver algum parentesco e gostaria de saber a sua naturalidade.


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#247111 | FBrito | 05 jan 2010 00:05 | Em resposta a: #226484

Caros Confrades,

Renovo o tópico:

Alguem tem alguma informação sobre João Manuel Silva Campeão?

Sei que foi negociante no Rio de Janeiro e Tenente Coronel do Regimento de Milicias de Moçambique (houve também um Governador de Moçambique com o nome de João Manuel da Silva).

Este João Manuel Silva Campeão aparece referido num inventário de uns antepassados meus que também tinham apelido Silva...Penso que poderá haver algum parentesco e gostaria de saber a sua naturalidade.

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#247241 | FBrito | 06 jan 2010 16:41 | Em resposta a: #247111

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#247292 | S.João de Rei | 07 jan 2010 13:05 | Em resposta a: #247241

Caro Francisco Brito

Cerca de uma semana atras em Ilhambane, melhor, defronte em Maxixe, reparei numa placa dos velhos tempos e la estava Casa Campeao. Julguei tratar-se de uma filial da casa Campeao de Portugal, ligada a jogo. Sera que a pessoa abordada tem a ver com a respectiva casa e que se estivesse instalado em Mocambique...pelo percurso anteriormente abordado?
Cumprimentos,

Jose de Azevedo Coutinho

Chimoio (Vila Pery)

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#247315 | FBrito | 07 jan 2010 19:46 | Em resposta a: #247292

Caro João de Azevedo Coutinho,

Tanto quanto sei, João Manuel da Silva Campeão foi Tenente Coronel do Regimento de Milícias de Moçambique e negociante no Rio de Janeiro. Penso que terá sido o mesmo José Manuel da Silva que foi Governador de Moçambique (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=553115).
Ofereceu, juntamente com outros negociantes daquela praça um navio carregado de géneros alimentares às tropas de D.Pedro IV que estavam na ilha Terceira. Ao que parece terá morrido em 1830.

Não sei se o seu nome estará relacionado com essa loja que viu, visto que não sei em que área João Manuel da Silva Campeão negociava...Acho também que o seu último nome, "Campeão", deverá ser umao alcunha, mas não tenho certezas.

Muito obrigado pela sua informação.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: João Manuel Silva Campeão - Rio de Janeiro

#247325 | FBrito | 07 jan 2010 21:26 | Em resposta a: #247292

Caro João de Azevedo Coutinho,

Acabei de encontrar no Google Books mais uma pista que vai no sentido da minha teoria (http://books.google.pt/books?cd=2&id=FEsBAAAAMAAJ&dq=%22jo%C3%A3o+manoel+da+silva+sumatra+campiao%22&q=%22Guimar%C3%A3es%22#search_anchor).

Ao que parece João Manuel da Silva Campeão era também conhecido como João Manuel da Silva Guimarães Sumatra Campeão, o que não só parece provar que o apelido "Campeão" (bem como o "Sumatra" era uma alcunha) com pode indicar que João Manuel da Silva era natural de Guimarães...

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 00:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen