Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205287 | Paulo Rodrigues | 13 ago 2008 15:41

Boa tarde, caros(as) senhores e senhoras

A minha "questão" era a seguinte, estou com muita dificuldade em Decifrar uma Certidão de Nascimento que pedi ao Arquivo Distrital de Beja, devido á linguagem corrida, quase itálico da respectiva certidão - aproximadamente do ano 1844.

Alguém me poderia ajudar?
anteciosamente Paulo de Medeiros Rodrigues.

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205291 | Jotarodrigues1979 | 13 ago 2008 15:56 | Em resposta a: #205287

Pode-se tentar ...
Quer enviar em digitalizção ?

Cumprimentos
João
mgb1970@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205293 | Paulo Rodrigues | 13 ago 2008 16:21 | Em resposta a: #205291

Caro João, Obrigado por me tentar ajudar e pela disponibilidade!

Já enviei a dita certidão para o endereço acima mgb......

Cumprimentos e aguardando resposta tanto de um ponto de vista positivo tanto pela negativa.

Paulo Rodrigues


PS: Trata-se da família Cláudio

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205335 | Jotarodrigues1979 | 14 ago 2008 11:19 | Em resposta a: #205293

Já lhe enviei a minha leitura e expliquei o porquê de duas dúvidas ...
Não seria pior insistir e pedir a opinião de outro confrade. Era muito importante lêr mais alguns assentos escritos pelo mesmo padre, para lhe apanhar a ortografia e os tiques (será que escrevia joam ? e joaqm ?). Por outro lado, há seguramente nomes de lugares em lugar de apelidos. Seria importante saber de que freguesia é aquele assento, para dar uma vista de olhos pelos nomes dos lugares vizinhos.
Cumprimentos
Joao

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205436 | Paulo Rodrigues | 15 ago 2008 17:48 | Em resposta a: #205335

Caro João Rodrigues,

Antes de mais obrigado pela disponibilidade prestada e quanto á sua interpretação "leitura" só tenho a agradecer pois muitos nomes que foram "interpretados" foram em "encontro" a nomes que eu tinha aparte mas que no entanto nao os conseguia "ligar", mais uma vez muito obrigado e disponha.

Os meus cumprimentos

Paulo Rodrigues



PS: Vou seguir o conselho e pedir a opinião de outros confrades

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205440 | luizsillos | 15 ago 2008 18:26 | Em resposta a: #205436

Caro Paulo,

Se desejar, envie o referido registo para meu e-mail: familiasillos "arroba" gmail "ponto"com

Meus cumprimentos,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205486 | Panonias | 16 ago 2008 14:00 | Em resposta a: #205436

Caro João Rodrigues

Uma sugestão. Ponha aqui no Fórum a transcrição do dito registo como você o interpreta. Pode ser que algum confrade lhe consiga decifrar o sentido correcto.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205491 | Jotarodrigues1979 | 16 ago 2008 14:57 | Em resposta a: #205486

Caro Ze Maria

Suponho que pretendia dirigir a sua mensagem ao Paulo Rodrigues, autor do tópico, mas eu espero que ele não se importe que transcreva a minha interpretação...
Ele depois porá a sua e vai-se ganhando tempo...
Note-se que não me foi dito a que freguesia corresponde o assento:
"Aos oito dias do mes de Maio de mil oitocentos quarenta e quatro baptizei e pus os Stºs oleos a Joam (eventualmente Joa&m *) filho legitimo de Jose Claudio nat. da freguezia de S. Marcos e de Francª Roza nat. da freguezia d'Aljustrel, neto paterno de Antº Claudio e Joseffa Thareza nats. da dita de S. Marcos e materno de M.el Gaum. ** (???) da dita d'Aljustrel e Ana de Jezus nat. da freg.a de Ervidel. He o primº do nome e prº do matrimonio d'ambos; forão Padrinhos J.se Maria da Bracioza ***(???) e Jº Pedro da Vigia tocou com a Coroa de Nª. Sª. para constar fiz este termo q.e assigno
o P. Joaquim J.e Valente

* depois do "a" e antes dum caracter, em tinta muito tenue, que parece ser um "m", existe, entrelinhado, um sinal semelhante a um pequeno laço - ou um "e" estreito e longo, se quiser. Será um Til ? ou um "q" ?
**Nenhum caracter é seguro.
*** A letra inicial é duvidosa "B" parece a melhor hipotese mas para mim não faz sentido. Não parece, definitivamente, um "G". Será nome de alguma localidade vizinha ? Importante seria saber-se de que freguesia estamos tratando.
Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205500 | Paulo Rodrigues | 16 ago 2008 17:12 | Em resposta a: #205440

Caro Luiz,

Agradeço-lhe desde já muito obrigado pela disponibilidade em me querer ajudar!

Já enviei a respectiva certidão de nascimento para o seu mail, fico então a aguardar uma resposta quer seja positiva ou negativa.

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205501 | Paulo Rodrigues | 16 ago 2008 17:18 | Em resposta a: #205491

Caro Joao Stevenson Rodrigues,

Não me importo nada, muito pelo contrário, desde já agradeço pelo interesse.

Cumprimentos

Paulo Rodrigues



Ps: Farei então transcrever a minha interpretação, obrigado aos confrades

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205526 | Panonias | 17 ago 2008 01:37 | Em resposta a: #205491

Caro Paulo Rodrigues

Trata-se de um registo de baptismo de um indíviduo a quem foi posto o nome de Joaquim,(?) em que os pais do baptizado são: ele José Claudio, natural da freguesia de São Marcos da Ataboeira, concelho de Castro Verde, distrito de Beja; ela Francisca Rosa natural da freguesia de S. Salvador de Aljustrel, concelho de Aljustrel, distrito de Beja. Os avós paternos do baptizado são António Cáudio e Josefa Teresa, naturais de São Marcos da Ataboeira, concelho de Castro Verde, distrito de Beja; os avós maternos são Manuel da (Gama ou Gamito)? da freguesia de São Salvador de Aljustrel, concelho de Aljustrel, distrito de Beja e de Ana de Jesus natural da freguesia de Ervidel, concelho de Aljustrel, distrito de Beja.
Os padrinhos foram José Maria do Monte da Braciosa, situado no concelho de Beja e João Pedro do Monte da Vígia situado no mesmo concelho de Beja.

As localidades e os montes referenciados apesar de pertencerem a concelhos diferentes são próximos, por os mesmos concelhos serem confinantes.

Nota importante: A freguesia de São Marcos poderá ainda ser outra do mesmo nome, no entanto fica a minha sugestão.

Os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205533 | Jotarodrigues1979 | 17 ago 2008 10:21 | Em resposta a: #205501

Caro Paulo

Sempre valeu a pena pedir mais uma opinião. Pelo menos ficou uma explicação clara para o (para mim) estranho nome de Braciosa.
Quanto às outras dúvidas (Joam ou Joaqm e Gama/Gamito) penso que só uma leitura continuada de assentos lançados pelo padre Valente poderia fazer alguma luz, no sentido de descobrir como escrevia ele João e Joaquim e se os apelidos Gama, Gamito ou ainda outro muito semelhante eram frequentes na zona.

Cumprimentos - para si e tb para o Zé Maria

Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205534 | Panonias | 17 ago 2008 11:12 | Em resposta a: #205533

Caro Stevenson Rodrigues

É também de considerar as hipóteses de Joham ou Joahm ou Joachim.
No apelido em causa em vez de Gama e Gamito, este último muito em voga em Aljustrel na altura, poder-se-à tentar Guiam ou Giam formas antigas de Guião e Gião.
Ainda em relação a Braciosa, é nome de uma localidade do concelho de Coruche, mas como existe nas proximidades dos lugares em causa um Monte e herdade com esse nome, vamos primeiramente para esta ultima hipótese, sem nunca deixar de ter em atenção que a origem do nome poderá estar na primeira, donde poderia ser natural o dito José Maria, ou seus ascendentes, o qual ou quais poderiam depois ter dado o nome ao respectivo monte e herdade. São hipóteses a considerar.

Retribue cumprimentos


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dificuldade em Decifrar Certidão de Nascimento

#205537 | Paulo Rodrigues | 17 ago 2008 13:54 | Em resposta a: #205526

Caro Zé Maria,

Confesso que a sua mensagem deixou-me bastante intusiasmado e ao mesmo tempo "nervoso" na tentativa de continuar a minha pesquisa genealógica referente á familia "Cláudio".

Muito obrigado!

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

PS: Farei entao ver outras certidões que tenho com o mesmo Padre - Valente e tentar confirmar novas dúvidas.
Sem dúvida um muito obrigado ao caro confrade João stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen