Novato necessita auxilio na compreensão certidões

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206420 | PCardoso1 | 27 ago 2008 11:23

Necessito de ajuda na compreensão de 2 certidões do século XVII. Será que algum forista me poderia auxiliar?

Obrigado
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206423 | IsabelFont | 27 ago 2008 11:35 | Em resposta a: #206420

Caro confrade
Pedro Cardoso

Por mim estou disposta a ajudar. Mas só tenho essa hipótese se as vir / ler. Ou seja, sugiro que as digitalize e as coloque num site onde eu (ou qq. confrade que queira ajudar) possamos ter acesso.

Vou estar fora 2 dias, portanto posso não responder logo; mas entretanto se conseguir isso talvez o consiga ajudar. Não prometo nada.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206424 | aeiou2 | 27 ago 2008 11:37 | Em resposta a: #206420

Peça o meu contacto aos moderadores sff,e depois envie os documentos digitalizados, talvez consiga dar-lhe uma ajuda.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206435 | PCardoso1 | 27 ago 2008 13:56 | Em resposta a: #206424

Obrigado pela disponibilidade.
Já efectuei o pedido mas, não está fácil obter uma resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206436 | PCardoso1 | 27 ago 2008 13:58 | Em resposta a: #206423

Obrigado

Vou tentar descobrir como fazer o que sugeriu.

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206437 | PCardoso1 | 27 ago 2008 14:00 | Em resposta a: #206423

Obrigado

Vou tentar descobrir como fazer o que sugeriu.

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206440 | IsabelFont | 27 ago 2008 14:16 | Em resposta a: #206436

Caro confrade
Pedro Cardoso

Uma hipótese é digitalizar /scanerizar o seu assento e colocá-lo num site, do tipo:
http://www.filecloud.com/ onde você pode criar uma conta grátis e guardar lá a imagem.

Depois diga-me o sítio onde ficou (público) e qq. pessoa pode ler.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206452 | PCardoso1 | 27 ago 2008 15:26 | Em resposta a: #206440

Aqui as localizações dos documentos:

http://img530.imageshack.us/my.php?image=dffc3.jpg

http://img205.imageshack.us/my.php?image=afmd5.jpg

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206461 | aeiou2 | 27 ago 2008 16:11 | Em resposta a: #206452

Primeiro documento:
Domingos, filho de António de Figueiredo e de sua mulher Maria Lopes do lugar dos Casais da Cunha, baptizei na frguesia de São Cosme deste Bispado de Viseu conforme consta de sua justificação , foi baptizado na dita igreja em o mês de Janeiro de 1694 pelo pároco de que antão? era João Pais do Amaral, em cujo livro antecedente? deste deve ficar agora este termo, foram padrinos Domingos Lopes do Canarcal? e sua m ulher Ana de Abranches da dita freguesia e por ser verdade fiz esse termo ...? do despacho supra e ra supra digo dia mês era supra assinado pelo Cura
Segundo documento:
António de Figueiredo morador nos Casias foi recebido de minha fiança a Maria Lopes do lugar da Brunhosa? pelo Reverendo Padre António Lopes do mesmo lugar da Cunha desta freguesia e em face.............? foram testemunhas Felipe Lpoes da Brunhosa e Domingos de Figueiredo e sua mulher Ana Antunes e Páscoa francisca ....? dos ... e muitas pessoa que foram presentes .......que assinei hoje 11 dias do mês de Fevereiro de 1697?

Como vai haver mais pessoas ajudar as ? devem desaparecer e outras correcções poderão ser feitas
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206474 | asrosa | 27 ago 2008 17:19 | Em resposta a: #206452

Caro Pedro,
o texto que se segue é a "minha" transcrição do segundo documento:

António de Figueiredo morador nos Casaes foi recebido de minha Licença [...] Maria Lopes do lugar da brunhosa pello Reverendo Padre Antonio Lopes morador no lugar da Cunha tudo Freguesia e em face da Igreja de S. Thomaz de que forão testemunhas presentes Philippe Lopes da brunhosa e Domingos de Figueiredo e sua mulher Anna Antunes, e Paschoa Francisca moradores nos Casaes e muitas pessoas que estavaão presentes de que fis este termo que asignei hoj onze dias do mes de Fevereiro de seis centos e outenta e sete [...] Domingos Simão de Abrantes declaro que forão dispensados em terceiro [...] de afinidade [...] era ut supra

Cumprimentos,
Sérgio Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206491 | PCardoso1 | 27 ago 2008 18:32 | Em resposta a: #206474

Fiz uma compilação, para o segundo documento, das leituras feitas por mim e pelos foristas Maria e Sérgio Rosa, a quem agradeço desde já o auxilio.

“António de Figueiredo morador nos Casais foi recebido de minha licença [...] Maria Lopes do lugar da Brunhosa pelo Reverendo Padre Antonio Lopes morador no lugar da Cunha tudo??? Freguesia e em face da Igreja de S. THOME de que forão testemunhas presentes Philippe Lopes da Brunhosa e Domingos de Figueiredo e sua mulher Anna Antunes, e Paschoa Francisca moradores nos Casaes e muitas pessoas que estavão presentes de que fis este termo que asignei hoj onze dias do mes de Fevereiro de seis centos e outenta e sete [...] Domingos??? Simão de Abrantes declaro que forão dispensados em terceiro [...] de afinidade [...] ANTÓNIO DE FIGUEIREDO era ut supra [...]”

Deixo outro link para decifrar o resto do 2º documento:

http://img363.imageshack.us/my.php?image=pomenor1st6.jpg

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206512 | flordeacacia1 | 27 ago 2008 21:35 | Em resposta a: #206420

1º documento :

"Domingos, filho de António de Figueiredo e sua mulher Maria Lopes do lugar dos Casais da Cunha Baixa desta freguesia de S. Tomé deste Bispado de Viseu, conforme consta de sua justificação foi baptizado na dita igreja em o mês de Janeiro de mil seiscentos e noventa e quatro pelo pároco que então era João Pais de Amaral, em cujo livro antecedente deve ficar nota deste termo. Foram padrinhos Domingos Lopes, do Panascal, e sua mulher Ana de Abranches da dita freguesia, e por verdade fiz este termo em cumprimento do despacho supra. E me assinei, em dito dia mês era ut supra.
O Padre Cura Simão Gomes de Faria"

2º Documento:

"António de Figueiredo, dos Casais foi recebido de minha licença com Maria Lopes do lugar da Brunhosa, pelo Reverendo Padre António Lopes, morador no lugar da Cunha tudo freguesia, e em face da igreja de S. Tomé; de que foram testemunhas presentes Filipe Lopes da Brunhosa e Domingos de Figueiredo e sua mulher Ana Antunes, e Páscoa Francisca moradores nos Casais, e muitas pessoas que estavam presentes, de que fiz este termo que assinei hoje, onze dias do mês de Fevereiro de seiscentos e oitenta e sete.
O Padre Simão de Abrantes
Declaro que foram dispensados de terceiro e quarto grau de afinidade .... António de Figueiredo, era ut supra. "

Espero de alguma forma ter ajudado.
Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206530 | PCardoso1 | 27 ago 2008 22:51 | Em resposta a: #206512

Obrigado pela ajuda!

Fiz mais uma compilação, para o segundo documento:

“António de Figueiredo morador nos Casais foi recebido de minha licença com Maria Lopes do lugar da Brunhosa pelo Reverendo Padre Antonio Lopes morador no lugar da Cunha tudo Freguesia e em face da Igreja de S. Thome de que forão testemunhas presentes Philippe Lopes da Brunhosa e Domingos de Figueiredo e sua mulher Anna Antunes, e Paschoa Francisca moradores nos Casaes e muitas pessoas que estavão presentes de que fis este termo que asignei hoj onze dias do mes de Fevereiro de seis centos e outenta e sete.
Padre??? OU Domingos??? Simão de Abrantes declaro que forão dispensados em terceiro e quarto de afinidade COM [...] António de Figueiredo era ut supra MARIA”

Coloquei em maiúsculas mais algumas das minhas propostas. Será que fazem sentido?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206549 | amrr | 28 ago 2008 01:55 | Em resposta a: #206530

Caro Pedro,

Faço algumas alterações à leitura do primeiro documento efectuada pela Confreira Maria:

«Domingos, filho de António de Figueiredo e sua mulher Maria Lopes do lugar dos Casais da Cunha Baixa desta freguesia de S. Tomé deste Bispado de Viseu, conforme consta de sua justificação foi baptizado na dita igreja em o mês de Janeiro de mil seiscentos e noventa e quatro pelo pároco que então era João Pais de Amaral, em cujo livro antecedente a este fica apontado esse termo, a folhas 76vº. Foram Padrinhos Domingos Lopes, do Panascal, e sua mulher Ana de Abranches da dita freguesia, e por verdade fiz este termo em cumprimento do despacho supra. E me assinei, em dito dia, mês, era, ut supra.
O Padre Cura Simão Gomes de Faria»

A freguesia referida é a de Cunha Baixa (S. Tomé), concelho de Mangualde, distrito de Viseu.


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206552 | amrr | 28 ago 2008 02:30 | Em resposta a: #206530

Caro Pedro,

Faço algumas alterações à leitura do segundo documento efectuada pela Confreira Maria:

« António de Figueiredo, dos Casais foi recebido de minha licença com Maria Lopes do lugar da Abrunhosa, pelo Reverendo Padre António Lopes, morador no lugar da Cunha tudo freguesia, e em face da igreja de S. Tomé; de que foram testemunhas presentes Filipe Lopes da Abrunhosa e Domingos de Figueiredo e sua mulher Ana Antunes, e Páscoa Francisca moradores nos Casais, e muitas pessoas, que estavam presentes, de que fiz este termo que assinei hoje, onze dias do mês de Fevereiro de seiscentos e oitenta e sete.
O Padre Simão de Abrantes

Declaro que foram dispensados de terceiro e quarto grau de afinidade (...) António de Figueiredo, era ut supra. (…) Abrantes.

Visto em visita de 22 de Agosto de [1]687 »


As localidades referidas são Cunha Baixa e Abrunhosa do Mato, ambas da freguesia de Cunha Baixa (S. Tomé), concelho de Mangualde, distrito de Viseu.


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206567 | aeiou2 | 28 ago 2008 07:45 | Em resposta a: #206552

Parabéns ficaram os documentos todos lidos completamente
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206568 | PCardoso1 | 28 ago 2008 08:28 | Em resposta a: #206567

Perante os dois documentos: Deixo aqui duas questões:


a) sem o nome dos avós de Domingos;
b) António de Figueiredo natural do lugar dos Casais da Cunha Baixa ou dos Casais; c) Maria Lopes do lugar dos Casais da Cunha Baixa ou do lugar da Brunhosa

Será possível continuar a investigação?

2º Se sim, quais os passos que devem ser dados?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206592 | aeiou2 | 28 ago 2008 11:42 | Em resposta a: #206568

Se forem freguesias muito pequenas com sorte consegue localizar mais família se fizer pessoalmente a pesquisa, ou se o funcionário do Arquivo for simpático.

Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206600 | PCardoso1 | 28 ago 2008 15:32 | Em resposta a: #206592

Não estou a entender como posso prosseguir a pesquisa. Se por exemplo resolver começar por António de Figueiredo:

Nomes dos pais não existem!

Local de nascimento, duas hipóteses: natural do lugar dos Casais da Cunha Baixa ou (morador) nos Casais!


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certidões

#206601 | aeiou2 | 28 ago 2008 15:43 | Em resposta a: #206600

E se procurar outros filhos do casal, já que casam em 1684 e um dos filhos nasce em 1694 pode ser que nalgum haja mais dados.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certid

#206671 | IsabelFont | 29 ago 2008 13:06 | Em resposta a: #206452

Caro Confrade Cardoso,

Como lhe disse estaria fora 2 dias pelo que não lhe poderia responder logo.

Mas, como vê há neste fórum muitos confrades generosos e hábeis nesta arte da genealogia!
Folgo em que tudo esteja resolvido.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certid

#206673 | PCardoso1 | 29 ago 2008 14:05 | Em resposta a: #206671

Obrigado a todos pela preciosa na descodificação de 99% dos documentos.

Já fiz o pedido de pesquisa ao arquivo respectivo, agora só me resta esperar e ter bastante sorte.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Novato necessita auxilio na compreensão certid

#208083 | PCardoso1 | 12 set 2008 15:30 | Em resposta a: #206673

Há dias de azar.

Eis a resposta que obtive do Arq. de Viseu:

“para pesquisarmos os registos de António de Figueiredo e de Maria Lopes necessitamos saber a filiação”

Se algum forista me conseguir dar uma ajuda agradecia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen