Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património | Regiões | Bibliografia

Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#204814 | ligiap | 04 ago 2008 19:29

Caros Confrades,

Alguém sabe de quem é a pedra de armas que existe na Quinta de Cedofeita em Adaúfe, Braga?

A publicação "O Distrito de Braga" apresenta alguns dos seus Senhores (Abreus Britos), iniciando em Baltasar Fernandes e até D. Quitéria Luísa de Sá e Menezes, mas, sem referência ao brasão aí presente, pelo que deduzo ser posterior.

Qualquer informação sobre esta casa, além das publicadas em "O Distrito de Braga" vol V ou I da 2.ª Série (fascs. I a IV), Braga, 1975, XXX - ABREUS BRITOS, da Quinta de Cedofeita, em Adaufe [pp. 56-60], seria muito útil.

Cumprimentos,

Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#204821 | casadalage | 04 ago 2008 22:20 | Em resposta a: #204814

Se tiver possibilidade, consulte o 2º volume de "Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga" de Vaz-Osório da Nóbrega. Da pág. 3 à pág. 6 encontrará a resposta à sua questão.
Boa sorte ...
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#204822 | ligiap | 04 ago 2008 22:24 | Em resposta a: #204821

Caro José Adolfo Azevedo,
Muito obrigada pela sugestão, que vou seguir de imediato.
Cumprimentos e ao dispor, se puder ser útil.
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#205076 | ligiap | 10 ago 2008 01:11 | Em resposta a: #204821

Caro José Adolfo Azevedo,
muito obrigada pela sua indicação, pois lá encontrei o que precisava.
No entanto, como o coronel de nobreza da pedra de armas está danificado, fico sem saber a que título correspondia. A obra de Vaz-Osório da Nóbrega também não esclarece.
Por acaso sabe qual o título de nobreza que teve esta família?
Obrigada e Cumprimentos,
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#205130 | casadalage | 11 ago 2008 00:27 | Em resposta a: #205076

À família em questão não foi atribuido qualquer título. Se o tivesse sido, usava o coronel correspondente em vez do coronel de nobreza.

Aconselho-a a aprofundar os seus conhecimentos sobre heráldica. Para isso, dispõe de várias publicações. Uma das mais completas foi publicada por Almeida Langhans e intitula-se "Heráldica / Ciência de Temas Vivos"

Boa sorte e persistência,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#205139 | ligiap | 11 ago 2008 10:14 | Em resposta a: #205130

Obrigada pela resposta.
Vou seguir o conselho que me dá.

Cumprimentos,
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#207687 | pmcoimbra | 08 set 2008 11:53 | Em resposta a: #205139

Cara Lígia Portovedo,

Espero que não se importe que aproveite o seu tópico para lhe fazer umas perguntas.
Pretendo completar os dados de uma família que tenho estado a estudar, os descendentes de Baltazar de Brito e Sá e sua esposa D. Francisca de São Miguel, que despois se tornam senhores, pelo casamento, da Quinta de Cedofeira. O último que tenho é Baltazar de Sá e Menezes, viveu em finais do século XVIII, se não estou em erro foi Brigadeiro e casou, mas não sei se teve descendência.
Sabe dizer-me se teve filhos e se esta linhagem ainda existe ou está extinta?
Sei que a Quinta de Cedofeita já existia antes de ter passado para a propriedade dos Abreus Britos e Sás. O brasão da Quinta é anterior a esta união ou é já marca dos Britos e Sás de Ponte de Lima?
Se não for muito incómodo, importa-se de me descrever a pedra de armas da Quinta de Cedofeita?

Com os melhores cumprimentos e agradecido pela atenção,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#207973 | ligiap | 10 set 2008 23:15 | Em resposta a: #207687

Caro Pedro Morais Coimbra,

Os dados a que tive acesso sobre esta família são os que foram publicados em 1975, em "O Distrito de Braga", V, capítulo sobre Abreus Britos, onde diz que Baltazar de Sá e Menezes não teve geração do seu casamento.

Após a sua morte, a irmã, D. Mariana Sarmento de Abreu e Lima, tornou-se senhora da Cedofeita, à qual sucedeu outra irmâ, D. Quitéria Luísa de Sá e Menezes, que será a última senhora da Quinta, pertencente à sua família.

Em 1849, morre, deixando a casa a um seu parente em 5º grau, da Casa do Fundão, José de Araújo de Azevedo Melo e Vasconcelos.

Em "Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga", Vol.II, de Vaz-Osório da Nóbrega, está o brasão da Quinta de Cedofeita está descrito deste modo:

Conjunto:
Escudo Ovalado
Coronel de Nobreza
Cartela decorativa, sobre a qual assenta o escudo, abraçada por dois ramos, um de oliveira, à direita, e outro de palmeira, à esquerda.

Escudo:
Composição: esquartelada, com um sobre-o-todo.
Leitura: I Sá
II Abreu
III Mendonça, uns
IV Vasconcelos

Sobre-o-todo:
Meneses, antigo.

Nesta obra, o autor afirma que a pedra de armas data do último quartel do séc. XVIII ou do 1º do séc. XIX, mandado esculpir por Baltasar de Sá e Meneses, ou por seu pai, Francisco de Sá de Abreu e Mendonça, que era casado com D. Josefa Teresa de Sousa e Meneses Sotomayor, da Casa da Lage.

Já agora, poderia dizer-me se o brasão é o dos Abreus Britos e Sás e a quem foi atribuído?

Cumprimentos e ao dispor.

Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#208013 | pmcoimbra | 11 set 2008 14:38 | Em resposta a: #207973

Cara Lígia Portovedo,

Em primeiro lugar, agradeço a sua disponibilidade e a atenção que me dispensou. Os dados que eu tinha terminavam no Brigadeiro Baltazar de Sá e Menezes e nas suas três irmãs, sem mais notícias.
O escudo que descreveu, pela sua composição e aspecto (ovalado, com coronel de nobreza e sem grandes adornos) deve ser relativamente recente, já do século XIX. O escudete de Menezes sobre o todo implica que só pode ter sido mandado esculpir por Baltazar de Sá e Menezes, pois nem o seu pai, Francisco de Sá Abreu e Mendonça, nem o seu avô, Bernardo de Abreu Brito e Sá, tinham antepassados desse nome (pelo menos não teriam antepassados próximos com esse nome), pelo que o nome Menezes só pode ter sido trazido para a Casa de Cedofeita pela sua mãe, D. Josefa Teresa de Sousa e Menezes.
Julgo que será seguro dizer que o escudo terá sido assumido (e não concedido) pelo mesmo Baltazar de Sá e Menezes, facto que era muito comum em famílias com nobreza já antiga.
A família Brito e Sá era de Ponte de Lima e deu origem a uma longa sucessão de notários dessa Vila. Pelo menos entre 1640 e 1905 houve notários e escrivãos nesta família, que recebiam o ofício do pai ou do sogro. Foi a ligação aos Abreus (ou Abreus de Vasconcelos) que trouxe a Quinta de Cedofeita para a família (a partir daí passaram a ser Abreus Britos e Sás). Essa ligação concretizou-se no casamento entre Francisco de São Miguel Garcês e Brites de Abreu e Vasconcelos, pais de Bernardo de Abreu Brito e Sá.
Não sei se já tinha conhecimento destas informações, mas ficam aqui de qualquer modo. Acho que nestes assuntos mais vale dados a mais do que a menos.

Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#209378 | ligiap | 28 set 2008 21:53 | Em resposta a: #208013

Caro Pedro Morais Coimbra,
Muito obrigada pelas informações que me dá, a maior parte das quais, desconhecia totalmente.
Fico ao seu dispor, se lhe puder ser útil noutra ocasião.
Cumprimentos,
Lígia portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#215931 | pmcoimbra | 18 dez 2008 23:08 | Em resposta a: #209378

Cara Lígia Portovedo,

Por acaso não tem uma foto ou uma imagem da pedra de armas da Casa de Cedofeita que possa partilhar comigo e enviar para o meu e-mail? É que ainda não consegui arranjar nenhuma. Se não for um incómodo muito grande para si e se não se importar de o fazer, aqui fica o meu e-mail:

pedromoraiscoimbra@portugalmail.pt

Se não puder, ou não tiver, ou se lhe der demasiado trabalho, não faz mal, vou tentar encontrar a casa quando puder passar por Braga. De qualquer modo, mais uma vez lhe agradeço a sua ajuda e paciência.

Com os meus cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#264820 | Secret | 04 nov 2010 19:52 | Em resposta a: #204814

Ola, eu sou de Adaúfe, e já entrei lá, mas hoje o meu avô contou-me que já trabalhou lá nos campos.
A quinta é muito Grande, o meu avô não sabe o valor certo da quinta mas ele está na dúvida de 500 mil, ou 1 milhão (penso que é Euros).

Eu posso é tentar tirar umas fotos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedra de Armas da Quinta de Cedofeita

#264821 | Secret | 04 nov 2010 19:53 | Em resposta a: #215931

Ola, eu sou de Adaúfe, e já entrei lá, mas hoje o meu avô contou-me que já trabalhou lá nos campos.
A quinta é muito Grande, o meu avô não sabe o valor certo da quinta mas ele está na dúvida de 500 mil, ou 1 milhão (penso que é Euros).

Eu posso é tentar tirar umas fotos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 12:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen