Assentos curiosos II

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Assentos curiosos II

#206569 | Rosadelli | 28 ago 2008 09:32

Caros Confrades,

Deparei-me agora com um assento curioso do séc XVIII(1733), no concelho de Arraiolos, Évora, que queria compartilhar convosco.

Uma minha antepassada foi baptizada com o nome de Catarina, e o assento nesse aspecto é perfeitamente normal.
No entanto, tem uma nota em que refere que solicitou que se casasse com o nome de Ana, uma vez que foi sempre o nome que foi tratada ou é era conhecida.
Pelo que percebi do texto, o pároco enviou o pedido a um Juíz de Casamentos(figura que não conhecia), e esse pedido teve a sua anuência.

Assim gostaria de saber com os restantes confrades, se têm conhecimento de casos idênticos, ou se este caso é raro.

Se conhecerem algum caso semelhante, quais eram os trâmites normais para resolver esta questão?

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos,

Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Assentos curiosos II

#206646 | Manitu | 29 ago 2008 02:20 | Em resposta a: #206569

Caro Confrade Paulo Rosado

Por o que me foi já dado observar, existem casos em que as pessoas mudam de nome quando são crismados.
Essas alterações são usuais nos chamados roiz de confessados, onde quando a criança recebe o sacramento do crisma, poderá alterar o nome.
Creio até que neste fórum, não posso precisar em concreto qual o tópico e correspondente data, uma confrade levantava esse aspecto, pois andava à procura salvo erro de um casamento de um seu ascendente, e não o encontrava, até que se deparou, que na margem do registo, estava uma nota muito pequena, com a alteração do nome através do Crisma.

Penso que terá sucedido com o seu caso.

Um abraço.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Assentos curiosos II

#206654 | Rosadelli | 29 ago 2008 09:24 | Em resposta a: #206646

Caro Adolfo Conceição,

Agradeço a sua resposta, efectivamente não conhecia essa possibilidade de mudança de nome na altura do Crisma.

Vou tentar procurar aqui no fórum o referido tópico, para ver se fica a saber mais alguma coisa sobre este assunto.

Cumprimentos.

Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Assentos curiosos II

#376218 | vigilio31600 | 15 dez 2016 13:21 | Em resposta a: #206569

Algumas vezes os nomes não ajudam ... aqui os Gonçalves !

Resumo:
Casamento em 1708 de Mateus Gonçalves filho de Pedro Gonçalves e de Isabel Gonçalves de São Bartolomeu com Isabel Gonçalves filha de Joao Gonçalves e de Domingas Gonçalves. Testemunhas João Gonçalves do Baraçal e Antonio Gonçalves de São Bartolomeu

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 20:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen