A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207372 | M.Dourados | 05 set 2008 16:47

Se alguem necessitar, tenho algumas informações de familias de Rio Meão, entre 1500 e 1900 com os apelidos de:
Pinto de Almeida
Matos
Almeida
Matos Soares
Varela Falcão (viscondesa, irmã do conde de Fijô)
Andrade
Andrade Freire
Aguiar
Pinto Ventura
Costa Azevedo
Veloso Azevedo
Fernão d`Andrade
e algumas notas sobre Rio Meão

Com os meus cumprimentos

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207384 | pmcoimbra | 05 set 2008 18:19 | Em resposta a: #207372

Caro M. Dourados,

A título de curiosidade, nessa freguesia, ou outras de Santa Maria da Feira, tem conhecimentos de alguma família Fernandes Coimbra, em finais de 1700, inícios de 1800?
Ando à procura deles há uns tempos, mas ainda não consegui encontrar nada de concreto.

Cumprimentos e grato pela atenção,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207399 | M.Dourados | 05 set 2008 20:10 | Em resposta a: #207384

Sr. Pedro Morais Coimbra

Infelizmente não tenho nenhuma familia com o apelido Fernandes Coimbra, mas fornos é realmente uma freguesia de Santa Maria da Feira.
Estou a fazer uma pesquisa sobre a minha familia e tenho encontrado outras. Se por acaso me passar algo com esse apelido, lhe darei noticias.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207406 | pmcoimbra | 05 set 2008 20:41 | Em resposta a: #207399

Cara Maria Dourados,

Agradeço a sua resposta. Uma vez que nunca consegui descobrir documentos que comprovassem que os meus Fernandes Coimbra eram efectivamente de Santa Maria da Feira, já não tinha grandes esperanças de encontrar alguma coisa. Tentei a minha sorte. Realmente, no assento que tenho diz "natural de Fornos, Vila da Feira", mas do Arquivo Distrital de Aveiro dizem-me que não há pessoas com esses nomes no espaço temporal que pesquisava. Enfim... temos que ser persistentes.

Mais uma vez, grato pela ajuda e à disposição,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207568 | tmacedo | 07 set 2008 10:38 | Em resposta a: #207372

Cara Maria Dourados:

Tem algumas indicações sobre um Fernão de Andrade (Juzarte) casado com Violante Godinho (de Almeida) que julgo terem vivido em Rio Meão na segunda metade do século XVI.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207591 | M.Dourados | 07 set 2008 16:41 | Em resposta a: #207568

Caro António Taveira

Com todo o gosto lhe dou o que tenho sobre o que sei de Fernão d´Andrade, fidalgo da Corte, pelo ano de 1549.
Embora o que lhe possa informar seja sobre a sua descendencia, mas acho que terei mais apontamentos para trás que lhe enviarei mais tarde.
Vou transcrever um texto que começa em 1557:

O emprazamento mais antigo q que tivemos acesso foi o de 1557, (no tombo de 1654 vem 8.3.1557 ou 1575, por Frei Teles, Comendador de então) no livro de notas do tabelião da cidade do Porto, Gaspar de Couros, feito a JORGE GODINHO e a sua mulher BRITES DE AGUIAR, em primeira e segunda vidas e terceira para um filho ou filha de entre ambos e, não tendo quem fosse segunda vida, nomeasse terceira. Renda e pensão em cada ano vinte alqueires de trigo e duas galinhas, por S.Miguel de Setembro, de domínio de cinco um e de lutuosa outro tanto como renda.

Como não houve filhos legítimos, nomearam o Casal terceira vida em Ana d´Aguiar sua sobrinha. Esta por sua vez, deixa o dito casal ao genro MANUEL DE ANDRADE casado com sua filha ANA VIEIRA, (ou Maria Vieira?)reservando para si própria as propriedades que vão medidas em separado. Mas aós o falecimento seria o genro Manuel d´Andrade herdeiro de todo o prazo. Mas não teve esse seguimento. Algum desaguisado terá surgido. Consultamos o Tombo seguinte e encontramo-la nas mãos de outro enfieuta.
Em 3.8.1654, Manuel de Andrade Soares e mulher Ana Vieira moram em Rio Meão. A mulher faz seu procurador o marido no livro de notas do tabelião da Feira Pêro Vieira da Costa. Neste prazo foi a última vida Ana Aguiar que em 9.4.1610 passou escritura de dote a sua filha, com quem casou e a qual aqui apresentou.
assim em
20 de Agosto de 1629, Manuel de Andrade, sua mulher Ana Vieira, (em 1654 era Maria Vieira f.44v.) e a sua sogra, moradores no Casal do Rego, sito em Rio Meão, compareceram no assento da Comenda a fazer reconhecimento perante o juiz do tombo, Licenciado António Sampaio Ribeiro.

Em 24.10.1644, pelo Balio desta Comenda, Comendador Frei Braz Brandão, no tabelião de notas da cidade do Porto, Francisco Ribeiro da Silva, fez-se emprazamento para ANTÓNIA VIEIRA, 1ª.vida, 2ª. em sua sobrinha FRANCISCA DE AGUIAR, com faculdade de nomear 3ª. vida em pessoa da geração dles caseiros e disse ele reconhecente que fora nomeado em 3ª. vida por sobrinho das ditas primeira e segunda vida.

Em 8.7.1701, Fernam Leitão de Andrade Freire e sua mulher D.Natália Ferraz Pereira, moradores em Vida da Feira, compareceram nas casas da Comenda a fazer reconhecimento das terras "onde chamam O REGO e QUINTA DO ROSAL" e bem assimos reconhecentes com bens do mesmo casal, o Reverendo Licenciado Domingos da Costa Azevedo e Catarina de Saa, viuva de Bernardo Coelho e João Manuel, viuvo e Manuel de Saa e sua mulher Hyeronima de Saa e Domingos de Saa, viúvo e Gabriel de Saa e mulher Leonarda Pereira e Maria de Saa solteira, todos de Rio Meão.
Serão descendentes do Fidalgo FERNÃO D´ANDRADE.
Mas há outro emprazemento feito por Domingos Rodrigues da Silva, procurador bastante de Frei Gabriel de Castilho, comendador que ao que parece é desta comenda. Em 9.7.1701, nas notas do tabelião da cidade da Feira, joão Lopes Correia, para o dito Feran Leitão de Andrade Freire, em 1º.vida em sua primeira mulher D.Mariana de Vasconcelos, e em 2ª.vida em filho ou filha e se não na segunda mulher D.Joana Andrade Freire, 3ª.vida.


.....
Não sei se este texto o ajuda em alguma coisa. Ele tem continuação, por isso se quizer transcrevo o restante. E vou procurar em outros textos o que menciona mais desde Fidalgo FERNÃO D´ANDRADE, embora o que me esteja a falar não sei se será o mesmo pois tem mais o JUZARTE.

Ficando ao dispôr
os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#207679 | tmacedo | 08 set 2008 09:59 | Em resposta a: #207591

Cara Maria Dourados:

Antes de mais obrigado pela colaboração prestada.

Dou-lhe as datas de nascimento aproximadas do Fernão, sua filha e neta, para mais fácilmente os identificar nos apontamentos que possua. O Fernão de Andrade (Juzarte) e sua mulher Violante Godinho (de Almeida), moradores em Rio Meão, terão mascido por por volta de 1535. Foram pais de Branca de Almeida, que deverá ter nascido por volta de 1560, casada com Luiz de Carvalho. Estes últimos, tiveram a Maria de Almeida de Andrade, nascida cerca de 1585.

Interessa-me tudo o que possa ter em relação ao Fernão de Andrade e Violante Godinho, não tanto a descendência como a ascendência. Qualquer dado, por insignificante que pareça ser, pode-se revelar vital.

Renovados agradecimentos pela colaboração prestada.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Regedoura e Argoncilhe

#207680 | tfp | 08 set 2008 10:53 | Em resposta a: #207372

Cara Maria Dourados,

Sem querer introduzir ruído no tópicos sobre Rio Meão, não terá por acaso dados referentes a Argoncilhe e Nogueira de Regedoura?

Procuro essencialmente Pimenteis nestas bandas apartir de 1670.

Agradeço antecipadamente a atenção

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#207682 | M.Dourados | 08 set 2008 11:11 | Em resposta a: #207680

Caro Tiago Pedroso

Infelizmente não tenho dados dessas terras de Santa Maria da Feira.
Todos os dados que tenho são mesmo de Rio Meão.
Se algum dia encontrar em alguma pesquisa PIMENTEIS, claro que lhe darei informações.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#207683 | tfp | 08 set 2008 11:12 | Em resposta a: #207682

Cara Maria Dourados,

Muito obrigado de qualquer forma.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#207780 | liperebello | 09 set 2008 05:49 | Em resposta a: #207683

Cara Maria dourados, vi que ofereceu ajuda a pesquisadores da regiao de Santa Maria da feira, e venho por mio deste solicitar seus conhecimentos para me ajudar.
Moro no Rio de Janeiro, Brasil me deixando impossibilitado de fazer pesquisas "in loco".
Ao verificar a ceridão de òbito de minha Bisavó Casimira da Conceição Carneiro de Carvalho descobri o nome de seus pais: Jõao Baptista Carneiro Carvalho e Luísa Rosa Salgado.
Meu trisavô Jõao Baptista nascem em vila da feira, não sei precisar a data, parece que se casou com Luísa em Azurem, porém Luíza é de Abação. estas informações retirei do site do NEPS da universidade do minho.
Jõao Baptista e Luisa casaram-se em 2 de fevereiro de 1884, tiveram duas filhas que tenho conhecimento:
Maria?? nascida no mesmo ano do casamento e falescida em 1951 (acredito que em S.Paio) e Casimira minha bisavó.
Gostaria se possível de mais informações de Jõao Baptista carneiro da Carvalho.
Grato de sua atenção e ansioso para que possa responder.
Filipe Rebello

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#208062 | carlos cg | 12 set 2008 04:23 | Em resposta a: #207372

Cara M. Dourados

desculpe-me pela minha insistência mas como não tive resposta acerca dos "compridos de Riomeão" no mail que lhe enviei nem do original do livro de família, agradecia que entrasse em contacto comigo...


Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#208500 | liperebello | 16 set 2008 22:18 | Em resposta a: #208062

Cara M. Dourados, gostaria muito que entrasse em contato comigo. Perdão pela insistência

Resposta

Link directo:

RE: Aviso para ter sucesso nas respostas

#208522 | AQF | 17 set 2008 00:39 | Em resposta a: #208500

Caro Filipe Rebello,

Gostaria de alertá-lo que anda a deixar as suas mensagens à confreira M. Dourados em mensagens destinadas a outros confrades e portanto é mais difícil ela dar conta.

Se reparar no final de cada mensagem que se envia há uma opção de notificação que se fôr selecionada (seleccção do quadrado inicial) o autor passa a receber um aviso por cada vez que alguém responder à mensagem.

Deste modo, se pretender que a confreira M. Dourados receba um aviso de que lhe deixou uma mensagem tem de responder a uma mensagem dela e não às de outros confrades como por lapso tem feito.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Aviso para ter sucesso nas respostas

#208528 | liperebello | 17 set 2008 02:08 | Em resposta a: #208522

Angelo, muito obrigado pelo esclarecimento, sou novato aqui. e ainda meio perdido.
Pessoas gentis como o Sr nos fazem sentir que esta comunidade é bem amistosa e prestativa.

atenciosamente,
Filipe Rebello

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#208569 | M.Dourados | 17 set 2008 15:33 | Em resposta a: #207780

Caro Filepe Rebello

Realmente não recebi nenhuma notificação que estava a ser contactada e dei conta apenas porque entrei neste meu tópico.
Agradeço ao confrade Angelo a informação que já lhe deu, mas são coisas que acontecem e ainda bem que há quem nos corrija. Eu também não tenho muita experiencia e agradeço a quem me possa sempre ajudar.
Sobre o que me pede, descobrir a sua familia, eu tenho algumas informações sobre a freguesia de Rio Meão, porque estou a fazer um estudo de uma familia, consultando livros paroquiais e no arquivo em Aveiro. Mas Rio Meão é apenas uma freguesia de Santa Maria da Feira, no meio de muitas.
Diz que seu trisavó João Batista nasceu na Vila da Feira e que casou no dia 2 de Fevereiro de 1884. O casamento não foi então na Vila da Feira e deverá estar registado na localidade onde foi feito. Mas tentando dar uns 20 anos menos á data de casamento, 1864, eu quando estiver em Aveiro, no arquivo, vou tentar consultar se existe alguma coisas perto desse ano, para descobrir a sua data de nascimento e vêr se tem anexado á certidão, o seu casamento e obito e assim dar seguimento á sua descendencia.
Escreve que uma filha, Maria?, nascida em 1884 e falecida em 1951, talvez em S.Paio. Este S.Paio é onde? é que existe uma freguesia que pertence a Vila da Feira que se chama S.Paio de Oleiros, mas existem em portugal mais freguesias com esse nome.
Para que eu faça uma melhor pesquisa, agradecia que me enviasse para o meu email:
magdalenaF@sapo.pt
tudo o que descobriu da sua familia, com os nomes completos, lugares e datas. E que me escreva a dizer quem precisa de encontrar.

Com os meus cumprimentos
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#208574 | liperebello | 17 set 2008 16:32 | Em resposta a: #208569

Cara M.Dourados, agradeço sua gentileza
S. Paio ao qual me referi é em Guimaraes, e a respeito de informações mais recentes que obtive, João Baptista Carneiro de Carvalho é filho de José Maria Carneiro de Carvalho e de Ana Emília de São José, e casou-se aos 19 anos, no que me consta nasceu em Vila da Feira/Aveiro.


Agradeço sua Ajuda
Cordialmente
Filipe Rebello

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#208576 | M.Dourados | 17 set 2008 16:41 | Em resposta a: #208574

Caro Filipe

Com mais esses dados, eu vou tentar então quando fôr ao arquivo de aveiro, encontrar a certidão de nascimento de João Baptista Carneiro de Carvalho.
Mas o que precisa é de saber mais da sua ascendencia ou descendencia?

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#208577 | JFBarata | 17 set 2008 16:42 | Em resposta a: #207679

Caro António Taveira,

Aqui no forum há um tópico, já muito antigo, "Juzarte de Andrade e Godinho de Almeida da Feira" no qual o confrade Miguel Mora faculta muita e valiosa informação sobre o casal Fernão de Andrade/ Violante Godinho e sua descendência; além disso aponta uma notável série de pistas que poderão conduzir à descoberta da respectiva ascendência.

Caso ainda não conheça tal tópico sugiro-lhe que o consulte.

Melhores cumprimentos

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#208578 | liperebello | 17 set 2008 16:43 | Em resposta a: #208576

Se puder, os dois, caso não for muito trabalhoso pra Sra.

Resposta

Link directo:

RE: Regedoura e Argoncilhe

#208579 | liperebello | 17 set 2008 16:52 | Em resposta a: #208578

Mas acredito que naquela Região, apenas encontrará a ascendência, pois pelo que parece ela se casou na região da noiva em Guimaraes.

Grato desde já
Filipe Rebello

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209191 | M.Dourados | 25 set 2008 14:28 | Em resposta a: #208062

Aos caros Confrades que pesquisam Rio Meão, freguesia de Santa Maria da Feira, se precisarem de alguma ajuda com registos de nascimento, casamento e obito, entre 1818 e 1899; eu posso fornecer.
Os Registos no Arquivo de Aveiro não estão infelizmente completos desta freguesia, e na minha procura de outras informações, tive acesso a um documento particular, onde consta toda essa época.
A quem interessar, estarei ao dispôr para ajudar.

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209247 | carlos cg | 26 set 2008 00:42 | Em resposta a: #209191

Cara Magdalena

se conseguir encontrar algo sobre D.Maria Francisca de Azevedo da Casa de Rio Meão agradecia que me enviasse.

Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

PS: já agora aproveito para perguntar-lhe se conhece ou tem informações sobre a família Baldaya de Ovar(sec. XVI-XVII).

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209250 | M.Dourados | 26 set 2008 01:00 | Em resposta a: #209247

Caro Carlos Couto Guimarães

O documento importante que tenho, só tem registos de Baptismos, casamentos e obitos dos anos que já referi, !818 a 1899. Por isso só se ela viveu nesta época é que a encontro. Se conseguir a data +/-, poderei tentar encontrar em outros documentos que irão chegar á minha posse.
Encontrei algo que lhe pode interessar: um casamento de um José Pinto Canêdo.
Sobre Ovar, infelizmente não o posso ajudar, só quendo estiver no arquivo de Aveiro.

Com os meus cumprimentos

Maria Magdalena Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209262 | carlos cg | 26 set 2008 04:58 | Em resposta a: #209250

Cara Magdalena

agrdeço-lhe a celeridade com que responde ás minhas quetões.
Acerca desse José Canêdo, gostave de saber como se chama a mulher e as datas de nascimento.
Sobre a D.Maria Francisca, penso que nasceu na 2ª metade do sec XVIII por isso talvez possa encontrar a certidão de óbito.

Cumprimentos e boas pesquisas

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209273 | M.Dourados | 26 set 2008 12:32 | Em resposta a: #209262

Caro Carlos Guimarães

Sobre os Canêdo, o que tenho nos registos é:
José Pinto Canêdo casado com Angelina de Sá Fernandes (ou Fernanda, pois não consigo lêr bem)
Casaram em Rio Meão, no dia 24 de Novembro de 1894
Está no livro Z, folha nº. 34

Sobre a D.Francisca eu vou procurar nos obitos dessas datas.

Se tiver interesse e algum registo a partir de 1905 eu também lhe posso fornecer, da Freguesia de Rio Meão.

Com os meus cumprimentos

Maria Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209276 | M.Dourados | 26 set 2008 13:00 | Em resposta a: #209262

Caro Carlos Guimarães


Sabe me informar o nome do Pai de D.Francisca Azevedo?
Eu já encontrei duas pessoas com o nome de Francisca, mas precisava do mome do Pai dela.

Maria Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209317 | carlos cg | 27 set 2008 05:04 | Em resposta a: #209276

Cara Magdalena

como já lhe tinha dito anteriormente a única referência que eu tenho acerca de D.Maria Francisca de Azevedo é que ela era descendente dos srs. da casa de Riomeão e do morgado de Guetim(V.N.Gaia) e mais conhecidos pelos - Compridos de Romeão. O seu marido chamava-se João Bernardo d`Oliveira Mourão Cardoso.
Provávelmente terão vivido entre a segunda metade do sec. XVII e o 1º terço do sec. XVIII.

Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209427 | Canelas | 29 set 2008 14:30 | Em resposta a: #209191

Cara M. Dourados

Tenho uma linha de pesquisa em Rio Meão, com ramificações ascendentes em Esmoriz.
Valendo-me da boa vontade e disponibilidade demonstradas, pedia-lhe que nos registos a que tem acesso visse se encontrava o assento de casamento de FRANCISCO ALVES FERREIRA com ANA FRANCISCA, meus tetravós, ele filho de Bernardo Alves Ferreira e de Antónia Francisca (?) e ela filha de Domingos Rodrigues e de Ana Francisca.
Tiveram, pelo menos, uma filha, Ana Francisca, nascida em Rio Meão, em 18.10.1842.
Assim, o casamento deverá ter ocorrido nesta freguesia em 1841 ou nos anos imediatamente anteriores.

Grato, envio cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209479 | M.Dourados | 29 set 2008 22:40 | Em resposta a: #209427

Caro César Tavares

Olhando para os registos que tenho, encontrei alguns nomes que lhe vou mencionar
FRANCISCO ALVES FERREIRA, foram pais em:
Ano de 1831
JOÃO, nascido em 13 de Fevereiro de 1831 - Quintam Rio Meão ?????? este nasceu em outro lugar. Livro A, folha no. 33

Ano de 1834
JOANNA, nascida em 2 de Março de 1834 - Alpossos Rio Meão
Livro A , folha nº. 42

Ano de 1839
JOAQUINA, nascida em 12 de Fevereiro de 1839 - Alpossos Rio Meão
Livro B, folha nº. 60

Ano de 1842
ANA, nascida em 18 de Outubro de 1842 - Alpossos RIo Meão
Livro C, folha nº. 6

Ano de 1847
MARGARIDA, nascida em 8 de Agosto de 1847 Alpossos Rio Meão
Livro C, folha nº. 36

........//......

Estes foram os filhos que encontrei, embora estranhando que o filho João, nasceu em outro lugar de Rio Meão, mas o nome dos Pais são Francisco Alves Ferreira e Ana Francisca.

Outro nascimento que encontrei foi:
ANTÓNIO , filho de DOMINGOS RODRIGUES e ANA FRANCISCA, de Cardielos-Rio Meão, nascido em 6 de Setembro de 1820.
Livro A, folha nº. 7

Estes São os Pais de Ana Francisca e por isso ela deve ter nascido antes da data de 1818 (em que começo a ter registos), por isso não encontro o seu registo de nascimento.

::::://::::::

Quanto ao casamento, está um pouco confuso com os dados que tenho, mas vou lhe dar o que encontrei.
Chamo a atenção que o documento que está na minha posse tem os registos de nascimento, casamento e obito, mas só nos de nascimento é que tem o nome da criança (e não completo) e de seus Pais, lugar onde moravam, numero de Livro que está nos arquivos centrais e folha. Este Documento foi um livro feito particularmente com todas as anotações de quase 100 anos.

FRANCISCO ALVES DA SILVA????(e não Ferreira), casa com ANA FRANCISCA em 6 de Fevereiro de 1837, Livro J, folha nº. 40. E eram moradores nos Casais de Cima, em Rio Meão.
Serão os mesmos????
Aqui é Silva e não Ferreira
e a data de casamento não corresponde aos primeiros filhos
Mas na data havia muitas mães solteiras e casamentos que eram feitos depois do nascimento.
Eu ainda tenho mais documentos que não abri, mas que vi já terem mais registos antigos. Se encontrar algo que o ajude, enviarei a mensagem.
Agradecia que me informasse se estes dados lhe ajudaram.
Se necessitar de mais algum dado, estarei ao dispôr.

Com os meus cumprimentos
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209509 | Canelas | 30 set 2008 15:07 | Em resposta a: #209479

Cara M. Dourados

Muito obrigado pela sua solicitude e pelos dados que disponibilizou em meu benefício.

Apenas possuía o assento de baptismo de ANA, minha trisavó, nascida em 18.OUT.1842 no Lugar de Alpossos, Rio Meão.

Quanto ao casamento de Francisco Alves da Silva com Ana Francisca, em 6 de Fev de 1837, em Rio Meão, creio não se tratar dos meus ascendentes Francisco Alves Ferreira e Ana Francisca, quer pela discrepância de nomes quer, sobretudo, por ser posterior ao nascimento dos dois filhos mais velhos (João, * 1831, e Joana * 1834), pese embora a explicação que adiantou.

Deste modo, outra hipótese se coloca que é o casamento ter ocorrido na vizinha freguesia de Esmoriz, onde viviam os pais do nubente --- Bernardo Alves Ferreira e Antónia Francisca (?)---, no Lugar da Seara, facto que, não sendo usual para a época, não é inédito.

Bem-haja também a quem coligiu todos esses dados que possui.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209515 | M.Dourados | 30 set 2008 17:07 | Em resposta a: #209509

Caro César Tavares

Ainda bem que o ajudei em alguma coisa e eu também lhe ia dizer que procurasse em Esmoriz o casamento de Francisco Alves Ferreira e Ana Francisca, pois pode mesmo ter sido lá realizado. Com a data de nascimento do primeiro filho pode procurar a partir dai a data. Os Arquivos em Aveiro sobre Esmoriz não tem tantas lacunas como o de Rio Meão.
Também procurei datas de obito mas não encontrei até 1899 em Rio Meão, nenhum deles.

Ficando ao dispôr, apresento os meus cumprimentos

Magdalena Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209826 | M.Dourados | 04 out 2008 01:41 | Em resposta a: #209509

Caro César Tavares

Como vai a sua pesquisa? conseguiu encontrar em Esmoriz o assento de casamento?

Estarei ao dispôr para mais informações, pois estou de momento na consulta dos livros da freguesia de Rio Meão, desde 1905.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#209988 | Canelas | 06 out 2008 10:37 | Em resposta a: #209826

Cara Maria Dourados

Obrigado pelo interesse.
Com os dados que me facultou, direccionei a pesquisa para a freguesia de Esmoriz, onde penso que terá ocorrido o casamento de Francisco Alves Ferreira com Ana Francisca, em 1830 ou nos anos imediatamente anteriores.
Estou neste momento à espera de resposta do AD Aveiro. Com os elementos que possa obter, penso continuar a pesquisa no outro ramo de Rio Meão, representado por Ana Francisca, filha de Domingos Rodrigues e de outra Ana Francisca.

Sem querer exorbitar, por acaso tem dados sobre S. João de Ver, onde tenho também uma linha de pesquisa?

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#210032 | M.Dourados | 06 out 2008 19:35 | Em resposta a: #209988

Caro César Tavares

Não disponho dos registos de S.João de Vêr, mas estou a fazer pesquisa em Aveiro, onde também procuro dados dessa freguesia.
Se me quizer dar nomes e datas do que procura, pode ser que eu lhe possa encontrar, quando voltar ao Arquivo.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#210059 | Canelas | 07 out 2008 10:28 | Em resposta a: #210032

Cara Maria Dourados

No pedido ao AD Aveiro incluí também a pesquisa relativamente a um casamento que terá sido celebrado em S. João de Ver.
Agradecendo-lhe a disponibilidade e enquanto não obtiver resposta, não quero tomar o seu tempo, dispersando-lhe as pesquisas.
Todavia, e porque pode haver pontos de contacto deixo aqui os dados que possuo:
Casamento, que terá ocorrido em S. João de Ver, no ano de 1842 (nunca depois), ou nos imediatamente anteriores de ANTÓNIO DE SÁ DE OLIVEIRA, filho de Domingos de Sá de Oliveira de ...Caetano (não consigo decifrar o nome próprio), com MARIA EMÍLIA DE JESUS.
Deste casamento houve, pelo menos, um filho João de Sá Oliveira, nascido em 9.9.1843, em Souto Redondo, S. João de Ver, que viria a casar com Rita Pereira de Sousa, em 11.11.1867, em Valadares, Vila Nova de Gaia.

Renovando os agradecimentos, envio cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#221518 | Canelas | 18 fev 2009 00:55 | Em resposta a: #209515

Cara Madalena Dourados

Graças aos elementos que me forneceu, o AD de Aveiro localizou o assento de casamento dos meus tretavós Francisco Álvares (ou Alves) Ferreira e Ana Francisca, que se realizou em Santa Maria de Esmoriz em 21.04.1828, o que me permitiu um avanço de mais uma geração nesta linha de pesquisa.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#221575 | GML | 18 fev 2009 19:25 | Em resposta a: #207372

Caro M. Dourados,

Será que pode dar uma vista de olhos em http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=200824 e ver se pode avançar nalgum dos ramos com os dados que tem sobre as famílias que refere?

Agradeço antecipadamente a sua atenção,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#221593 | M.Dourados | 18 fev 2009 22:58 | Em resposta a: #221518

Caro César Tavares

Ainda bem que os elementos que lhe dei o ajudaram. Agradecia que me fornecesse o seu email ou me contactasse por magdalenaF arroba sapo.pt, para que lhe possa enviar mais informações.

Com os meus cumprimentos
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#221595 | M.Dourados | 18 fev 2009 23:06 | Em resposta a: #221575

Caro Gui Maia Loureiro

Gostava de poder ajudar, mas o site que me indica só está disponivel para assinantes de Genneal Plus. Embora eu seja assinante, estou já á bastante tempo com problemas em aceder. Por isso não consigo abrir, para vêr o que lá está.
Será mais facil se me indicar a familia que devo procurar ou entrar em contacto comigo pelo email magdalenaF arroba sapo.pt.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

A quem Precisar de inf. Rio Meão -STª.MªFeira

#433011 | dvl | 22 abr 2021 00:28 | Em resposta a: #207591

Cara Maria Dourada,

Por acaso "tropeçou" num António de Sá Pereira, natural de Rio Meão, pai de Jacinto de Sá Pereira, nascido a 14 de Junho de 1719, em Mozelos?

Muito obrigado!

Cumprimentos,

Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 15:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen