Família de Abílio Pinto Coelho Idães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#208134 | Milipc | 13 set 2008 05:32

Olá! Sou brasileira, neta de Abílio Pinto Coelho nascido em Tarrio, freguesia de Idães, Concelho de Felgueiras no dia 30/08/1913. Os irmãos de meu avô chamavam-se: Henrique Pinto Coelho e José Pinto Coelho. Bisneta de José Pinto Coelho e Angelina Ribeiro ambos também naturais da freguesia de Idães, que emigraram para o Brasil no início do séc.xx. Procuro membros da Família Pinto Coelho e da Família Ribeiro também. Gostaria muito de saber se tenho parentes por essa região. De acordo com a certidão de nacimento de meu avô, seus avós paternos são: Joaquim José Coelho e Ana de Jesus. Pelo lado materno,Francisco Ribeiro e Emília Rosa da Fonseca.Consta na certidão como testemunha Joaquim Ribeiro de Faria, na época viúvo, negociante da povoação de Barrosas. Meu avô casou aqui no Brasil em Mendes-RJ com minha avó Nadyr Barbosa Coelho. Chegou nesta cidade com meus bisas e seus irmãos onde se estabeleceram. Sou de Mendes,porém moro atualmente no município de Vassouras-RJ. Ficaria muito feliz de saber e conhecer parentes para manter contato e quem sabe um dia conhecê-los, pois pretendo voltar a Portugal e visitar o lugar onde eles nasceram. Minha avó Nadyr contava que a família de meu avô possuia uma quinta chamada "Mata de Tora" porém não tenho certeza se realmente o nome era este. Espero muito por uma resposta!
Obrigada!

Emiliane.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#209253 | Joana | 26 set 2008 02:23 | Em resposta a: #208134

Emiliane,
Procurando em www.pbi.pt, descobri:

Maria B Pinto Coelho
4660 FELGUEIRAS RSD

Telefone / Contactos
254 875 653


Ligue, talvez obtenha alguma informação.


Boa sorte!

Joana

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#209257 | Milipc | 26 set 2008 02:52 | Em resposta a: #209253

OLá Joana,

Muito obrigada pela informação, tentarei entrar em contato.

Emiliane.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#209263 | Joana | 26 set 2008 05:18 | Em resposta a: #209257

De nada.
Força!

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264558 | mariatarrio | 29 out 2010 21:27 | Em resposta a: #208134

Boa noite!

Pode parecer impressionante, mas eu sou da família Coelho, de Tarrio, Idães, Felgueiras. Vou falar com o meu avô, ver se ele conhece estas pessoas!

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264561 | Milipc | 30 out 2010 00:07 | Em resposta a: #264558

Olá Mariatarrio!

Fiquei muito feliz e surpresa em receber uma resposta. Quem sabe somos parentes. Minha família perdeu o contato, pois meus bisas emigraram para o Brasil faz muito tempo e meu avô e tios eram pequenos quando chegaram aqui.
Aguardo sua resposta...
Emiliane

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264590 | mariatarrio | 30 out 2010 21:16 | Em resposta a: #208134

Olá Emiliane,

O meu avô, actualmente com 85 anos, chama-se António Ribeiro Coelho. Ainda reside na aldeia de Tarrio. Aliás, é o único "ancião" de nome "Ribeiro Coelho" na aldeia. Por isso, a hipótese de ainda sermos familiares é grande.
Apesar de eu já não morar lá, visito-o todas as semanas. Vou perguntar-lhe a relação com as pessoas que mencionas no teu texto. Em breve volto a escrever-te. Beijinhos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264594 | Milipc | 30 out 2010 22:26 | Em resposta a: #264590

Olá Maria,

Estou aguardando ansiosamente a sua resposta. Você poderia me contar como é a aldeia? Tenho muita vontade de saber.
Fico aguardando a sua resposta...
Beijinhos! Emiliane

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264596 | mariatarrio | 30 out 2010 23:13 | Em resposta a: #264594

Emiliane,

Tarrio fica no concelho de Felgueiras, a cerca de 40 km da cidade do Porto (segunda maior de Portugal).
Apesar disso, é uma aldeia bastante rural, com muitos campos agrícolas e montes. Em Janeiro costuma nevar, por ter uma altitude relativamente elevada.
Existe algum contraste entre os habitantes antigos, e suas casas mais modestas, e a construção de casas novas, mais modernas. Recentemente alguma gente nova tem optado por viver em Tarrio por ser muito calmo...
Mesmo assim, no total, só devem existem cerca de 100 habitantes. Temos um supermercado e um café apenas. Mas está pertíssimo de Barrosas, de Felgueiras e do Porto.

Na 2a feira vou estar com o meu avô e já envio novidades...
De qualquer forma penso já ter encontrado o nosso elo de ligação. Tem a ver com a mãe do meu avô. É irmã ou prima da mãe do seu avô. O que faz dos nossos avós primos...

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264633 | Milipc | 31 out 2010 23:06 | Em resposta a: #264596

Olá Maria!

Deve ser um lugar muito bonito! Gostaria muito de conhecer! Os mais velhos da família que chegaram a conhecer o lugar, no caso a esposa do tio Henrique, adoraram e disseram que havia muita uva na Quinta. Eles foram em 1935 com minha bisavó Angelina. Adorei saber por você como é a aldeia.
Aguardo seu contato...
Beijinhos! Emiliane

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264679 | mariatarrio | 01 nov 2010 21:18 | Em resposta a: #264633

Oi Emiliane,

Estive hoje reunida com toda a minha família em Tarrio. Confirma-se que somos mesmo família...
O seu bisavô, José Pinto Coelho, era primo da minha bisavó, Maria Coelho.

Uma curiosidade, quando vocês vieram cá em 1935, no regresso levaram para o Brasil o irmão do meu avô, José Ribeiro Coelho, que depois se estabeleceu em Sete Rios, RJ. Não sei se você conhece essa família. Entretanto ele já faleceu...
O meu avô já esteve no Brasil, há cerca de 12 anos, para visitar esse irmão. E, nessa altura, falou-se da existência de família em Mendes, inclusive que alguém da sua família seria professora (mas não tenho bem a certeza).

A Quinta da família em Idães chamava-se Quinta da Torna, mas neste momento já não pertence à família.

Mas a casa da sua família ainda pertence a nós. É um tio meu que vive lá, depois de recuperá-la.

Neste momento nós somos os únicos "Coelho" existentes cá. Mesmo assim somos cerca de 40...Meus avós tiveram 8 filhos, entre netos e bisnetos somos bastantes...

Beijinhos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264711 | Milipc | 02 nov 2010 14:57 | Em resposta a: #264679

Oi Maria!

Quantas novidades! Fiquei tão feliz em conhecer a história da família! Interessante saber que o irmão de seu avô regressou com eles. O nome da cidade a qual ele residiu chama-se Três Rios e fica cerca de 50 minutos de onde moro em Vassouras. Não cheguei a conhecer essa parte da família, mas alguém já comentou de ter vindo junto um primo.
Quanto ao nome da Quinta, adorei saber o nome correto. Gostei muito de saber também que ainda existe a casa onde eles moravam. Meu avô veio para o Brasil com 10 anos de idade. Todos os 3 já faleceram. Em Mendes construíram uma padaria, Pinto Coelho & Compainha, hoje não existe mais. Meu pai, já falecido, tinha o nome do bisa, em homenagem a ele.
Já contei para minhas irmãs este nosso contato e ficaram felizes em conhecer mais sobre nossa família e descobrir que temos parentes. Foi uma surpresa!
Estamos planejando uma viagem à Portugal e se for possível conhecer a aldeia e todos vocês.
Um grande beijo e abraço a todos os primos Coelhos do Tarrio.
Emiliane

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264721 | mariatarrio | 02 nov 2010 18:38 | Em resposta a: #264711

Olá :-)

Para nós também foi uma surpresa saber que temos mais família no Brasil. Só conhecíamos os que estão em Três Rios. Curioso como tudo aconteceu, com uma simples pesquisa no google que fiz, para saber mais sobre a minha família, e encontrei o seu post...

Teremos muito gosto em recebê-los cá e fazer uma visita guiada sobre a história da nossa família. O meu avô está felicissimo, assim como todos os meus tios que ainda se recordam das histórias desse lado da família.

O meu avô é o elemento mais velho da família Coelho ainda vivo, tem 83 anos...

Se quiser deixar o seu mail eu posso enviar algumas fotos da aldeia...
No fim-de-semana poderei também tirar outras fotos, por exemplo à casa da sua família, e enviar-lhe...

Beijinhos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264730 | Milipc | 02 nov 2010 21:44 | Em resposta a: #264721

Oi Maria!

Estou deixando meu e-mail para continuar nossso contato e falarmos sobre a família. Adoraria receber as fotos!!
milipch@gmail.com
Fico aguardando...
Emiliane

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#264731 | Milipc | 02 nov 2010 23:13 | Em resposta a: #264730

Olá Maria!

É impressionante como as histórias se confirmam. Tenho uma tia que se chama Nelly( irmã da vó Nadir, esposa do vô Abílio) ela ainda é viva e está com 85 anos. Liguei para ela para perguntar sobre o primo que veio com a bisa Angelina e ela disse que lembrava dele e que se chamava José, inclusive quis namorar com ela! Porém este seu tio-avô casou-se com uma moça de Mendes que se chamava Thereza. Ele ficou viúvo e depois foi embora de Mendes e ela não teve mais notícias. Eu disse para ela que você contou que ele morou em Três Rios e já faleceu. Estou adorando saber das histórias!

Aguardo contato no e-mail...
Beijinhos!

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#266166 | Milae | 01 dez 2010 14:35 | Em resposta a: #264731

Olá Maria, sou Marília e procuro alguns familiares. Tive uma tetravó que se chamou Maria José de Affonseca e que morou em S. Miguel de Varziela, casada com José da Costa Leite ( boticário ), será que era irmã dessa Emilia Rosa da Fonseca?
Gostaria de lhe pedir, se tiver dados me pode facultar. Será que ainda estão ligados a uma família daí de Felgueiras da Casa de Lebre ? Os lugares penso que são próximos.
Grata pela atenção
Milae

Resposta

Link directo:

RE: Família de Abílio Pinto Coelho Idães

#275965 | luissilva86 | 07 mai 2011 23:41 | Em resposta a: #208134

ola tudo bem ?
meu nome é luis carlos ! supostamente seu primo !!!
vc ja conhece a sonia que é minha prima hoje tivemos em familia todos e vi a sonia contar que te descobriu ai fiquei muito curioso e quis te pesquisar .....
eu pertenço de igual forma´á sonia á familia coelho sou neto do sr coelho
fiquei contente por saber que tenho primos ai no brazil ....
gostava de teclar mais com vcs.....
deixo meu mail : luiscarlosmsilva@hotmail.com
aguardo contacto
bj

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen