Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205657 | f.g | 18 ago 2008 21:13

No livro Soares de Albergaria por Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, edição de 1952, página 168, vem:

Filipa Joana Borges de Sousa e Araíjo, casou em Novembro de 1743, com seu primo em 3º grau de consanguinidade. Quem é o marido e a sua ascendencia.

Não tenho o resro e retirei estes dados da Net, se alguem me poder fornecer os dados, agradeço uma vez que estudo o morgado de vila meã em Tarouca,

Agradeço,
f.g

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205761 | jacques | 20 ago 2008 01:22 | Em resposta a: #205657

Caro(a) F.G.

Sabe quem foram os pais da dita senhora?

Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205786 | f.g | 20 ago 2008 14:20 | Em resposta a: #205761

Caro Júlio Pereyra

Os pais são Inácio de Araújo Teixeira Borges que tb usava o nome de Inácio de Araújo Borges e Sousa da Veiga (capitão-mor do concelho de Tarouca, tirou brasão no ano de 1725, com as armas dos Araújos) e Ana Inácia de Vasconcelos Loureiro.

Espero que me ajude se tiver o dito livro,

Cumprimentos,

f.g

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205800 | luis262 | 20 ago 2008 16:51 | Em resposta a: #205657

Caro f.g ,

Quanto ao ao marido de Filipa Joana Borges de Sousa e Araújo e à sua ascendêcia, consta da referida obra a págs. 165, 166. 167 e 168, § 33.º Morgados da Quinta do Loureiro em Viseu. Assim:

Fernão Soares de Albergaria (1), filho de Luís Soares de Albergaria e de sua mulher Luísa de Gouveia Cabral, de Currelos, foi bap. 5.4.1613 em Currelos e aí faleceu a 27.7.1672.
Foi Meirinho da Correição da Comarca da Guarda. Casou em Santa Maria de Salgueiros, termo de Viseu, 15.9.1654 c. Filipa de Mesquita Cabral filha de Pedro Mesquita de Loureiro e de sua mulher Micaela de Figueiredo Cabral (2).
Tiveram uma unica filha,

Mariana Soares de Albergaria Cabral, que casou em Currelos, 20.8.1675 c. Manuel Pereira Chaves,(2) FSO e , entre outros, tiveram,

Manuel Pereira de Chaves Cabral, n. em Viseu no ano de 1680. Foi FSO, proprietário do ofício de Meirinho, Distribuidor e Inquiridor da Correição daComarca da Guarda e Tesoureiro da Bula da Santa Cruzada no Bispado de Viseu.
Casou com Antónia Joana furtado de Mendonça e tiveram,

Ladislau Pereira de Chaves Manuel, FSO, COC. Casou em Novembro de 1742 (3)com sua prima em 3º grau Filipa Joana Borges de Sousa e Araújo.

(1) Tem página editada no Geneall, bem como a sua ascendência

(2) A sua ascendência consta também deste § do livro.

(3) ano que consta da Edição que eu tenho, que é de 15.1.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205803 | luis262 | 20 ago 2008 16:57 | Em resposta a: #205800

Completando: a edição referida é de 15.1.1952.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205822 | f.g | 20 ago 2008 18:41 | Em resposta a: #205803

Caro Luís Piçarra

Um muito obrigado.

Aproveito a sua bondade para através do livro me responder a:

1ª a ascendencia (pais) da Antónia Joana Furtado de Mendonça.

2ª O casal Ladislau Pereira de Chaves Mendonça e sua mulher Filipa, tiveram descendencia e qual.

3ª os dados de Inácio de Araújo Teixeira Borges.

Cumprimentos,

f.g

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205825 | f.g | 20 ago 2008 18:48 | Em resposta a: #205803

Caro LP,

Colocou Ladislau Pereira de Chaves Manuel, e eu por engano coloquei LP de Chaves Mendonça, mas não será L.P. de Chaves Cabral?

Cumprimentos,

f.g

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205958 | luis262 | 21 ago 2008 18:05 | Em resposta a: #205825

Caro f.g ,

O nome que consta em " Soares de Albergaria ( Subsídios para a sua história)", de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, pág. 167 é, tal como coloquei, Ladislau Pereira de Chaves Manuel.

O livro que tenho, edição de 1951, foi uma oferta do autor a um familiar meu, que era seu primo e, contém algumas correções do próprio punho do autor, o que não é o caso do nome em questão.
Em nota de rodapé, a propósito de o mesmo Ladislau, ter sido Familiar do Santo Ofício, cita "Torre do Tombo- Hab. Santo Ofício- Maço 8- Dilig.ª 1696. Carta de 1727", onde poderá eventualmente confirmar os apelidos.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#205961 | luis262 | 21 ago 2008 19:05 | Em resposta a: #205822

Caro f,G ,

Relativamente aos dados que me pede, responderei em breve.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#206046 | luis262 | 22 ago 2008 12:58 | Em resposta a: #205822

Caro f.g ,

Passo a responder as questões que colocou.
Assim:

- 1ª Os pais de Antónia Joana Furtado de Mendonça foram António Rezendo ( ou Rezende) de Paiva, natural de S. Tiago de Beduído e Isabel Botelho da Fonseca, natural de Esgueira - Árvore n.º 34 da já anteriormente referida obra.


-2ª Ladislau Pereira de Chaves Manuel e sua mulher Filipa Joana Borges de Sousa e Araújo, tiveram,

1. Manuel Pereira de Chaves Manuel, que foi casado com Maria do Espírito Santo Esteves.
Tiveram,

1.1 Manuela Pereira Chaves Manuel.

1.2 Maria Emília Pereira de Chaves Manuel c.c. António Augusto de Vitória.
Tiveram,

1.2.1. Ladislau Pereira de Chaves de Vitória.

1.2.2. José Luciano Pereira de Chaves de Vitória (1) c.c. Maria Fernandes Feyo.Tiveram,

1.2.2.1. Maria Fernanda Feyo Manuel de Vitória.

1.2.2.2. Maria Manuela Feyo Chaves de Vitória.


3ª Inácio Teixeira de Araújo de Sousa Borges da Veiga, (pai de Filipa Joana Borges de Sousa e Araújo), foi capitão-mor ( o autor não refere de que lugar o foi.)
Nasceu na Quinta de Vila Meã e foi filho de João Teixeira de Araújo, Fidalgo da Casa Real, nascido na Quinta de Vila Meã e de sua mulher Águeda de Sousa e Castro, natural de Vila d`Alva, Viseu ( filha do Morgado d`Alva Rodrigo Borges de Sousa.
Inácio, casou com Ana Inácia de Vasconcelos, natural da Quinta do Loureiro, da freguesia de Salgueiros, Viseu.(2)

(1) Lê-se em nota de rodapé a pág. 169 : " Supomos que se trate de José Luciano Pereira de Sousa Araújo que residia na Quinta da Carriça, junto de Viseu, com seu irmãoo Dr. Ladislau Pereira de Chaves de sousa araújo Manuel, e que possuiram a capela dos Santos Brancos; os dois Vêm referidosem Pinho lealno seu Portugal Antigo e Moderno - vol. XII, pàg. 172".

(2) Os dados referentes a Inácio casamento e ascendência, constam da pág.168, da obra ref.ª.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#206049 | luis262 | 22 ago 2008 13:24 | Em resposta a: #205822

Caro f.g ,

Verifiquei entretanto, que o Inácio de AraújoTeixeira Borges, tem página editada no Geneall bem como a sua descendência e ascendência.

Ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=191165

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria por Manuel S. Albergaria

#206217 | f.g | 24 ago 2008 17:43 | Em resposta a: #206046

Caro Luís Piçarra

Muito obrigado, se precisar de alguma informação estou pronto a colaborar.

f.g

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 04:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen