Florbela Espanca
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Florbela Espanca
Gostava de saber se algum dos confrades conhece a ascendencia do Dr. Mário Pereira Lage, 3º marido da poetisa Florbela Espanca.
Penso que é de Loivos, Chaves.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Link directo:
RE: Florbela Espanca
Caro confrade,
O Dr. Mário Pereira Lage nasceu em Loivos, Chaves, e era filho de Albino José Lage e Josefina Emília Santana Pereira. Esta senhora faleceu na Casa de Valteiro, Sousela, Lousada, a 21-01-1956.
Lamento não ter mais dados, que aliàs possuo pelo facto do Dr. Mário Lage ( que creio estar sepultado em Matosinhos ) ter casado, depois do falecimento de Florbela Espanca, com Maria Antonieta Saraiva de Castilho, em Sousela, a 16-03-1935, a qual nasceu em Cedovim, Vila Nova de Fozcoa, em 1895 ou 1896, filha de José Saraiva de Castilho e Lucinda Virgínia da Costa.
Tal como no casamento do Dr. Mário Lage com Florbela Espanca, também o dele com a segunda mulher não produziu geração.
Maria Antonieta Saraiva de Castilho, viúva, casara anteriormente em Celeirós, Sabrosa, a 23-4-1919, com o Engº. Agrónomo Lúcio Coelho da Fonseca Magalhães, que se formou e foi professor na Escola Agrícola de Coimbra, nascido em 1893 ou 1894 na Casa de Valteiro, Sousela, de que era senhor, tio-avô de minha mulher. Este o motivo porque disponho destes dados sobre o Dr. Mário Lage.
Há bibliografia sobre Florbela Espanca que traz informações sobre o Dr. Mário Lage.
É voz corrente, de várias proveniências, e tradição familiar, que a poetisa estanciou algumas vezes na Casa de Valteiro.
Esperando ter sido de alguma forma útil, apresento-lhe as melhores saudações genealógicas e votos de boas pesquisas.
Fernando J. T. Camelo
Link directo:
Caro Fernando Camelo,
Obrigado pela sua mensagem.
Lembro-me da minha avó dizer que o Dr. Mário Lage era primo dela dai a minha curiosidade.
O meu trisavô chamava-se José Maria Lage Saraiva(www.geneall.net/P/per_page.php?id=124247) e era natural de Loivos, Chaves, só que ainda não consegui fazer a ligação, que com tempo, até não deve ser dificil.
Meus cumprimentos
joão mamede
Link directo:
Caros Confrades:
Gostaria de saber se algum dos confrades conhece a ascendencia do Alberto de Jesus Silva Moutinho, 1º marido de Florbela Espanca, com quem casou na Conservatória do Registro Civil de Vila Viçosa em 08.12.1913.
Cumprimenta,
Vasco Galvão
Link directo:
Caro Vasco Galvão
Infelizmente sobre o 1º marido da Florbela não sei nada.
Cpts.
joão mamede
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 17:55