Florbela Espanca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Florbela Espanca

#208267 | João Mamed | 14 set 2008 22:44

Gostava de saber se algum dos confrades conhece a ascendencia do Dr. Mário Pereira Lage, 3º marido da poetisa Florbela Espanca.
Penso que é de Loivos, Chaves.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Florbela Espanca

#208636 | fcamelo | 18 set 2008 10:01 | Em resposta a: #208267

Caro confrade,

O Dr. Mário Pereira Lage nasceu em Loivos, Chaves, e era filho de Albino José Lage e Josefina Emília Santana Pereira. Esta senhora faleceu na Casa de Valteiro, Sousela, Lousada, a 21-01-1956.
Lamento não ter mais dados, que aliàs possuo pelo facto do Dr. Mário Lage ( que creio estar sepultado em Matosinhos ) ter casado, depois do falecimento de Florbela Espanca, com Maria Antonieta Saraiva de Castilho, em Sousela, a 16-03-1935, a qual nasceu em Cedovim, Vila Nova de Fozcoa, em 1895 ou 1896, filha de José Saraiva de Castilho e Lucinda Virgínia da Costa.
Tal como no casamento do Dr. Mário Lage com Florbela Espanca, também o dele com a segunda mulher não produziu geração.
Maria Antonieta Saraiva de Castilho, viúva, casara anteriormente em Celeirós, Sabrosa, a 23-4-1919, com o Engº. Agrónomo Lúcio Coelho da Fonseca Magalhães, que se formou e foi professor na Escola Agrícola de Coimbra, nascido em 1893 ou 1894 na Casa de Valteiro, Sousela, de que era senhor, tio-avô de minha mulher. Este o motivo porque disponho destes dados sobre o Dr. Mário Lage.
Há bibliografia sobre Florbela Espanca que traz informações sobre o Dr. Mário Lage.
É voz corrente, de várias proveniências, e tradição familiar, que a poetisa estanciou algumas vezes na Casa de Valteiro.

Esperando ter sido de alguma forma útil, apresento-lhe as melhores saudações genealógicas e votos de boas pesquisas.


Fernando J. T. Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Florbela Espanca

#208639 | João Mamed | 18 set 2008 11:29 | Em resposta a: #208636

Caro Fernando Camelo,

Obrigado pela sua mensagem.
Lembro-me da minha avó dizer que o Dr. Mário Lage era primo dela dai a minha curiosidade.
O meu trisavô chamava-se José Maria Lage Saraiva(www.geneall.net/P/per_page.php?id=124247) e era natural de Loivos, Chaves, só que ainda não consegui fazer a ligação, que com tempo, até não deve ser dificil.

Meus cumprimentos

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Florbela Espanca

#326776 | vabopi | 06 abr 2013 12:45 | Em resposta a: #208639

Caros Confrades:

Gostaria de saber se algum dos confrades conhece a ascendencia do Alberto de Jesus Silva Moutinho, 1º marido de Florbela Espanca, com quem casou na Conservatória do Registro Civil de Vila Viçosa em 08.12.1913.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Florbela Espanca

#326798 | João Mamed | 06 abr 2013 22:10 | Em resposta a: #326776

Caro Vasco Galvão

Infelizmente sobre o 1º marido da Florbela não sei nada.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 13:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen