Nomes de família

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Nomes de família

#206795 | karlmacx | 31 ago 2008 03:40

Nas minhas pesquisas constatei que os homens por norma ficam com o nome de família dos pais e as mulheres com o nome de família das mães.
Gostaria que me indicassem se estas situações são recorrentes, se haveria uma "norma" instituida, por exemplo.

Isto porque numa linhagem mais feminina da família poder-se-ia dar o caso de se perder o nome da linha masculina

Mais concretamente:

Tenho no meu nome os apelidos Santos (materno) e Moreira (paterno). Ao pesquisar a genealogia da minha mãe, sei que herdou o Santos da minha avô e um Ferreira do meu avô. O que achei mais contudente foi o facto da minha avó, Belmira dos Santos, talvez por ser filha de pai incógnito, ter herdado o Santos da minha bisavó, Vitória dos Santos.
Porém, na certidão de nascimento da minha avó, vem referido ser neta materna de Francisco d'Oliveira e de Maria dos Santos. Ora, a minha bisavó e avó só têm o apelido Santos, pelo que o Oliveira ter-se-á perdido no ramo materno da minha árvore genealógica.
Daí eu supor que poderá ter existido uma "norma" não oficial de passagem de nome de família por género: o filho leva o nome do pai, a filha o nome da mãe.

Outra questão que gostaria de colocar é se haverá legislação que permita ou negue a recuperação do sobrenome Oliveira para mim ou para um filho meu, por exemplo.

Grato desde já pela luz que possam trazer no sentido de dissipar as minhas dúvidas,

Sérgio Santos Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Nomes de família

#206878 | karlmacx | 01 set 2008 08:48 | Em resposta a: #206795

Reitero o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Nomes de família

#206879 | Nelita | 01 set 2008 08:58 | Em resposta a: #206795

Caro Sergio:


Não existiam normas no uso dos sobrenomes. No baptismo era registado o nome próprio e, por vezes, era apenaseste nome que usavam toda a vida.

Quando cresciam escolhiam o sobrenome, do pai, da mºae, do padrinho, da madrnha, da terra e ou de alguma alcunha.

Por vezes passava aos descendentes.


Quanto à recuperação do Nome se consutar uma Conservatória do Registo Civil dar-lhe-ão a resposta.

Cumprimentos

Nelita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 23:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen