D. Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#206869 | M.Dourados | 01 set 2008 02:43

Procuro informações sobre a Descendencia desta Senhora, casada com o Capitão de Milicias Manuel Pinto d´Almeida, da casa da Portela, em Paços de Brandão.
A quem me possa ajudar, esta senhora, ainda era viva em 1853.
Nas pesquisas que possam ter feito, alguma vez viram mencionado uma quinta da Fiuza de Rio Meão, mais tarde já na posse de D.Gestrudes, Quinta de Santo António?

Agradeço a quem me der informações

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207559 | carlos cg | 07 set 2008 09:02 | Em resposta a: #206869

Carissima M Dourados:


os Pinto de Almeida não conheço mas, o António José Teixeira Guimarães casado com a D. Josefa d`Almeida entronca na minha família pelo ramo Canêdo de Sta. Maria da Feira. Se quiser mais informações dessa parte que tambem liga com os condes da Feira e Cantanhede diga-me, porque terei todo o prazer em esclarece-la.

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207593 | M.Dourados | 07 set 2008 17:03 | Em resposta a: #207559

Caro Carlos Couto Guimarães

Agradeço a sua resposta ao meu tópico.
Então o que eu procuro é o seguinte:
D.Maria Máxima Maximina deixou em testamento a quinta de Santó António, ao seu irmão Capitão de Milícias Manuel Pinto d´Almeida, da casa da Portela. (È encarregado dos negócios da Comenda, nomeado pelo Comendador Frei Manuel Pedro de Moura e Mendonça, ausente em Lisboa, no cargo de Primeiro Tenente da Armada Real.)
O capitão estava casado com D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida.

Em 19 de Agosto de 1853, D.Gestrudes Maria, já viuva do dito Capitão de Milícias e das Ordenanças de Rio Meão, Manuel Pinto de Almeida, faz escritura de doação desta Quinta a sua filha D.Francisca Rosa d´Almeida Teixeira e marido Joaquim José Teixeira Guimarães, residentes na Vila da Feira.
Daqui penso seja a ligação dos GUIMARÃES de Paçô de S.João de Vêr, com Rio Meão.
A quintq da FIÚZA, mais tarde QUINTA DE SANTO ANTÓNIO, ainda em 1628, tinha consideraveis dimensões. Partia tudo do Nascente e Sul com a estrada que vai da Feira para a sede da Comenda, e das casas de Paulo de Almeida, da Arrifana, do Norte com as cortinhas do dito casal de Paulo Almeida e Manuel Godinho, da Feira, terras da Comenda.

Pois eu vivo na casa que deu origem em 1500 a familias nobres como é hoje os Moura Coutinho de Almeida d´Eça Soares e da Familia Soares de Albergaria, pois aqui viveu em em 1599 D.Brites de Almeida, filha de LOPO SOARES ALBERGARIA e LEONOR ou MARIA DE MEIRELES.
Esta Senhora BRITES DE ALMEIDA , foi casada com TEODÓSIO DE MATOS SOARES e é da parte do pai dele SALVADOR DE MATOS que herdam a minha casa.

O que ando a descobrir é quem foram os herdeiros da filha da D.Gestrudes, D.Francisca Rosa d´Almeida Teixeira que casou com Joaquim Joé Teixeira Guimarães.
Será este algum familiar do seu António José Teixeira Guimarães???. Pelo menos de Santa Maria da Feira são ambos.

Agradeço se tiver mais informações pois estou a construir toda a linhagem da familia que aqui viveu.

Grata pela atenção
Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207645 | carlos cg | 07 set 2008 22:45 | Em resposta a: #207593

Cara Maria Dourados


se pretender que eu lhe envie o livro "Familías Canêdo e Teixeira Guimarães da Vila da Feira" agradecia que me desse o seu mail, pois lá pode encontrar a descendência dos dois irmãos (Joaquim e António) que eram casados com as duas irmãs (D.Josefa e D.Francisca) filhas da D. Gestrudes.
A parte que lhe interessa está no Título II Teixeira Guimarães a partir da página 37.



Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207648 | M.Dourados | 07 set 2008 22:57 | Em resposta a: #207645

Caro Carlos Couto Guimarães

Que alegria me está a dar, pois há muito que estou a tentar encontrar dos descendentes de D.Gestrudes, pois tenho em monograma no tecto que penso ser dessa época e que gostaria de decifrar. Além claro de fazer a história da minha quinta e casa até aos dias de hoje. Esta casa merece uma boa genelogia e história, e que muitas das quais eu já tenho.
Se me fizer o favor de enviar então esse livro por email: aylamg@hotmail.com ou magdalenaF@sapo.pt

Grata pela sua amavél atenção e ficando ao seu dispôr para outras informações.
Cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207652 | M.Dourados | 07 set 2008 23:18 | Em resposta a: #207645

Carlos Guimarães

Desculpe outra pergunta. Tem conhecimentos de genelogia em Santa Maria da Feira? Eu procuro um bisavó meu que morou em São Nicolau na Feira. Se tiver dados de familias de lá agradecia se me poder ajudar.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207672 | carlos cg | 08 set 2008 05:41 | Em resposta a: #207652

Cara Maria Dourados

se me disser a família que procura talvez a possa ajudar. Agora o bisavô de S.Nicolau não faço ideia de quem seja...

Espero que tenha recebido o mail que lhe enviei



Um abraço sincero de:

Carlos Luis de Avilez Canêdo Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207685 | M.Dourados | 08 set 2008 11:35 | Em resposta a: #207648

Carlos Couto Guimarães

Infelizmente não recebi o email. Não sei para qual endereço enviou, mas se foi para o da Hotmail, agradecia que enviasse para :
magdalenaF@sapo.pt
pois acho que o da hotmail está com problemas em receber grandes ficheiros.

Agradecida pela sua atenção e então vou procurar mais dados usando os seus, sobre Fernão d´Andrade.

M.Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207692 | M.Dourados | 08 set 2008 12:45 | Em resposta a: #207645

Carlos Couto Guimarães

Infelizmente não recebi o email. Não sei para qual endereço enviou, mas se foi para o da Hotmail, agradecia que enviasse para :
magdalenaF@sapo.pt
pois acho que o da hotmail está com problemas em receber grandes ficheiros.

Encontrei algo que também deve dizer respeito á familia de António Guimarães.
D.Guilhermina Olympia de Almeida Teixeira, 67 anos solteira, Alpoços-Rio Meão, falece em 8.1.1915, filha de António José Teixeira Guimarães e de D.Josefa Cândida. Nasceu em 1848.
Mas tenho outro dado que esta senhora era mãe de um Andrade.

Ficando a aguardar ansiosa o seu email na sapo para poder ligar estes elementos e ficando muita grata pela sua atenção.

Cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207738 | carlos cg | 08 set 2008 20:35 | Em resposta a: #207692

Cara Maria

não percebo o que se passa porque não consigo enviar-lhe o mail para este endereço. Agradecia que me confirmasse se está correcto, porque ontem para o hotmail o computador acusou o envio.


Cumprimentos

Carlos C. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207752 | M.Dourados | 08 set 2008 23:39 | Em resposta a: #207738

Caro Carlos Guimarães

Já recebi o seu email, na sapo, e já lhe respondi.

Mais uma vez muito mas muito obrigado.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207786 | QuintaVale | 09 set 2008 07:50 | Em resposta a: #207645

Caro Carlos Couto Guimarães

Ficaria grato se me podesse ceder o dito livro, sou imigrante na Suiça, o que torna complicado as minhas pesquisas, meu mail armeniooliveiraarrobahotmailpontocom.

Cumprimentos

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207813 | carlos cg | 09 set 2008 17:16 | Em resposta a: #207786

Caro A.Oliveira

permita-me que lhe pergunte o que lhe poderá interessar num livro sobre as Famílias Canêdo e Teixeira Guimarães de Vila da Feira. Também tem alguma ligação as estas famílias?


Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207814 | QuintaVale | 09 set 2008 17:23 | Em resposta a: #207813

Caro Carlos Couto Guimarães

O nome Canedo, pode ter relação a freguesia de Canedo, e como na minha freguesia tem muitas familias ligadas a Canedo, era uma mera possiblidade de poder encontrar alguma relação.
desde ja agradecido por responder.

Cumprimentos
A.Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207818 | carlos cg | 09 set 2008 18:11 | Em resposta a: #207814

Caro A. Oliveira

o nome Canêdo foi adoptado pelo meu tetravô e seus irmãos precisamente para não serem confundidos com outros Motas que viviam em Canêdo na mesma época
e que era o apelido dos meus 5º e 6º avôs e da minha 7ª avó e meu 8º avô que remonta a meados do sec. XVII. Por volta do início do sec. XVIII já eram conhecidos
por Motas de Canêdo daí a adopção do nome da freguesia. Posso-lhe adiantar também que há inúmera descendência ainda com o apelido Canêdo no Brasil.
Se acha que poderá ter alguma ligação eu envio-lhe o livro.

Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: D.Gestrudes Maria Rosa Pinto d´Almeida

#207822 | QuintaVale | 09 set 2008 18:25 | Em resposta a: #207818

Caro Carlos Couto Guimarães

Se poder enviar ficaria agradecido.

Cumprimentos
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 02:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen