Obras recentes

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Obras recentes

#15049 | alentejo | 01 jan 2002 17:46

Caríssimos,


Vieram a lume recentemente duas obras assinadas por um "vago" Manuel de Sousa, que me parece pseudónimo, que levam por título "reis e Rainhas de Portugal" e As origens dos Apelidos das Famílias Portuguesas".
Depois de contactar a editora (SPORPRESS) o seu contacto não me foi facultado. Alguém sabe alguma coisa?

Cumptos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Obras recentes

#15081 | JCC | 02 jan 2002 00:14 | Em resposta a: #15049

Caro Nuno

Já viu a segunda (...apelidos de famílias portuguesas)?

E não lhe lembrou nada? Experimente comparar os textos, lado a lado, com o Zuquete e com o Marquês de Abrantes e talvez tenha uma surpresa...

Até a linha gráfica lembra algo. ou não?

Curiosamente esta obra não cita fontes nem bibliografia...

Um abraço

João Cordovil Cardoso
PS: Quanto à verdadeira identidade do autor também estou curioso. E ao que sei não sou o único.

Resposta

Link directo:

RE: Obras recentes

#15082 | alentejo | 02 jan 2002 01:09 | Em resposta a: #15081

CAro João,


Já vi as duas de fio a pavio. Nos Reis e Rainhas, pág. 77 vem na legenda das armas de D. João II, uma gralha publicada do trabalho do João Paulo Abreu Lima, que em vez de "...que encimava a parte..." deveria ser "...encimava a porta...".
Curiosamente estão neste Reis e Rainhas dezenas de fotos retiradas da Evolução das Armas de Portugal e, pasme-se, esta obra não vem referida na bibliografia.

Enfim...

Grande abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Obras recentes

#15092 | Ortigão | 02 jan 2002 03:38 | Em resposta a: #15082

Não sei nada sobre o autor, mas sei que tem sido um sucesso. Estava nas montras de todas as livrarias por onde passei este natal, e estou certo que deve ter sido o presente de natal de muitíssimos incautos.

rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Obras recentes

#15109 | bbarahona | 02 jan 2002 15:39 | Em resposta a: #15082

Caríssimos,
o meu pai comprou o "Reis e Rainhas" (apesar de tudo, gosto da sistematização rápida e sucinta) e o "Apelidos das Famílias Portuguesas" foi-me oferecido no Natal. Eu próprio o manuseei numa livraria antes do Natal, mas ao consultar 3 ou 4 apelidos, o texto era-me familiar e eu bem me lembrava de onde! Não o comprei por isso, mas acabo de o receber.
Ainda bem que não sou o único a ter tido esta dúvida sobre o autor e a comparar os textos.
O sucesso do "Apelidos" deve ser enorme, pois por exemplo a mim foi-me oferecido 2 vezes!
Bernardo Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Obras recentes

#15115 | Nuno | 02 jan 2002 16:42 | Em resposta a: #15081

Eu tambem já folheei o livro e é realmente uma mistura do"Armorial Lusitano" e do livro do Marquês de Abrantes.Estamos perante um crime
de plágio.Os detentores dos direitos destas duas obras têem motivos suficientes para uma acção judícial.

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Obras recentes

#15117 | JCC | 02 jan 2002 16:48 | Em resposta a: #15109

Deixa lá Bernardo, Comigo foi exactamente o mesmo.

Ainda estou a pensar se o vou trocar ou usar para denunciar a situação...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 06:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen