Ajuda - Familia Bragança - Judeus

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Brasil

Ajuda - Familia Bragança - Judeus

#205590 | Andressa Bragança | 18 ago 2008 02:07

Amados, td bem com vcs?
Eu estou ha muito tempo tentando descobrir se os sobrenome Bragança descende tbm de judeus.
Sou Bragança por parte de pai, porem, meu pai e meus avós paternos sao ja falecidos, e não tenho conseguido essas informações com outros parentes pois moram muito longe.

Será que alguem sabe me dizer se os Braganças tem alguma ligação com judeus?

Abraços
Andressa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Familia Bragança - Judeus

#205612 | abivar | 18 ago 2008 12:47 | Em resposta a: #205590

Cara Andressa:

Só pelo nome de família é, em geral, impossível saber se a linha de ascendência por onde se herdou o nome tem origem judaica. Os judeus convertidos a partir de certa altura passaram a ter o direito legal de adoptar o nome de família que quisessem, e muitos utilizaram esse direito adoptando nomes das famílias mais nobres de Portugal. No seu caso, além disso, trata-se de um nome de origem geográfica que pode ter sido adoptado por alguém oriundo da cidade de Bragança; como sabe, é, além disso, o nome da família real portuguesa desde D. João IV e foi também o nome de uma das cinco linhagens mais importantes das origens de Portugal, antes ainda de D. Afonso Henriques, mas cuja varonia se extinguiu ainda na Idade Média, subsistindo descendência por diversas linhas femininas que, no entanto, não transmitiram directamente o nome.

Dito isto, é possível que algumas linhagens cristãs-novas oriundas da região de Bragança tenham adoptado esse apelido aquando da conversão ou até mais tarde, por terem mudado de região e assim serem conhecidas devido á origem geográfica; mas o mesmo terá concerteza acontecido, pela mesma razão, a outras famílias sem essa origem religiosa.

Só uma investigação genealógica paciente permitirá por vezes concluir se existe ou não em determinada linha de ascendência alguma origem cristã-nova e só muito raramente (excluindo o caso de conversões mais recentes) se conseguirá identificar a ligação genealógica completa a um ascendente ainda judeu que se tenha convertido por altura (ou antes) da expulsão dos judeus por D. Manuel I.

Quanto a ascendências judaicas mais ou menos remotas, julgo que todos os portugueses e descendentes próximos de portugueses as terão concerteza, consigam ou não prová-las documentalmente.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Familia Bragança - Judeus

#205623 | Andressa Bragança | 18 ago 2008 14:29 | Em resposta a: #205612

Querido Antonio, eu sei que a minha familia descende de um rei de Bragança, mas nao me lembro o nome.
Sei que aqui em SP temos lideres Braganças no gorverno, que descendem deste. Mas nunca me aprofundei nesse assunto.

A Familia do pai, ate onde sei, tem alguns direitos a heranças em portugal. Mas tambem nunca me aprofundei nesse assunto.

Agora me interessei em fazer uma pesquisa mais apurada, mas não sei nem por onde começar.

Ja estou correndo atras dos nomes e lugar de nascimento dos meus bisavós e tataravós..Acredito que encontrei alguma informação por eles..

No mais, lhe agradeço a resposta

Andressa Dias Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Familia Bragança - Judeus

#231953 | LUISA 180360 | 15 jun 2009 14:39 | Em resposta a: #205612

Caro sr. Antonio,

Peço a sua ajuda para conseguir descobrir a ligaçao entre Jose Manuel Mendes Pissarro de Bragança (do qual nao sei data nascimento) e Salvador Mendes Pissarro nascido a 25.12.1712 e falecido a 19.10.1771 em Bragança.
O filho de Jose Manuel Mendes Pissarro chama-se Manuel Jose Pissarro nascido a 15.05.1784 de Bragança.
Fico a aguardar uma resposta breve.

Melhores cumprimentos
Luisa Pissarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Familia Bragança - Judeus

#231961 | abivar | 15 jun 2009 16:31 | Em resposta a: #231953

Cara Luisa:

Como tem algumas datas de nascimento, presumo que tenha alguns assentos de baptismo onde deverão vir indicados os nomes dos pais; assim, por exemplo, pelo baptismo de Manuel José Pissaro deverá saber qual o nome e naturalidade da mãe (para além do pai que indica), o que lhe permitirá procurar o assento de casamento dos pais (em princípio na freguesia de origem da mãe, algum tempo antes do nascimento do filho), e assim eventualmente, descobrir os nomes dos avós, etc..

Poderá fazer esta busca directamente onde se encontrarem os assentos (os de Bragança estão repartidos entre o Paço Episcopal e o Arquivo Distrital de Bragança) ou procurar obtê-los por carta. É a ajuda que lhe posso prestar, com as informações que transmite, mas se tiver algum problema mais específico que eu possa ajudar a resolver terei muito gosto em fazê-lo; infelizmente não moro perto de Bragança, pelo que não tenho possibilidade de consultar facilmente os assentos que se encontram no Paço episcopal ou no Arquivo distrital, mas pode sempre tentar obter fotocópias dos assentos por carta, indicando datas prováveis.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Familia Bragança - Judeus

#231966 | Filipe PC | 15 jun 2009 19:44 | Em resposta a: #231953

Cara Luísa

Não sei se consultou a minha obra, publicada em Dezembro de 2007, sobre XN de Bragança onde está esse ramo.

Cumprimentos

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 03:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen