Fotografias do século XIX

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Fotografias do século XIX

#207401 | joaoggralves2 | 05 set 2008 20:19

Caros confrades,

Gostaria de saber um número estimado da quantidade de retratos do séc. XIX de familiares ou amigos da família que possuem... (aquelas amareladas, coladas em cartão). Pergunto isto porque de apenas um ramo de uma bisavó (n.1882), tenho, digamos, um número considerável. Será comum ou poder-me-ei considerar sortudo? Dos outros ramos não tenho nadinha, mais uma razão para a pergunta...

Obrigado desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207403 | LFGONCALVES72 | 05 set 2008 20:28 | Em resposta a: #207401

Caro João,

Que sorte ! eu nem uma tenho !

Cumprimentos

Luis-Filipe Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207405 | vegaboy | 05 set 2008 20:37 | Em resposta a: #207403

Boas
Eu acho que sou um sortudo, pois tenho de 1 trisavo, 2 bisavos (casal)..

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207419 | joaoggralves2 | 05 set 2008 21:33 | Em resposta a: #207405

Tudo depende das datas...

Eu tenho até de tetravós e quintos-avós (por altura de 1860). Mas devo ser mais novo que o confrade, portanto, está explicado...

Mas quando digo um número considerável estou a falar em cerca de 250 retratos. Embora tenha mais primos, vieram quase todas parar à minha mão.

Cumprimentos...

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207478 | mimcbazan | 06 set 2008 10:22 | Em resposta a: #207419

Caro Confrade,

Eu também "tenho" (pertencem a toda a família) um número razoável de fotos antigas. Por uma questão de segurança, até as tenho digitalizadas. E não me parece que seja mais nova que o João...

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207483 | joaoggralves2 | 06 set 2008 12:35 | Em resposta a: #207478

Cara Maria Bação,

Se tiver mais de 16 anos, então, efectivamente, não é mais nova do que eu. Quanto às fotos, muitas vezes o problema é o de saber quem está retratado. Às vezes aparecem escritas no reverso mensagens, no entanto, eu recorro muitas vezes a parecenças entre pais e filhos ou da mesma pessoa em fotos diferentes, para ver se avanço mais um bocado na identificação. Das "minhas" 250 fotos, em cerca de 70, desconheço a(s) pessoa(s) e mesmo os familiares mais velhos são demasiado novos para reconhecê-las.

Também as tenho digitalizadas, mas demorei um ano para o fazer. Umas tantas agora, outras depois...

Cumprimentos
João Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207525 | mimcbazan | 06 set 2008 21:01 | Em resposta a: #207483

Caro João

De facto tenho mais do dobro de 16 anos, é muito bom que alguém da sua idade se interesse por esta matéria!
Relativamente às fotos, julgo ter sorte sou uma privilegiada na quantidade que possuo. A maior parte das minhas estão com os nomes dos retratados o que facilita em muito.
Boa sorte para as suas pesquisas.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

Fotografias do século XIX

#207527 | Lourval | 06 set 2008 21:09 | Em resposta a: #207483

Caro João Rodrigues Alves,

Eu me considero alguém de sorte pois tenho fotos de cinco de meus trisavós, um foto de um tio-tetravô, e fotos de 6 de meus bisavós. Obviamente tenho fotos dos meus quatro avós.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207550 | Jpiasoares | 07 set 2008 02:17 | Em resposta a: #207527

Caros confrades,
Tenho em minha posse um lote significativo de fotografia do séc. XIX de minha família.
Gostaria de explorar a existência de outras pelo que solicito ajuda no sentido de saber se existe algum registo do asservo fotográfico dos fotografos da époda da região de Lisboa que possa ser consultado.
Desde já os meus agradecimentos
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Fotografias do século XIX

#207588 | jflfl | 07 set 2008 16:31 | Em resposta a: #207550

Talvez ajude conhecer este arquivo http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/default.asp?s=12079
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 17:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen