Pedido de ajuda - São Paulo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedido de ajuda - São Paulo

#205719 | hmscs | 19 ago 2008 14:59

Caros confrades,

Procuro, insistentemente, o meu Bisavô Francisco António da Conceição Silva, que n. em Alcântara (Lisboa) no dia 27/04/1894, filho de António Sebastião e Silva e de Maria da Conceição Nicolina Muschatt Cordeiro e Silva (ou Perdigão) e que terá partido para a América do Sul em 1925/26, deixando cá a mulher e dois filhos menores.

Surpreendentemente, descobri hoje que em Setembro de 1929 ele estaria em São Paulo.

No Consulado Português de São Paulo dizem-me que não encontram (pela data de nascimento) qualquer registo do mesmo. Será que alguém no forum me poderá ajudar a descobrir informação sobre este meu antepassado?

Como informação complementar, poderei acrescentar que ele era filho de um conceituado empresário de Lisboa, falecido em 1908, e que tinha estudado na Suiça.

Na expectativa de algum contributo,

Helder Conceição Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#205996 | FGR | 21 ago 2008 23:20 | Em resposta a: #205719

Caro Helder Conceição Silva

Sugiro peça uma cópia não certificada do registo de nascimento do seu bisavô ao Arquivo Distrital de Lisboa onde encontrará várias informações sobre ele.
Poderá pedir por e-mail: adl@iantt.pt

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#206051 | hmscs | 22 ago 2008 13:36 | Em resposta a: #205996

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro,

Agradeço-lhe o seu contributo, mas tenho já na minha posse o Registo de Baptismo e é ele que me dá a data e o local de nascimento (27.04.1894 - Alcântara).

Provocado pelo conteúdo da sua resposta, voltei a ler o referido registo e verifico que existe uma informação lateral que diz: "passada cédula em 16 de outubro de 1924".

Será que a cédula foi pedida já para se ausentar do País? como seguir esta pista? presumo que ele já tivesse passaporte porque estudou na Suíça.

Inicialmente pensei que o destino no Brasil fosse o Rio de Janeiro, porque a sua Bisavó (Maria da Conceição Neves Cordeiro Brandão - Viscondessa de Carregoso) tinha casado aí e o seu marido (António Gomes Brandão - Visconde) tinha sido um comerciante de grosso trato nessa praça.

No entanto, constatei na certidão de óbito da sua mulher (Set./1929, em Lisboa), que morre prematuramente com 34 anos e estava a concluir o processo de divórcio por ausência do marido em parte incerta (?) há mais de 3 anos, que ele estaria nessa data a viver em São Paulo.

Acresce a estes dados, que a citada Bisavó (minha Tetravó) tinha nascido (1811) em Montevideo (na altura pertencente ao império Espanhol), e que o seu filho (Aureliano Pedro Constantino Cordeiro) nasceu em S. Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul.

Curiosamente, aqui neste site diz-se que o primeiro marido da minha Tetravó (Pai dele?) seria José Egídio Rodarte, o que também é referido na RESENHA DAS FAMÍLIAS GRANDES DE PORTUGAL, mas o nome que eu tenho em alguns registos Paroquiais é o de José Francisco de Sequeira (Militar Brasileiro).

Para quem iniciou as pesquisas já só em 2008, não sabia quase nada do passado e tem poucas memórias que tenham transitado pelas diferentes gerações (por razões que eu hoje já consigo compreender), torna-se díficil avançar mais.

Reitero o meu pedido de ajuda.

Cumprimentos,

Helder Conceição Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#206058 | FGR | 22 ago 2008 14:02 | Em resposta a: #206051

Caro Helder C. Silva

No entanto é pelo registo de nascimento que obterá todas as informações relativas a nascimento, casamentos e nomes dos conjuges, divórcios e por fim o óbito com as datas e números de assentos e conservatórias onde se encontram todos esses registos.

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#206070 | hmscs | 22 ago 2008 15:22 | Em resposta a: #206058

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro,

Agradeço o esclarecimento, mas parece que não se aplica a esta situação. De facto, o que me disseram na TT é que o registo de nascimento só existe depois de 1910, antes só existem Registos de Baptismo. Será que estou a interpretar mal as suas orientações e estamos a falar de coisas diferentes?

Cumprimentos,

Helder Conceição Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#220354 | PedroVP | 04 fev 2009 01:25 | Em resposta a: #206070

Meu Caro Parente(?)
Pesquisando na net descobri o seu apelo.
Acabei de pôr neste site a fotografia de Augusta Amélia Muschatt Cordeiro e Filha Maria da Conceição Muschatt Cordeiro e Silva que consta do "baú" da Família. Estou a começar a fazer a Árvore que está no meu site:

http://www.myheritage.com.pt/site-54863951/valente-pereira-web-site

Procuro a ligação que me falta entre a minha Avó paterna Lucinda, filha natural (não perfilhada por "guerras intestinas...") de Américo Muscat ou Muschatt Cordeiro - parente ou ? - do visconde de Carregoso, facto que não consigo confirmar.

Será Américo Irmão desta Maria da Conceição (Nicolina) Muschatt Cordeiro e Silva casada com António Sebastião? de que também tenho a foto.

Tenho mais elementos que prosseguirei conforme a sua resposta pois sei que tenho Família no Brasil, não sei se deste ramo mas de outro do lado do meu Avô paterno.

O mundo é realmente pequeno! Boa pesquisa!
Pedro Valente Pereira
valentepereira@netvisao.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#220472 | hmscs | 05 fev 2009 16:39 | Em resposta a: #220354

Caro Parente,

Depois da respota necessáriamente pessoal que lhe enviei para o email, gostaría de lhe dar algumas informações adicionais, a saber:

1) a Avó (no meu caso Tetra) Augusta Belmira A. Muschatt Cordeiro foi casada com Aureliano Pedro Constantino Cordeiro (nascido em S. Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul - Brasil) e tiveram 3 filhos, de seus nomes Américo Cassiano Muschatt Cordeiro (faleceu em 1894, com 34 anos); António Maria Elysiario Muschatt Cordeiro (faleceu em 1934, com 72 anos) e Maria da Conceição Nicolina Muschatt Cordeiro e Silva (faleceu em 1941, com 74 anos) que é a minha Trisavó, casada com António Sebastião e Silva, de quem tem fotografias que me impressionaram, até porque não tinha referências físicas deles. Quer saber onde estão sepultados?

2) o Francisco António Conceição e Silva é o meu Bisavô, que terá falecido no Brasil, e é irmão das duas meninas que aparecem na excelente fotografia com a mãe deles. Sabe do paradeiro dos descendentes delas? Sabe onde viveu o "meu" Francisco?

Tenho tanta coisa para partilhar consigo e tenho expectativa que a inversa também seja verdadeira. Por Favor não hesite em contactar-me pessoalmente.

De facto, o Mundo é mesmo pequeno,
Um Abraço,
Helder Conceição Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#255514 | jobe00 | 30 mai 2010 12:55 | Em resposta a: #220472

Muito Importante para esta família.
Uns amigos meus são amigos da família Paulista que é aqui mencionada. Essa família pretende contactar os parentes portugueses. Caso pretendam responder a este pedido agradeço um contacto para o meu email: joaobettencourt@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - São Paulo

#255583 | PedroVP | 31 mai 2010 01:14 | Em resposta a: #255514

Estou cheio de curiosidade. De facto, tenho família no Brasil de quem perdi o rasto: não só deste ramo que me é mais afastado mas principalmente dos descendentes de Henrique CHAVES: Margarida Chaves Lopes e seus filhos Maria Eurília, Amélia, Maria Emília e João Henrique que cheguei a conhecer alguns (já não sei quais) quando era criança ou adolescente...
Gostaria de saber notícias desta família!
PedroVP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen