Familia de Maceda Ovar com Apelido Dourados

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia de Maceda Ovar com Apelido DOURADOS

#206133 | M.Dourados | 23 ago 2008 00:57

Olá a todos

Agradecia a quem me possa ajudar, pois não tenho nenhuma experiencia nestas pesquisas, se encontraram nas suas pesquisas uma familia de Maceda apelida dos Dourados e que dois nomes dessa familia são João Fernandes dos Santos e Manuel Fernandes dos Santos, irmãos que devem ter nascido pelos fins dos ano 18.. pois os primeiros filhos nasceram no inicio de 19.., uma delas em 1928, mas era já a terceira filha de João Fernandes dos Santos.
Gostava muito de saber o porquê desta familia ser chamada " OS DOURADOS, ou OS DOIRADOS". Será um simples apelido, porque não o usam no seu nome, ou teram tido familiares com esse apelido!!!!!
Agradeço uma vez mais a quem me possa ajudar e mesmo que não possam, agradeço a vossa atenção.
Maria Madalena

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Maceda Ovar com Apelido DOURADOS

#206528 | HelenaB | 27 ago 2008 22:41 | Em resposta a: #206133

Boa noite,

Eu também descendo de uma família cujo apelido, e sem a querer ofender, era uma possível alcunha. Pesquisar os "Boya" de Paramos e Esmoriz foram uma odisseia fantástica para mim e para a minha família! Como lhe disse, escrevi "era", pois descobrimos este ano um documento que o prova (julgamos ser o mais antigo).

Há uns séculos atrás era comum verem-se escritas as alcunhas das pessoas da terra a seguir ao nome e apelido. No meu caso, havia em Esmoriz muitos Gonçalves e para se distinguirem, vários tiveram alcunhas que mais tarde foram assumidas como apelidos, conforme verifiquei no registo dos filhos e netos.

No caso de um outro ancestral meu, o meu avô materno João Simões, era chamado de "Rocha", tendo-se registado já adulto e com com filhos como "Simões Rocha". Nas pesquisas por este lado maternal, verificámos que havia uma avó dele que era realmente Rocha.

Presumo que há alguém na família que tem "Dourados" como apelido. Estou correcta?

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Maceda Ovar com Apelido DOURADOS

#206534 | M.Dourados | 27 ago 2008 23:18 | Em resposta a: #206528

Olá Helena B.

Sim pode estar correcta e ser apenas uma alcunha. Mas os mais velhos que existem da familia com que "Dourados" era apelido mesmo de familia. Mas já encontrei outra pessoa também dedicada á pesquisa da história que me disse que eles eram chamados Dourados de Maceda, descendentes dos serventários reais em cujo palácio trabalhavam com librés doiradas, donde lhes terá vindo o nome "Dourados".
A minha familia é conhecida pelos Dourados e eu como não consigo encontrar um ponto por onde começar, é que pedi ajuda ao forum.
Mas pode ser mesmo uma alcunha de familia e eu não vou encontrar nada. Em todo o caso estou a tentar e a minha esperança é conseguir dados para prosseguir a minha AG a partir do meu avó materno:João Fernandes dos Santos, nascido em Maceda Ovar nos finais dos anos 1800.
Obrigada Helena pela sua resposta.
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Maceda Ovar com Apelido DOURADOS

#207437 | HelenaB | 05 set 2008 23:42 | Em resposta a: #206534

Boa noite,

já conseguiu algo mais da sua pesquisa?

Cumprimentos,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Maceda Ovar com Apelido DOURADOS

#207442 | M.Dourados | 06 set 2008 00:06 | Em resposta a: #207437

Boa noite Helena

Obrigada pela sua atenção.
Sobre a minha pesquisa ainda não descobri muito. Sei que o meu avó João Fernandes Dos Santos nasceu em 29/03/1896 e teve mais 4 irmãos: Manuel; Ricardo; Belmira e Joaquina.
Agora pedi uma certidão de batismo da minha Mãe, para conseguir saber quem foram os pais ( que sei quem são) e saber os avós por parte paterna. A seguir vou perder alguns dias em Aveiro no arquivo a tentar conseguir mais do passado.
Sempre tive curiosidade de saber quem foram os meus antepassados, mas nunca imaginei que este bichinho da genelogia me desse tanta vontade de pesquisar.
Sobre os pais da minha Mãe também já consegui chegar aos meus bisavós, da parte da Mãe dela.
Sobre o meu Pai, já descobri os pais e irmãos, descobri os meus avós e Bisavós de todas as partes.
Estou a progredir mas sei que cada vez é mais dificil. Por acaso a Helena nunca viu ninguém perguntar por um Manuel Máximo d´Aquino Ribeiro, S.Nicolau-Feira? è o meu bisavó por parte da mãe do meu Pai.
Outra novidade é que eu vivo numa casa de 1500 e que foi comprada pela minha familia a outra. Dos anteriores proprietários que eram nobres, eu já tenho a linhagem completa desde 1500 até hoje. Já falei com os descendentes actuais e eles adoram saber que ainda existe uma parte do passado deles.
A Helena se encontrar nas suas pesquisas alguma coisa que me possa ajudar, eu agradeço. Também se precisar de encontrar alguns apelidos que tenham passado por Rio Meão, eu tenho muitos dados e de algumas familias nobres.

Grata pela sua atenção

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Maceda Ovar com Apelido DOURADOS

#208745 | M.Dourados | 20 set 2008 01:50 | Em resposta a: #207437

Olá HelenaB.

Afinal eu andava a fazer uma procura errada, pois a familia não se chama Dourados ou Doirados mas sim "Do Eirado".
Procurei a terra deles e as pessoas mais antigas disseram-me isso. Dizem que eram gente abastada, mas a unica referencia que encontro com esse nome é em Braga : A casa do Eirado.
Vou continuar a pesquisar, mas agradecia se nas suas pesquisas visse alguma coisa me informasse.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 10:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen