Margalho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Margalho

#204664 | AlexandraTeixeira | 01 ago 2008 23:12

Boa noite,

Iniciei-me nesta coisa da criação da minha àrvore de familia. Devo dizer que pouco ou nada entendo,mas pelo menos acho que já tenho vários dados de familia, sendo os mais antigos da 4ª geração anterior à minha.
A Familia que "procuro" é Margalho. Trata-se da familia do lado da minha mãe, e o único registo que tenho é Agostinho Da Conceição Margalho, casado com Maria Alves, tiveram pelo menos 1 filho António Alves Margalho, nascido a 6/4/1919, aparentemente no Porto.
Será que alguém me pode ajudara entender como posso efectuar as pesquisas, ou caso conheçam a origem do nome "MARGALHO".
Obrigada
Alexandra

Resposta

Link directo:

Margalho

#365412 | AlexandraTeixeira | 26 jan 2016 00:42 | Em resposta a: #204664

Alguém, como informação sobre o nome Margalho, ou a sua origem?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Margalho

#365435 | saintclair | 26 jan 2016 21:56 | Em resposta a: #365412

-
É um apelido que no século XV já se usava
em Portugal.
Sc.

Resposta

Link directo:

Margalho

#365439 | braveman | 26 jan 2016 23:00 | Em resposta a: #204664

Existe uma jornalista em Coimbra com esse sobrenome.

Resposta

Link directo:

Margalho

#365448 | as5741073 | 27 jan 2016 12:31 | Em resposta a: #365412

No final do Século XVII, vivia em Aldeia Nova de São Bento, concelho de Serpa, Bento Gonçalves Margalho ,
que casou na freguesia de Salvador da vila de Serpa com Catarina Salvado, da mesma aldeia.
Terá falecido em 20.7.1738. Era filho de outro Bento Gonçalves Margalho e Maria da Rosa, ambos naturais
da mesma aldeia.
Deixou descendência até aos dias de hoje, mas o próprio filho, meu antepassado, não usava o apelido Margalho. Chamava-se ele António Ruiz Toucinho, admitindo eu que esse último nome fosse alcunha.
De um apontamento que me foi dado pelo Sr. Dr. António Maria Louzeiro Assis, posso referir que
"dos Margalhos a notícia mais antiga que temos é a de João Afonso Margalho, morador em Serpa, que foi absolvido por Carta de Sentença de 2 de Julho de 1434 da acusação de homicídio de Haim, judeu (Chancelaria de D. Duarte I, Livro 3, folha 2, existente na Torre do Tombo).
Há ainda outras Chancelarias de reinados posteriores que se referem aos Margalhos

Resposta

Link directo:

Apelido MARGALHO

#365449 | saintclair | 27 jan 2016 13:19 | Em resposta a: #365448

-
É no Alentejo que podemos encontrar o maior número desses apelidos,seguido da zona Centro.
"Linaje muy antiguo. Por referencias de historiadores de la época y otras averiguadas por Araldis en los archivos registrales de ciudades y otros privados, podríamos afirmar, pero no asegurar, que este escudo u otro muy similar a él, apareció inicialmente desde el siglo XI al XIV, particularmente en las fiestas llevadas a cabo en 1219 en los alrededores del monasterio de Huelgas (Burgos), con motivo de las celebraciones por armar caballero a Fernando III, hijo de Alfonso VIII y Doña Leonor de Plantagenet. Las referencias de esta familia parecen precisarse con más frecuencia desde el siglo XV al XIX en especial los hechos de la toma de San Quintin, el 27 de Agosto de 1557, en el asalto final a la ciudad, también se dice que un miembro de esta familia fué el que tomó prisionero al almirante Coligny, heroico defensor de San Quintin. Todo ello parece coincidir con la memoria familiar de algunos de los miembros de la rama de la familia Margallo."
O Apelido teria tido origem em Espanha / Itália;
Margallo= Margalho.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/20/MunsterBM.jpg
Sc.

Resposta

Link directo:

Margalho

#420083 | joaocarloscallixto | 17 dez 2019 23:06 | Em resposta a: #365448

Uma pequena achega, três anos depois: também descendo desse casal Bento Gonçalves Margalho e Catarina Salvada, mas por via de Miguel Rodrigues Toucinho, irmão de António Rodrigues Toucinho. Miguel Rodrigues Toucinho casou-se com Teresa Maria, da Corte do Pinto (Mértola) e houve pelo menos duas gerações mais de descendentes com o apelido Toucinho.

Resposta

Link directo:

Margalho

#420132 | guarda | 19 dez 2019 22:28 | Em resposta a: #204664

Nos anos 60/70 conheci um sr. de nome "Margalho" amigo do meu pai e morador em Lisboa, pessoa essa que devia ter nascido pelos ano de 1915/20.
Lembra-me que era frequentador do café Montecarlo e que tinha um pequeno defeito num olho.

Memórias !!

Resposta

Link directo:

Margalho

#420133 | joaocarloscallixto | 19 dez 2019 22:33 | Em resposta a: #420132

Pois! E seria de origem alentejana ou não tem já recordação da origem?

Resposta

Link directo:

Margalho

#420134 | guarda | 19 dez 2019 22:37 | Em resposta a: #420133

Não me lembro desse pormenor pois era miúdo, mas lembro-me perfeitamente dele.

Resposta

Link directo:

Margalho

#425668 | Maryjo81 | 15 jul 2020 23:16 | Em resposta a: #204664

Boa noite o meu pai chama se João Maria Toucinho Margalhos e é natural da vila de Vale de Vargo, concelho de Serpa. Fiquei curiosa com a história por trás do nome e se fosse possível, gostaria de saber mais informações sobre o nome Margalhos porque não consigo encontrar informações em lado nenhum. Consigo ir até ao meu avô Bento Bernardino Margalhos e à minha bisa Maria Ana Margalhos... Mais não sei. Obrigada

Resposta

Link directo:

Margalho

#425669 | joaocarloscallixto | 15 jul 2020 23:27 | Em resposta a: #425668

Cara Maryjo: curioso o seu pai ter os dois apelidos Toucinho e Margalho, ambos também de antepassados meus da zona de Serpa. Tem as datas de nascimento do seu avô e bisavó?

Resposta

Link directo:

Margalho

#425676 | Maryjo81 | 16 jul 2020 09:04 | Em resposta a: #425669

Bom dia

Do meu avô sei - 28/01/1925 dos meus bisas não sei... sei que a minha bisa morreu aos 104 anos era eu pequena e sei que fazia anos em março.. é o que me lembro

Resposta

Link directo:

Margalho

#438362 | Nandaruysecco | 04 jan 2022 19:55 | Em resposta a: #204664

Margalho é o sobrenome de solteira da minha avó por parte de mãe nascida em 11/01/1969, como ela casou nem minha mãe nem eu herdamos o nome, mas sempre tive interesse em descobrir a sua origem e quem são meus talvez "tio-avós" nunca conheci ninguém desse lado de lá.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen