Familias de Caminha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de Caminha

#204921 | João Mamed | 06 ago 2008 22:37

Gostaria de saber se alguém possui informações, que me ajudem nas minhas investigações, sobre estas familias de Caminha:

Ascendentes do casal Gregório Pita Calheiros e Inês Dias Martaranha, casaram cerca de 1630;

Ascendentes do casal Francisco de Almeida Leitão e Hipólita da Rocha Fienes, mesma data do anterior. E já agora informações sobre o apelido Fienes;

Ascendentes do casal António Peixoto Barbosa e Maria da Rocha do Vale, mesma data dos anteriores;

Possuo alguns dados sobre familias de caminha do sec. XVII, que posso fornecer.

Agradeço a V. atenção.
Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204922 | pmcoimbra | 06 ago 2008 23:02 | Em resposta a: #204921

Caro João Mamede,

Para já, posso apenas adiantar-lhe alguns dados sobre o segundo casal, Francisco de Almeida Leitão e Hipólita da Rocha Fienes:

Francisco de Almeida Leitão, criado do Duque de Caminha, era filho de Gaspar de Almeida Leitão e de sua mulher Isabel Silvestre Brandão, naturais de Ribeira de Pena. Não tenho mais dados sobre ele.

Hipólita da Rocha Fienes era filha de António Gonçalves e de sua mulher Maria da Rocha Fienes.

Se consultar o Nobiliário do Felgueiras Gayo, no Título de Rochas, §20, encontra Grácia da Rocha, filha de Genebra Gomes da Rocha e de seu marido Garcia Gil Briteiros, que casou com um flamengo chamado António Fienes. Foram pais de, entre outros, Apolónia da Rocha Fienes, que casou e viveu em A Guarda, do lado Galego do Minho, com Gaspar de Azevedo de Macedo, natural de Agrelo, Monção. Estes foram, por sua vez pais de Gonçalo de Azevedo da Rocha (Fienes), que casou em Caminha com Isabel Lopes, e avós de Maria da Rocha Fienes, mãe da referida Hipólita da Rocha Fienes.

Há ainda em Vila Nova de Cerveira um brasão esquartelado de Azevedo, Fienes e Rocha.

Sem querer abusar, proveito para lhe perguntar o seguinte: nos seus dados sobre famílias de Caminha encontra algum dos "meus" Guerreiro da Rocha? Por vezes os nomes variam: Gonçalves Guerreiro, Gonçalves da Rocha ou Guerreiro da Rocha... O mais antigo chama-se Marcos Gonçalves Guerreiro (da Rocha), casado com Ana Lourenço, e viviam em Lanhelas.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204923 | pmcoimbra | 06 ago 2008 23:07 | Em resposta a: #204921

Caro João Mamede,

Esqueci-me de dizer que o casal que referi, Marcos Gonçalves Guerreiro e Ana Lourenço, terão nascido cerca de 1630.

Mais uma vez, com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204925 | João Mamed | 06 ago 2008 23:25 | Em resposta a: #204923

Caro Pedro

Agradeço imenso a sua pronta resposta.

Ajudou-me a dar um passo em frente nas minhas investigações.
Fiquei com uma dúvida:

Gonçalo de Azevedo da Rocha e Isabel Lopes eram os avós de Mª. da Rocha Fienes?
Se sim então quem eram os pais?

Gonçalves e Guerreiro são nomes muito comuns em Caminha. Infelizmente de momento não o posso ajudar, mas na próxima vez que passar no ADVC vou tentar ajuda-lo. Sabe o local do casamento do casal Marcos e Ana?

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204926 | pmcoimbra | 06 ago 2008 23:37 | Em resposta a: #204925

Caro João Mamede,

Gonçalo de Azevedo da Rocha (Fienes) casou em Caminha com Isabel Lopes e tiveram pelo menos dois filhos:
1- Pedro da Rocha Fienes, sem geração.
2- Maria da Rocha Fienes.

Maria da Rocha Fienes casou com António Gonçalves, de quem teve:
1- Bartolomeu da Rocha Fienes, sacerdote.
2- Grácia da Rocha Fienes, casou com António de Azevedo, escrivão da Câmara e Almotaçaria, Capitão da Companhia de Seixas e Lanhelas durante as Guerras da Restauração, com geração.
3- Isabel da Rocha Fienes, casou com João Lopes de Calheiros, com geração.
4- Hipólita da Rocha Fienes.

Hipólita da Rocha Fienes casou com Francisco de Almeida Leitão, de quem teve, pelo menos:
1- Francisco de Almeida Leitão, baptizado a 2 de Outubro de 1631.
2- Anastácia da Rocha Fienes.


Quanto aos Guerreiros, Marcos Gonçalves Guerreiro (da Rocha) e Ana Lourenço casaram em Lanhelas, segundo consta de uma nota num processo de Inquirição de Génere de um antepassado meu. Tenho bastantes dados certos sobre a descendência de ambos, mas ascendentes não tenho nada.

Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204927 | João Mamed | 06 ago 2008 23:44 | Em resposta a: #204926

Caro Pedro,

obrigado pelo seu esclarecimento.

Logo que tenha noticias dos seus antepassados envio-lhe.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204929 | pmcoimbra | 07 ago 2008 00:03 | Em resposta a: #204927

Caro João,

Muito lhe agradeço, se por acaso encontrar alguma coisa. Vou estar atento aos outros casais que mencionou na mensagem inicial. Pode ser que tenha alguma coisa nos meus apontamentos.

Até breve,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204931 | MPA00 | 07 ago 2008 00:39 | Em resposta a: #204921

Olá João

Tenho varios Pitas e Rochas de Caminha ligados por casamento aos Abreus pede à minha irmã o meu contacto.

Abraços

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204932 | MPA00 | 07 ago 2008 01:07 | Em resposta a: #204921

Caro João

Tenho estes Pitas Calheiros de Caminha ligados aos Abreus, não sei se é o que procuras, mas devem concerteza de estar relacionados:


23. Miguel de Abreu Pr.ª 1.º f.º de Paulo de Abreu do Valle do n.º s.ª caz. M.ª Pr.ª do Valle f.ª de Estevão Pr.ª Bacellar, e de s.m.er Theodora do Valle Coelho f.ª de An.to Filgr.ª do Valle, e de s.m.er Juliana da Rocha de Moraes; Estevão Pr.ª Bacellar foy f.º de Seb.am Vas Bacellar, e de s.m.er M.ª Pr.ª naturaes da frg.ª de S. Salvador de Paderne. An.to Filgr.ª do Valle foy f.º de Gr.º Filgr.ª e de s.m.er Ana do Valle Coelho; de q.m teve
23.1. Paulo de Abreu Pr.ª q~ foy p.ª Angola Clerigo onde foy Vigr.º G.al
23.2. Estevão Pr.ª Bacellar q~ se segue
23.3. An.to Pitta Calhr.os vay a n.º 27
23.4. Isabel da Vizitação fr.ª em Bar.los
23.5. Faustina de S. Paulo fr.ª no mesmo conv.to
27. An.to Pita Calhr.os 3.º f.º de Mig.el de Abreu Pr.a do n.º 23. Caz. en Cam.ª Com M.ª da Rocha Portocarreyro 4.ª f.ª de P.º Correa Salgado, e de s.m.er Cn.ª da Rocha Pita de q.m teve
27.1. Paulo de Abreu Pr.ª s.g.
27.2. Fran.co Correa Pr.ª s.g.
27.3. D. An.ta Pitta Calhr.os
27.4. D. Roza M.ª
27.5. D. fran.ca Preyra
27.6. D. Izabel

Espero que ajude

Abraços

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204939 | João Mamed | 07 ago 2008 08:10 | Em resposta a: #204932

Caro Miguel,

Agradeço a tua resposta.

De facto, ando atrás de uma Rufina de Abreu do Vale, de Caminha, mãe solteira, teve um filho de Luis de Sousa Monteiro, COX, Sargento-mór, natural da Qta. dos Torneiros em Braga, chamado Bento de Sousa Monteiro, baptizado em 15/8/1667. Penso que essa Rufina deve estar ligada aos Bacelares, pois os netos e seus descendentes passaram a usar o nome Sousa Bacelar.

Um abraço,

joão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#204949 | MPA00 | 07 ago 2008 11:43 | Em resposta a: #204939

Caro João

Aqui tens a tua Rufina:

18. Rufina de Abreu do Valle 5.ª f.ª de Fran.co Dias Bezerra e de s.m.er Justa de Abreu do Valle do n.º 6.º Sendo Soltr.ª teve hu~ f.º do sarg.to mtr. de Infantr.ª Luis de Souza Montr.º f.º de P.º Alz. Montr.º n.al de Tibães, e de s.m.er Ana do Valle n.al de Braga; Caz. esta Rufina de Abreu em Basto com João Pinto de Mesq.ta S.g. chamão ao f.º B.
18.1. Bento de Souza Montr.º
19. Bento de Souza Montr.º f.º B. de Rufina de Abreu do Valle do nº S.ª he Cavallr.º na horde~ de S. Thiago com 60 mil rs de tença Caz. en Cam.ª com Feliciana da Rocha de Mag.es f.ª de An.to de Mag.es Velho, e de s.m.er An.ta Barb.ª da Rocha f.ª de An.to Peyxoto Barb.ª, e de s.m.er M.ª da Rocha do Valle; An.to de Mag.es Velho foy f.º de Matheus Roiz, e de s.m.er M.ª Miz Mag.es e tiverão f.os
19.1. Luis de Souza Montr.º foy p.ª a Bahia, e he Clerigo
19.2 Joseph Bernardino de Mag.es Peyxoto Clerigo
19.3. Bento de Souza Bacellar foy p.ª a Bahia
19.4. Dionizio de Souza he Manigrepo.
19.5 Cayitano Barb.ª da Rocha foy p.ª a Bahia
19.6 Varonica M.ª s.g.
19.7 M.ª sem g.


Nota: 1) Uma curiosodade o referido Dionizio de Souza referido em 19.4 "he manigrepo" era sacerdote Chinês, não consegui apurar de que relegião.

Abraços

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205003 | João Mamed | 08 ago 2008 08:18 | Em resposta a: #204949

Caro Miguel,

agradeço imenso a tua mensagem, com tão valiosas informações.

Até Moledo,

um abraço,

joão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205083 | João Mamed | 10 ago 2008 09:43 | Em resposta a: #204922

Caro Pedro,

Genebra Aires Gomes da Rocha e seu marido Gonçalo (Garcia) Gil Briteiros foram os fundadores da Albergaria de Caminha, para apoio aos peregrinos, e futuro hospital.
Fonte: Torre Tombo.

Cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205086 | pmcoimbra | 10 ago 2008 11:41 | Em resposta a: #205083

Caro João,

No Felgueiras Gayo, realmente, também encontro essa nota:

"Genebra Gomes da Rocha, filha de João da Rocha, casou com Garcia Gil Briteiros, natural de Caminha; estes mandaram fazer o hospital de S. Margarida em suas casas e deixaram rendas para nele se hospedar pobres peregrinos, que ainda hoje se pagam à Santa Casa da Misericórdia."
Tiveram:
1- Briolanja da Rocha.
2- Diogo da Rocha.
3- Gastão da Rocha.
4- Grácia da Rocha.
5- Maria da Rocha.
6- Inês da Rocha.

Segundo o mesmo Nobiliário, Genebra Gomes da Rocha era filha de João da Rocha e de sua mulher Helena Gomes, casados em Caminha, neta paterna de João da Rocha, "o Cavaleiro", Comendatário de S. Salvador da Torre e Paderne, e de D. Ana Lobo de Castro, natural de Lisboa.

Cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205092 | João Mamed | 10 ago 2008 13:51 | Em resposta a: #205086

Caro Pedro,

Realmento o Gayo faz-me falta!

Cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205104 | pmcoimbra | 10 ago 2008 18:24 | Em resposta a: #205092

Caro João,

Uma vez que não tem o Gayo, e para completar os Rochas que procura, aqui fica:

1- D. Gomes da Rocha, consta que foi casado, mas não se sabe com quem (numa memória destes Rochas diz-se ter sido casado com D. Inês de Menezes), apenas que depois de viúvo foi Comendatário de Pombeiro e de outros mosteiros, de que se acham memórias pelos anos de 1482; e que depois foi Bispo de Tripoli e teve grossa renda por ser senhor de alguns lugares de Entre-Douro-e-Minho. Teve:
2.1- Martim da Rocha.
2.2- Afonso da Rocha, que segue...
2.3- Joana da Rocha.
2.4- Leonor da Rocha.
2.5- Gonçalo da Rocha.
2.6- Maria da Rocha.
2.7- Margarida da Rocha.
2.8- João da Rocha.
2.9- Lopo da Rocha.

2- D. Afonso da Rocha, foi Comendatário de S. Salvador da Torre na Ordem de S. Bento e de outros mosteiros, teve de sua manceba (que numa memória se diz ser D. Francisca, filha de Francisco Salazar):
3.1- D. Gomes da Rocha, Abade de Pombeiro.
3.2- D. Afonso da Rocha, Abade de Meixedo.
3.3- D. João da Rocha, que segue...
3.4- Violante Afonso da Rocha.
3.5- Martim da Rocha.
3.6- Margarida Afonso da Rocha.
3.7- Valentim da Rocha.
3.8- Beatriz Afonso da Rocha.
3.9- Isabel Afonso da Rocha.

3- D. João da Rocha, "o Cavaleiro", foi Comendatário de S. Salvador da Torre e de Paderne, e teve de D. Ana Lobo de Castro, natural de Lisboa:
4.1- João da Rocha, que segue...
4.2- Valentim da Rocha.
4.3- Afonso da Rocha.
4.4- Gonçalo da Rocha.
4.5- Afonso da Rocha.
4.6- Fernando da Rocha.

4- João da Rocha, casou em Caminha com Helena Gomes, de quem teve:
5.1- Genebra Gomes da Rocha, que segue...

5- Genebra Gomes da Rocha, casou com Garcia Gil Briteiros, dos quais falamos nas mensagens anteriores.

O meu interesse nesta família advem do facto da família da minha mãe, inicialmente e entre os séculos XVII e XIX, ser "Guerreiro da Rocha" ou "Rocha Guerreiro", e oriunda de Lanhelas, Caminha, mas, infelizmente, não encontrei ainda nenhuma ligação a estes Rochas.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205111 | João Mamed | 10 ago 2008 19:33 | Em resposta a: #205104

Caro Pedro,

muito obrigado pela sua mensagem.
Espero poder ajuda-lo brevemente.

Meus cumprimentos,

jm

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205463 | amoura | 16 ago 2008 02:02 | Em resposta a: #204931

Miguel,


Ainda hoje falamos em Guilhadezes, não foi? Vê se tens alguma informação:

Gregório Rodrigues e de Catarina de Araújo , nasceu e morou na freguesia de Santo André de Guilhadezes concelho de Coura.



Abraço,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#205521 | MPA00 | 17 ago 2008 00:16 | Em resposta a: #205463

Alexandra

Infelizmente não tenho elementos sobre a freguesia de Guilhadezes.

Abraços

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207081 | pmcoimbra | 03 set 2008 00:34 | Em resposta a: #204927

Caro João Mamede,

Volto a importuná-lo porque é uma das poucas pessoas que conheço que pesquisa Caminha, terra onde tenho muitos antepassados, mas da qual sei pouco, pois ainda não tive acesso a muitas fontes. Aqui vai:
Recentemente falaram-me de uma casa brasonada em Lanhelas, a Casa da Torre. Conhece-a?
Sabe dizer-me a que família ou famílias pertenceu?
E já agora, sabe de alguma descrição desse brasão?

Com os melhores cumprimentos e à disposição,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207163 | João Mamed | 03 set 2008 19:25 | Em resposta a: #207081

Caro Pedro,

A casa que refere foi da familia do antigo jogador do Sporting, Ricardo Sá Pinto.
Se pesquisar aqui no geneall em Lanhelas verá os últimos proprietários da referida Casa.
Penso que neste momento a Casa pertence ao Pepe Regojo, proprietário das lojas do grupo com o mesmo nome.

Ainda não tive tempo para pesquisar o que me pediu, mas não tenha grandes expectativas, pois penso que os paroquiais de Lanhelas estão muito incompletos.

Na semana passada dei uma volta por Lanhelas e tirei 2 apontamentos para si, se calhar já conhece mas de qualquer modo aqui vai:

Rua José António Guerreiro, ministro, conselheiro e comendador da ordem de torre e espada, N.05/07/1789 e F.05/08/1834, em Lanhelas;

Capela com a seguinte inscrição; Pedro da Rocha Guerreiro eregiu esta Capela em 1724 Cónego.....de Lamego...

Não é muito, mas é o que se arranja!

Existe um Solar em Vilar de Mouros de um Dr. Guerreiro, conhece?

Cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207164 | pmcoimbra | 03 set 2008 19:35 | Em resposta a: #207163

Caro João Mamede,

Não se preocupe com as pesquisas, sei bem que os paroquiais estão desaparecidos ou incompletos, por isso, se encontrar alguma coisa, fico-lhe muitíssimo agradecido, se não encontrar, fico-lhe agradecido à mesma :)
Não tenho grandes esperanças de avançar muito mais no meu ramo dos Guerreiros, e atrevo-me mesmo a dizer-lhe que, de todos os que pesquisaram os Guerreiros do Minho, devo ter sido o que mais avançou.
A origem de todos os Guerreiros dos concelhos de Caminha, Cerveira e Paredes de Coura é a mesma, e a maior parte das linhagens desembocam no lugar do Covelo, em Lanhelas, Caminha, onde o Conselheiro José António Guerreiro nasceu, mas até hoje não foi possível ligar todas essas famílias.

Quanto ao segundo apontamento que citou, o Cónego Pedro da Rocha Guerreiro é meu antepassado. Foi Visitador da Diocese de Lamego, Cónego e julgo que era Doutor em Cânones. Tenho bastantes dados sobre ele.

Quanto ao Solar do Dr. Guerreiro, em Vilar de Mouros, confesso que não conheço, mas vários dos meus antepassados foram Vigários, Padres e Proprietários em Vilar de Mouros... pode ser que haja uma ligação. Sabe o nome completo dele?

Um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207165 | pmcoimbra | 03 set 2008 19:39 | Em resposta a: #207163

Esqueci-me de agradecer a sua pronta resposta e o esforço em ajudar-me... Naturalmente, espero um dia poder retribuir.

Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207211 | aguerreiro | 04 set 2008 11:58 | Em resposta a: #207164

Caro pedro
O nome do dono do solar da Varzea (á nossa moda Barge) era dr Luís Santos Guerreiro, ilustre cirurgião e médico da minha família, hoje presumo que o solar pertence a seu filho dr Manuel Guerreiro cirurgião toráxico em Gaia, são do tronco de Lanhelas,
Um Abraço
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207214 | pmcoimbra | 04 set 2008 12:32 | Em resposta a: #207211

Caro Álvaro,

São, portanto, os Santos Guerreiro que constam daquela árvore que ambos temos, com origem em Lanhelas. Compreendi. Pena que mais uma vez não consigamos ligar estes Santos Guerreiro aos outros ramos, como os seus Lourenço Guerreiro, os Antas Guerreiro do Conselheiro José António Guerreiro, os meus Guerreiro da Rocha, etc.
Muito obrigado pela achega.

Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207229 | miguelnoutel | 04 set 2008 15:05 | Em resposta a: #204921

Caro joão Mamede,

Tenho raízes em Caminha pelos Abreu Bacellar, Caminhas e Torres: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=240321
Reconhece alguém?
Como pode ver se explorar a ascendência materna de Belchior de Abreu Bacelar, têm apelidos coincidentes com os que refere nesta mensagem.

Vou tentar arranjar umas inquirições de genere sobre as quais me possa ajudar a fazer luz sobre uns promenores.

Já agora, talvez lhe interesse esta mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=50200#lista

Cpts,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207231 | miguelnoutel | 04 set 2008 15:13 | Em resposta a: #204922

Caro Pedro Guerreiro,
Fienes Rocha?
É quase certo que esta mensagem lhe interessa: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=207229

Cpts

miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207378 | pmcoimbra | 05 set 2008 17:37 | Em resposta a: #207231

Caro Miguel Noutel

Agradeço a sua informação. Não tinha reparado ainda nestes Rochas Fienes. Vou tentar "encaixá-los" na árvore que extraí do Felgueiras Gaio.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207379 | fertelde | 05 set 2008 17:41 | Em resposta a: #205092

Desculpe intrometer-me, mas encontra o Felgueiras Gaio on-line e pode pesquisar página por página. Busque no Arquivo Nacional
Cumprimentos,
Fernando Velho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207398 | João Mamed | 05 set 2008 20:06 | Em resposta a: #207379

Caro Fernando Velho,

Obrigado pela sua mensagem.
Já conheço o site, mas é pouco pratico, não há nada como poder folhear um livro.

Meus cumprimentos,

jm

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#207595 | fertelde | 07 set 2008 17:15 | Em resposta a: #207398

estimado Joâo Manuel:
Tem razâo, um livro sempre é e será melhor para investigar, porém, eu consegui muito, e com muita paciencia, navegando pelo livro on-line.-

Melhores cumprimentos,
Fernando de telde

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#208285 | bogaciovas | 15 set 2008 03:21 | Em resposta a: #204922

Prezado Pedro Morais Coimbra

Sou brasileiro, descendente de um Pedro Gonçalves, nascido por volta de 1660 em Chão da Vinha (freguesia de Areosa?), filho natural de Marcos Gonçalves, de Vilarelho, e de Clara Martins, mulher solteira, da freguesia de Seixas. Pedro Gonçalves foi alfaiate na freguesia de Areosa, tendo se casado, ao menos, três vezes. A segunda, em 1685 na freguesia de Areosa, com Maria Pires de Oliveira, da família Casado, filha de António Pires [de] São Mamede e de sua primeira mulher Domingas Martins. Maria Pires é minha antepassada.
Apreciaria saber se o senhor saberia identificar o Marcos Gonçalves, e também se haveria mais elementos sobre as famílias apontadas.

Atenciosamente

Marcelo Meira Amaral Bogaciovas

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#208310 | pmcoimbra | 15 set 2008 12:15 | Em resposta a: #208285

Caro Marcelo Meira Amaral Bogaciovas,

Do Concelho de Caminha tenho apenas informações sobre a família Guerreiro da Rocha (que é a minha família) e sobre alguns ramos dos Rochas (Rocha Fienes, Rocha de Morais). Por coincidência tenho um antepassado Pedro Gonçalves, filho de um Marcos Gonçalves, mas não se tratam dos seus, pois os meus chamavam-se Pedro Gonçalves Guerreiro da Rocha e Marcos Gonçalves Guerreiro da Rocha, e eram ambos Proprietários naturais de Lanhelas, Caminha.
Como decerto compreenderá, apesar de naquela altura ser um meio pequeno, Caminha poderia ter dezenas de pessoas com nomes como Marcos Gonçalves ou Pedro Gonçalves. Gonçalves é um nome muito comum e existiriam várias famílias com esse nome sem qualquer ligação entre elas.
A menos que você tenha datas precisas e filiações exactas será muito difícil identificar esses seus antepassados. De qualquer modo, eu não sou um especialista em Genealogia e apenas costumo pesquisar os meus antepassados como hobby. Se me deparo com nomes e dados interessantes, posso tomar nota, mas não é regra. O melhor que posso fazer é ficar atento a estes seus nomes que referiu e ver se, por mero acaso, algum deles aparece nos documentos que me chegarem às mãos.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#209501 | pmcoimbra | 30 set 2008 10:32 | Em resposta a: #205111

Caro João Mamede,

Queria fazer-lhe agora uma pergunta sobre heráldica. Não sei se tem algum dado sobre este assunto, mas cá vai:
Sei que no cemitério de Caminha existem vários jazigos de família com brasões. Estive lá apenas uma vez, há uns anos atrás, para visitar a campa do meu trisavô, o Padre Pinheiro, e reparei neles, mas não os fotografei nem tomei nota deles. Recentemente, durante as minhas pesquisas, deparei-me com um ramo de parentes do Visconde de Sousa Rego, que tenho ideia que era natural de Caminha.
Por acaso não me sabe dizer se algum desses jazigos com brasão é do Visconde de Sousa Rego ou dos seus familiares?
Se sim, pode descrever-mo?

Mais uma vez agradeço a sua ajuda. Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#209527 | João Mamed | 30 set 2008 19:25 | Em resposta a: #209501

Caro Pedro,

Também eu, em tempos, visitei o cemitério de Caminha. Sinceramente não me lembro a quem perteciam os jazigos, mas é possivel que um deles seja do Visconde.
Numa próxima ocasião vou indagar e se possivel fotografar.

Um abraço

joão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#209530 | pmcoimbra | 30 set 2008 19:31 | Em resposta a: #209527

Caro João,

Agradeço-lhe muito essa disponibilidade. Também tenho pensado em ir lá só para fotografar os tais brasões, mas ainda não tive oportunidade. Se eu conseguir ir lá primeiro, ou se conseguir descobrir mais alguma coisa, aviso-o.

Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#211355 | João Mamed | 23 out 2008 08:10 | Em resposta a: #204922

Caro Pedro

Dois irmãos Guerreiro de Caminha:

Domingos Gonçalves Guerreiro, filho leg. de Francisco Gonçalves Guerreiro e de Catarina Alvares, casou em Caminha, Matriz aos 5.10.1681 com Antónia Ferreira de Araujo, filha leg. de Tomé Martins e de Maria Gonçalves.

António Gonçalves Guerreiro, irmão do anterior, casou em Caminha, Matriz aos 10.5.1683 com Domingas Peixoto, filha leg. de João Peixoto, de Gontinhães e de Natália Domingues.

Um abraço,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#211395 | pmcoimbra | 23 out 2008 16:11 | Em resposta a: #211355

Caro João,

Agradeço-lhe muito mais essa achega à história dos Guerreiros de Caminha. Assim de repente não lhe sei dizer onde encaixar estes dois irmãos na árvore, mas, de qualquer modo, serão incluídos nos textos que estou a reunir sobre a família.

Mais uma vez obrigado por tudo. Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

Familias de Caminha

#326548 | Jose Barros | 01 abr 2013 20:06 | Em resposta a: #204921

Jose Antonio Guerreiro ministro e concelheiro da ordem de torre espada nasceu em Lanhelas em 1789 e faleceu a 5 do 8
1843.
Este senhor era tio ou irmao da mae de Emilia Rosa da Cunha (TIA CACHISSA)tia Emilia das Quiterias.
Ha um registo na caminiana e saiu um pequeno recorte no jornal caminhense no tempo do senhor Cepa.
Sendo familiar deste guerreiro ja nao vamos ao nome .

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Caminha

#326559 | fernando ladeiro | 01 abr 2013 23:25 | Em resposta a: #326548

Boa noite,
Necessito de ajuda para buscar parentes da minha avó Maria Gonçalves Barrocas, casada com Evaristo Rodrigues de Sousa, e falecida em Angola em 1929, depois do parto do meu pai, Fernando Rodrigues de Sousa.Já tinham uma filha, Natália.
O único que sei das minhas buscas, sao 2 irmaos com o mesmo apelido, Vitor António Gonçalves Barrocas e Basilio Alexandre Gonçalves Barrocas.Serao estes senhores, meus familiares?
Os melhores cumprimentos

Fernando J.L.Rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

Familias de Caminha

#437100 | Raquel Rocha Matos | 18 out 2021 13:34 | Em resposta a: #204921

Boa tarde,
Procuro informações de familiares de meus bisavôs Iria da Conceição Barge, nascida a 22-3-1894 e falecida a 6-5-1979, de Caminha; Casada com António Matos, nascido a 15-1-1895 e falecido a 1958, foi motorista do saudoso Presidente-Rei Sidónio Pais.

Resposta

Link directo:

Familias de Caminha

#437119 | lmp | 19 out 2021 11:06 | Em resposta a: #204921

Bom dia,

Em relação a Iria da Conceição Barge, nasceu a 22/3/1894, em Venade, e aí faleceu a 6/5/1979, tal como já foi mencionado, mas era venadense.

Quanto a António de Matos, nasceu a 30/10/1896, em Caminha, filho de Ana de Matos, solteira, neto de Manuel de Matos e de Teresa de Jesus, residentes, na ocasião, na rua das Flores, Caminha. Faleceu no dia 2/4/1957, em Venade, com 60 anos, e era residente no lugar do Feital.

Tiveram vários filhos, nascidos em Venade: João Batista (N. 4/2/1919), Carolina da Ascensão, Rosa do Espírito Santo, Constantino José, Sidónio José, António José, José Joaquim

Quanto ao casamento, terá sido por volta de 1918, mas não foi em Venade, pois não consta nos livros paroquiais da freguesia.

Resposta

Link directo:

Familias de Caminha

#437125 | Jorge Resende | 19 out 2021 22:04 | Em resposta a: #204921

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1098843 tif 297 batismo de iria assento 10

Resposta

Link directo:

Familias de Caminha

#437126 | Jorge Resende | 19 out 2021 22:08 | Em resposta a: #204921

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1072171 tif 217 assento 43
Batismo de António Matos, filho natural de Ana Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 21:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen