Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#206235 | Lourval | 24 ago 2008 21:05

Caros colegas,

Após três anos de empenho, foi localizado por António Taveira, no sítio do Arquivo Distrital de Vila Real, a emissão de passaporte de Júlio Teixeira Cândido, onde por fim, é declarada sua naturalidade: Concelho de Mesão Frio, Freguesia de São Nicolau de Mesão Frio.

Júlio Teixeira Cândido era filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Nasceu em 1856. Imigrou para o Brasil antes de 1887. Cerca de 1892 retorna a Portugal com a mulher (Ana Covela) e os filhos brasileiros e se deslocam entre Brasil e Portugal até cerca de 1898.

Gostaria de saber se alguém estuda esta freguesia e especialmente os Teixeiras.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#207005 | tmacedo | 02 set 2008 08:48 | Em resposta a: #206235

Caro Lourval:

Não tendo obtido resposta à pergunta que colocou, resolvi responder-lhe com a pouca informação que disponho, que porventura conhecerá. S. Nicolau é uma das duas freguesias "urbanas" da vila de Mesão Frio. Esta é, até ao século XVIII, a mais importante vila do Douro Vinhateiro com um interessante conjunto urbano, a que não faltava um pequeno convento. Portanto, dado o número de fogos a pesquisa não será fácil.

Junto à vila passa o rio Teixeira que divide o concelho de Mesão Frio do de Baião. A meia dúzia de quilómetros fica a freguesia de Teixeira, sede da honra medieval de Teixeira e origem do apelido. Poderá ver no GP quem foram os senhores da honra. Inicialmente os Teixeiras medievais, depois os Teixeiras de Macedo da capela de S. Brás em Vila Real, seus descendentes. Estes passaram a usar os apelidos Teixeiras Coelhos, pela reunião do morgadio de Abaças e, finalmente, a casa do Bonjardim do Porto que deles descende. O apelido, com tão ilustre consonância, é por isso extremamente frequente, não só no concelho como em todo o distrito de Vila Real, desde o século XVI. Procuro desde há muito tempo sistematizar os dados que encontro desde o século XV desta gente. Nesse período já existem, no distrito de Vila Real (pois nessa altura já estão espalhados pelo resto do país) três ramos cujas relações de parentesco ignoro: os senhores de Teixeira, a casa de Anta e casa de Mondrões.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Teixeira de Macedo

#207009 | salen | 02 set 2008 10:42 | Em resposta a: #207005

Caro António Taveira,
Nos fins de 500, inícios de 600, existiaram no Estado da India ou relacionados com ele, pelo menos 4 pessoas documentadas de nome 'António Teixeira de Macedo' (ATM):
1- um radicado em Baçaim, pelos inícios de seiscentos, cuja ascendência e descendência ignoro;
2- um capitão de Mangalor em 1584, filho de Jerónimo Teixeira de Macedo e irmão de Francisco Teixeira e Francisca Teixeira (Vasconcelos). O Jerónimo TexMac é citado cerca de 1560 como capitão de navios nas armadas de guerra do governo do Estado da India;
3- um capitão de navios, cerca de 1592 a 95, já viúvo de Helena (ou Leonor) de Castro, pai de um Gonçalo Teixeira (ou da Silva). Este último parece ter nascido na India e voltou para Viseu, para a casa de uma tia paterna (provavelmente tia-avó), Guiomar, documentada com um prazo na Cava de Viriato (Pa' de Rei) renovado em favor do ATM seu sobrinho. Há um Dr António Teixeira documentado em 1598 e 99, arcipreste e cónego da Sé de Viseu, fidalgo Capelão da CR e fº de Gonçalo Figueira e Maria Teixeira de Macedo, mas cujos parentescos não consegui estabelecer. Seria por ventura irmão de Guiomar (se puser isto em esquema percebe logo ...);
4- um 'casado' de São Tomé de Meliapor, pela mesma época, sem mais notícia

Tem na sua base de dados sobre os Teixeira de Macedo alguma referência a algum destes (pode incluir os parentes TexMac dos do nº

Resposta

Link directo:

TexMac

#207010 | salen | 02 set 2008 10:45 | Em resposta a: #207005

(perdão, faltou o fim da mensagem)
.. os do nº 2 e 3.
Grato pela atenção.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#207012 | Nelita | 02 set 2008 11:16 | Em resposta a: #207005

Caro António Taveira:

Caetana Bernarda Teixeira de Macedo, natural de Gouvães, filha de Francisco de Macedo e de Antónia Teixeira, casou a (27/11/1751) na Vila do Castanheiro, Couto Isento do Real Mosteiro de S. Pedro das Águias, Bispado de Lamego, com António José de Anciães, natural da Vila de Várzeas, filho de Manuel Fernandes e de Maria de Anciães.

António Teixeira de Barros, natural de Favaios, filho de José Teixeira de Barros e de Guimar Cabral, casa na Vila do Castanheiro a (2/6/1745), com Umbelina Maria de Azevedo Teixeira, natural da Vila do Castanheiro, filha de Domingos Teixeira da Fonseca e de Maria de Meirelles.

Não sei se lhe faz falta esta informação.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#207043 | Lourval | 02 set 2008 18:12 | Em resposta a: #207005

Caro António Taveira,

Muito obrigado pelas informações sobre os Teixeiras e São Nicolau de Mesão Frio.

Com relação àquela emissão de passaporte de Júlio Teixeira Cândido que você encontrou: eu tenho aqui comigo uma fotocópia. Fiquei surpreso com o nível de detalhe. Ele tinha 1,66 m, faltavam-lhe os dedos polegar e indicador da mão esquerda, cabelos e olhos castanhos e o mais intrigante: súdito brasileiro!

Júlio Teixeira Cândido teve seis filhos e em todos os registros civis de nascimento e casamento de seus filhos o declaravam português. O próprio óbito dele o declarou português. Acredito que ele se acreditava português ou sentia-se como português.

Já pedi busca ao ADVR e nada encontraram de Júlio o que não significa que ele não tenha alguma relação com São Nicolau. Talvez a mãe dele seja de lá, por exemplo.

Paralelamente eu encontrei o desembarque de José Teixeira Osório em Santos (Brasil) em 1829 e/ou 1830, com a idade de 19 anos. José Teixeira Osório era o nome do pai de Júlio Teixeira. Pode ser o pai dele.

Uma prima de meu pai lembra-se de ouvir falar muito de um lugar de Valverde ligado aos Teixeiras. Há um lugar de Valverde a 15 km de distância de São Nicolau, em Ancede (Baião). Há Manuel Teixeira Osório estabelecido em Ancede com filhos lá nascidos. Manuel Teixeira Osório era natural de Freixo de Baixo onde haviam muitas pessoas com este apelido, membros de uma mesma família.

Acredito que o próximo passo é localizar a emissão de passaporte de José Teixeira Osório cerca de 1828 a 1830, no Arquivo Distrital do Porto.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Macedo

#207107 | tmacedo | 03 set 2008 09:45 | Em resposta a: #207009

Caro Victor Ferreira:

Infelizmente nada tenho em relação aos que refere. Estou só no primeiro capítulo da história, a que poderia chamar as origens.

A primeira geração de Teixeiras de Macedo dá-se, como bem sabe, com os filhos do casamento de Pedro Teixeira, contador de Trás-os-Montes com Joana Martins de Macedo, herdeira do vínculo de S. Brás. Terão casado cerca de 1450. Deste casamento houve vários filhos e, para mais confundir, Pedro Teixeira teve filhos ilegítimos cujos descendentes usaram aqueles apelidos conjuntos da descendência legítima do casal. Como o apelido Macedo tem uma origem transmontana, e prestigiada durante a segunda dinastia, muitas vezes eles se cruzaram. Não é fácil pois deslindar a meada. Tenho, com base nos documentos com identificação local (matrículas de ordens, prazos e outros), tentado separar aqueles três ramos de Teixeiras do antigo termo de Vila Real já perfeitamente individualizados em meados do século XV. Nem os Teixeiras da medieval casa de Anta nem os Teixeiras de Mondrões descendem daquele Pedro Teixeira.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#207108 | tmacedo | 03 set 2008 09:47 | Em resposta a: #207012

Cara Nelita:

Obrigado pela informação.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#207109 | tmacedo | 03 set 2008 09:58 | Em resposta a: #207043

Caro Lourval:

Para os portugueses seu avô vivia no Brasil - era brasileiro.

Para os brasileiros seu avô tinha nascido e viera de Portugal - era português.

A lei da nacionalidade não era a de agora.

No passaporte pedido ele é dito natural de S. Nicolau de Mesão Frio?
Se assim é, o mais provável é que o registo de baptismo lá esteja. Peça todos os baptismos de Júlios ou de todos os filhos dos seus pais. Infelizmente não sei quando poderei ir a Vila Real, senão faria essa busca.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

TexMac II

#207116 | salen | 03 set 2008 11:03 | Em resposta a: #207107

Caro António Taveira,
Grato pela atenção e, bom, lá terei que esperar pelo equivalente em pesquisa ao próximo século/século-e-meio de Teixeiras de Macedo, que desde já faço votos que tenha desenvolvimento auspicioso.
Cá fico a aguardar uma notícia p.ex. de uma Maria TM casada em Viseu ou de um segundo filho ATM que resolveu tentar a sorte na Índia.
Óptimas pesquisas e até sempre.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208102 | Lourval | 12 set 2008 19:46 | Em resposta a: #207109

Caro António Taveira,

Eu não sei quando você poderá ir à Vila Real mas conto consigo. O ADVR procurou o batismo de Júlio e não encontrou. Mas eu acho que esta busca foi "eletrônica", isto é, procuraram por Júlio e nada mais. Ele poderá ter irmãos lá ou a mãe era natural de lá. Existe ainda o período em que Júlio lá ficou, alguns anos da década de 1890. Poderá ter sido testemunha de casamentos ou padrinho de batismos. A resposta tem de estar nos livros de São Nicolau de Mesão Frio. Por quê ele citou esta localidade então quando ele pediu passaporte?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208106 | valboa | 12 set 2008 20:10 | Em resposta a: #208102

Meus caro Lourval e António Taveira

Peço desculpa de me intrometer, mas como no mês passado o Lourval me pediu para procurar e eu consegui a cópia do passaporte do Julio Teixeira Cândido, gostaria de lhe dizer o seguinte:

a- A freguesia de São Nicolau tem livros paroquiais pequenos e fáceis de ler. Corri-os todos já duas vezes( a segunda já depois de lhe ter comunicado que não tinha encontrado nada) e não vi resquicios dele nem dos pais para alem do que já lhe enviei.

b- Junto a São Nicolau existe Santa Cristina e eu fiz o mesmo. Vi-os duas vezes. Isto não é de modo nenhum uma afirmação peremptória de que não estão, mas gostava de lhes dizer que é improvavel.

c- A resposta estará certamente em outras freguesias do mesmo concelho !!!

Espero que tenham sorte, mas foi só para começarem a pensar em outras pistas.

Por vezes outros olhos veem melhor ou com mais sorte.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208109 | Lourval | 12 set 2008 20:25 | Em resposta a: #208106

Caro Jorge Albuquerque,

Sua colaboração foi inestimável. Aquele documento que me enviou foi um dos mais impressionantes que já vi em minha pesquisa e lhe agradeço muito.

Diante desta sua afirmação, então acho que devo desistir de São Nicolau e como você mesmo sugere, deverei pensar em freguesias vizinhas ou até mesmo, voltar os olhos para Ancede, muito perto de São Nicolau e onde há família Teixeira Osório.

Uma única explicação para São Nicolau então seria um avô ou avó de lá natural e como não sabemos os nomes, passaríamos por ele sem sabermos.

Mas de qualquer modo sou grato pela grande colaboração dos dois.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208138 | tmacedo | 13 set 2008 09:29 | Em resposta a: #208102

Caro Lourval:

O seu 3.º (?) avô seria "natural" de S. Nicolau de Mesão Frio. Ou lá nasceu ou lá terá vivido desde muito novo. De outro modo não se entende a menção no passaporte daquela freguesia. Repare que não diz Mesão Frio mas S. Nicolau de Mesão Frio. Lá ter nascido não quer dizer que exista o registo de baptismo. O pároco, por esquecimento, pode não o ter feito ou ter sido baptizado noutra freguesia, provavelmente vizinha. Ter-se-á de pesquisar em S. Cristina em primeiro lugar. Teremos de ver se existe alguma menção aos pais no período em causa ou a alguém com aqueles apelidos compostos: "Teixeira Osório".

Sugeria-lhe que se vissem as listas eleitorais de Mesão Frio naquele período. Vem referidos todos os eleitores, frequesia a freguesia. Haverá Teixeiras Osório?

Sugeria-lhe que se visse o rol de confessados de Mesão Frio naquele período, se existir. Haverá Teixeiras Osório?

Sugeria-lhe que se vissem inventários de menores de Mesão Frio naquele período Haverá Teixeiras Osório?

Muitas outras buscas podem ser feitas. Estou em crer que o seu "caso" será resolvido desde que temos uma indicação: S. Nicolau de Mesão Frio. Temos de espiolhar a freguesia 150 anos passados.

Prometo, quando puder ir ao ADVR, estudar o assunto.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208699 | mlucampo | 19 set 2008 06:30 | Em resposta a: #208106

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Outro dia deixei a mensagem abaixo em outro tópico.
Seguindo a orientação de meu amigo Lourval, estou deixando a mensagem aqui também.

Sou Maria Lúcia Campos, da cidade de Santos, moradora do Rio De janeiro. Como tenho observado a sua preciosa ajuda aos confrades que precisam de informações do ADVR vou aproveitar esse tema e deixar aqui o meu pedido, pois não tenho conseguido avançar muito nas minhas pesquisas.
Gostaria muito de encontrar o casamento dos meus bisavós e o nascimento da minha bisavó.

Tenho os seguintes dados:

Meu bisavô: Frutuoso Borges. Nasceu em Constantim em 14 de junho de 1849.
Filho de: manoel Joaquim Borges e Matilde de Jesus.

Minha bisavó: Maria Botelho. nasceu em Gache, Lamares.
Filha de: José Antonio Botelho e Joanna Soares.

O que sei mais: Os pais dela, José Antonio Botelho e Joanna Soares casaram em abril de 1841.

Tiveram os seguintes filhos: Anna Botelho entre 1842 e 1843, Joanna Rosa em fevereiro de 1853, Manoel em fevereiro de 1855, João em fevereiro de 1858, José em 1860.

Acredito que Maria Botelho tenha nascido entre 1843 e 1853 em Gache, Lamares. Deve ter outros irmãos nessa década.

Sei também que meus bisavós Frutuoso Borges e Maria Botelho tiveram os filhos:

Manoel em junho de 1876, Emilia em 1878, Alzira em 1880, Deolinda Rosa em novembro de 1884 (minha avó). Tenho o assento de nascimento desses filhos. São todos nascidos em Constantim, como o pai, mas consta ali que os pais foram recebidos em Lamares. Isto significa que casaram em Lamares? Pode ter sido em Constantim?
Devem ter se casado antes de 1876.

Talvez possa ajudar o fato do meu bisavô Frutuoso Borges ter pedido passaporte para viajar para o Brasil em 09 / 03 / 1885. O Código de referência é: PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1625/428. Localização: F.107v.
É possível conseguir uma cópia desse passaporte? Eles trazem informações sobre a filiação?

Se conseguir ver o passaporte, pediria mais um grande favor, conseguir uma cópia do passaporte do pai do Frutuoso Borges:
Manoel Joaquim Borges, que vem para o Brasil com um neto Manuel do Espírito Santo, que não consigo identificar. Gostaria de saber quem são os pais desse neto.
Solicitou o passaporte em em 28 / 04 / 1886. O Código de referência é: PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1625/1239. Localização: F.310v.

Desculpe escrever tanto, mas creio que essas informações possam ser importantes para a busca.

Desde já agradeço imensamente a sua atenção e dedicação. Essa sua ajuda é valiosa demais pra nós que estamos tão longe.

Um abraço

Maria Lúcia Campos

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208700 | valboa | 19 set 2008 07:45 | Em resposta a: #208699

Cara Maria Lúcia

Recebi a sua mensagem e verei o que posso fazer. O que se passa é que eu só nas horas vagas procuro dar alguma ajuda às pessoas como voçê, que me pedem qualquer coisa para ver no ADVR.

Acontece que ultimamente tem sido uma avalanche de pedidos, o que tem originado que as investigações que faço para mim tenham passado para 10º lugar, o que ocasiona atrasos muito grandes no seu desenvolvimento.

Tenho muito gosto em ajudar no que for possivel, mas aproveito para pedir aos outros intervenientes do Fórum, que durante alguns meses não me façam mais pedidos.

A partir de janeiro voltarei a ajudar.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#208703 | mlucampo | 19 set 2008 08:42 | Em resposta a: #208700

Caro Jorge Albuquerque da Quinta


Agradeço desde já sua atenção e compreendo que toda ajuda tem limitações de disponibilidade.

Um grande abraço

Maria Lúcia Campos

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#223703 | Lourval | 14 mar 2009 15:43 | Em resposta a: #207005

Caro António Taveira,

Por sorte os registros de São Nicolau e Santa Cristina já estão disponíveis no sítio do Arquivo Distrital de Vila Real.

Em 04-03-1821 nasceu Luísa que se denomina Luísa Cândida como madrinha em 17-05-1840. A pergunta é: Luísa Cândida seria Cândida Luísa?

Eu não encontrei seu casamento nem filhos e nem óbito de Luísa Cândida. Terá ela imigrado para o Brasil?

De qualquer forma levantei sua ascendência até onde pude e como abaixo:

1 - Luísa Cândida ou Luísa Cardoso, de São Nicolau
2 - José Cardoso da Fonseca, de São Nicolau
3 - Guiomar Emília, de Santa Cristina
4 - José Cardoso da Fonseca, de Barrô (Resende)
5 - Josefa Joaquina, de São Pedro (Vila Real)
6 - João Moreira de Sequeira, de Almacave (Lamego)
7 - Maria Clara, de Santa Cristina
8 - Manuel Cardoso da Fonseca ou de Vasconcelos, de Barrô (Resende)
9 - Teodora Luísa, de Barrô (Resende)
10 - Domingos Rodrigues de Azevedo
11 - Francisca do Espírito Santo
12 - Manuel Moreira, de Almacave (Lamego)
13 - Josefa Maria, de Almacave (Lamego)
14 - Manuel Caetano de Sousa, de Santa Cristina
15 - Inês Maria, de Santa Cristina
28 - António de Novais, da Galiza
29 - Maria de Sousa, de Santa Cristina
30 - Manuel Guedes, de Santa Cristina
31 - Antónia da Silva, de Santa Cristina
56 - Francisco de Novais, da Galiza
57 - Natalina Sobreira, da Galiza
58 - Francisco de Sousa, de Santa Cristina
59 - Josefa Maria, de Santa Cristina

Júlio Teixeira Cândido, segundo sua emissão de passaporte é brasileiro. Como ele sempre se disse português, concluo que viveu muito tempo em Portugal, provavelmente durante infância e adolescência. Como ele indicou como referência São Nicolau de Mesão Frio, procurei pela mãe dele, Cândida Luísa. Encontrei Luísa Cândida, batizada como Luísa. Então Cândida é nome de sua escolha. Eu não encontrei filhos dela, nem casamento e nem óbito.

Encontrei o desembarque de um José Teixeira Osório no Porto de Santos, em 1829, com 18 anos de idade. Poderá ser o pai de Júlio Teixeira.

Há família Teixeira Osório em Ancede (Baião). Acho que José Teixeira Osório tem ligações com Ancede, vizinha de Mesão Frio.

Sigo investigando.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#223790 | tmacedo | 15 mar 2009 10:08 | Em resposta a: #223703

Caro Lourval:

Não creio que, pelo facto de Júlio Teixeira Cândido ser dito "brasileiro", no passaporte de final do século XIX, queira dizer que ele nasceu no Brasil. Já encontrei passaportes passados a "brasileiros", todos eles nascidos em Portugal. Julgo que o termo brasileiro se refere à aquisição da cidadania brasileira, mais do que qualquer "alcunha". E não me parece que tenha a ver com naturalidade.

O seu antepassado, Júlio Teixeira, terá nascido em São Nicolau. Ou se perdeu o seu registo ou foi baptizado nalguma igreja próxima, por qualquer impedimento. Poder-se-á dar o caso de ter sido baptizado por necessidade, e só ter recebido os santos óleos na igreja (qual igreja?) bastante mais tarde.

Talvez fosse de pesquisar os baptizados de todos os Júlios, em São Nicolau, na época em causa, mesmo filhos de pais incógnitos ou expostos. Nenhuma hipótese poderá ser descurada.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#223824 | Lourval | 15 mar 2009 16:32 | Em resposta a: #223790

Caro António,

Você acredita na possibilidade de que Luísa Cândida seja a mãe de Júlio, embora nos documentos que tenho o nome dela seja Cândida Luísa?

A família de Luísa Cândida "desaparece" de São Nicolau a partir de cerca de 1840. Terão eles se mudado para outra freguesia?

Coincidentemente encontrei um Júlio em São Nicolau nascido em 1856 (ano que com certeza nasceu Júlio Teixeira) mas de pais diferentes. Será?

Há um José Teixeira Osório em Lamego que localizei em outras fontes e percebi pelos costados da Luísa Cândida que a família dela tem ligações com Lamego (Almacave) através dos avô materno dela, que é natural de lá.

O avô paterno de Luísa Cândida é de Barrô (Resende) e a avó paterna é de São Pedro (Vila Real). São pistas a seguir.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#224010 | Lourval | 16 mar 2009 21:03 | Em resposta a: #223790

Caro António Taveira,

O único batismo de Júlio que encontrei em São Nicolau foi justamente em 1856, ano em que tenho certeza absoluta nasceu meu trisavô Júlio Teixeira.

Júlio: nascido em 21-07-1856, filho de João Justino Osório e Ana Joaquina, neto paterno de Joaquim de Sousa Novais e Ana Rita Marina, neto materno de Custódio Pereira e Ana Tomásia. Os pais de Júlio, o avô paterno e os avós maternos são de Anquião, Gestaçô, Baião. A avó paterna é de Valdigem, Lamego.

Fiquei bastante intrigado pelo fato de que o pai deste Júlio ter o apelido Osório!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#224183 | tmacedo | 18 mar 2009 14:15 | Em resposta a: #224010

Caro Lourval:

Este Júlio, apesar do pai ter o apelido Osório, não é o seu antepassado, mas poderá ser parente.

Não me causa estranheza a confusão entre Luisa Cândida e Cândida Luisa, é relativamente vulgar esse tipo de trocas. A mãe de Júlio Teixeira vem referida, em quantos assentos que consultou, como Cândida Luisa? Ao contrário, quantos registos viu da Luisa Cândida, de S. Nicolau de Mesão Frio ?

Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#224188 | Saba | 18 mar 2009 14:44 | Em resposta a: #224183

Caro António,

Entre os registros dos filhos e netos de Júlio Teixeira, sua mãe ou vem referida como Cândida Luísa ou como Cândida de Jesus. Nunca vi Luísa Cândida.

A família da Luísa Cândida parece desaparecer de São Nicolau. Vi duas vezes o seu nome como madrinha. Em uma vez apareceu Luísa Cardoso e noutra Luísa Cândida. Ela nasceu Luísa.

Aparentemente Cândida foi nome de sua própria escolha.

Até o momente eu não encontrei o casamento de Luísa Cândida, batismo de qualquer filho dela e nem seu óbito.

Hipótese: ela poderá ter imigrado e se encontrado com um José Teixeira Osório que desembarcou em Santos em 1829 com 19 anos de idade.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#239650 | Lourval | 20 set 2009 08:23 | Em resposta a: #223790

Caros colegas Luís Figueira e António Taveira,

O colega Luís Figueira encontrou ontem o óbito de uma filha de Júlio Teixeira Cândido e Ana Luísa Esteves, em 31-12-1896, em São Dinis (Vila Real). Neste óbito Júlio Teixeira declara ser natural de São Nicolau (Mesão Frio). O colega António Taveira havia encontrado meses atrás a emissão de passaporte de Júlio Teixeira onde Júlio Teixeira deixa como referência São Nicolau (Mesão Frio). Fica então claro que Júlio Teixeira nasceu em São Nicolau de Mesão Frio.

Em todos os registros de nascimentos dos 7 filhos de Júlio Teixeira que encontrei ele sempre se declarou nascido em 1856.

Eu encontrei o batismo de um Júlio em São Nicolau em 21-07-1856, filho de João Justino Osório e Ana Joaquina, neto parterno de Joaquim de Sousa Novais (falecido) e de Ana Rita Marina, neto materno de Custódio Pereira e de Ana Tomásia. Todos, com exceção de Ana Rita Marina (natural de Valdigem, Lamego), são naturais de Gestaçô (Baião).

Mas Júlio Teixeira sempre se declarou filho de José Teixeira Osório e de Cândida Luísa!

Eu encontrei o batismo da Ana Joaquina, filha de Custódio Pereira e de Maria da Conceição, em 19-07-1816. Neta paterna de José Pereira e de Maria Borges (naturais de Resende, Viseu). Neta materna de Manuel da Costa e de Maria Tomásia, naturais de Gestaçô, Baião. Os padrinhos foram José Pereira (de Santa Cristina de Mesão Frio) e Ana Teixeira (de São Nicolau de Mesão Frio).

Quando Júlio nasceu sua mãe já tinha 40 anos. Será que os pais de Júlio faleceram e este foi criado por José Teixeira Osório, possivelmente um parente de João Justino Osório?

Júlio Teixeira teve uma filha Maria nascida em Portugal em 1896, possivelmente em 03-08-1896. Poderá ter nascido em São Dinis posto que era lá que ele estava na ocasião. Preciso localizar este batismo.

Também preciso ler os batismos em São Nicolau de Mesão Frio da década de 1860 (não está ´on line´) e ter certeza de que não foi batizado um outro Júlio. Vai que não foi exatamente em 1856 que ele nasceu....O primeiro filho dele nasceu em 1887.

Agora tenho certeza de que vou resolver este mistério.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#239651 | Lourval | 20 set 2009 08:25 | Em resposta a: #208106

Caro Jorge Albuquerque da Quinta,

Também devo muito a você por tudo o que consegui até agora. Segue cópia da mensagem que enviei a Luís Figueira e António Taveira:

Caros colegas Luís Figueira e António Taveira,

O colega Luís Figueira encontrou ontem o óbito de uma filha de Júlio Teixeira Cândido e Ana Luísa Esteves, em 31-12-1896, em São Dinis (Vila Real). Neste óbito Júlio Teixeira declara ser natural de São Nicolau (Mesão Frio). O colega António Taveira havia encontrado meses atrás a emissão de passaporte de Júlio Teixeira onde Júlio Teixeira deixa como referência São Nicolau (Mesão Frio). Fica então claro que Júlio Teixeira nasceu em São Nicolau de Mesão Frio.

Em todos os registros de nascimentos dos 7 filhos de Júlio Teixeira que encontrei ele sempre se declarou nascido em 1856.

Eu encontrei o batismo de um Júlio em São Nicolau em 21-07-1856, filho de João Justino Osório e Ana Joaquina, neto parterno de Joaquim de Sousa Novais (falecido) e de Ana Rita Marina, neto materno de Custódio Pereira e de Ana Tomásia. Todos, com exceção de Ana Rita Marina (natural de Valdigem, Lamego), são naturais de Gestaçô (Baião).

Mas Júlio Teixeira sempre se declarou filho de José Teixeira Osório e de Cândida Luísa!

Eu encontrei o batismo da Ana Joaquina, filha de Custódio Pereira e de Maria da Conceição, em 19-07-1816. Neta paterna de José Pereira e de Maria Borges (naturais de Resende, Viseu). Neta materna de Manuel da Costa e de Maria Tomásia, naturais de Gestaçô, Baião. Os padrinhos foram José Pereira (de Santa Cristina de Mesão Frio) e Ana Teixeira (de São Nicolau de Mesão Frio).

Quando Júlio nasceu sua mãe já tinha 40 anos. Será que os pais de Júlio faleceram e este foi criado por José Teixeira Osório, possivelmente um parente de João Justino Osório?

Júlio Teixeira teve uma filha Maria nascida em Portugal em 1896, possivelmente em 03-08-1896. Poderá ter nascido em São Dinis posto que era lá que ele estava na ocasião. Preciso localizar este batismo.

Também preciso ler os batismos em São Nicolau de Mesão Frio da década de 1860 (não está ´on line´) e ter certeza de que não foi batizado um outro Júlio. Vai que não foi exatamente em 1856 que ele nasceu....O primeiro filho dele nasceu em 1887.

Agora tenho certeza de que vou resolver este mistério.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#239656 | Cambra | 20 set 2009 09:19 | Em resposta a: #239650

Caro Lourval:

Procuro descendentes de Clementina Cândida Taveira Ferraz de Albergaria, que nasceu a 16 de Dezembro de 1845 na freguesia de S. Pedro de Castelões, onde foi baptizada a 11 de Janeiro de 1846. Era filha de António Tomaz Leite Ferraz de Albergaria, nascido em 1822 e de Maria Carolina Teixeira Osório (esta filha de Francisco Ferreira Pinto Osório, natural de S. Gonçalo de Lobrigos e de sua mulher Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira, natural de Provesende). Clementina Cândida Taveira Ferraz de Albergaria casou em Mirandela, em 1869, com Manuel Joaquim Pereira, que nasceu em Lagoaça em 22 de Junho de 1845.

Procuro descendentes de Clementina Cândida Taveira Ferraz de Albergaria e de Manuel Joaquim Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#239657 | Cambra | 20 set 2009 09:31 | Em resposta a: #223703

Caro Lourval:

Este José Teixeira Osório poderá ter sido irmão de Maria Carolina Teixeira Osório? (filha de Francisco Ferreira Pinto Osório, de S. Gonçalo de Lobrigos e de sua mulher Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira de Provesende).

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#240187 | tmacedo | 24 set 2009 22:47 | Em resposta a: #239650

Caro Lourval:

Desculpe-me o atraso na resposta mas não me apercebi da sua mensagem.

Terá de encarar a hipótese do seu antepassado Júlio Teixeira ser natural de S. Nicolau de Mesão Frio mas não ter sido lá baptizado. Em meados do século XIX nem sempre os baptizados se faziam nas primeiras semanas de vida.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#240218 | Lourval | 25 set 2009 03:07 | Em resposta a: #240187

Caro António Taveira,

Por sorte os batismos de São Dinis, nos anos que me interessavam, vieram em linha cerca de dois dias atrás. Encontrei o batismo de Maria, em São Dinis, em 03-08-1896. Novamente ele se declara natural de São Nicolau, Mesão Frio, e filho de José Teixeira e Cândida de Jesus.

Os padrinhos de Maria foram a avó materna e seu segundo marido, Valentim Rodrigues.

Sendo Maria de Assunção, sogra de Júlio Teixeira Cândido, natural e residente em Constantim, eu me pergunto: por quê morava Júlio Teixeira em São Dinis? Será que sua família se deslocou de São Nicolau para São Dinis? É o que estou tentando verificar.

Em São Nicolau, a única Cândida que encontrei foi a batizada em 11-11-1836, filha de Manuel de Lemos e de Joana Bernarda. Neta paterna de José de Lemos e de Ana Ribeiro. Neta materna de João de Miranda e de Joana Bernarda. Os avós dela são todos de Gestaçô, Baião. Fui aos registros de Gestaçô e encontrei o batismo de José, filho de João de Miranda e de Joana Bernarda, em 08-07-1797. Neto paterno de João de Miranda e de Maria de Miranda. Neto materno de José Manuel e de Maria Bernarda. Encontrei também o batismo de Ana, em 09-12-1801, filha de José de Lemos e de Ana Ribeira. Neta paterna de Manuel de Lemos (ou Leme) e de Ana Cordeira (de Santa Marinha de Zêzere). Neta materna de Manuel de Sá e de Luísa Maria, de Gestaçô.

Há alguns José Teixeira tendo filhos nos anos que nasceu Júlio. Penso na hipótese de Cândida de Jesus ser mãe natural de Júlio Teixeira.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#247105 | mtfrada | 04 jan 2010 23:23 | Em resposta a: #223703

Caro Lourval,

Ao ler a sua mensagem para o Forum encontrei a coincidência de alguns nomes com a minha família.

João Moreira de Sequeira, conforme refere, é natural de Almacave, Lamego, e vem a casar em Mesão Frio. Faz aliás 2 casamentos, o 1º com Maria Clara, e o 2º com Maria Clara Joaquina, sobrinha da 1ª mulher. Era tabelião, em Mesão Frio.

Devo também dizer que de acordo com a pesquisa que fiz (casamento de Mel Caetano com Inês Maria), Manuel Caetano era filho de António de Novais da Galiza e de Maria de Sousa do lugar de Anquião, Gestaçô, e não de Sta. Cristina como o Lourval sugere. Não progredi a partir daqui, e agradeço por isso informações que me possa fornecer.

Abraço,
mfrada

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#247109 | Lourval | 04 jan 2010 23:51 | Em resposta a: #247105

Caro mfrada,

Meu terceiro avô está exigindo bastante de minha persistência. Interessante você me dizer que o avô materno de Luísa Cândida (candidata à mãe de meu trisavô) foi tabelião em Mesão Frio pois João Justino Osório também foi tabelião. João Justino Osório teve um filho Júlio em São Nicolau de Mesão Frio em 1856, o único Júlio batizado em 1856 no lugar. Meu trisavô Júlio Teixeira declarou diversas vezes sua idade em vários documentos de diferentes datas e sempre levou o seu nascimento a 1856.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#247121 | mtfrada | 05 jan 2010 03:03 | Em resposta a: #247109

Caro Lourval,

Foi de facto tabelião em Mesão Frio, conforme poderão comprovar diversos documentos notariais da época, pelo menos até cerca de 1830.

Quanto à sua Luísa Cândida, e sendo filha de Guiomar, será descendente do 2º casamento e não do 1º. Isto significa que o casal Manuel Caetano e Inês Maria, não são os avós de Guiomar, mas os bisavós. Como referi anteriormente, João Moreira de Sequeira casa pela 2ª vez com uma sobrinha da 1ª mulher.

Por curiosidade, devo também dizer-lhe, que o segundo nome Cândida, não é nome de baptismo, mas é um segundo nome adoptado por todas as filhas de João Moreira de Sequeira, quer do 1º casamento, quer do 2º. Exceptuam-se 1 ou 2, que não consegui apurar. Provavelmente será um nome adoptado no Crisma, mas não consultei ainda qualquer rol de crismados.

Aproveito para lhe pedir se me pode fornecer quaisquer dados relativamente à ascendência de João Moreira de Sequeira e de Manuel Caetano e Inês Maria. Apenas tenho o nome dos pais, mas ainda não consegui localizar os registos em Mesão Frio. Por outro lado, muito dificilmente conseguirei deslocar-me a Viseu.

mfrada

Resposta

Link directo:

Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#253691 | Lourval | 25 abr 2010 19:46 | Em resposta a: #207005

Caro António Taveira,

Como havia lhe dito em outra mensagem, minha preocupação é que Júlio Teixeira tenha sido batizado no Distrito do Porto. Tenho razões para acreditar nesta possibilidade.

Há memória oral de que ele era do Porto apesar de que ele se declare natural de São Nicolau de Mesão Frio. Investigando pessoas que carregam o apelido composto Teixeira Osório encontrei em Ancede (Baião) o batismo de Zulmira em 1895, filha de Manuel Teixeira Osório (natural de Freixo de Baixo, Amarante) e neta paterna de Custódio Manuel Teixeira Osório e Maria Alves Teixeira de Carvalho.

Três coincidências: a) Júlio Teixeira tinha filha Zulmira nascida em 1894 b) há em Ancede um lugar Valverde quando uma bisneta de Júlio Teixeira, ainda viva, tem a lembrança clara de um lugar Valverde ligada a Júlio Teixeira c) Manuel Teixeira Osório, citado acima, tinha um tio José Teixeira Osório, nome do pai de Júlio.

Valverde (Ancede, Baião) dista apenas 15 km de São Nicolau (Mesão Frio).

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#253728 | tmacedo | 26 abr 2010 08:07 | Em resposta a: #253691

Caro Lourval:

O seu raciocínio faz sentido. De qualquer forma, mais um dado para juntar a "Teixeiras Osórios" próximos de Mesão Frio:

PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1665/353
Registo de passaporte: Maria Amélia Ferreira Osório
Filiação: Miguel Teixeira Osório e Teresa Ferreira Osório
Data de nascimento: 20/08/1933
Freguesia: Godim
Concelho: Peso da Régua
Distrito: Vila Real
Destino: Espanha

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#253783 | Mário Marques | 27 abr 2010 00:12 | Em resposta a: #253728

Carissimos Confrades

José de Barros Teixeira
Josepha Maria de Moraes

Transcrevo o que, no registo paroquial do casamento em 1803 da minha 4.ª avó D. Josefa da Purificação refere ser a sua filiação: " filha legitima do Cap. mor Ant.º de Barros Carvalhaes e de sua mulher D. Anna M.ª Joaquina, do Lugar de Villarinho dos Freires, Freguezia de N.ª S.ª das Neves, Arredores de Braga: Neta Paterna de José de Barros Teixeira, e de sua mulher Josepha Maria de Moraes, da Villa de Mesãofrio, Freguezia de S. Nicolau, B.º do Porto:" e Materna de José Rib.º Vaz de Carvalho, e de sua mulher Joanna Maria, do Lugar de Vilarinho dos Freires, Freguezia de N.ª S.ª das Neves:"

Algum dos confrades tem informações sobre este José de Barros Teixeira ou sua mulher Josepha Maria De Moraes da freguezia de S. Nicolau em Mezão Frio? ou ainda de seu filho que foi casar a Vilarinho de Freires?
Muito obrigado
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de São Nicolau de Mesão Frio

#253793 | nasdra | 27 abr 2010 04:41 | Em resposta a: #253783

Há muito que procuro me lembrar do título de família de uma amiga da minha avó. Ela se chamava Maria Alice Pinto de Azevedo e depois de ler este forum me lembrei que seu título podia ser de Condes de mesão Frio.e como sei que ela era do porto, venho pedir a vossa ajuda para poder localizar alguma coisa. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen