Quinta de Santo António em Rio Meão - Feira

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206392 | M.Dourados | 26 ago 2008 23:34

Vivo numa casa antiga de 1550. Tenho alguma história dela escrita em 1854 e gostava de saber o resto da sua história e se há ainda algum familiar vivo.
Esta Quinta teve várias designacões: Casal das Figueiras, Quinta da Friura, Quinta da Fiúza e Quinta ou Casal de Santo António.
Foi o meu avó que comprou esta casa aos herdeiros em +/- 1930.
Sei que em 1854 a descendente da familia Pinto d`Almeida era D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d`Almeida. Foi esta senhora que deixou nesta casa um documento com a história de sua familia desde 1555.
Salvador de Matos estava na posse da Fiúza, em terceira vida. Em 1599 o Comendador Duarte de Melo autoriza o prazo desta quinta a Teodósio Matos e sua mulher Isabel de Almeida que aparece como Brites de Almeida, nos Tombos de 1654 e 1701.
Será que consigo ir mais atrás destas datas para aumentar a história?
E como consigo descobrir os que seguiram a D.Gestrudes?
Se alguem viu algum dado nas suas pesquisas, agradeço ajuda.
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206496 | tmacedo | 27 ago 2008 18:59 | Em resposta a: #206392

Caro M. Dourados:

A propriedade constituia um prazo da comenda de Rio Meão da Ordem do Hospital. O comendador Duarte de Melo (Ferreira). que eu conhecia como comendador de Roças, seria também comendador de Rio Meão. Houve vários comendadores durante os séculos XVI e XVII que acumularam essas duas comendas, às vezes também unidas à Frossos e à de Leça. Terá de pesquisar no Arquivo Distrital de Aveiro ou na Torre do Tombo, se há livros de prazos ou de tombos dessa comenda.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206499 | M.Dourados | 27 ago 2008 19:09 | Em resposta a: #206496

António Taveira

Obrigado pela resposta que me deu. A informação que também tenho é que esta quinta da Fiusa, que assim se chamava em 1663, terá tido origem em prazo da Ordem de Malta, feito a primitivo enfiteuta.
A história da familia desde 1555 a 1854 eu já a tenho escrita. Gostava de encontrar era a anterior e a posterior.
Mais uma vez agradeço a sua atenção.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206520 | QuintaVale | 27 ago 2008 22:00 | Em resposta a: #206392

Caro M. Dourados

Sou do Concelho da Feira, estou na Suissa, não seria possivel uma fotocopia desse documento, lembrome a tempos ter lido qualquer coisa sobre Salvador de Matos, se nao erro estaria ligado a Arrifana.

Agradecido,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206521 | M.Dourados | 27 ago 2008 22:08 | Em resposta a: #206520

A. Oliveira

Nos restantes dados que tenho do Salvador de Matos, eu vou transcrevê-los para este forum.
Em 1555, Salvador de Matos estava na posse da Fiúza, em terceira vida, quando obtém do Comendador "Frei Anrrique Telles", carta de emprazamento do Casal de Gondufe, S. João de Vêr e ainda do de Manhouce, Freguesia da Arrifana.

Estará aqui a ligação á Arrifana.

Se eu poder ajudar em mais algum assunto estarei ao dispôr.
Já agora qual é o seu interresse ou ligação a este Salvador de Matos?

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206525 | QuintaVale | 27 ago 2008 22:17 | Em resposta a: #206521

M. Dourados

O meu interesse é unicamento como estou fora do Pais, ja faz algum tempo que coleciono dados do meu Concelho, estando fora do Pais, não é facil conseguir-se alguma coisa o motivo de dizer se era possivel uma fotocopia, de qualquer forma obrigado.

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206535 | M.Dourados | 27 ago 2008 23:24 | Em resposta a: #206525

A. Oliveira

A fótocópia do Documento eu poderia a enviar e até os dados escritos em livro, mas sobre o nome Salvador de Matos tem apenas escrito uma pequena frase que lhe enviei e depois sobre o seu filho Teodósio de Matos.
Se quizer a continuação desta familia eu poderei lhe enviar fotocópias para o email que me indicar.
Eu gostava era de encontrar quem antes de 1555, de Salvador de Matos, viveu na casa que moro hoje.
Sempre ao dispôr para mais informações sobre Santa Maria da Feira e estas.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206566 | QuintaVale | 28 ago 2008 07:38 | Em resposta a: #206535

Se poder enviar desde ja muito abrigado, armeniooliveiraarrobahotmailpontocom, depois de fazer compilação com alguma coisa que posso ter lhe retribuirei.

Agradecido pela atenção

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206583 | tmacedo | 28 ago 2008 11:04 | Em resposta a: #206392

Caro M. Dourados:

Pelo que diz, o prazo de 1599 foi feito a Teodózio de Matos e sua mulher em 1599. Aquele Teodósio de Matos terá sucedido a um Salvador de Matos que seria terceira vida num prazo mais antigo. Entre aproximadamente 1540 e 1560 foi comendador de Leça e Rio Meão um frei Henrique Teles, do qual existem no Arquivo Distritsl do Porto (Baliagem de Leça) três grossos livros de prazos de 1543, 1548 e 1558. Poderá estar aquele prazo mais antigo, da sua quinta de Fiúza, num desses livros. De qual qualquer forma parece-me vital que terá de ser pelos livros de prazos e tombos da comenda de Rio Meão (que esteve várias vezes ligada à de Leça e à de Rossas) que encontrará o fio da meada.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206607 | M.Dourados | 28 ago 2008 17:10 | Em resposta a: #206583

António Taveira

Obrigada pela sua atenção a este assunto e eu também já tenho algumas novidades. Encontrei finalmente alguns dos antepassados de Salvador de Matos e encontrei a sua descendencia actual. Na pesquisa que fiz soube que D.Brites de Almeida, casada com Teodósio de Matos, era descendente de D.Afonso Henriques e que ainda hoje esta familia é nobre. Já entrei em contacto com eles através de email, mas não sei se me vão responder.
Agora sobre a quinta da Fiuza vou ter que pesquisar mais para encontrar o seu inicio. Os livros de que me fala estão no arquivo do Porto ou na torre do tombo?
Salvador de Matos que era de Baião, Santa Leocádia, casou com Isabel Soares. Mas se era já senhor da quinta em terceira vida, quer dizer que seria já do seu avó?
Agradeço já a sua atenção.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206627 | tmacedo | 28 ago 2008 18:41 | Em resposta a: #206583

Caro M. Dourados:

Os livros que referi, de prazos feitos por frei Henrique Teles, da comenda de Leça estão no Arquivo Distrital do Porto. Ele foi comendador de Rossas e de Frossos (desde 1530), comendador de Leça e de Rio Meão (desde 1540, sucedendo a frei Álavaro Pinto), e de Ervões e S. João de Corveira (desde data que desconheço).

Sei que na Torre de Tombo há documentação mais antiga de Leça (não sei se de Rio Meão) que nunca compulsei. Verei se nos dados que tirei de Leça (no ADP) há alguma referência a Rio Meão.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM RIO MEÃO - FEIRA

#206628 | tmacedo | 28 ago 2008 18:42 | Em resposta a: #206607

Caro M. Dourados:

Os livros que referi, de prazos feitos por frei Henrique Teles, da comenda de Leça estão no Arquivo Distrital do Porto. Ele foi comendador de Rossas e de Frossos (desde 1530), comendador de Leça e de Rio Meão (desde 1540, sucedendo a frei Álavaro Pinto), e de Ervões e S. João de Corveira (desde data que desconheço).

Sei que na Torre de Tombo há documentação mais antiga de Leça (não sei se de Rio Meão) que nunca compulsei. Verei se nos dados que tirei de Leça (no ADP) há alguma referência a Rio Meão.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Quinta de Santo António em Rio Meão - Feira

#445474 | LSV | 28 jan 2023 00:39 | Em resposta a: #206607

Caro M. Dourados
Encontrei aqui esta sua mensagem antiga e nem sei se ainda frequenta este fórum.
Diz que encontrou alguns antepassados de Salvador de Matos (pai de Teodósio de Matos). Isso interessa-me bastante, poderá referir-me se faz favor quem foram e a fonte que usou?
Muito obrigado,
Os melhores cumprimentos,
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen