Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206389 | IsabelFont | 26 ago 2008 23:23

Caros confrades,

Alguém italiano ou que viva em Itália e conheça os meandros genealógicos neste País, frequenta este fórum?

Preciso de ajuda na zona "Arcebispado de Palermo, Reyno de Napoles" e de "Arcebispado de Florença na Toscana".

Se não perceberem português, tentarei colocar as questões em inglês, já que não sei italiano (Once I don't neither to write nor to speak italian, I will try to put the questions in English, if necessary).

Obrigado (Thank you)
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206405 | Jotarodrigues1979 | 27 ago 2008 01:59 | Em resposta a: #206389

Falando pela minha experiência, terá que solicitar uma busca e eventual cópia de documentos ao cura da paróquia.
Costumam fazer a busca gratuitamente e cobram uma quantia moderada por cópias certificadas.
Comigo foram gentis e eficientes.
Cumprimentos
João
P.S. se me disser exactamente o que pretende posso tentar ajudá-la.
Io non sono italiano peró lo ho imparato nella scuola infantile molti anni fá ... ;)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206419 | IsabelFont | 27 ago 2008 11:22 | Em resposta a: #206405

Caro confrade
JotaRodrigues,

Agradeço a sua oferta e passo a expor o meu problema.

Tenho que:
Marcelino Antonio Loforte nascido cerca de 1773, em Lisboa (cujo assento de baptismo ainda não encontrei), mas cujos alguns dados descobri pelo seu assento de casamento (em Lisboa), é filho de:
Epifânio Loforte, baptizado na freguesia de S. Nicolau de (?? Laguna??) Arcebispado de palermo, Reyno de Napoles, e de
Anna Sestini, baptizada na freguesia de S. Martinho de (??Gangantoro??) Arcebispado de Florença na Toscana.
Importava-me, para já descobrir como encontrar os assentos de baptismo destes dois personagens, que devem ter nascido cerca de 1758.

Será que me pode ajudar dizendo-me a quem me devo dirigir? Lá também há arquivos distritais? Como estão organizados, sabe? Para mim o contacto por mail era o mais prático!

E, por ora é tudo.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206433 | Jotarodrigues1979 | 27 ago 2008 13:14 | Em resposta a: #206419

Maria Isabel

Tanto quanto sei, os livros paroquiais encontram-se nas ... paróquias. A primeira questão é saber qual é, exactamente, a paroquia que nos interessa. Algumas deixaram de existir, outras mudaram de nome, o que só complica.
Donde a primeira diligência será tentar localizar a Diocese a que pertenciam / pertencem, depois obter o contacto do Cura e escrever-lhe (muitos têm mail, felizmente).
No meu caso, não acertei logo na diocese, mas bispo a quem escrevi teve a amabilidade de me re-direccionar e foi um sucesso..
Se quiser tentar essa via ...
Se lhe falta a pachorra, dê-me uns dias que eu tentarei a minha sorte, talvez recorrendo ao "meu" amável Arcebispo de Génova !
Para não inundarmos as paróquias com pedidos idênticos, diga-me qual de nós vai tentar primeiro.
Nota : claro que não posso garantir sucesso ...
Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206434 | IsabelFont | 27 ago 2008 13:52 | Em resposta a: #206433

Caro João Rodrigues,

Não sabia que os registos antigos estavam nas paróquias. Pensava que haveria algumas organizações mais centralizadas.

Os problemas para mim começam porque eu não consigo perceber bem os nomes das freguesias, como viu pela minha mensagem anterior.

Não é por comodismo, mas atendendo á sua prática e aos seus conhecimentos, e á sua facilidade em escrever italiano, agradeço a sua tentativa primeiro. Penso que lhe dei os dados todos, mas se achar que precisa de mais algum, por favor pergunte-me, ok?

Fico a aguardar ansiosamente!
Cumprimentos e mais uma vez muito obrigada pela sua atenção e disponibilidade.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206450 | aeiou2 | 27 ago 2008 15:17 | Em resposta a: #206433

Caro João S Rodrigues,

Há cerca de um ano escrvi em Italiano , para uma paróquia de Génova e até hoje, ainda não recebi notícia nenhuma.

Como fazer?
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206460 | Jotarodrigues1979 | 27 ago 2008 16:06 | Em resposta a: #206450

Maria

Será uma questão de sorte, talvez. Experimentou enviar novamente o pedido, por exemplo, via Cúria Diocesana ?

Cumprimentos
JSR

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206462 | Jotarodrigues1979 | 27 ago 2008 16:12 | Em resposta a: #206434

Não posso garantir-lhe que esteja ainda tudo ao cuidado da Igreja Católica. Mas suponho que essa foi a orientação seguida : não prescindir dum património que entendem como seu, embora, por regra, se disponham a apoiar quem pede informações.
Mas imagino que nem todos os párocos tenham a mesma disponibilidade.
O fazer entrar o pedido através da Cúria Diocesana talvez consiga acelarar um pouco as coisas.
Vou tentar com os elementos que me deu.
Espero que não seja uma desilusão
Darei notícias.
J.S.R.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206463 | aeiou2 | 27 ago 2008 16:13 | Em resposta a: #206460

JSR,
Foi ao contrário, mas não resultou.Julgo que só indo a Génova.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206508 | M.Dourados | 27 ago 2008 20:35 | Em resposta a: #206389

se lhe ajudar, vi um tópico á momentos:
RE: lista de passageiros em navios 14-06-2006, 09:00
Autor: clayton verzelloni [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
ola tudo bem sou pesquisador e trabalho com cidadania italiana e portugusa /
caso se enteresse pelo meu serviço . entre em contato pelo pesquisaverzelloni@yahoo.com.br

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206550 | Jotarodrigues1979 | 28 ago 2008 01:59 | Em resposta a: #206419

Isabel
Antes de mais dê uma leitura muito atenta aos documentos e veja se reconhece alguma destas paróquias :

a) Em PALERMO :
S. NICOLÓ DI GANGI / S. NICOLO DA TOLENTINO IN PALERMO / S.NICOLO DEI GRECI IN PALERMO / S. NICOLO DI BARI IN ISNELLO, PALERMO /
S. NICOLO DI BARI IN CHIUSA SCLAFANI (PALERMO) / S. NICOLO DI BARI IN PALERMO (PALERMO) / S. NICOLO DI MIRA IN MEZZOIUSO (PALERMO)

b) EM FLORENÇA (FIRENZE - TOSCANA)
S. MARTINO DI GANGALANDI DI LASTRA A SIGNA

Imagino que os nomes das Paróquias possam ter sido encurtados ....

Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206579 | IsabelFont | 28 ago 2008 10:59 | Em resposta a: #206550

Caro João

Estou fora por 2 dias, e não tenho os documentos ao pé de mim.

Mas em Palermo (Nápoles) do que me lembro não reconheço nenhuma dessas freguesias; acho que era S. Nicolau de Lag???? (Laguna ou Laguza ?, não sei!)
Em Florença (Toscana) pode ser que seja essa de S. Martinho de Gangalandi; eu só consegui ler S. Martinho de Gan????

Aliás isto está na minha 2ª mensagem datada de 27/08 11:22. Por mais que releia, não consigo ler diferente.

Fico aguardando
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#206597 | Jotarodrigues1979 | 28 ago 2008 14:10 | Em resposta a: #206579

Poderá então ser a paróquia de S. Nicoló a Ragusa (RG), um outro distrito da Sicilia, como Palermo.
Vou tentar por essa via e darei notícias.
Cumprimentos
João Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#241642 | IsabelFont | 10 out 2009 19:23 | Em resposta a: #206597

Caro confrade
João Rodrigues,

Será que alguma vez teve tempo para esta pesquisa e consegiu algum resultado.
Continuo interessada nos baptismos de:
1. Epifânio Loforte, nascido em Freguesia de S. Nicolau de Laguna Arcebispado de Palermo, no Reyno de Napoles, talvez por volta de 1740, bem como de sua mulher
2. Anna Sestini, nascida em Freguesia de S. Martinho de Gangalânida???, Arcebispado de Florença na Toscana, pelas mesmas datas - 1740?

Acaso consiga algo, agradeço o seu contacto
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#241647 | M.Ribeiro | 10 out 2009 19:57 | Em resposta a: #241642

Cara Maria Isabel

Veja se o site www.parrocchie.it pode lhe ser útil.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#327979 | RNoveletto | 24 abr 2013 18:40 | Em resposta a: #206389

O link para a arquidiocese de palermo é http://www.diocesipa.it/ mas para voce poder solcitar alguma ajuda voce precisa saber pelo menos a cidade (comune) de nascimento ou casamento para eles poderem enviar às pedindo para verificar se encontram os registros de que voce necessita. Isto para registros anteriores a 04.1861. Apos esta data os pedidos devem se direcionados às prefeituras junto ao escritorio ANAGRAFE do municipio de origem do imigrante. Todas estas certidoes sao enviadas SEM CUSTO À QUEM AS SOLICITAR e sao enviadas diretamente ao solicitante.

BOA SORTE

RENATO NOVELETTO
de RIO DO SUL,SC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#327980 | RNoveletto | 24 abr 2013 18:46 | Em resposta a: #206450

Ola, muitos fazem confusao porque na italia um nome pode indicar regiao, provincia ou cidade, como Genova, So que a regiao de genova é a Liguria mas existe a provincia de Genova, e a cidade de Genova.
Ja tentou enviar o pedido ao municipio (comune) de origem dos seus antepassados?

Um abraço

renato noveletto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda em Itália - Help in Italy

#328001 | aeiou2 | 25 abr 2013 04:37 | Em resposta a: #327980

Olá,cinco anos depois uma resposta.

Estive em Génova e na Igreja S Giorgio.

Com as invasões Francesas e bombardeamentos da II Grande Guerra, muita documentação desapareceu.

Obrigada

Saudações

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 11:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen