Família Franco d'Almeida Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Franco d'Almeida Coelho

#204361 | Kodiak | 29 jul 2008 02:12

Interessado na colaboração dos companheiros deste Forum, apresento alguns dados que conheço sobre os meus ascendentes paternos sobre os quais apena sei o nome e a naturalidade.
Esta missiva poderá vir a ser vista por algum parente que já possua dados que me permitam prosseguir o trabalho de reconstituição dos elos que me faltam.
Assim:
Meu avô paterno era José Theodoro de Almeida Coelho, natural da freguesia de S. Pedro de Faro, (* 20-11-1866; + 12-11-1912) e minha avó sua mulher, natural da freguesia da Sé de Faro, cujo nome era Guilhermina Idalina da Costa Matta (desconheço data de nasc. e de falecimento) mas consta nos registos que era filha de João Silvestre Coelho da Matta e de Maria Francisca das Dores Costa.
Os pais de José Theodoro d'Almeida Coelho eram de Loulé, segundo indicações familiars. O pai (meu bisavô) chamava-se Augusto Coelho d'Almeida e a mãe (minha bisavó) chamava-se Esperança Avelino Tavares.
Um dos objectivos deste Tópico sera a recolha de dados genealógicos mais antigos´e ligações a outros companheiros. Um outro, será .o de encontrar ligações aos Almeida Coelho Bivar Weinholtz de Portimão, Monchique e Faro, Sei qua as há. Só não sei é como. Os meus pais falaram-me nisso e tinha manuscritos que ainda não consegui encontrá-los. Um dia será mas, entretanto, pode ser que haja "almas caridosas" que me ajudem a iniciar-me nestas tarefas.
Antecipadamente agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#205007 | cfpp | 08 ago 2008 10:38 | Em resposta a: #204361

Não podia deixar de responder a este apelo e manifestar a minha satisfação pela tua participação aqui no Fórum.Foi uma agradável surpresa e, apesar de me teres anunciado desta tua decisão, não a esperava para já e,em tempo de férias- o tópico ia-me quase passando despercebido.
Sem querer transformar numa epístola familiar,acho bem prático deixar aqui alguns dados de que me lembro "do ouvir falar"- às vezes revelam-se úteis.
Deves ter tido como eu,as lições da nossa Mãe... - lembro-me de que não perdia a oportunidade de sempre que íamos de férias ao Algarve, fazer as suas transmissões-
e,ainda bem que as repetia,porque agora fica mais fácil recordar.Por exemplo,quando passava pelo monumento a Ferreira de Almeida em Faro,fazia comentários sobre a sua intervenção política na época e, da abolição de maus tratos dentro da marinha de guerra da altura.Acrescentava dele tb- pertencer à nossa família paterna.
Fazia também referência a uma outra família-Coelho Flor(?)-Creio já te ter dito isto,mas gosto de repetir para não esquecer ; como nota curiosa,outro dia,reparei numa msg do tópico Morgados de Messejana,assinada por uma participante de nome- Flor e Almeida-
Como este tópico me parece ter muito de interesse para o que te propões,aqui te deixo o
alvitre de o consultares.
Não tinha ideia da ligação a Loulé da nossa famíla Coelho,mas sim a Portimão.Achei engraçado...
Agora,depois das férias,vou estar aqui mais atenta e interveniente, se for caso disso.Sei que gostas mais de dados concretos,mas ainda tenho por cá mais lembranças e pode ser que se revelem com algum interese.
Quanto aos Chagas Franco,depois da tua valiosa ajuda no transporte aqui para o Fórum dos dados genealógicos,deves ter reparado que tem tido colaboração simpática de novos primos.Creio ter feito mais umas”descobertas”,mas ficam para depois das férias.Vamos ver se resisto a não vir espreitar aqui ao Forum...
Ao Sr Kodiak, os meus respeitosos cumprimentos.
P.S.Tens de explicar-me este teu novo heterónimo!...Um abraço.
M.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#205036 | Kodiak | 08 ago 2008 22:51 | Em resposta a: #204361

Obrigado pelo teu apoio.
Kodiak significa um sonho que vivi naquela cidade gelada do Alaska. Adoptei-a por heterónimo genealógico porque ele poderá levar-me muito longe como aquele local do sonho.
Todos necessitamos de encontrar as nossas raizes e eu quero-as reais para poder contar aos meus filhos e netos que sou descendente de pessoas com defeitos e virtudes, pobres ou ricos, com avós e pais, filhos e netos que amaram e sofreram vivendo o seu tempo.
Gostava de encontrar gente que não sonegasse conhecimentos porque apenas não lhes seja conveniente ou porque lhes falta o tempo. Embora já tenha dado por elas aqui no Forum, local que deveria ser de partilha onde saber dar é mais inteligente que só receber, quero acreditar que virei a encontrar elos generosos. Paciência e utopia são predicados que a vida me deu ao longo de 7 décadas.
Beijinhos
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#205056 | Kodiak | 09 ago 2008 18:38 | Em resposta a: #205036

Ligação dos "Chagas Franco" de Tavira com os "Vizetto Guerreiro" "e Narchial"
Fontes: documentos familiares e Geneall plus.
Meu bisavô materno,
Manuel António das Chagas (Franco) pai, pelo 3º matrimónio, de Dom Marcelino António Maria Franco (Bispo do Algarve - ver Forum do mesmo nome, casou em 2ªs núpsias com Maria Adelaide Narchial (*1852; +22/11/1870) de quem se conhecem 2 filhos. Ana Maria e Raúl Narchial Franco.
Este, casou com Maria do Carmo Vizetto Guerreiro (*21/12/1893; +1979) e, deste casamento nasceram João Maria Vizetto Guerreiro e Narchial Franco; Alfredo Maria Vizetto Guerreiro e Narchial Franco; Maria Ana Vizetto Guerreiro e Narchial Franco (violinista) e Fernando Maria Vizetto Guerreiro e Narchial Franco (oficial general do exército português).
Para além de minhas irmãs temos em comum os apelidos Franco e Almeida Coelho, cujas origens tento encontrar ligações lá para trás.
A todos quanto possam interessar ajudar-me nesta saga, agradeço e cumprimento
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#205131 | cfpp | 11 ago 2008 00:28 | Em resposta a: #205056

Desafias,e eu vou atrás...Não resisto e,antes de ir de vez para férias,onde não vou ter acesso à internet,tenho à última hora de te deixar mais esta que "achei " há muito pouco tempo:além do nosso bisavô Manuel António,sua irmã : Maria do Sacramento Franco,casa com Miguel José Antunes e teem uma filha,Amélia Franco Antunes que casa com Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno. Depois é só seguires os nossos dados e encontras a coincidência com a «genealogia e história do apelido Centeno»de Miguel Centeno Neves - tens então deste último casal,os filhos com a mesma correspodência em ambas as árvores.
Foi muito divertido porque há anos que os teus sobrinhos,são amigos de uns jovens de apelido Centeno,e sempre brincaram com a hipótese de serem primos- -na verdade a trisavó materna é esta senhora Maria do Sacramento.
Procura aqui no Genea os ascendentes do Professor Francisco Gentil e encontras por lá Franco,tal como a nossa Mãe tb falava.E,não me lembro já com precisão,mas algumas vezes nomeou ligações a Freires de Andrade e Soares de Albergaria.Não me perguntes se pelo lado Franco ou Coelho-já não lembro bem.Dos Guerreiro tenho quase a certeza que se reportava a ligações aos Franco.
Enfim,vou terminar,como sabes o Agosto é para juntar os netos e já andam por aqui aos saltinhos!...
Gostei muito da tua resposta e achei muito interessante o nome que escolheste.
Telefona ,ok? Abraços a todos
M.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#205322 | Kodiak | 14 ago 2008 00:45 | Em resposta a: #205131

Ligação dos "Chagas Franco" de Tavira com os "Vizetto Guerreiro" "e Narchial"
Continuação e emendas:
"João Baptista Narchial" casou com 2Maria das Dores Silva".
Deste matrimónio nasceu "Adelaide Francisca Ângela Narchial (Franco) que casou com "Manoel António das Chagas, Jºr". (Franco).
Deste 2º matrimónio de Manoel António nasceram "Fabrício Victor Narchial Franco" em 25/6/1849; Fábio António Maria Narchial Franco" em 1/9/1850 e "Maria Adelaide Narchial Franco (Centeno)" em 15/9/1850.
O "Fabrício Victor Narchial Franco casou com "N ? de quem nasceram "Ana Maria" e"Raúl Narchial Franco" que casou com Maria do Carmo Vizetto Guerreiro, nascida em 21/12/1893, filha de João Possidónio Guerreiro e de Eliza Augusta da Cruz Vizetto.
Do matrimónio de "Raúl Narchial Franco" com "Maria do Carmo Vizetto Guerreiro" nasceram "Fernando, João, Alfredo e Ana Maria Vizetto Guerreiro e Narchial Franco"
Parece assim estar corrigido o erro da minha comunicação de 8/8/2008.
Cumprimenta
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#208278 | jorafael | 15 set 2008 01:24 | Em resposta a: #205322

Caro António

A minha bisavó Carolina Franco Possidónio Guerreiro (Almodôvar 1864) era irmã de João Possidónio Guerreiro ( Martim Longo 09.01.1855) e ambos filhos de João Possidónio Soares Marques (Almodôvar 1823) e de Maria Carolina Franco Guerreiro (Mértola).
Tenho este ramo da família estudado e entroncado no trabalho do nosso primo Guilherme Maia de Loureiro. Maria Carolina Franco Guerreiro (Mértola) descende de Silvestre José Franco, Capitão de Ordenanças, Monteiro-mor, Juiz e Vereador de Castro Verde – Beja, Cavaleiro da Ordem de Santiago, Administrador da Capela de Catarina Afonso (Morgado) e Familiar do Santo Ofício (1751.4.1 – F.S.O. – Silvestre – Maço 2 – Diligência 28 – ANTT).
Tenho estes Francos seguidos até 1586 Beja. Destas gentes descendem os Condes do Bracial, os Condes da Esperança os Morgados da Apariça bem como outras famílias de destaque do Alentejo.

Cordialmente
José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#208414 | Kodiak | 16 set 2008 00:50 | Em resposta a: #208278

Caro José Rafael,
Agradeço as suas informações que me ajudaram a ligar algumas peças familiares que para mim teem constituído um puzle.
Há, no entanto, uma informação que possuo de meu tio avô José Firmino Maria Franco, filho do 3º matrimónio de Manoel António das Chagas Franco, que diz que, relativamente à ligação Chagas Franco com os Narchial e daqui com os Vizetto e os Guerreiro, ela se faz não por Raúl Narchial Franco, casado com Maria do Carmo Vizetto Guerreiro mas por seu pai Fabrício Victor Narchial Franco, filho do 2º matrimónio de Manoel António das Chagas Franco e de Adelaide Francisca Ângela Narchial.
Tenho sentido que há algum esquecimento deste degrau composto por Fabrício, nascido a 8/5/1849, sua irmã Maria Adelaide Narchial Franco Centeno, nascida a 15 de Setembro de 1852 e falecida em 20/11/1870 e Fábio António Maria Franco, nascido a 8/9/1850 e falecido em 19/7/1853, todos sepultados na capela do Carmo em Tavira.
Gostaria que o meu caro José Rafael confirmasse esta informação e, se não for assim, qual o seu grau de informação que permita o esclarecimento desta relação familiar.
Um abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#208488 | jorafael | 16 set 2008 20:47 | Em resposta a: #208414

Caro António

Não tenho qualquer informação credível que possa fundamentar a ligação que refere. No entanto sei de mais ligações familiares entre os Franco Guerreiro de Mértola e outras famílias de Tavira como Neves e Pessoa. A informação que me dá levanta uma nova pista a ser investigada.
Para tentar encontrar uma resposta falta saber o seguinte:
Fabrício Victor Narchial Franco nascido a 8/5/1849, nasce em que cidade e em que freguesia ?
Os irmãos de Fabrício nascem no mesmo local?
Raul Narchial Franco (filho de Fabrício) nasce onde e em que data?
Maria do Carmo Vizetto Guerreiro (mulher de Raul) nascida em Tavira a 21/2/1893 nasce em que freguesia?
Um outro caminho seria pelo registo de óbito de Maria do Carmo Vizetto Guerreiro ocorrido em Lisboa e 30.06.1979 mas qual a freguesia?
Pelo registo de óbito desta senhora chegaríamos ao casamento e à data e local de nascimento do marido, um bom ponto de partida.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#208508 | Kodiak | 16 set 2008 22:38 | Em resposta a: #208488

Estimado José Rafael,

A) Os dados que lhe transmiti são exactamente aqueles que meu tio avô José Firmino Maria Franco escreveu na sua árvore. Ele faleceu em 1912 e naturalmente teria bons argumentos do que se passava na família e capacidade de discernimento na qualidade de jurísta.
O que ele mais transmitiu foi que o 2º casamento do seu pai ocorrido em 21 de Maio de 1848 na freguesia de Stª Catarina da cidade de Lisboa, foi com Adelaide Francisca Narchial Franco, filha de João Baptista Narchial, natural de Itália e de Maria das Dores Silva, natural de Espanha, falecida em 1979. Creio que a minha irmã Maria Carlota poderá ter mais informaçõessobre o seu falecimento que terá ocorrido em Lisboa dado que o seu corpo foi e está sepultado no Cemitério do Alto de S. João.
Foram 3 os filhos deste casal:
- Fabrício nasceu em 8 de Maio de 1849 mas falta a data do falecimento que está indicada com um (?); quererá dizer que já havia falecido pelo menos pouco antes de 1912 ???
Maria Adelaide, sua irmã, faleceu com 18 anos.
O 3º irmão, o Fábio, faleceu com quase 3 anos.

B) Tenho informações de outro nosso primo que de Stª Catarina vieram os "XAGAS"; um deles de nome António, casado com Úrsula Maria (de Sousa ?) em 21/5/1813 em Stª Maria de Tavira. Será que este XAGAS é irmão do meu bisavô Manoel António das Chags nascido em 1809?
Por aqui me fico; mas, se o José Rafael puder dar algum contributo sobre os ascendentes Chagas Franco ficaria grato.
Com consideração
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#209380 | Kodiak | 28 set 2008 22:32 | Em resposta a: #208508

? Algum participante deste forum poderá ajudar-me a acrescentar ascendentes de:

a) LOURENÇO JOSÉ COELHO, natural da freguesia de S,Clemente-Loulé, nascido pelos anos de 1820-23 .... e de sua mulher

b) MARIA BENTA DE ALMEIDA COELHO, natural de S.Pedro, cujo casamento terá ocorrido em Faro pelos anos de 1843-47.

c) THEODORO JOSÉ TAVARES, nascido em Faro pelos anos de 1823-26 ...sua mulher

d) ANNA BARBARA TAVARES, natural de Faro, terão casado pelos anos de 1848-53

Estes personagens são meus trisavós.
Ficarei grato
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#209467 | marsousa | 29 set 2008 21:02 | Em resposta a: #209380

Caro Franco Coelho

Embora não tenha registos dos dois casamentos que referiu e que deverão ter sido bastante mais cedo do que o indicado na sua mensagem, tenho o registo dos casamentos de quatro filhas de Teodoro José Tavares e D. Ana Bárbara Soares. Aqui ficam dados daquele que mais lhe interessa:

Livro de Casamentos de São Pedro, Faro 1851-1859 a fls.48,verso.

António Augusto de Almeida Coelho, solteiro, n. Sé, Faro e D. Esperança Avelina Soares Tavares, solteira, n. São Pedro, Faro. Casaram a 19/6/1859 em São Pedro, Faro.

Pais do noivo: Lourenço José Coelho, n. Faro e D. Maria Benta de Almeida, n. Faro (filha de Inácio da Silva, n. Faro e Maria de Almeida, n. Faro).

Pais da noiva: Teodoro José Tavares, n. Faro (filho de Francisco Tavares, n. Faro e Verónica da Conceição, n. Faro) e D. Ana Babara Soares, n. Faro (filha de José Soares, n. Tavira e Teresa de Jesus, n. Faro).
------------------

Teresa de Jesus era n. Faro, filha de José Caetano, n. São Pedro, Faro e Ana Maria, n. São Pedro, Faro.

Da ascendência de José Soares tenho muita informação que ficará para outra mensagem, caso haja interesse.

Se me quiser contactar, o meu endereço electrónico para a genealogia que já foi várias vezes indicado no Forum, é nellsousaarrobahotmailpontocom


Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#210799 | marsousa | 17 out 2008 11:51 | Em resposta a: #209467

Caro Franco Coelho

Pensei que não tivesse reparado na minha mensagem por isso o alertei.

Talvez noutros ramos eu possa ter informações. Tenho ascendência em Tavira, Faro e no Algarve, em geral. Mas não só. No que se refere a Portugal, a única região onde não encontrei nenhuns antepassados é a Madeira pois até nos Açores tenho antepassados em São Miguel e na Terceira. E ao pesquisar os meus e aqueles a quem eles estão ligados, afinidades, etc. vou descobrindo outros.

Sobre José Soares, tenho, de facto, muita informação. Todos os antepassados dele que tenho referenciados são de Tavira. Vou organizar os dados para colocar aqui.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#210865 | marsousa | 18 out 2008 01:35 | Em resposta a: #209380

Caro Franco Coelho

Nos dados que aqui deixo e que se referem apenas aos antepassados de José Soares, uso a numeração Sosa-Stradonitz que é bastante prática. Como não sei se está habituado a usá-la, separei as várias gerações. Assim é fácil de ver que a partir do número que identifica uma pessoa, o pai é o que corresponde ao dobro desse número. Para saber a mãe basta acrescentar uma unidade ao número do pai.
Poderá assim ver a razão pela qual Manuel João da Cruz, nº 2 tinha esse nome. É que havia já um Manuel João da Cruz que era o avô materno e ele herdou o nome completo desse avô. Isto que sucedia antigamente com uma certa frequência, faz confusão a quem tem pouca experiência nestes assuntos e está à espera que os apelidos passem de pais para filhos como acontece nos dias de hoje.
As informações que a seguir transcrevo foram obtidas a partir de registos paroquiais (casamentos) de Tavira.


1 – José Soares, n. Tavira, cc. Teresa de Jesus
Pais
2 – Manuel João da Cruz, n. Tavira, Santa Maria, casou a 18-07-1740 em Tavira, Santa Maria, com:
3 – Bárbara da Conceição Pereira, n. Tavira, Santa Maria.
Avós
4 – Tomás Soares, n. Tavira, Santa Maria, casou a 24-07-1706 em Tavira, Santiago, com:
5 – Filipa de Gusmão, n. Tavira, Santiago.
6 – Simão da Gama, n. Tavira, Santa Maria, casou a 18-08-1718 em Tavira, Santiago, com:
7 – Leonor da Conceição, n. Tavira, Santiago.
Bisavós
8 – André Soares, n. Tavira, casou com:
9 – Constança Madeira, n. Tavira
10 – Manuel João da Cruz, n. Tavira, casou com:
11 – Maria Martins da Palma, n. Tavira
12 – Manuel Gomes, n. Tavira, Santa Maria, casou com:
13 – Catarina da Cruz, n. Tavira, Santa Maria
14 – Sebastião Lourenço, n. Tavira, Santiago, casou a 23-10-1690 em Tavira, Santiago, com:
15 – Domingas Gonçalves, n. Tavira, Santiago
Trisavós
28 – António Lourenço, n. Tavira, Santiago, casou com:
29 – Catarina da Graça, n. Tavira, Santiago
30 – Filipe Rodrigues, n. Tavira, Santiago, casou com:
31 – Margarida Gonçalves, n. Tavira, Santiago


Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#210876 | Kodiak | 18 out 2008 11:37 | Em resposta a: #210865

Estimada Maria Manuela,

É com enorme satisfação que estou recebendo informações que eu nunca esperaria obter.
A Senhora é de uma gentileza que me surpreende e eu tenho receio de não saber corresponder-lhe como merece. Pelo menos uma enorme gratidão é o que lhe posso manifestar.
Fabulosa a sua ajuda tanto nos dados que fez o favor de me transmitir como na metodologia.
Quando eu tinha 15 anos e na posse de um escrito de 1912 que um tio avô deixou a minha mãe e esta a mim, quiz desenhar uma árvore com os ramos para baixo a partir do membro mais antigo. Cada filho passou a ter uma letra (que marca a linhagem) A; B; C; etc. Os descendentes de cada filho (ramo) passaram a ter associado à sua letra um número (A1, A2…; B1, B2…), etc.
Como isto não me pareceu bem, aos 35 anos passei a usar o sistema binário informático {1=masculino; 0=feminino} » tudo a partir do mais recente e assim o meu filho António Miguel passou a ser o 1/3 – 1 (este 3 quer dizer que é um de 3 filhos e o 1 após o traço quer dizer a 1ª geração sob o esquema de costados);
Eu, António, passei a ser o 1.1/3-2 (um de 3 filhos e o 2 após o traço quer dizer a 2ª geração);
• A mãe, Maria Perpétua, passou a ser 1.0/2-2
• O avô paterno, Mário Coelho, passou a ser o 1.1.1-3
• A avó paterna, Guilermina, passou a ser o 1.1.0-3
• O avô materno, Francisco António, passou a ser o 1.0.1-3
• A avó materna,Elsa, passou a ser o 1.0.0-3
E assim sucessivamente, tudo feito em Excel

Isto, de facto, dá-me muito gosto mas o tempo é que é um problema e, se não for a ajuda de pessoas como a Maria Manuela, a minha irmã, alguns confrades benevolentes e alguma desorientada pesquisa minha nunca mais chego ao meu objectivo: ir o mais longe possível.

Uma das deficiências que encontro nestes meus sistemas e o que noto de dificuldade no sistema de numeração Sosa-Stradonitz que acabou de me ensinar, é o da continuação para os descendentes; isto é, agora os meus filhos têm filhos (meus netos), que número lhes dou ou darão eles?
Têm que mudar toda a numeração?
Deve haver um processo qualquer que a altere automaticamente!

Peço desculpa de estar com todo este relambório mas, suponho, que estas observações poderão ser úteis para todos os membros amadores deste Fórum que apenas pretendem saber mais algo sobre os seus parentes.
É naturalíssimo que muitos como eu não tenham tido, muitas vezes, a receptividade que esperariam por parte de alguns confrades perfeitamente conhecedores mas bastante ocupados no seu trabalho de pesquisa e composição de bases de dados acrescidos da sua própria actividade profissional. Todavia, vamos lançando o anzol até aparecer alguém que ajude no que lhe for possível.

Não perecbi, no seu texto, o salto que deu do 15º para o 28º membro.
Entre eles há elementos que nada me dizem ou desconhecem-se?
Poderá f.f. de me informar?

Aproveitarei, futuramente, o seu E-mail que fez o favor de mo oferecer para comunicações mais desenvolvidas.

Creia-me com a maior consideração e simpatia
Cumprimentos sinceros do
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#210922 | Kodiak | 19 out 2008 11:43 | Em resposta a: #210876

Estimada Maria Manuela,

Já perecbi, no seu texto, o salto que deu do 15º para o 28º membro.
Peço que me releve a desatenção
Muito obrigado

Seria muito atrevido se lhe pedisse (caso tenha essa possibilidade) alguns dados sobre os ascendentes dos "COSTAS" e "MATAS" de minha avó paterna GUILHERMINA IDALINA da COSTA MATA (*Faro, Sé 15.4.1847) ?

1. GUILHERMINA, filha de
2. João Silvestre Coelho da Matta e de
3. Maria Francisca das Dores Costa,
neta paterna de
4. Thomaz Caetano da Matta e
5. Joana Francisca do Carmo;
- neta materna de
6. Francisco Plácido da Costa (meirinho da Câmara na altura do baptismo da neta Guilhermina e era viúvo) e
7. Maria Amália (?), todos de Faro, freguesia da Sé.
- foram padrinhos Joaquim Tomás Coelho da Mata; seu avô materno Francisco Plácido da Costa e avô paterno Tomás Caetano da Mata.

Nota curiosa:
No cemitério de Faro existe um maosoleo - situado junto à capela; o último à esquerda ao fim do corredor central pertencente à família Mattos. É curiosamente encimado em seu redor por pequenos caixões de pedra com inscrições de filho?, esposa? com apelidos Coelho e Franco.
Haverá nele algum motivo de ligação ?

É evidente que a solicitação que faço não deve pesar apenas sobre a estimada Sr.ª D.Maria Manuela;
Espero receber o paciente favor de outros confrades que possuam estes dados

Respeitosos cumprimentos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#211871 | cfpp | 29 out 2008 02:07 | Em resposta a: #210922

Caríssimo Irmão

Antes de tudo quero manifestar aqui a minha satisfação,por se ir trepando a bom ritmo,na nossa árvore paterna,graças à tua persistência e à excelente colaboração da nossa estimada,Maria Manuela.Nos tempos que correm,depararmo-nos com pessoas colaborantes e gentis,é reconfortante.


Com o problema que tive no computador,logo depois das férias,deu origem a esquecer alguns apontamentos das minhas excursões aos cemitérios, em Tavira e Faro e de que só agora me dei conta.

Em Faro,
À procura do registo da nossa sepultura de família,na secretaria,esbarrava com nomes que me eram muito familiares e assentei estes FRANCOS:


-1 de Janeiro de 1895 sepultura 37
José Torcato Júdice FRANCO,morreu com 80 anos de idade,filho de Manuel Turcato FRANCO e D. Anna Geralda Júdice FRANCO.
Rua (Nova)Stº António-Lagos-Vila Nova de Portimão



-16 de Maio 1900 sepultura 37
D.Maria das Dores FRANCO,faleceu com 75 anos de idade
Vila Nova de Portimão

...................................................................................................................

Também vou deixar aqui outro registo,não só porque achei mencionada a Irmã mais velha de nosso Pai ,a nossa querida Tia Guilhermina,casada com Francisco
Coelho de Vilhena,referidos como pais de Maria de S. José ,que sempre ouvi dizer ter morrido com poucos mezes(e,nossa Irmã,Maria de Lourdes,esteve quase para herdar o nome da prima-irmã, como homenagem),mas também porque poderá ser útil a quem estude esta família.
Não recordo agora bem mas,na Base-Dados,fazem falta alguns nomes nesta família.



Pag 33


Enterramentos - Sepultura 453 -


-25 de Maio 1897, VENTURA JOSÉ COELHO, Proprietário,casado,77 anos

Lugar do óbito- Rua Rasquinho,Faro

Filiação:José Coelho e D. Ana Inácia da Cruz




-18 de Fevereiro 1898, D.IZABEL AMÁLIA ESPERANÇA DE CARVALHO,Proprietária,

viúva, 78 anos. Lg. óbito - Rua Rasquinho, Faro.

Filha de Maurício Pedro Anes e Maria Anes




-7 de Novembro de 1906, ANTÓNIO VILHENA SAMPAIO,18 mezes,

Lg.óbito - Rua Rasquinho, Faro.

Filho de D. Manoel Vaz Sampaio e D.Ana Coelho Vilhena de Melo Sampaio



-21 de Maio1909, MARIA DE SÃO JOSÉ COELHO DE VILHENA, 2 mezes,

Lugar do óbito - Rua do Albergue, Faro

Filha de Francisco Coelho de Vilhena
e de D. Guilhermina da Mata Coelho de Vilhena



-17 de Março de 1932 FRANCISCO COELHO VILHENA, casado, Proprietário

42 anos

Lugar do óbito - Rua do Albergue, Faro

Filho de Francisco Almeida Vilhena
e de D.Izabel Coelho de Almeida Vilhena



Nota:
Adquirida em 23 -2- 1928,pelo Ex:mº Sr. Conde do Cabo de Santa Maria e
Sua Esposa, D. Izabel Coelho de Carvalho de Almeida Vilhena.



...............................................................................................................


Nesta família(por casamento) da nossa Tia Guilhermina não faltam Almeidas e Coelhos por todos os lados ,mas não creio que,para além deste caso,haja mais afinidades com os nossos Coelhos e Almeidas

Ando um pouco baralhadada na "nossa capoeira de Francos e Coelhos"-tu não?...
Até breve.
Um abraço
MªCarlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#211886 | Kodiak | 29 out 2008 08:52 | Em resposta a: #211871

Queirda mana,
Às vezes pareçe que ando na roleta e uma vez em tantas saí um número que dá direito a encontrar um Coelho saído da cartola ou um Franco sem penas.
Sou teimoso e devagar, devagarinho, lá vou preenchendo a nossa arvoresita modesta pois não somos genealogistas e nem pretendemos ser.
Esforçamo-nos. Umas vezes encontramos alguém que conheça os nossos avoengos e nos ajuda, e outras vezes lá vamos recebendo respostas a pedidos na TT.
Registei os teus dados. Muito obrigado.
Entretanto já te convidei para o "osmeusparentes.com"
Saudades
A.F.C.

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#211893 | cfpp | 29 out 2008 10:29 | Em resposta a: #211886

Olá Mano
Obrigada pelo convite.
A responderes hoje,assim cedito,parece que desta vez, saíu antes,um galito!
Um Bom Dia!
Ah,Ah!-e aqui vai,mais um,para o poleiro..., que se assina,hoje:
M.C.F.C.P.PINTO

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#211906 | cfpp | 29 out 2008 13:06 | Em resposta a: #211893

Caro Mano

Dica da nossa Irmã Maria de Lourdes:

Diz-te alguma coisa umas presumíveis primas de Faro-e que por nossa mana,aqui procurei,na Bs.Dds.Genea ,de apelido Franco Soromenho?...
Terás de fazer o favor de procurar,para não estar a mencionar e eventualmente ferir susceptibilidades.
A Maria de Lourdes diz que já há uns anos,quando vocês passeavam por Faro,e provàvelmente"em romagem de recordações",entraram num antiquário,na zona histórica,e conversa a puxa conversa,o proprietário menciona ter conhecimento de umas Senhoras,sobrinhas-netas de D.Marcelino,o que muito vos"espantou"...
Lembras-te deste episódio?
Também acho "esquisito",mas o que é certo é que,nos costados Franco,destas duas Senhoras aparecem,nomes próprios usados por este "galinheiro"(olha o respeito)!...
Bem,tenho de correr para o trabalho
Até mais logo
m.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#211926 | marsousa | 29 out 2008 17:53 | Em resposta a: #210922

Caro Franco Coelho

Não precisa de agradecer. Sempre que tenho dados que interessam a outros é com satisfação que os forneço pois já tive também grandes ajudas no estudo da minha ascendência e não só. A Genealogia é fascinante e vamos querendo sempre saber mais e encontramos pessoas a estudarem os nossos.

Quanto à notação Sosa-Stradonitz é prática quando se pretende fornecer informação básica de modo organizado acerca da ascendência de uma pessoa sem ter que escrever muito. Quando faltam números intermédios significa que não são conhecidos os nomes correspondentes que foi o que aconteceu nas informações que lhe dei, como entretanto verificou. Para saber os que omiti era necessário que eu tivesse mais registos de casamento, p. ex. o de André Soares (8) e Constança Madeira (9) teria permitido conhecer os números 16,17,18 e 19. Não me recordo se foi por falta de tempo ou se não os encontrei quando fiz a pesquisa. Por vezes também os registos têm pouca informação. Ou mesmo não existem os documentos porque os livros desapareceram pelos mais variados motivos. Por exemplo, em relação à freguesia de Santa Maria em Tavira, há um determinado intervalo de tempo para o qual não há registos.

Relativamente aos dados que aqui coloquei, tinha-os na minha base de dados. No início dá para se escreverem os nomes e as informações utilizando, como me disse a folha de Excel. Mas como colocar informações para além de datas e nomes? E os colaterais? Não é possível quando já são milhares e se interligam. Deste modo só com um programa próprio para Genealogia isso se consegue.

O trabalho maior é colocar as informações sobre as pessoas e também as fontes. Em qualquer altura se pesquisar o nome da pessoa posso saber datas, nomes dos pais e os outros antepassados, os descendentes, de onde veio a informação e em que data, ver a árvore de costados até à quarta ou quinta gerações. E ainda outras funcionalidades, conforme o programa. Eu tenho o PAF 4. Já lá estão os nomes e informações de cerca de 36 000 pessoas.

Em tempos antigos a grafia variava tanto que a mesma pessoa tinha o nome escrito de modos diferentes até no mesmo documento, quanto mais em documentos diferentes. Também pessoas próximas, da mesma família, aparecem com o apelido comum escrito de modo diferente.
Por isso é muito importante escrever os nomes e apelidos utilizando a grafia actual. É uma regra básica da Genealogia que se revelou muito útil.

A pesquisa genealógica começa sempre pelos registos nas conservatórias se forem recentes ou nos arquivos se forem mais antigos. Os mais antigos da maior parte do Algarve estão na Torre do Tombo. Foi de lá que vieram as últimas informações que lhe dei. Mas as primeiras informações que se referiam a casamentos em Faro foram obtidas no respectivo Arquivo Distrital. É lá que se encontram todos os registos paroquiais de Faro (cidade) e os registos paroquiais mais recentes de praticamente todo o Algarve.

Esta mensagem já vai longa e ia concluir dizendo que não tinha mais informações que lhe interessassem pois os últimos nomes que referiu não me diziam nada.

Entretanto vi as mensagens da Maria Carlota e verifiquei que tenho novidades.
D. Isabel Amália Esperança de Carvalho é D. Isabel Amália Esperança Caro, filha de Maurício Pedro Anes Caro, meu remoto parente. O apelido Carvalho aparece pelo casamento com Ventura José Coelho de Carvalho, referido na mensagem como Ventura José Coelho.

Vou terminar pois preciso de organizar dados para enviar. Tenho alguma coisa, para além da ascendência de Maurício Anes Caro. Também conheço parte da descendência. É que os outros nomes, p.ex., Almeida Vilhena, Vaz de Sampaio e esposas respectivas também estão na minha base de dados...

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#212222 | cfpp | 02 nov 2008 03:37 | Em resposta a: #211926

Já tinha a mensagem quase a finalizar e,sumiu ... que coisa irritante!-foram as bruxas que por cá quiseram ficar e nem os Santos me valeram no seu Dia. Agora,só mesmo uma fé e teimosia inabaláveis,me levam a repetir.
...Era para dizer que me tinha esquecido de colocar,na minha mensg do dia 29 p,p. o nome RITA,(mulher de Maurício Pedro Anes)e que,tal como diz o registo do livro,se chama Maria Rita Anes.
Por outro lado,além de dizer que ficamos sempre muito sensibilizados com as amáveis respostas da Maria Manuela,me tinha chamado à atenção,o apelido Carvalho,mencionado e acrescentado pela nossa Amiga-É que tenho uma nota minha,junto das informações para aqui transcritas e me parecem ser,deduções resultantes do"escarafunchar",à procura de ligações,entre dados-talvez consiga lembrar-me,enquanto continuo a escrever,da fonte onde as fui buscar.
Como isto já se aproxima da zona perigosa,não vá o diabo tecê-las,o melhor será enviar já este trecho.
Continua

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#212226 | cfpp | 02 nov 2008 05:19 | Em resposta a: #212222

Mais aliviada,vou continuar... e,reza assim a mh nota:...Este José Coelho deve ser irmão de João que foi reitor do seminário de Faro em 1797 e arcediago em Tavira,onde falece em 1833-Há ainda João de Carvalho Ferreira que com ele leva para o Algarve,os 2 outros irmãos-João e José.Este José ,nascido a 12 de Nov. de 1776, casa em Faro,no ano de 1814 com D.Inácia da Cruz(deve ser a minha Ana Inácia da Cruz), filha do Capitão-mor Ventura da Cruz.
Os irmãos Coelho de Carvalho,são parentes do Marquês de Pombal...e são progenitores da família "Coelho de Carvalho" do Algarve.
(Ver com Lourdinhas,(minha irmã)a história dos muitos Ventura,nos parentes da Tia Guilhermina).

Tenho àmanhã de fazer uma busca aos mails trocados com o meu Irmão,porque quase de certeza estas minhas anotações,devem ter origem em apontamentos sobre as Pescarias do Algarve.E sendo assim,já estou a meter a foice em seara alheia,mas não há rixa...Só que estas pescarias têm tópico próprio.
Quanto às histórias dos Ventura,ficam para depois,porque é tardíssimo e tem de haver folgo para os netos àmanhã (hoje),Domingo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213216 | marsousa | 13 nov 2008 23:18 | Em resposta a: #212226

Caros Amigos

Envio os dados que tinha sobre a ascendência de D. Isabel Amália Esperança Caro e sobre a descendência de seu pai, Maurício Pedro Anes Caro.

Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

__________________________________________________

Antepassados de D. Isabel Amália Esperança Caro

1. D. Isabel Amália Esperança Caro n. Faro. Casou com Ventura José Coelho de Carvalho, filho de José Coelho de Carvalho e D. Ana Inácia da Cruz Coelho
-------------------------------------------------------
2. Maurício Pedro Anes Caro n. Lisboa. (Santa Catarina ou Santa Isabel?). Casou a 21 junho 1816 em São Pedro, Faro. com
3. D. Maria Rita de São José Viegas n. Faro.
-------------------------------------------------------
4. Maurício Pedro Anes Caro n. São Pedro, Faro. Casou a 7 dezembro 1780 em São Pedro, Faro com
5. D. Isabel Maria de Juanico n. Mahón, Menorca, Espanha.
-------------------------------------------------------
8. Capitão Pedro Anes Caro n. 6 março 1706 em Azinhal, Castro Marim.
(Teve como padrinho de baptismo José Lopes, Mestre de Campo e Governador de Castro Marim. Foi feito Familiar do Santo Ofício em 1744. Teve o ofício de Feitor das Rendas da Rainha. Os seus pais foram lavradores e serviram como pessoas nobres que eram os cargos nobres de Castro Marim.)
Casou a 13 junho 1753 em São Pedro, Faro com
9. D. Leogarda Catarina de Sequeira n. março 1731 em Silves.
(Teve como padrinhos de baptismo Manuel Ribeiro de Miranda e sua mulher Lutegarda Catarina de Menezes)
10. António Juanico n. Mahón, Menorca, Espanha. Casou com
11. D. Isabel Juanico n. Mahón, Menorca, Espanha.
-------------------------------------------------------
16. Sargento-Mor Luís Correia Caro n. Castro Marim. Casou a 8 março 1698 em Azinhal, Castro Marim com
17. D. Isabel Pereira Correia n. (bap) 13 jul 1670 em Azinhal, Castro Marim.
18. Capitão Domingos Martins Carneiro n. 20 agosto 1694 em Silves. Casou a 11 maio 1718 em Silves com
19. Maria de Sequeira n. 28 outubro 1697 em Nora, São Bartolomeu de Messines, Silves.
-------------------------------------------------------
32. Sargento-Mor João Camacho Caro n. Castro Marim. Casou com
33. Maria Mestre n. Azinhal, Castro Marim.
34. Baltazar Correia n. (bap) 15 out 1646 em Azinhal, Castro Marim. Casou a 6 outubro 1669 em Martim Longo, Alcoutim com
35. Isabel Fernandes n. Arrisada, Martim Longo, Alcoutim.
36. Bartolomeu Afonso Carneiro n. Silves. Casou a 16 outubro 1684 em São Bartolomeu de Messines, Silves com
37. Maria Lourenço n. (bap) 10 set 1670 em São Bartolomeu de Messines, Silves.
38. Tenente António Rodrigues Canhestro n. (bap) 1 fev 1661 em Nora, São Bartolomeu de Messines, Silves. Casou a 10 junho 1696 em São Bartolomeu de Messines, Silves com
39. Luzia Gonçalves n. 9 janeiro 1680 em Paderne, Albufeira.
-------------------------------------------------------
68. Martinho Lourenço n. Azinhal, Castro Marim. Casou a 16 fevereiro 1643 em Azinhal, Castro Marim com
69. Isabel Correia n. Azinhal, Castro Marim.
72. Capitão Domingos Martins Rico. Casou com
73. Brites Afonso
74. Marcos Afonso. Casou com
75. Maria Lourenço
76. João Andrês. Casou com
77. Ana Rodrigues
78. Estêvão Gonçalves Casou com
79. Isabel de Arrochela
-------------------------------------------------------
136. Gaspar Vicente n. Azinhal, Castro Marim. Casou com
137. Mécia Fernandes n. Azinhal, Castro Marim.
138. Baltazar (?) Correia n. Azinhal, Castro Marim. Casou com
139. Inês Pereira n. Azinhal, Castro Marim.

______________________________________________________

Descendência de Maurício Pedro Anes Caro

1. Maurício Pedro Anes Caro n. Lisboa (Santa Catarina ou Santa Isabel?).
Casou com D. Maria Rita de São José Viegas a 21 junho 1816 em São Pedro, Faro.

-- 2. D. Maria Benedita Esperança Caro nasceu em São Pedro, Faro. Casou com Francisco António da Fonseca,( n. Sé, Faro, filho de António José da Fonseca e Maria Joaquina Ribeiro) a 15 fevereiro 1854 em São Pedro, Faro.
----- 3. D. Isabel Amália Esperança Caro da Fonseca nasceu em 22 dezembro 1858 em São Pedro, Faro em 22 dezembro 1858.
Casou com o alferes Domingos Correia Arouca (n. Santa Maria, Tavira, 24 dezembro 1853, filho de José Gomes Relego Arouca e D. Mónica Leopoldina Nogueira Mimoso) em 20 maio 1878, São Pedro, Faro
-------- 4. Maria nasceu em 26 novembro 1879.
-------- 4. Domingos nasceu em 29 setembro 1882.

-- 2. D. Isabel Amália Esperança Caro nasceu em Faro. Casou com Ventura José Coelho de Carvalho, (filho de José Coelho de Carvalho e D. Ana Inácia da Cruz Coelho).
----- 3. D. Isabel Amália Coelho de Carvalho nasceu em 5 janeiro 1854 em São Pedro, Faro.
Casou com Francisco Augusto da Silveira Almeida Vilhena, (n.1847/1848 Santo André e Santa Marinha, Lisboa, filho de Francisco António de Almeida Coelho e D. Maria Ifigénia da Silveira), em 24 abril 1875 na Sé, Faro. À data do seu casamento com D. Isabel Amália Coelho de Carvalho. Francisco era aspirante da Alfândega.
-------- 4. D. Ana Leogarda Coelho de Almeida Vilhena nasceu em 1876/1877 em Sé, Faro. Casou com Manuel de Melo Vaz de Sampaio (n. 1874/1875 em Ribalonga, Carrazeda de Ansiães, filho de Manuel de Melo Vaz de Sampaio e D. Inês Cândida Vaz Guedes Pinto Bacelar), a 10 novembro 1897, Sé, Faro. À data do seu casamento com D. Ana Leogarda, Manuel era estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213228 | Kodiak | 14 nov 2008 04:30 | Em resposta a: #213216

Estimada D. Maria Manuela,

Muito obrigado pelas importantes informações que nos prestou acerca dos "Caros, dos Coelhos de Carvalho" e todas ligações que lhe deveriam ter dado algum trabalho.

Porém, pressinto que há aqui uma ligação perdida que me impede de acompanhar os seus dados; e são eles:

Esta (4) D. Ana Leogarda Coelho de (Almeida de Vilhena do marido), era filha de quem? Saberá, por ventura?

Aquela (3) D. Isabel Amália Coelho de Carvalho (Coelho de Carvalho por parte do marido) seria a D. Amália ...da (Costa por parte do marido Francisco Plácido da Costa), pai de Maria Francisca das Dores Costa e avó de Guilhermina Idalina da Costa Matta, minha avó paterna ?

Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213290 | marsousa | 15 nov 2008 00:10 | Em resposta a: #213228

Caro António Coelho

Na descendência, os números correspondem às diferentes gerações.
O tracejado destina-se a distinguir mais facilmente as gerações, já que a formatação desaparece quando os dados são enviados e não é possível manter os espaços adequados.

Deste modo o casal constituído pelo nº 1, MAURÍCIO PEDRO ANES CARO e sua esposa D. Maria Rita de São José Viegas tem duas filhas que aparecem assinaladas com o nº 2

- D. MARIA BENEDITA ESPERANÇA CARO, casada com Francisco António da Fonseca
- D. ISABEL AMÁLIA ESPERANÇA CARO, casada com Ventura José Coelho de Carvalho

Cada um destes casais tem uma filha chamada ... Isabel Amália, assinaladas com o nº 3 pois corresponde à terceira geração.

- D.ISABEL AMÁLIA ESPERANÇA CARO DA FONSECA, do primeiro casal, casa com o alferes Domingos Correia Arouca e têm os filhos MARIA e DOMINGOS (4ª geração) de que não tenho mais informações.
- D.ISABEL AMÁLIA COELHO DE CARVALHO, do segundo casal, casa com Francisco Augusto da Silveira Almeida Vilhena e tem uma filha, D. ANA LEOGARDA COELHO DE ALMEIDA VILHENA(4ª geração), cc. Manuel de Melo Vaz de Sampaio.

Como poderá verificar, nos nomes das senhoras não acrescentei os apelidos dos maridos. E os nomes dos pais já lá estão.

Pelas indicações das mensagens da Maria Carlota, verifico que do casal Isabel Amália Coelho de Carvalho e Francisco Augusto da Silveira Almeida Vilhena, houve pelo menos mais um filho, chamado Francisco Coelho de Vilhena que será assim irmão da D. Ana Leogarda. O referido Francisco é então aquele que foi casado com a sua tia Guilhermina. Maria de São José Coelho de Vilhena, falecida com dois meses era filha deste casal e portanto da 5ª geração desde o casal inicial, Maurício Pedro e Maria Rita de São José.
Também da 5ª geração era António Vilhena Sampaio, falecido aos dezoito meses, filho Manuel de Melo Vaz de Sampaio e de D. Ana Leogarda Coelho de Almeida Vilhena.

Algumas das pessoas que referi na mensagem anterior estão na base de dados do Geneall, como, p. ex., Francisco Augusto da Silveira Almeida Vilhena, visconde e depois conde do Cabo de Santa Maria. No Geneall está sem o Vilhena mas o apelido aparece em todos os documentos, nomeadamente na pg. do Ministério da Cultura.

Cuidado entretanto com os nomes iguais que tanta confusão causam, embora permitam prever parentescos. O Domingos Correia Arouca que referi, casado com D. Isabel Amália Esperança Caro da Fonseca não está ainda no Geneall, mas sim os pais, José Gomes Relego Arouca (embora sem o último apelido) e D. Mónica Leopoldina Nogueira Mimoso. Mas aparece Domingos Corrêa Arouca (Senador, Brigadeiro, FCCR, etc.) que é da família dele pois é tio do pai e primo direito da mãe.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213294 | Kodiak | 15 nov 2008 01:20 | Em resposta a: #213290

Cumprimento-a
Maria Manuela Pereira,

Agradeço a sua magnífica ajuda.

Acho que a Maria Manuela foi um pouco induzida pela Maria Carlota no sentido dos Coelho de Carvalho e dos "Caro" para os quais tenho alguma dificuldade em ligá-los aos meus Coelhos (Lourenço José Coelho de S. Clemente - Loulé, casado com Maria Benta de Almeida (Faro) e de Teodoro José Tavares (Faro) casado com Ana Barbara Soares (Faro).

Se a Maria Manuela tiver essa ligação nos seus dados, fico-lhe muito agradecido.

Com consideração
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213412 | AAF | 17 nov 2008 12:44 | Em resposta a: #208278

Caro José Rafael,

O meu apelido "Franco" provém de Castro Verde, da freguesia de Casével.

Todavia, apenas sei que:

António Afonso Franco, aí nascido em 04.08.1886 é filho de Manuel Afonso Franco (casado na Igreja de Aljustrel em 24.01.1881), o qual é filho de Domingos Franco.

Creio que terão ligações com Joaquim António Franco (instituidor de Fundação, com o seu nome, em Casével).

Não terá tropeçado, por acaso, com algum destes nomes nas suas pesquisas?

Antecipadamente grato. Cordialmente,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213442 | facs | 17 nov 2008 19:59 | Em resposta a: #208278

Caro José Rafael

POr um acaso na sua arvore constará algum Domingos Francisco FRanco?
de Mafra? só tenho a data do falecimento ser de 1668 e que foi casada com uma Barbara Luis ?


Com os melhores cumprimentos
FRancisco Canas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213527 | jorafael | 18 nov 2008 23:03 | Em resposta a: #208508

Caro António Franco Coelho

Desculpe o longo atraso da minha resposta mas tenho andado afastado da genealogia.
Dentro da minha linha de Francos do Alentejo era palavra corrente que D. Marcelino Franco era da família, como ainda não sei, mas os parentescos que me foram transmitidos verbalmente têm até à data sido confirmados pelo meu trabalho de pesquisa. Relativamente aos dados que o António refere como certo um contacto mais antigo (Fabrício Victor Narchial Franco) com estas gentes do Alentejo, vem dar novo alento ao meu trabalho de pesquisa.
Relativamente aos Chagas o que lhe posso dizer é que nos livros paroquiais onde fui encontrando os Franco do distrito de Beja estão presentes Chagas, muitos destes irradiam da Vidigueira terra natal de Frei António das Chagas que no século se chamou António da Fonseca Soares nascido a 25 de Junho de 1631, e que foi uma figura que marcou a vida local, romancista, soldado das guerras da restauração, franciscano, missionário.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213530 | jorafael | 18 nov 2008 23:53 | Em resposta a: #213216

Cara Maria Manuela Pereira

Ao ler a informação que colocou sobre a ascendência de D. Isabel Amália Esperança Caro encontrei, sem esperar, mais uma porção de primos.

A linha é a seguinte:
9. D. Leogarda Catarina de Sequeira n. março 1731 em Silves.

18. Capitão Domingos Martins Carneiro n. 20 agosto 1694 em Silves. Casou a 11 maio 1718 em Silves com
19. Maria de Sequeira n. 28 outubro 1697 em Nora, São Bartolomeu de Messines, Silves.

38. Tenente António Rodrigues Canhestro n. (bap) 1 fev 1661 em Nora, São Bartolomeu de Messines, Silves. Casou a 10 junho 1696 em São Bartolomeu de Messines, Silves com
39. Luzia Gonçalves n. 9 janeiro 1680 em Paderne, Albufeira.

O casal 38x39 são meus ascendentes. A casa rural da Nora permanece na família, na minha infância entrei lá inúmeras vezes, está na posse do Joaquim Rodrigues Cabrita Matias que vive no Porto. Posso acrescentar o seguinte:

76 João Andrês casado com
77 Ana Rodrigues da Nora Messines

78. Estêvão Gonçalves casou (Paderne 23.11.1672) com
79. Isabel de Arrochela natural de Paderne

156 Francisco Dias Preto natural de Albufeira casado com
157 Luzia Neto natural de Alcantarilha

158 Rodrigo de Sousa de Paderne casado com
159 Isabel de Arrochela

Na pag. 72 “Fidalgos de Cota de Armas do Algarve” do Miguel Corte-Real estão mais dados sobre estas gentes de que o autor deste livro é igualmente descendente pois os Sequeira Preto do Algarve são descendentes de (156)Francisco Dias Preto nascido por volta de 1592 – Capitão de Infantaria, Juiz ordinário de Albufeira. . Perdeu a vida antes de 1672 com uma cutilada que lhe deu Gonçalo Passanha.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213535 | Kodiak | 19 nov 2008 01:18 | Em resposta a: #213527

Caro José Rafael,

Muito obrigado pela atenção que dispensou aos meus dados.

Tudo o que souber sobre os Chagas e os Francos, que me sejam correlacionados, aguardarei expectante as suas generosas notícias.

Com a maior consideração
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213666 | marsousa | 20 nov 2008 21:16 | Em resposta a: #213530

Caro José Rafael

Muito obrigada pelas suas informações.

Fico satisfeita por lhe ter dado a conhecer mais alguns parentes, ainda que remotos. Quanto aos que colocou, eu já tinha nomes dos casais 76x77 e 78x79 mas não os dos pais deles, pelo que também ganhei mais quatro nomes para a base de dados.

Não sou parente de D. Leogarda mas do marido, capitão Pedro Anes Caro, pois descendo do casal 136x137, Gaspar Vicente e Mécia Fernandes, cujos nomes já estão aqui no Geneall.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213668 | marsousa | 20 nov 2008 21:22 | Em resposta a: #213294

Caro António Franco Coelho

Fui ao meu arquivo ler a transcrição do assento de casamento de António Augusto de Almeida Coelho e D. Esperança Avelina Soares Tavares. Relativamente ao noivo, tenho o seguinte: “... Antonio Augusto d’Almeida Coelho, solteiro, baptizado na Se, filho legitimo de Lourenço Joze Coelho e Donna Maria Benta d’Almeida Coelho, neto paterno d’avos incognitos e materno de Ignacio da Silva e Maria d’Almeida , todos de Faro, ...”

Sem querer dar-lhe falsas esperanças posso informá-lo de que tenho uma antepassada em cujo assento de baptismo aparecia como sendo neta de avó (materna) incógnita. Encontrei, mais de um ano depois, o assento de baptismo da mãe e o nome da tal avó materna estava lá. E a partir daí obtive mais de uma centena de antepassados.

Talvez fosse boa ideia tentar encontrar o casamento de Lourenço José Coelho e D. Maria Benta de Almeida. Provavelmente foi em Faro. Deverá estar no Arquivo Distrital. Também poderá pesquisar assentos de nascimento dos filhos.

Por outro lado, o António refere neste tópico que Lourenço era natural de S. Clemente, Loulé, o que não está de acordo com o que se lê no assento de casamento. Era importante verificar de onde proveio a informação da naturalidade para (talvez) se avançar.

Em relação aos antepassados de Teodoro José Tavares, quando fiz a pesquisa há alguns anos, encontrei o segundo casamento do pai, Francisco Tavares, em 1803, já viúvo de Verónica da Conceição, em S. Pedro Faro. Como habitualmente, quando são viúvos apenas indicam o nome do cônjuge anterior, pelo que não sei os nomes dos pais, nem de Francisco, nem de Verónica. Mais uma vez aconselho a procurar o 1º casamento em Faro.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213681 | Kodiak | 21 nov 2008 00:33 | Em resposta a: #213668

Estimada Maria Manuela,

Estou muito grato pela suas informações e por elas estou a chegar à conclusão que, afinal, Lourenço José Coelho não seria natural de S. Clemente-Loulé, conforme indicavam os dados recolhidos no tópico “Famílias de S. Clemente de Loulé da autoria de Ricardo Anjo.

E daqui, por qualquer erro de que não me apercebi na altura e que esqueci, encontrei os dados abaixo que não encaixam lá muito bem à luz do que fui entrando nesta área e recebendo a ajuda dos meus estimados confrades Geneall:

Joaquim Lourenço Coelho * S.Clemente 2-10-1886; b.21-11-1886; ºº18-5-1916
Deolinda Mendes
Filho de:
Lourenço José Coelho * S.Clemente; ºº cerca de 1847-51
Mariana de Jesus * S. Clemente
Neto de:
José Lourenço Coelho * 1851 – proprietário do Poço da Amoreira – S.Clemente
Ana de Jesus * S. Clemente.

Faço questão em agradecer-lhe a sua generosa contribuição que me abriram uma janela encorajadora. Vou indagar o ADF.

Cumprimento-a com consideração.

A.F.C.

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213696 | Kodiak | 21 nov 2008 09:08 | Em resposta a: #213681

Estimada Maria Manuela,

Para além das informações colhidas nas referências de "Ricardo Anjo" que me fizeram encalhar em S. Clemente - Loulé, houve ainda dois documentos que refuto de incontornáveis:
São eles:

1 - (Meu avô paterno José Teodoro d'Almeida Coelho): Reprodução fiel do original exarado a fls. 5 e 5v do Livro de Assentos de baptismo da freguesia de S, Pedro, concelho de Faro, ano de 1866 incorporado no A.D.Faro:
Assento Nº8 – “Aos vinte um dias do mes de Janeiro do ano de mil oito centos sessenta e seis, nesta igreja Parochial, Matriz de S. Pedro, concelho de Faro, Diocese do Algarve, foi baptisado solenemente pelo Reverendo Parocho da mesma Igreja, Ignacio José Tavares Bello um indivíduo do sexo masculino a quem deu o nome de JOSÉ e ....., filho legítimo, primeiro do nome, ... de primeiras núpcias de ANTONIO AUGISTO COELHO D'ALMEIDA, proprietário, e de D. Esperança Avelino Tavares Coelho, naturais desta freguesia, parochianos da mesma, moradores na rua da Cadeia, recebidos nesta mesma freguesia, neto paterno de LOURENÇO JOSÉ COELHO, natural da FREGUESIA de S.CLENENTE, da VILA E CONCELHO de LOULÉ e D. Maria Benta d'Almeida Coelho, de Faro, e materno de Theodoro José Tavares e D. Anna Barbara Tavares, ambos de Faro.
Foi padrinho José Francisco Coelho, casado, Tenente Ajudante d'Infantaria ..??, e madrinha D. Catharina Lúcia Tavares Cabrita, casada, moradora na rua da Sapataria, ......" Assinou também como testemunha "Anna do Espirito Stº T. Cabrita".
Transcrevo todos estes dados porque poderão ter interesse futuro.

2- (Meu pai Mário Ernesto da Mata Coelho): Certidão original retirada das fls. 26v. e 27 do Livro de registo do Baptismo ... do ano de 1908 .. sob o Nº 63 um assento do teor seguinte: "Aos ...., nesta Igreja parochial da Sé, cidade e concelho de Faro, Diocese do Algarve, o Reverendo Beneficiado ... José Bernardo da Veiga baptisou ... um indivíduo do sexo masculino a quem deu o nome de Mário .... filho legítimo, primeiro do nome, de José Theodoro d'Almeida Coelho ... e de Dona Guilhermina Idalina da Costa Matta Coelho, ... neto paterno de AUGUSTO COELHO D'ALMEIDA e de Dona Esperança Avelino Tavares Coelho e materno de JOÃO SILVESTRE COELHO DA MATTA e de Dona Maria Francisca das Dores Costa da Matta.
Foi padrinho João Chaves Leal, proprietário, e madrinha Dona Maria Beatriz Chaves Leal..."

Gostaria de registar algum eco desta mensagem com os seus importantes comentários.

Cumprimentos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213760 | marsousa | 22 nov 2008 15:44 | Em resposta a: #213696

Caro António Franco Coelho

Verifico então que Lourenço José Coelho é indicado como tendo nascido em S. Clemente, Loulé, no assento de baptismo de um neto em 1866 e como tendo nascido em Faro no assento de casamento de um filho em 1859. Ambos se realizaram em S. Pedro, Faro e o pároco era o mesmo, Inácio José Tavares Belo.

Se me permite um conselho creio que deveria tentar encontrar o casamento de Lourenço José Coelho. Aí se poderia tirar a dúvida. A esposa é indicada como sendo de Faro e o casamento geralmente tem lugar na freguesia da noiva. Não se sabe se é S. Pedro ou Sé. Eu começaria pela última pois o filho nasceu na Sé.
Agora há a questão das datas. Talvez cerca de 30 anos antes do casamento de António Augusto de Almeida Coelho. (a propósito vejo que nas suas transcrições aparece sempre Coelho de Almeida em vez de Almeida Coelho, será engano?).

Claro que as indicações que lhe dei, estimativa de datas e previsão do local de casamento, podem não corresponder ao que de facto aconteceu.

Tenho uns antepassados, ele de Mértola e ela de Faro cujo assento de casamento apareceu por acaso, quando se pesquisavam casamentos de Conceição de Tavira onde eles de facto casaram. Os pais da noiva e os pais do noivo tinham casado respectivamente 63 e 68 anos antes!

Não aconselho para já pesquisar em assentos de baptismo pois não se tem a certeza da freguesia. Para além disso nos assentos de baptismo mais antigos muito raramente aparece mais do que o primeiro nome, pelo que podem existir muitos Lourenços, não se sabendo qual deles interessa.

Os assentos de Faro, mesmo os mais antigos, estão no Arquivo Distrital.

Desejo-lhe boas pesquisas.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#213951 | cfpp | 25 nov 2008 03:34 | Em resposta a: #213535

Cara Amiga Maria Manuela,Caro Primo José Rafael,
Caríssimo Irmão

Tenho lido com muito gosto as últimas mensagens trocadas entre vós ,apesar da culpa que me ficou de ter lançado com alma,tantos Coelhos aos Almeida e vice -versa..A Maria Manuela que me perdoe,pelo trabalho extra que lhe causei.No entanto,como a tenho ouvido dizer:-nunca se sabe se,num futuro não iremos precisar desses registos... Lembro aqui também,comentários de um outro estimado primo -Octávio Carvalho-quando diz que prefere repetir dados,a tê-los esquecidos, guardados na gaveta.

E,Caro Mano,por estas e outras,hoje,ao tentar aqui,na BD achar "ligações" entre famílias algarvias com nomes que,de uma forma ou outra nos são familiares,me deparo com antepassados da Maria Manuela Pereira,a corresponderem aos do nosso querido cunhado Carlos«de Pádua» -(mas bem algarvio) ... marido de nossa irmã Maria de Lourdes).

Fiquei entusiasmada e não resisti a"desabafar"aqui,o lugar previligiado para partilhar estas descobertas que nos aproximam uns dos outros.

Provávelmente,não será neste tópico,o lugar mais indicado para desenvolver estas ligações,embora tenhamos um irmão de nosso Pai ,o Tio Manuel d`Almeida Coelho,a casar com uma Irmã da Mãe do nosso cunhado-aTia Natália(Archer Moreira,d`Almeida Coelho).

E....agora dirijo-me aos Primos Octávio e Rafael:creio que lá por Almodôvar,Castro Verde,Beja...vamos achar mais "tesouros",desta família Baltazar Moreira Paraíso de Pádua,com ligações a apelidos que vos pertencem.Como tudo isto é bem interessante!...

Ao José Rafael quero dizer que achei divertido ter adquirido nos saldos da Livraria Buchholz,uma Bibliografia de António da Fonseca Soares e ver aqui a seguir, as indicações que aqui nos deixou,sobre esta figura tão interessante e controversa da nossa literatura e não só.Há umas Cartas dele,onde menciona nomes que podem ter algum interesse...lá estou eu ..."a pintar"...

Bem,é já muito tarde e agora não dá para seguir com mais "achados",mas não se livram àmanhã da continuação.
Até lá!
Mª Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214001 | rafael | 25 nov 2008 17:54 | Em resposta a: #213951

Estimada Maria Carlota

As suas msgs.leio-as sempre com muito gosto, elas transmitem simpatia que as transcende, uma feminilidade própria da sensibilidade de uma Senhora que "vive" a Genealogia com o coração,mas alicerçada em fontes seguras e fidedignas.
Ao referir a nossa estimada Maria Manuela,Senhora a quem devo muita informação,embora haja muito tempo que não tenho tido o gosto de contactá-la penso brevemente fazê-lo, para pedir umas informações,cuja soberba base de dados,certamente,terá o que procuro, contudo vou adiando por saber que sou demasiado repetitivo, mas a Maria Manuela também é uma investigadora segura e de grande saber, é imprescindível consultá-la mais tarde ou mais cedo. O nosso primo - José Rafael, tenho-o tb.por um investigador de confiança,nos ajudará muito.Tenho andado arredado da investigação genealógica e o trabalho vai-se acumulando e não tenho conseguido, a tempo útil e imediato, dar resposta ao que devo.Também sou preguiçoso, é verdade, e sigo muito o que mais me agrada de momento.

Sobre a família que refere lembro o Prof. Doutor Fernando de Pádua. Um tio dele,de Almodôvar, comprou o antigo solar -Q.ta d'El-Rei-da família Guerreiro Leitão de Aguiar,solar arruinado, mas onde, há relativamente poucos anos, viveu D.António irmão do morgado Lino (in Famílias Nobres do Algarve-Sanches de Baena -tít.º Mascarenhas). Este solar fica no caminho da ermida de Santo Amaro,arredores de Almodôvar ,numa derivação, quando vamos para São Sebastião de Gomes Aires. Sobretudo da ermida,desfruta-se um belo panorama ,visita obrigatória quando me desloco, com vagar, a minha casa que tenho nos arredores de Almodôvar,de onde se avista o referido solar que em linha recta fica muito próximo. Também o referido senhor(tio),como me informaram, comprou a casa que pertencera outrora a D.Tomás Maldonado, ainda tem as armas plenas de Maldonado sobre o portão de entrada que fica defronte à casa que pertenceu à família Maciel e onde hoje funcionam os serviços da C.M. de Almodôvar. Recordo também, por ler o apelido-MOREIRA- os antigos morgados de Messejana -Moreira Velho da Costa.Sobre tudo isto poderia dizer mais que acho interessante, mas não pertence ao âmbito de um Fórum, por ser assunto que acho deve ter privacidade.

Com amizade.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214039 | cfpp | 26 nov 2008 00:31 | Em resposta a: #214001

Prezado Primo Octávio Rafael

É um gosto chegar a casa e ter palavras tão generosas e gentis,que vindas de si,são um estímulo para continuar. Confesso que às vezes,é-me difícil refrear as minhas"intuições",mas tenho aprendido muito,lendo as mensagens trocadas,entre investigadores de confiança como o Octávio,Senhor de um estilo muito próprio que usa a sua criatividade,mas não esquece as bases seguras em que a Genealogia tem de assentar.

Temos realmente tido o previlégio de poder contar com a Maria Manuela,Senhora como bem diz,muito sabedora e generosa,bem como o Primo Rafael,igualmente de muito saber,seguro e atento.Felizmente,este grande Fórum é povoado de genealogistas que,além da dedicação prestada ao seu ofício,são pessoas cultas e quase sempre muito apoiantes para quem começa o ABC.

Pois é, essa casa de que fala era do "Primo-Tio",como em família,gostavam de tratar José Baltazar Costa que era simultâneamente Primo-(porque filho de uma irmã do Avô de meu cunhado Carlos) eTio-(por ter casado com uma irmã da Mãe-a Tia Genita).
É realmente uma casa muito bonita.e agora muito bem recuperada,mas pertença actual da Câmara,como bem menciona.Ainda me lembro dela de um grande almoço de Família e com muitos primos...Temos com o meu cunhado Carlos,MªIrene e Fermando,os mesmos primos-irmãos:(porque outra irmã da Mãe,a Natália casa com um Irmão de meu Pai-o tio Manuel.É divertido!...principalmente quando estamos todos juntos.
Já agora,vou aproveitar esta sua mensagem e continuar com a ideia que já algum tempo,vem sendo assunto de conversa entre mim e meu irmão António.Tudo começou por acharmos que se deveria,pelo menos,completar o que já existia aqui na B. D.acrescentando,por exemplo,ao registo do Prof.Doutor Fernando de Pádua,o nome completo dos Pais,e acrescentar o do Irmão Carlos,o mais velho dos três manos.
Quando falámos com meu cunhado Carlos e nossa Irmã Lourdes que teem seguido com interesse as nossas"aventuras"na genealogia,não viram impedimento e prometeram fornecer-nos todos os dados de que necessitássemos.Mais tarde,a minha Irmã lembrou que nós,com este interesse nesta área,iríamos gostar de consultar um trabalho,oferecido ao Professor,pelo Dr.Arnão Metello que faz um estudo,apoiado em certidões com a ascendência dos Archer Moreira Paraíso de Pádua.
Agora que começo a dar mais valor a todo o trabalho genealógico,achei fabuloso e de uma grande generosidade,esta dádiva....- só fruto de uma mútua admiração! Fiquei fascinada!
Continua

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214049 | cfpp | 26 nov 2008 02:21 | Em resposta a: #214039

Continuação

Caro Octávio Carvalho

Desculpe a interrupção.mas o medo de perder a informação,persegue-me e obriga-me sempre a separar as mensgs.

...Ficámos então ainda com mais admiração,pela figura deste grande SENHOR que foi

DR.MANUEL ARNÃO METELLO e pensámos que poderíamos prestar-lhe uma pequena homenagem,trazendo para o nosso Genea a sua Investigaçâo que, com tanto gosto,pretendeu homenagear outro grande Homem,o nosso Homem do Coração.
Temos carta-branca dos três Irmãos e,agora só preciso ter coragem para começar.

Também pedi à jovem Professora ,DrªDina Botelho,que prepara um livro,sobre Maria Archer(Irmã da saudosa Tia Irene, Mãe,destes três irmãos sempre tão unidos),autorização para usar alguns dados que vêm num livro de sua autoria, também dedicado ao Prof. Pádua.

Suspeito também que os nossos Confrades ALENTEJANOS/ALGARVIOS vão gostar de "espreitar" este estudo ,porque vejo por lá apelidos com que me cruzo,nas mensagens que vão trocando entre si.

Por hoje,resta-me agradecer-lhe a atenção e pedir-lhe que,se tiver alguma sugestão a fazer,só agradecemos antecipadamente o apoio porque o arranque,com aquela sua bonita descrição,sobre aquele pedacinho do nosso vasto Alentejo,a enquadrar a casa que durante ,tantos anos,foi uma referência importante na infância de algumas gerações,nesta família,esse apoio,já o ganhámos.

Vai levar um tempinho mas,se todos os dias conseguir disciplinar-me e lançar umas gerações,temos trabalho de casa cumprido.
Uma boa noite e creia que aguardo sempre,com muito interesse,as suas notícias
Com amizade
Mª Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214051 | Kodiak | 26 nov 2008 02:57 | Em resposta a: #213760

Estimada Maria Manuela,

Há já alguns dias que tenciono agradecer-lhe as dicas sobre as pesquisas a fazer junto do ADF.

Espero agora pelos resultados.

Quanto a Augusto de Almeida Coelho. é curioso que este meu bisavô aparece nos dois documentos que lhe transmiti como Coelho de Almeida em vez de Almeida Coelho. Duas menções tão separadas no tempo, será engano?).
Mas, como bem disse vamos aguardar pela sorte da boa resposta do ADF.
Não sei, msmo assim, se terei oportunidade de ir em breve a Faro e iniciar-me nas pesquisas que alguém aí me deva ajudar.

Aproveito a oportunidade para lhe pedir o favor de, caso tenha disponibilidade, me informar:

a) do que presumivelmente possa ter acerca do 2º casamento de Francisco Tavares, pai de Teodoro José Tavares;

b) Algo sobre o casamento de um filho de Lourenço José Coelho em 1859 realizado em S. Pedro, Faro pelo pároco Inácio José Tavares Belo.

Muito obrigado pelas preciosas ajudas.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214166 | marsousa | 27 nov 2008 11:00 | Em resposta a: #214051

Caro António

Aqui ficam os dados que tenho acerca do que me pediu:

a) Casamento de Francisco Tavares com Catarina Maria a 26 de Novembro de 1803
(Arquivo Distrital de Faro. Livro de casamentos de São Pedro, Faro 1802-1813, Folha 11, frente)
O noivo era viúvo de Verónica da Conceição; a noiva era viúva de Matias da Silva. Os noivos eram assistentes na cidade de Faro, sendo a noiva paroquiana de São Pedro. Testemunhas do casamento o Major João Pedro Buiz e o Capitão João de Sousa Gomes. O casamento foi celebrado pelo prior, José Pedro de Sousa.

b) Casamento de António Augusto de Almeida Coelho com D. Esperança Avelina Soares Tavares a 19 de Junho de 1859
(Arquivo Distrital de Faro. Livro de casamentos de São Pedro, Faro 1851-1859, Folha 48, verso).
Como em mensagens anteriores já lhe dei quase todas as informações relativas a este casamento indico apenas o que falta e que é o nome dos padrinhos.

Foram padrinhos: José Francisco Cabrita e Primo da Costa Guimarães (cunhados de D. Esperança Avelina por serem casados com irmãs dela).
José Francisco Cabrita era o marido de D. Catarina Lúcia Soares Tavares.
Primo da Costa Guimarães era o marido de D. Rita de Cássia Soares Tavares.

Tenho transcrições dos assentos dos casamentos das quatro irmãs Soares Tavares. A outra irmã era D. Helena Emília que casou com João Pires Padinha.

Cumprimentos.
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214175 | Kodiak | 27 nov 2008 12:55 | Em resposta a: #214166

Estimada Senhora,
D.Maria Manuela
Muito obrigado pela sua pronta resposta e ajudas que me têm permitido dar saltos enormes a caminho .........
Até dá gosto tratar com pessoas assim.
Como me tinha dado o seu e-mail, vou imitar a minha irmã Maria Carlota e remeter-lhe o meu endereço.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214272 | cfpp | 28 nov 2008 12:07 | Em resposta a: #214049

Por lapso,na anterior mensagem,coloquei (~) na palavra< Arnao>,do Apelido do Dr.Manuel Arnao Metello.As minhas desculpas.
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214749 | jorafael | 04 dez 2008 23:33 | Em resposta a: #213412

Caro António Franco

Os nomes, datas e locais não surgiram durante o meu trabalho, o ramo Franco de que descendo foi de Castro Verde para Mértola. A probabilidade de serem ramos colaterais dos mesmos Francos é enorme. Depois de ler a sua mensagem solicitei à fundação de Casével alguns dados que ainda não me foram enviados. Com base nos dados que aqui colocou vou tentar dar-lhe uma resposta, depois de pesquisa no A.D. Beja.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214752 | jorafael | 05 dez 2008 00:34 | Em resposta a: #213442

Caro Francisco Canas Simões

Domingos Francisco Franco; 1668, Mafra não encontrei nos livros de Beja. Nomes e datas de Francos por mim encontrados:
Beja; 1576; Diogo Franco
Beja; 1587; João Luís Franco
Beja; 1588; Manuel Luís Franco
Beja; 1588; Francisco Luís Franco
Beja; 1633; Estêvão Luís Franco
Beja; 1621; Marcos Gonçalves Franco
Beja; ; Manuel Luís Franco
Beja; 1696; Manuel Luís Franco

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214756 | facs | 05 dez 2008 01:30 | Em resposta a: #214752

Muito Obrigado, só me resta a data do obito pensei que conseguisse mais para tras,

cordiais saudaçoes

francisco canas simoes

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#214764 | AAF | 05 dez 2008 09:58 | Em resposta a: #214749

Grato pela sua resposta.

Ficar-lhe-ei reconhecido por todas as informações que consiga obter. É que resido um pouco longe ... na cidade do Porto.

Cumprimentos,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#215026 | cfpp | 08 dez 2008 19:32 | Em resposta a: #214272

Caríssimo Irmão

Acabo de abrir, com toda a tua grande ajuda e a dos "santos da casa", o Tópico prometido.Vamos ver se continuo,sem "engasgamentos".

Para os Amigos- Mª. Manuela Pereira, Octávio Carvalho e José Rafael, ficam os desejos de "acharem",nas gerações que se seguem ,"ligações" interessantes aos vossos estudos, no Tópico: Família Archer Moreira Paraíso de Pádua.

A todos,um obrigada pelos incentivos
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#215037 | rafael | 08 dez 2008 20:44 | Em resposta a: #215026

Cara Maria Carlota

Tenho um livro ( romance ?)de Maria Archer que foi oferecido pela autora,se não me engano, ao meu falecido cunhado Zé Colaço ( José Teixeira Colaço, de Almodôvar, muito amigo da família aqui referida).Lembrava minha mulher que o Prof. Doutor Fernando Pádua,quando era rapaz passava algumas temporadas em Almodôvar na casa do tio e era companheiro de brincadeiras dos meus cunhados,sobretudo do Chico.Tb. assistiu durante algum tempo e grato lhe ficámos, porque a Maria da Soledade tinha problemas cardíacos de gravidade e o Senhor Prof. Doutor Fernando de Pádua deu-nos provas de grande amizade e consideração.
Sobre o referido livro,se o encontrar no meio de alguns livros que ainda tenho de arrumar, terei gosto de lho enviar, oferecer;embora seja um livro de aparência modesta vale pelo seu conteúdo e afectividade.

Com amizade.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#215064 | cfpp | 09 dez 2008 00:38 | Em resposta a: #215037

Caríssimo Rafael

Fico sempre muito comovida com a sinceridade das suas mensagens, repletas de bons sentimentos e sempre expostos com elegância e simplicidade - dom raro que muito poucos possuem... Bem haja!

Falei agora com a Maria Irene, irmã de Fernando; ficou muito enternecida com as suas notícias, foi muito amiga e companheira de brincadeiras da Maria da Soledade, mas ainda não sabia da sua partida e,...pede para o cumprimentar.

Claro está que, o mano Fernando irá ficar ao corrente de todas estas ligações e lembranças e o coração, vai palpitar -lhe com força! Nele não deve haver"crise"...

Àcerca do livro de Maria Archer que o Rafael gentilmente procura, imagino o nosso Professor a "regateá-lo"e a desafiar-nos com o seu destino ... É que, na Fundação que dirige, abriu uma biblioteca de nome - Maria Archer...Importa-se?

Com estima
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#215368 | rafael | 13 dez 2008 03:05 | Em resposta a: #215064

Caríssima Maria Carlota

Retribuo muito agradecido os cumprimentos que a Senhora Dona Maria Irene teve a amabilidade de enviar-me.

Já encontrei o Romance "ELA É APENAS MULHER" de Maria Archer .O romance dedicado a Florbela Espanca tem o autógrafo da autora e escrito na 1.ª pág.na que antecede o título do livro ,a autora e a editora com a data de 1944,escrito a tinta no canto superior direito -tia Amélia.

Terei muito gosto em oferecer-vos o livro, porque fica melhor junto a vós.Gostei do enredo do romance e de tal modo me interessou que não descansei enquanto não o li logo todo.

Envio o meu mail, para saber a direcção do respectivo envio.

rafaelgcarvalho@gmail.com

Um bom fim de semana.
Com amizade.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#215445 | cfpp | 14 dez 2008 00:40 | Em resposta a: #215368

Amigo Rafael

Muito obrigada, em meu nome e de todos os meus familiares, que acharam da maior ternura,o seu gesto - muito amável!
Claro está que,antes de seguir o destino dele ,vai cá em casa, ser lido e saboreado.
Reconhecida pelo contacto que aqui colocou e pela gentileza demonstrada.

Até muito breve
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#224484 | Kodiak | 21 mar 2009 10:50 | Em resposta a: #209467

Olá Maria Manuela.
Espero que tenha passado bem desde as últimas mensagens trocadas entre nós.
Cá estou de novo a espreitar mensagens "antigas".
O meu tempo é muito intenso durante o dia mas, devagar, devagarinho vou preenchendo algumas lacunas na minha imberbe árvore genealógica que tem contado com a enorme generosidade da sua parte.
Encontrei esta sua mensagem de 29-9-2008, e não resisto em perguntar-lhe se nos registos que refere dos casamentos de quatro filhas de Teodoro José Tavares e D. Ana Bárbara Soares encontrou alguma ELIZABETH SWARZENBERG?
Tem sido uma personagem que me intriga, que apareceu no Genea como filha de Teodoro José Tavares e de D. Ana Barbara Soares até ao momento em que fiz a pergunta ao "moderador". A partir daí, desapareceu!
CURIOSO este facto.....
Sei que casou com um conde alemão, tiveram filhos e foram viver para os Estados Unidos.
Se, quizer dar-me indicação das outras duas filhas do casal, para além de Helena e de Esperança, ficar-lhe-ei grato.
Os meus respeitos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#224648 | marsousa | 22 mar 2009 19:29 | Em resposta a: #224484

Caro António Coelho

Quanto à primeira questão creio que se tratou de um erro detectado quando contactou o moderador e, por isso, foi corrigido.
Passando à segunda, os nomes das três irmãs de D. Esperança Emília já estão na minha mensagem de 27-11-2008. Vou indicar os dados que tenho sobre elas obtidos dos assentos dos respectivos casamentos (Arquivo Distrital de Faro).
_______________

Livro de Casamentos de São Pedro, Faro 1851-1859, folha 8
Data: 19-01-1853

Casamento de
JOSÉ FRANCISCO CABRITA, natural de Alcantarilha, viúvo de Maria do Carmo
com
D. CATARINA LÚCIA SOARES TAVARES, solteira, paroquiana de São Pedro, filha legítima de Teodoro José Tavares e Dona Ana Maria Bárbara Soares, neta paterna de Francisco Tavares e Verónica da Conceição e materna de José Soares e Teresa de Jesus,”aquele de Tavira, esta e os mais de Faro”.
Testemunhas: António Ferreira Chaves e António José Gonçalves
Celebrante: o Prior Inácio José Tavares Belo
_______________

Livro de Casamentos de São Pedro, Faro 1851-1859, folha 35
Data: 30-05-1857

Casamento de
PRIMO DA COSTA GUIMARÃES, Director da Alfândega de Vila Real (de Santo António), em cuja freguesia foi baptizado, solteiro, filho legítimo de Luís Joaquim da Costa Guimarães e D. Mariana Rita Pereira, ambos do Porto, neto paterno de avós cujos nomes se ignoram por não virem declarados no mandado e materno de Joaquim Pedro Viana e D. Ana Cristina natural de Guimarães.
com
D. RITA DE CÁSSIA SOARES TAVARES, solteira, baptizada em São Pedro, filha de Teodoro José Tavares e D. Ana Maria Bárbara Soares, neta paterna de Francisco Tavares e Verónica da Conceição e materna de José Soares e Teresa de Jesus, ”aquele de Tavira, e os mais de Faro”.
Testemunhas: Guilherme Quintino de Avelar, José Francisco Cabrita e o Coadjutor José Gonçalves da Cruz Viva.
Celebrante: O Prior Inácio José Tavares Belo
_______________

Livro de Casamentos de São Pedro, Faro 1860-1862, folha 4
Data: 30-01-1862

Casamento de
JOÃO PIRES PADINHA*, de 37 anos, solteiro, proprietário, baptizado na freguesia de Santa Maria de Tavira, filho legítimo de Joaquim Pires, proprietário e de Gertrudes Maria**, moradores em Tavira, neto paterno de António Pires e Rita do Sacramento e materno de João Simão Soares e Maria Genoveva, todos de Tavira.
com
D. HELENA EMÍLIA SOARES TAVARES, de 28 anos, solteira, baptizada em São Pedro, filha de Teodoro José Tavares e D. Ana Maria Bárbara Soares, neta paterna de Francisco Tavares e Verónica da Conceição e materna de José Soares e Teresa de Jesus,”naturais aquele de Tavira, e os mais de Faro”.
Testemunhas: José Pires Padinha, viúvo, negociante, morador na cidade de Tavira e José Francisco Cabrita, casado, proprietário, morador na Ribeira.

*No assento apenas aparece João Pires mas em outros documentos aparece Padinha, o mesmo acontece com o nome do pai do noivo.
** Ou Gertrudes Maria Soares.

Os noivos foram dispensados do terceiro grau de consanguinidade (João Simão Soares e José Soares eram irmãos).


Com os meus cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#224685 | Kodiak | 22 mar 2009 23:49 | Em resposta a: #224648

Estimada Maria Manuela,
Muito grato pela sua prestimável resposta.
Sinceros cumprimentos
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#245093 | cabecao1 | 27 nov 2009 23:43 | Em resposta a: #213412

Caro Antonio Franco

Vi hoje a sua mensagem, e se ainda não tiver envio-lhe a ascendencia de Antonio Joaquim Franco, de Casevel , ate aos seus bisavos , ( era primo em 3º e 4º grau de minha avo materna Ana Coelho Guerreiro, de Alcaria Ruiva-Monte de Vale de Camelos, e que casou com Antonio Tito Martins figueira, de Castro Verde, em 3º grau pelo seu avo paterno e em 4º grau pela sua avo materna ).
1- ANTONIO JOAQUIM FRANCO , nasceu em Castro Verde em 27.8.1889 e faleceu em Beja a 31.3.1961
2- Antonio Franco Ribeiro, n.Casevel
3- Maria do Castelo Fernandes de Brito, n.Aljustrel
4- João Lourenço Ramos, n.Castro Verde, no Monte de Peliteiros
5-Maria de Assunção, n. 11.7.1827 em Casevel
6- Manuel Romão Fernandes, de Aljustrel
7- Ana Francisca de Brito, de Aljustrel
8-Manuel Lourenço Ramos, n.Castro Verde, Monte de Peliteiros ( meus antepassados)*
9- Isabel Afonso, de Castro Verde*
10-Inacio Francisco Gomes, de Casevel ( filho de Jose Gomes e Ana Franco, de Casevel)
11-Maria antonia , de Vale de Santiago ( filha de Antonio Goncalves, de S.Tiago do Cacem e de Ana Antonia, de Odemira)
12-Romão Jose Fernandes, de Aljustrel
13- Ana do Castelo, de Aljustrel
14- Jose de Brito Camacho. n. 1775, Aljustrel ( 4 casamento dele) **
15-Joana Maria, 11.9.1796, Aljustrel

e continua ( excepto nºs 10 e 11). e em * meus antepassados
directos e ** irmão de meu antepassado

Espero que isto o ajude se ainda não tiver estes dados, ao dispor

Cumprimentos
Antonio Manuel Figueira Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#245108 | facs | 28 nov 2009 12:30 | Em resposta a: #208414

Caro Antonio

Muito Bom Dia, Faço votos para que asua pesquisa continue a correr normalmente e com bastante exito, no entanto eu descendo de um ramo Franco, só que este ramo que vem do Gradil, (Mafra) seu nome Domingos Francisco Franco, e casado com Barbara Luis, se por um acaso, estes dados coincicidirem com na sua arvore, agradeço que me contacte
esperando que tenha bom fim de semana, apresento os melhores cumprimentos


francisco Cannas

Resposta

Link directo:

RE: Família Franco d'Almeida Coelho

#245117 | AAF | 28 nov 2009 16:20 | Em resposta a: #245093

Obrigado pela sua mensagem.

António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#387228 | jrmoreira | 06 dez 2017 20:49 | Em resposta a: #204361

Tenho bastantes informações sobre a família de Ventura da Cruz (até á 6ª geração de antepassados), filho de José Coelho de Carvalho e de Anna Ignácia da Cruz (Coelho), que são meus 4º avós, e a ligação desta família a Monchique, até á presente data.
Tenho bastantes datas de nascimentos, casamentos, obitos, registos da Torre do Tombo .....
Existe também na net um artigo "Promontório da memória" que pode dar algumas luzes, se bem que um pouco confuso, porque para além de casamentos entre tios e sobrinhas, algns filhos tem exactamente os mesmos nomes que os pais, as mães e os avós. Ao fim de vários anos a tentar perceber quem era quem, finalmente estou agora a retirar os documentos da Torre do Tombo.
A app que uso é o MACFamillyTree e quando tento exportar para o MyHeritage fica bastante errado, mas caso haja alguem interessado nestas informação, terei todo o prazer em transmiti-las.
o meu mail é josereismoreira@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413082 | AAF | 12 mar 2019 18:23 | Em resposta a: #245093

Caro António Figueira Canelas

Ao fim de tantos anos não sei se continua as suas pesquisas e, designadamente, neste ramo.
Na relação que me enviou relativamente à ascendência de Joaquim António Franco, esta vai entroncar com os meus 5º avós, José Gomes e Ana Margarida Franco (n.º 10 da sua relação).
Tem alguns dados novos? Estando também ao dispor para partilhar consigo os vários que entretanto consegui.
Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413763 | StellaFlidais | 08 abr 2019 18:13 | Em resposta a: #413082

Caro António Franco,

Peço desculpa pela intromissão, mas acabei de ler esta sua mensagem e o casal que menciona, José Gomes e Ana Margarida Franco, são os meus sextos avós, por via de sua filha, Maria Lúcia Franco, minha quinta avó.
Gostaria muito de trocar impressões consigo sobre este ramo familiar. Se estiver interessado, por favor contacte-me.

Cumprimentos,

SF

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413764 | AAF | 08 abr 2019 18:23 | Em resposta a: #413763

Caro SF

Tenho o maior gosto em trocar mensagens consigo, até porque o nosso grau de parentesco é, até, mais próximo :) uma vez que a sua quinta avó, Maria Lúcia Franco, é minha tetravó!

Qual dos seus filhos é seu avó?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413765 | StellaFlidais | 08 abr 2019 18:32 | Em resposta a: #413764

Caro António,

De facto é interessante que também descenda de Maria Lúcia Franco e de Custódio Coelho. Eu descendo de Jacinto José dos Reis (do seu segundo casamento com Maria Inácia Nobre), por via da filha mais nova do casal, Teresa Nobre (ou Teresa Nobre Franco como também aparece frequentemente), minha trisavó.

Já agora, só uma correcção, sou uma ela, não um ele.

Cumprimentos,
SF

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413766 | AAF | 08 abr 2019 18:54 | Em resposta a: #413765

Cara ... Stella (?)

Peço desculpa pela involuntária alteração de género!...

Do Jacinto José dos Reis (único filho que, creio, não adoptou o apelido Franco e, pelo contrário, o "Reis" por razões que desconheço) apenas tinha ainda a referência ao seu primeiro casamento com Maria Joaquina.

Eu descendo da filha Ana Joaquina da Conceição Franco que casou com Domingos Afonso. Vivo na cidade do Porto e o "Franco" vai-se mantendo por aqui...

Não sei que elementos tem da nossa ascendência comum mas poderei enviar-lhe os que tenho, caso ainda não os possua.

Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413767 | AAF | 08 abr 2019 19:03 | Em resposta a: #413765

Já agora uma dúvida. A Teresa Nobre Franco (sua trisavó) é familiar do marido?

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413770 | StellaFlidais | 08 abr 2019 19:37 | Em resposta a: #413767

Caro António,

O Jacinto José dos Reis casou com Maria Inácia Nobre em Castro Verde e não Casével, onde já residia com a primeira mulher no Monte da Barrigoa, daí provavelmente não ter conhecimento deste casamento. Foi em Castro Verde que nasceu a primeira filha do casal, Maria Jacinta. Depois há um período de tempo em que o casal anda entre Casével e Castro Verde, sendo que tiveram julgo que dois ou três filhos (falecidos) entre estas paragens, acabando por assentar arraiais em Messejana, onde nasceu a minha trisavó (penso que existam outros descendentes deste ramo dos Franco em Messejana, mas ainda não tive oportunidade de estudar os colaterais mais aprofundadamente).

Por aqui o apelido Franco foi-se perdendo, à excepção do irmão mais novo da minha bisavó a quem a mãe deu o apelido mas infelizmente não conseguimos descobrir o paradeiro do único filho que ele teve.

Quanto aos elementos que tenho da ascendência, estudei praticamente tudo o que consegui pelos paroquiais, não sei se serão os mesmos que possa ter, mas podemos sempre comparar notas.

A sua dúvida quanto à minha trisavó é interessante, porque a resposta é: mais ou menos. O meu trisavô, José António da Silva, é natural de Serpa, sendo filho de uma senhora de nome Sabina da Graça, também conhecida como Sabina da Graça Franco. Esta Sabina era Exposta da Roda de Casével tendo sido dada a criar a Luísa Franco que, por sua vez, era prima direita da nossa Maria Lúcia Franco. Era filha de José Franco, o irmão mais novo de Ana Margarida Franco (desculpe, mas isto é tudo meio confuso...). Assim eles não eram parentes de sangue, mas teriam alguma ligação familiar.

Cumprimentos,

SF

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413771 | StellaFlidais | 08 abr 2019 19:40 | Em resposta a: #413770

Ah, quanto ao apelido do Jacinto também não consegui descobrir o porquê, visto não haver mais Reis na sua ascendência. A minha teoria é que talvez se trate de uma corruptela de Rodrigues, apelido do pai de Custódio Coelho que costuma ser abreviado como Roiz.

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413773 | AAF | 08 abr 2019 19:51 | Em resposta a: #413771

Cara Prima :)

Não sei se se chama Stella...

Qual é o Franco mais antigo a que chegou?

Tenho o casamento de Sebastião Faria casado com Maria Franco em Ourique, em 1704, filha de Manuel Rodrigues e Maria da Conceição.

Se puder/quiser enviar-me a descendência do seu avô Jacinto, ficar-lhe-ia grato.

O seu ramo mantém-se pelo Alentejo?

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413776 | StellaFlidais | 08 abr 2019 20:08 | Em resposta a: #413773

Caro Primo ;)

O meu nome não é, de facto, Stella, mas conto dizer-lhe qual é. Envio-lhe a descendência de Jacinto dos Reis, com todo o gosto. Dê-me só um dia ou dois para arrumar tudo como deve ser. Já agora se puder fazer o mesmo com o seu ramo agradecia.

Quanto aos Franco cheguei ao mesmo ponto que você, com a diferença de saber o nome dos pais do Sebastião Faria: Domingos Mestre e Maria Faria, pois encontrei-lhe o primeiro casamento com Maria Gonçalves em Ourique a 05-09-1694 (se não me engano é a imagem 117 do livro correspondente). O que é que tem sobre João Rodrigues, o marido de Ana Maria Franco?

O meu ramo está espalhado por praticamente todo o país, sendo que apenas restam algumas pessoas no Alentejo, especificamente em Beja. A minha família mais directa está em Leiria.

Cumprimentos,

SF

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413779 | AAF | 08 abr 2019 21:12 | Em resposta a: #413776

Ainda não entrei em Serpa, pelo que nada sei do nosso avô João Rodrigues.

O meu endereço é antonio.franco@law-ace.pt.

Se me quiser dizer o seu poderei enviar-lhe o que tenho.

Cumprimentos

António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413780 | AAF | 08 abr 2019 21:17 | Em resposta a: #413776

Também tinha o primeiro casamento do Sebastião, mas do assento não consta o nome dos pais!...

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413781 | StellaFlidais | 08 abr 2019 21:51 | Em resposta a: #413780

Caro António,

Agora reparo que realmente não há nome de pais, mas eu tenho-os nas minhas notas... terei de refazer os meus passos para ver como cheguei a tal conclusão!

A pergunta em relação a João Rodrigues, prende-se com o facto de não existirem registos paroquiais em Aldeia Nova de São Bento antes de 1700, contudo consegui descobrir-lhe o nome dos pais pelo assento de um filho que teve com Ana Maria Franco por volta de 1740, quando dos assentos passam a constar nomes de avós: Bento Carrasco e Leonor Rodrigues. Curiosamente, fazendo uma busca por estes nomes no Portal Português de Arquivos, parece que há um neto deste casal natural de Arronches com uma habilitação de genere no Distrital de Évora. Não tive oportunidade de pedir tal documento a Évora, mas há esperança de podermos andar um pouco mais para trás.

Vou compilar tudo o que tenho em relação à ascendência de Custódio Coelho e Maria Lúcia para lhe enviar.

Cumprimentos,
SF

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413783 | AAF | 08 abr 2019 22:05 | Em resposta a: #413781

Vou verificar; tinha-o registado como Bento Carvalho e não Bento Carrasco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413846 | AAF | 11 abr 2019 22:17 | Em resposta a: #413781

Cara StellaFlidais

Creio que a inquirição de genere do neto do nosso avô Bento Carrasco, infelizmente, não nos dá nada de novo.

Posso enviar-lhe por e-mail se a quiser consultar.

Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#413974 | AAF | 17 abr 2019 12:08 | Em resposta a: #413781

Cara StellaFlidais,

Não sei se já se tinha apercebido, mas os novos avós Bento Carrasco e Leonor Rodrigues constam da base de dados do Geneall.
Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#414907 | AAF | 22 mai 2019 17:50 | Em resposta a: #413781

Cara StellaFlidais

Pode dizer-me se logrou encontrar o assento de baptismo do nosso avô Custódio Rodrigues Coelho e respectiva ascendência?

Grato
António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#420332 | Tiago R de Andrade | 30 dez 2019 01:01 | Em resposta a: #213216

Boa noite,

Tenho alguma informação acerca da família Annes caro, caso haja interesse.

Obrigado.

TRA

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#427449 | AAF | 25 set 2020 15:08 | Em resposta a: #413783

Cara StellaFlidais

Pode dizer-me se logrou encontrar o assento de baptismo do nosso avô Custódio Rodrigues Coelho e respectiva ascendência?

Grato
António Franco

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#427479 | StellaFlidais | 26 set 2020 11:49 | Em resposta a: #427449

Caro António,

Peço desculpa por só agora responder aos seus pedidos, mas o Geneall não me está a enviar alertas e eu tenho estado um pouco arredada do fórum.

O nosso Custódio Rodrigues Coelho foi baptizado em Castro Verde a 16-03-1772, o que pode verificar neste livro de baptismos: https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1048560, imagem 207.

Tenho bastante ascendência dele, especialmente pela parte paterna. Posso enviar-lhe tudo o que tenho. O seu e-mail ainda é o mesmo?

Cumprimentos,

StellaFlidais

Resposta

Link directo:

Família Franco d'Almeida Coelho

#427629 | AAF | 30 set 2020 17:27 | Em resposta a: #427479

Cara Stella

Obrigado pela sua resposta.

Ficar-lhe-ia grato pelo envio dos elementos que indica. O e-mail é o que lhe tinha indicado.

Grato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 22:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen