Santos, José (1903-???); Gomes, Augusto da Enc.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Santos, José (1903-???); Gomes, Augusto da Enc.

#206748 | Pedro Augusto | 30 ago 2008 17:43

Caros confrades,

Há já algum tempo que venho a acompanhar este fórum sem, no entanto, nele intervir, uma vez que queria primeiro esgotar todas as minhas possibilidades de busca (pelo menos, as que fui descobrindo).

Como é a minha primeira mensagem, convém apresentar-me. O meu nome é Pedro Miguel Gomes Augusto, sou da região de Leiria, mais propriamente de uma aldeia chamada Boavista que, em tempos, se encontrava dividida entre as freguesias das Colmeias, Pousos e Marrazes. Tenho, portanto, ascendência pertencente a estas três freguesias.
A última referência do Gomes que encontro é do séc XVIII, de um Manuel Gomes, aqui da Boavista, freguesia Pousos. O Augusto é da freguesia dos Milagres.
Os meus avós têm ainda os apelidos Moreira (freguesia dos Marrazes, lugar dos Pinheiros), Banqueira (do mesmo lugar), da Fonseca Serrano (do mesmo lugar); Lopes, (do Brogal, Parceiros), dos Santos (Fonte do Oleiro, Boavista, Pousos).
Gostaria se saber se a minha pesquisa se entrecruza nalgum destes apelidos, com a pesquisa de algum outro investigador.

O segundo motivo desta mensagem prende-se com o meu bisavô e o meu tio-bisavô, que, como muitos outros casos, emigraram para o Brasil sem alguma vez voltarem.
Procuro mais pistas para a minha pesquisa. Recentemente encontrei uma fotografia do meu bisavô, no arquivo militar, que pude entregar à minha avó, que nunca tinha visto o pai.
Eis as informações que disponho:

BISAVÔ: José dos Santos ou José Bernardino dos Santos
Data de Nascimento: 20 (segundo os paroquiais), 21 (segundo os militares) /08/1903.
Filho de Quitéria Maria (de Jesus Quinteira?) e de Bernardo dos Santos (exposto de Tomar)
Naturalidade: Fonte do Oleiro, Boavista, freguesia dos Pousos, Leiria.
Casou a 26 de Setembro com Luísa da Encarnação Gomes, de quem deixou 2 filhos e uma filha.
Emigrou para o Brasil no início dos anos 30. O seu passaporte é de 1929, com o nº 36. Infelizmente o Arquivo Nacional não em pode ajudar porque não possuo a data de embarque, o nome do navio ou o destino. Contudo, segundo histórias antigas, ele terá ido para S.Paulo e terá trabalhado como condutor de bonde (eléctrico).
Nos anos 40, sabe-se que ainda era vivo, pois respondia a cartas que lhe eram enviadas. Dizia-se também que por lá se tinha juntado com alguém.

Um outra pista é o seu cunhado, Augusto da Encarnação Gomes, irmão da sua esposa, que tirou o passaporte um mês depois, para Santos, com o nº 366.
Filho de Justa da Encarnação e de Joaquim Gomes, casado com Joaquina Jorge
Nasceu a 14/02/1900 no lugar da Boavista, freguesia de Pousos, Leiria.
Talvez ele tivesse ido com o cunhado, meu bisavô.

Já tentei O Arquivo Nacional, a Santa Casa da Misericória, o ministério dos negócios estrangeiros e até a Cruz Vermelha, que se mostrou muito atenciosa, ou com a SPTRANS. Só obtive resposta do Arquivo NAcional, que considera as buscas demasiado extensas ou do ministério dos negócios estrangeiros em Portugal, que se queixa de não ter em arquivo a documentação do Consulado de Portugal em S.Paulo. Já o mesmo consulado diz não ter qualquer informação dos indivíduos.

Posso retribuir com pesquisas (embora o meu tempo seja um pouco limitado porque não trabalho na área ou em horários compatíveis) em Lisboa ou em Leiria. Contudo, uma paixão pela genealogia começa a crescer...

Os melhores cumprimentos

Pedro Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Santos, José (1903-???); Gomes, Augusto da Enc.

#206768 | nevesa | 30 ago 2008 21:57 | Em resposta a: #206748

Caro Pedro Augusto

Tive um caso idêntico, de 1910, também de um bisavô, e através do Registo Civil de Pessoas Naturais, consegui obter a informação do paradeiro. Nas respostas ao meu email, obtive a mesma que o Pedro Augusto. Optei por telefonar para o Brasil, e com alguma sorte, uma colaboradora acabou por dar todas as informações, desde a residencia, falecimento, onde faleceu, causas, testemunhas do óbito e onde foi sepultado.
Como a entrada dele foi em 1910, Rio de Janeiro, acabei por ter informações do falecimento em 1944. è muito tempo, mas consegui.
Sem mais
Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen