Busco origem da Família Oliveira Pires - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Busco origem da Família Oliveira Pires - Brasil

#208290 | ssamarilou | 15 set 2008 05:08

Boa noite, meu nome é Sandra, sou brasileira. Para nos localizarmos no tempo, eu diria que nasci em 1948 e meu tataravô chamava-se Jose D´Oliveira Pires, casado com Carolina Ornelas de Oliveira, vivos provavelmente a partir de 1850, não se sabe por certo onde nasceram. Eles tiveram 3 filhos no Rio de Janeiro: minha bisavó, Mariana d' Ornellas de Oliveira, Olympio e Orlando. Mariana casou-se também no Rio de Janeiro com Felippe Pereira de Castro, por volta de 1900 e teve os seguintes filhos, minha avó, Carolina de Castro, nascida em Mimoso do Sul, antiga João Pessoa, ES, em 1903, Jesuína, Wanda, Cora, Anfiloquio, além de Maria da Penha, Casemiro e Felipe que morreram na infância. Nesta época, Felippe trabalhava na construção da Estrada de Ferro Leopoldina que enfronhava-se entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele encontra-se enterrado em Muqui, ES, sendo que faleceu em 1929, viúvo, tendo criado seus filhos sozinhos desde pequenos. Carolina casou-se com Guilherme Cirillo em 1924 no Rio de Janeiro, quando nasceu minha mãe e meus tios, ainda vivos, Ketty, Lélio, Lúcio e Irma Cirillo. Sei apenas isso. Se alguém puder acrescentar qualquer informação sobre a origem dos tataravós José D´Oliveira Pires e Carolina Ornelas de Oliveira seria de bom grado, embora saibamos como é difícil coincidirem as raízes. Enfim, fico no aguardo de uma palavrinha animadora. Um abraço. Sandra

Resposta

Link directo:

"Madeira" ...

#208327 | salen | 15 set 2008 15:24 | Em resposta a: #208290

... é a 'palavrinha' animadora que lhe envio.
É que 'Ornelas' é um apelido quase que 80% garantido de origem madeirense.
É claro que sempre tem que contar com os outros 20% ...
Boas pesquisas.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: "Madeira" ...

#208344 | ssamarilou | 15 set 2008 17:49 | Em resposta a: #208327

VFerreira,
Obrigada, já é um consolo.
Um abraço.
Sandra

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico Regional

#208375 | salen | 15 set 2008 21:04 | Em resposta a: #208290

Cara Srª D Sara,
Não é exactamente para a consolar.
É mais para a desafiar a procurar num motor de busca o sítio do Arquivo Histórico Regional da Madeira e tente descobrir se por acaso a sua ancestral 'Ornelas' não constará na base de dados que eles têm 'on line' (uma das poucas que conheço), e onde constam alguns registos de passaportes, Matrimónios e Baptismos referentes ao Arquipélago.
Boa sorte e ao trabalho (conte mais consigo e com os arquivos que com eventuais parentes que podem não ter o menor interesse por genealogias e que porventura nunca sequer ouviram falar dos seus ancestrais, parentes remotíssimos dos mesmos)
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico Regional

#208903 | ssamarilou | 22 set 2008 04:18 | Em resposta a: #208375

Prezado Victor,
Concordo com você e sei que nossa força de vontade e perseverança nos leva aos mais distantes horizontes....nunca dantes navegados!!...
Obrigada pela dica, mas não encontrei uma Carolina Ornelas casada com José Ribeiro D' Oliveira Pires nem um outro casal que tivesse tido uma filha com o nome Carolina, que pudessem ser seus pais. Fiz o mesmo com Oliveira Pires e nada.
Pareceu-me até agora que este site não se remonta aos anos de 1840, 1850, talvez época da maturidade de Carolina e de José Ribeiro e, mais ainda, seus pais devem ter nascido no mínimo 20 anos antes... Quem sabe se insistir mais um pouco poderei encontrá-los.
De qualquer forma, obrigada.
Sandra

Resposta

Link directo:

Ornelas, Dornelas

#208961 | salen | 22 set 2008 19:57 | Em resposta a: #208903

Cara Srª D Sandra,
Ornelas ou Dornelas (é a mesma coisa) não é «exclusivo» da Madeira. Também os há em outros pontos do território nacional.
Falei-lhe na Madeira porque têm alguns registos 'on line'. O problema é que isso é a excepção e não a regra: pesquisa de ancestrais? - só sabendo datas e locais de origem, e indo aos livros paroquiais que estão nos Arquivos Distritais.
Quando muito pode tentar ir a uma sede da organização americana mais conhecida como 'os mórmons'. Andaram a microfilmar os livros paroquiais de muitos dos Distritais e pode pedir os dos locais de origem dos seus ancestrais, mas ,,, precisa saber que lugar é esse!
Parece que estamos com uma 'pescada de cauda nos lábios' (a expressão não é bem assim, mas o decoro manda não abusar).
Só os registos dos filhos ou do casamento dos próprios, ou escrituras, testamentos, documentos que encontre em conservatórias, notários, cartórios, nos papeis velhos da família poderão revelar algum indício que a ponha no caminho.
Fora isso, tudo o resto é mera especulação.
Boa pesquisa e bom trabalho, e boa sorte (vai precisar)
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Ornelas, Dornelas

#208962 | ssamarilou | 22 set 2008 20:45 | Em resposta a: #208961

Obrigada, Victor,
Devo viajar para a região do Brasil onde poderíamos saber mais alguma coisa, quem sabe. De outros ramos da família até que estamos chegando mais próximo, realmente não é fácil, quando outros parentes não tinham na veia este "bichinho da curiosidade genealógica)...enfim...
Até qualquer novidade.
Um abraço fraterno.
Sandra
ssmarilou

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico Regional

#269955 | Peña Rey | 05 fev 2011 09:35 | Em resposta a: #208903

Cara Sandra:
Dirijo-me pela busca que faço de documentos e informações da minha tararavó MARIA CÂNDIDA PIRES, que segundo informes, viveu em Antonina e Curitiba, Paraná. Foi casada com JOAQUIM ANTONIO DE ALMEIDA, com quem teve minha bisavó Francisca Cândida Pires, que nasceu em 1878. Acho que não nasceram no Paraná, pois não encontrei seus documentos por aqui. Até porque na época deles o Paraná não existia como Estado.

Obrigado.

Clovis M. Pena - Curitiba - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Busco origem da Família Oliveira Pires - Brasil

#308854 | PedroPires95 | 23 jun 2012 16:24 | Em resposta a: #208290

Olá, Aproveitando o Tópico, eu sou novo aqui, meu nome é Pedro Pires (Sou descendente dessa Família Oliveira Pires), e eu gostaria de saber minha ascendência por parte de pai, o Bisavô do meu pai, meu Trisavô: Marciano Oliveira Pires, Que era do Piauí, comerciante de Tecidos, Migrou para o Ceará (atual Estado aonde resido).. Ele teve como Filho: Aloísio Oliveira Pires, e mais tarde como neto: José Aírton Pires (Meu avô) gostaria de saber se essa família Oliveira Pires é originada de Cristãos novos, Já que Marciano Oliveira Pires era descendente de Portugueses, e caso seja, Qual o procedimento que devo fazer para tirar a dupla cidadania? Outra dúvida que eu não sabia para quem perguntar, era se provando com um exame de DNA do laboratório GENE, que garante descobrir por meio do seu Genoma, se você tem as devidas características Judaicas, Você pode apresenta-lo no consulado para tirar a cidadania Israelense? Agradeço desde já, atenciosamente a todos.. Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 16:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen