Uma família minhota

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Arquivos | Famílias | Regiões

Uma família minhota

#206702 | alexandrabacelar | 29 ago 2008 20:31

Através deste excelente Fórum e dos dados disponibilizados no Genea encontrei um ramo dos meus antecessores.
João Filipe Quezado Bacelar de Araújo e esposa Maria Antónia Moraes Sarmento
(Azevedo Araújo ? ) da Gama
No entanto, os pais do João Filipe aqui no genea Manuel António Quezado e Francisca Angélica da Rocha não coincidem com os que recolhi em inquirições de genere de dois dos seus irmãos onde consta serem filho de GERALDO LUIS BACELAR D'ARAUJO e MARIA LUISA D’ARAUJO QUESADO, bisneto de MANUEL CAZADO D’ARAUJO e HELENA JOSEFA DA ROCHA - Casa de Tavarez – S.Salvador de Padreiro – Arcos de Valdezez

A única fonte indicada no Genea é o Livro UMA FAMILIA MINHOTA
De Alberto de Magalhães Queiroz
2ªEdição Braga, 1967

Alguém possui este Livro ( que não encontro) que possa dar uma ajuda?
Indicará nomes , datas e casas ?.

Desde já grata pela atenção
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#206718 | vbriteiros | 29 ago 2008 23:22 | Em resposta a: #206702

Minha Senhora,

No livro " Uma Familia Minhota", que possuo, só encontrei a páginas 306 o seguinte:
- D. Maria Clara Pereira Pimenta de Castro casou com Geraldo Quezado Bacelar de Araújo , do qual foi a 1ª mulher, filho de João Filipe Quezado Bacelar, senhor da casa de Tavarez em Padreiro ( Arcos) e sua mulher D. Maria Antónia de Novais Sarmento da Gama. - C.g.
Este livro só cita a ascendência de D. Maria Clara.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#206720 | casadalage | 29 ago 2008 23:35 | Em resposta a: #206702

Trata-se de uma edição do autor, que só terá hipótese de adequirir num alfarrabista.
De qualquer modo, julgo que está com pouca sorte!
Da pág. 305 à 308, o autor descreve os 16 filhos de Joaquim Pereira Pimenta da Castro e s.m. D. Joana Cleofa Pereira de Sousa Amorim e Castro Godinho.
A 7ª filha"D. Maria Clara Pereira Pimenta de Castro, que casou com Geraldo Quezado Bacelar de Araújo (foi a 1.ª mulher), filho de João Filipe Quezado Bacelar, senhor da casa de Tavarez em Padreiro (Arcos), e de sua mulher D. Maria Antónia de Novais Sarmento da Gama - C.g."
E julgo que é a única referência que faz.

Melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#206721 | alexandrabacelar | 29 ago 2008 23:57 | Em resposta a: #206720

Caros Vasco Briteiros e Jose Azevedo

Obrigado pela informação e pronta resposta.
Pensei que o livro teria mais informação relativa a gerações anteriores a João Filipe Quezado Bacelar. O Geraldo que indica é irmão da minha trisavó Hermínia Amália Morais Bacelar

Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Uma família minhota

#206990 | casadalage | 02 set 2008 01:11 | Em resposta a: #206702

Na freg. de Jolda (Arcos de Valdevez) existe a Casa da Breia da Família Pinto Osório.
Se, na base de dados, procurar os costados de Artur Cardoso Pinto Osório, encontrará uma Bisavó chamada Maria Umbelina Gertrudes da Piedade de Morais Sarmento.
Não sei se terá alguma relação com a sua antepassada Maria Antónia Morais Sarmento da Gama. De qualquer modo, aqui fica uma pista ...

Melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#220518 | Luisa Castro | 06 fev 2009 01:07 | Em resposta a: #206718

Exmo. Senhor,

Maria Adelaide Pereira de Morais na sua Casa de Sezim, nota 476 (BTH 1985) afirma que João de Melo Pereira de Sampaio cc Ana Maria de Sousa e Castro é ascendente da, entre várias, família Leite de Castro. A autora remete para Uma Família Minhota, de Alberto de Magalhães Queiroz, pag 225 a 236. Infelizmente não consigo encontrar esta obra. Assim, vinha pedir-lhe ajuda na confirmação da ascendência que refiro após consulta do livro em apreço, o qual penso que possui.

Muito obrigada,

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#220558 | vbriteiros | 06 fev 2009 16:02 | Em resposta a: #220518

Minha Senhora,
Efectivamente na página 225 é citado João de Melo Pereira de São Payo cc D. Ana Maria de Castro Rego, cuja filha Antónia Maria M P S Payo casou a 12.10.1719 em Arcozelo com Miguel Carlos de Vila-Lobos de Lima Vasconcelos e Araújo , Senhor da Casa de Antepaço em Arcozelo ( Ponte de Lima). Antónia Maria e Miguel Carlos tiveram 14 filhos e foram Senhores da Casa de Antepaço.
D. Ana Maria é citada com os apelidos Castro Rego e não Sousa e Castro!
Não encontrei nos ascendentes nem descendentes os apelidos que refere " Leite de Castro".
Sómente o herdeiro deste casal , João Luís, foi casado com Mariana Luisa de Castro Andrade, filha de Luís Palhares Brandão e Maria Luisa de Castro Barbosa da freguesia de Sabadim.
São as únicas referencias ao apelido Castro.
Pode dizer-me se estes LC estão ligados aos LC da Casa do Ribeirinho - Matosinhos?
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#220559 | Luisa Castro | 06 fev 2009 16:14 | Em resposta a: #220558

Exmos. Senhor,
Vasco Briteiros

Muito obrigada pela informação. Os Leite de Castro que procuro estão ligados à Casa do Ribeirinho em Matosinhos (cujo o dono é Rui Leite de Castro, meu primo direito).
Estranho, então, a remissão de Maria Adelaide Pereira de Morais. Na verdade, a nota refere igualmente que o casal acima citado é ascendente da família Mendonça e Póvas, a qual está ligada aos meus Leite de Castro. Terei que apronfundar as minhas pesquisas!
Mais uma vez obrigada,

M. Luisa Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#220570 | Augusto Tavares | 06 fev 2009 19:27 | Em resposta a: #220559

EX.ma Senhora,

Parece-me que o livro de Paulo Duarte de Almeida intitulado "Ascendência e Descendência dos 1.os Viscondes, Condes e Marqueses de Reriz" resolve cabalmente as suas dúvidas.


JOão de Melo Pereira de Sampaio e sua mulher são, de facto, ascendentes dos Mendonça e Póvoas, por serem antepassados do 1.º Marquês de Reriz (linha materna) e são ascendentes de uns Leite de Castro porque D. Maria Margarida de Mendonça e Póvoas de Almeida e Vasconcelos (neta dos 1.os Marqueses de Reriz) casou com Luís Miguel de Araújo Leite de Castro, constando a descendência deste casal da base de dados do Geneall.


Esperando poder ter sido útil, apresento as minhas mais cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#220571 | Augusto Tavares | 06 fev 2009 19:31 | Em resposta a: #220559

PS- Pelo que consta da base de dados do Genea Paulo de Melo Pereira de Sampaio é ascendente dos seus primos Mendonça e Póvoas Leite de Castro pela mãe, pelo que não é, pelo menos por essa linha, seu ascendente.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: UMA FAMILIA MINHOTA

#220576 | Luisa Castro | 06 fev 2009 20:24 | Em resposta a: #220571

Exmo. Senhor,

Muito obrigada pela informação. Deve ser mesmo isso! Entretanto consultei o geneall e vi isso mesmo.

Mais uma vez obrigada

M. Luisa Leite de Castro

Resposta

Link directo:

Uma família minhota

#360930 | Millafre | 01 set 2015 09:44 | Em resposta a: #206702

Desearía saber si el libro “Uma familia minhota” de Magalhães Queiroz, trae la genealogía de los Bacelar de la casa de Lanhelas, y en caso afirmativo, si registra el matrimonio que Felgueiras Gaio dice (Bacellar §10 N17) de una Brites, hija de Ruy de Sa Sotomayor, que casó en Galicia con un Sequeiros. Muchas gracias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen