descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#208337 | Jonas Plinio | 15 set 2008 17:21

Minha Bisavó, chamava-se Gertrudes Van Zeller . Gostaria de saber se possível a descendencia de Arnaldo João Van Zeller , sobrinho de João Van Zeller que veio para o Brasil nos primeiros quartéis do séc. 19 e aqui teve varios descendentes. Creio que minha Bisavó seria filha ou neta dele. Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#208436 | J.G. | 16 set 2008 14:33 | Em resposta a: #208337

Ca Jonas

Não encontro na familia alguma Gertrudes v Z, de geração recente. Existe um casamento com uma Gertrudes mas no sec.xvi, salvo êrro.
Arnaldo João vZ, casado com Anna Francisca Henkel, ( meus quintos Avós) tiveram 15 filhos, mas só existe descendencia directa de 5 deles, e em rapida pesquisa desses ramos não encontro a que diz ser sua bisavó, Gertrudes, por isso lhe peço me informe se tem mais qualquer informação, nome.te se era o seu apelido, ou se adquirido por casamento, e data mais precisas. Por outro lado não tenho q.quer indicação de que o dito Arnaldo João vZ tenha ido p. o Brasil,pois tanto quanto sei viveu sempre por aqui, e mto ocupado com os seus 15 filhos....pode no entanto ter havido um dos netos que tenha ido ao Brasil, do que não tenho noticia... ou algum descendente de geração anterior.
É assunto de que tenho mto interesse, e não é a primeira noticia, embora vaga,
que me surge ref.te a descendencias vZ no Brasil, e curioso estou em esclarecêr este caso, bem como os outros. No site do GENEALL , apesar de contar com algumas incorrecções e lacunas, poderá pesquisar bastante.
Se quiser poderá contactar-me directamente para: jgvanzeller@netcabo.pt, e terei mto gôsto em conversar consigo, e e tentar esclarecêr este e outros aspectos. Os maiores obstaculos que tenho tido referem-se a gerações recentes, já que as mais antigas estão mais esclarecidas, pois já fôram mto pesquisadas por peritos mto qualificados.
Abraço
Jorge G. vZ

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#208469 | Jonas Plinio | 16 set 2008 19:31 | Em resposta a: #208436

O que eu sei é que minha bisavó Gertrudes tinha ligações de parentesco muito próxima a família dos Pin Calmon do Brasil,visto meu pai ser primo deles.O brazão de família que meu pai possui ,compreende em blau tres melros negros em escala tendo no centro uma estrela de Davi em vermelho. Era um anel que ele herdou da avó dele. Os dados da vinda do Arnaldo, sobrinho de João Van Zeller para o Brasil foram extraidos da wilkipédia. Detalhe ,eu tenho ainda mechas ruivas dos cabelos dela guardados. No Brasil,tem Van Zelleres no Rio Grande do Sul, no Estado do Espirito Santo( minha ascendente),no Rio de Janeiro, e no Estado do Pará. Os do estado do Pará, são em sua maioria negros decendentes recentes de um Wanzeller que migrou fugido do Nazi-facismo.No Rio de Janeiro desconheço a precedencia, e no Espirito Santo na cidade de Colatina,origem da família do meu pai. A minha Bi~savó era casado com o Coronel do Exercito Manoel Plínio do Nascimento,pais de: Capitão João Plínio do Nascimento,(+1924,herói do 11º RI,de Juiz de Fora), c.c.Jacinta Carlota Pereira,meus avós.Minha suposição é de que talvez fosse, Van Zeller de pin Calmon o seu nome de solteira.A família Calmon no Brasil é importante, daí sairam ,um Senador,João de Medeiros Calmon e um Historiador de renome, Pedro Calmon. O primeiro era primo de meu pai. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#208474 | Jonas Plinio | 16 set 2008 19:40 | Em resposta a: #208436

O que eu sei é que minha bisavó Gertrudes tinha ligações de parentesco muito próxima a família dos Pin Calmon do Brasil,visto meu pai ser primo deles.O brazão de família que meu pai possui ,compreende em blau tres melros negros em escala tendo no centro uma estrela de Davi em vermelho. Era um anel que ele herdou da avó dele. Os dados da vinda do Arnaldo, sobrinho de João Van Zeller para o Brasil foram extraidos da wilkipédia,através de um primo meu que é genealogista do Colégio Brasileiro,o João Simões Lopes Filho. Detalhe ,eu tenho ainda mechas ruivas dos cabelos dela guardados. No Brasil,tem Van Zelleres no Rio Grande do Sul, no Estado do Espirito Santo( minha ascendente),no Rio de Janeiro, e no Estado do Pará. Os do estado do Pará, são em sua maioria escuros, decendentes recentes de um Wanzeller que migrou fugido do Nazi-facismo.No Rio de Janeiro escrevem Wanzeller a precedencia eu desconheço, e no Espirito Santo na cidade de Colatina,origem da família do meu pai. A minha Bi~savó era casado com o Coronel do Exercito Manoel Plínio do Nascimento,pais de: Capitão João Plínio do Nascimento,(+1924,herói do 11º RI,de Juiz de Fora), c.c.Jacinta Carlota Pereira,meus avós.Minha suposição é de que talvez fosse, Van Zeller de pin Calmon o seu sobrenome de solteira.A família Calmon no Brasil é importante, daí sairam ,um Senador,João de Medeiros Calmon e um Historiador de renome, Pedro Calmon. O primeiro era primo de meu pai. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#208649 | J.G. | 18 set 2008 14:11 | Em resposta a: #208474

Caro Jonas Plinio
Grato por sua mens. a que só agora posso responder.
De facto interessante o que me conta , no entanto não é conclusivo. Em genealogia, sendo ramo de Historia, não se podem fazer afirmações, ou concluir, sem provas, senão será ficção... Arnaldo João vZ, não foi para o Brazil, e o contrario não é provavel. Como disse antes, poderá contudo, algum descendente directo ou de ramos de sua ascendencia ter partido p. o Brasil, mas não está ao meu alcance q.q. informação fiavel neste sentido, embora admita a hipotese.
A Wikipedia não contem, respeito de n/ familia de dados concretos ou crediveis, no entanto mto. gostaria, de falar com vosso primo genealogista do Colegio do Brazil,João Simões Lopes Filho, p'lo que mto agradecia se lhe desse uma palavrinha neste sentido. Pesquisa no Google, é mto generalista, com interesse relativo.
São assuntos que me interessam. Quanto ás indicações que me dá, ref.tes a elementos de familia em diversos Estados do Brazil, não estou mto surpreendido, mas não tenho contactos, e nas minhas idas ao Brasil, nunca os consegui, o que tenho pêna.Quanto a diferentes grafias do nôme, trata-se como é obvio de corruptelas, o que tb. tem sucedido na Europa, e não somente com o nosso nôme. Mas por vêzes existem razões explicativas...
Voltando a vossa Bisavó Gertrudes, não a encontro nos meus livros nem aqui no Geneall, parece-me por tanto que já terá nascido no Brazil, mas em que data ?? e filha de quem ?? não terá por acaso acesso a outras informações ?? papeis, cartas, registos,
outras referencias, outras ligações que facultassem uma pista ???
Quanto aos Calmon, claro que são de meu conhecimento, p'los aspectos ligados á Historia,etc..
Será de esperar manter estas conversas convôsco, e agradecia então que desse o meu contacto a seu primo do Col. do Brasil, pois talvez que ele pudesse dar mais informações a este respeito, e outros.
Melhores cumprimentos
Jorge G. vZ

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#208656 | Luis_Froes | 18 set 2008 15:25 | Em resposta a: #208649

Caro Jorge van Zeller,

Também eu sou van Zeller, ainda que por uma remota tetravó, Inês van Zeller Guedes de Carvalho, pelo que aproveito este tópico para lhe pedir o favor de me indicar, dado que me parece ser bastante entendido no tema, alguma bibliografia que trate da história desta família. Conheço algumas coisas genéricas, da autoria do meu trisavô Vasco Rebello Valente inclusivé, que, apesar da sua utilidade, pouco aprofundam e trazem de novo ao que se encontra na base de dados do Geneall.

Com os melhores cumprimentos deste seu remoto parente,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#208731 | J.G. | 19 set 2008 19:00 | Em resposta a: #208656

Caro Luis Froes
Grato sua mens.. Aprecio mto. que os mais novos, no seu caso quase duas gerações abaixo de mim.... se interessem p'las identidades proprias, etc...
Alguma biblio..... como pediu:

Descendencia portuguesa de El-Rei D.João II, de Silva Canêdo
arquivo Heraldico Genealogico-- Visc. Sanches Baêna
Anuario da Nobreza de Portugal.... 6 vol. de 1950 a 2006
Nobreza de Portugal..... da Editorial- enciclopedia, lda
centro de Estudos de Geneal-Heraldica e Historia da familia---- Unives. Moderna
Porto. Artigo--- a pré-historia da familia van Zeller--- de Luis de Mello Vaz de Sampaio----- Vol. I.

Seu trisavô Vasco Rebello Valente, era um sabio!!! a edição do seu opúsculo é de 1932, embora mesmo na epoca esteja imcompleta, e com algumas imperfeições, é bastante interessante.!!!
Nestes tempos, esta base de dados do Geneall, apesar de alguns êrros e imperfeições.... é o que existe, mais consultavel...
Por ora é tudo
Abraço
Jorge G. vZ

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#209045 | Luis_Froes | 23 set 2008 16:09 | Em resposta a: #208731

Caro Jorge van Zeller,

Muito obrigado pelas sugestões!

Um abraço,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#209050 | J.G. | 23 set 2008 16:55 | Em resposta a: #209045

Caro Luis Froes

Não tem que agradeçer!!! é um gôsto ajudar os mais novos..em todos sentidos
É claro que a Biblio é mais vasta, mas será bom p. si se conseguir lêr e estudar
as obras indicadas, o que lhe dará p. alguns anos.....!!!!!

Do Brasil, o que originou esta troca de comentarios, não tive mais noticia, o que de
certo modo talvez confirme, o que penso saber s/ o assunto... é que sempre que tento esclareçêr estes, como outros casos, os intervenientes, por falta de informação
fiel, desaparecem, o que é uma pêna... Isto acontece não só neste meio, como presencialmente, das vêzes que lá estive e o tentei.

Escrêva sempre, ou por aqui, ou directo p. o enderêço que atrás indiquei.

Abraço

Jorge G. vZ

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#213300 | Jonas Plinio | 15 nov 2008 02:15 | Em resposta a: #208656

Desculpe Sr. Fróes pelo tempo que faz ,mas andei pesquizando arespeito dos Van Zeller no Brasil e achei nas atas da Câmara Municipal de Petrópolis um dito da Ata de 2ª Sessão de 26 de Abril de 1867( BRASIL IMPERIO), de Maria Silvéria de Freitas Bessa VanZeller,solicitando um lugar no cemitério público para erigir um mausoléu a memória de seu finado marido,Francisco Pinto de Bessa Vanzeller, cujo cadáver conduziu a suplicante da Europa a este Império.Encontrei ainda uma segunda ata de 6ª sessão do dia 15 de Abril de 1864 com o pedido de colocar em lugar conveniente a cruz de pedra ali existente em lugar apropriado por suas expensas,com o intuito de embelezar o cemitério.Descobri também atravez das atas do museu imperial, que vieram junto com a Comitiva de Dom João VI para o Brasil, representantes das familias Vanzeller e Calmon, daí a suposta ligação natural das familias.O simples fato da senhora citada na ata da Camara Municipal de Petrópolis , me leva a crer que deveria haver elementos da família por aqui já naquela epoca , senão porque trazer o corpo do marido para sepultar no Brasil?Um Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213327 | J.G. | 15 nov 2008 22:06 | Em resposta a: #213300

Caro Jonas Plinio
Interessante e curioso o resultado a que a sua pesquisa o levou!!
Porém, os elementos de familia de que disponho, não permitem encontrar q.q. dos nômes que indica: Pinto de Bessa vZ., quer na epoca que menciona, quer anteriores e posteriores.
Seria mto interessante que , nas suas pesquisas fôsse possivel a obtenção de mais algum elemento, que eventualmente nos pudesse conduzir a melhor situar as pessoas em causa.
Nas 5 linhas de descendentes de Arnold Jean vZ, que viveu de 1702 a 1766, ( portanto não poderia ter ido p. o Brasil nas datas que indicou ..) bem como em linhas de gerações anteriores, não vislumbro sequer q.q. Pinto Bessa.
Pode ser , no entanto que se trate de uma via feminina, porq. era mto usual á epoca, por vêzes até saltando varias gerações tomarem os nômes de antepassados. Em pesquisa este facto levanta por vêzes problemas mto. complicados , os quais só por sorte se podem identificar. Mas como relata que encontrou actas do Museu Imperial que referem determinados factos, não se poderia através dessa leitura, obter mais alguns dados ??
Poderá calcular o interesse que tenho por este assunto, p'lo que mto. grato ficarei se lhe fôr possivel dar-me mais informação.
Se quiser utilize o meu endereço de mail que acima indiquei.
Cumprimentos
J.G.

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213366 | luizvan | 16 nov 2008 19:44 | Em resposta a: #213327

Caros Confrades
Vou meter-me no assunto para tentar ajudar a descobrir este inigma.Os aplidos indicados pelo confrade brasileiro,Pinto e Bessa,ligados a um Vanzeller e nao van Zeller como mantiveram os descendentes de Arnaldo Joao van Zeller,sao aplidos dominantes no extinto concelho de S.Cruz de Riba Tamega ,actualmente integrados no de Amarante,Distrito do Porto.As fregusias de Ataide,Oliveira e Real,ainda hoje possuem uma grande dominancia de familias com aplido Bessa.Lembremos por exemplo o caso da escritora Augustina Bessa (Luis),Bessa de solteira e natural desta regiao.Há alguns anos conheci em Vila Meã(Ataíde)um senhor que usava os aplidos Lima Vanzeler,grande proprietario rural e que suponho tinha ligaçoes familiares no Brasil .Tudo isto podem ser coincidencias ou talvez naõ.Seria de tentar pesquizar no ADP,registos das pessos que dizem acompanharam o Sr.D.Joao VI na ida da Corte para o Brasil e descobrir os seus antepassados ,para ver se encontram alguma ligaçaõ a descendentes de A.J.van Zeller.
Luis v. Z. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213373 | J.G. | 16 nov 2008 20:37 | Em resposta a: #213366

Meu caro parente

Uma boa achega para toda esta questão!!! Ha anos que tento deslindar, e não tenho conclusão alguma. A grafia do nôme, foi por vêzes adulterada, como sabe
no sec.xix e xx, por incuria dos escrivães, e culpa de quem inscreveu por não ter verificado ( tenho uma irmã nessas condições). Por outro lado tb sei que existiram outras causas e.... razões.... principalmente no Brazil. Não me é possivel pesquisar nos arquivos ( ADP.. não sei que significa ) onde estariam ??? registos de pessoas de que se diz que teriam acompanhado o SNR. D.João vi p. o Brazil. Para mim, foi a primeira vez que houvi falar nisto. O enigma continua.......
Outro assunto : ha anos emprestaram-me um interessante livro escrito por Luis vZ de Macêdo, de Amarante. Gostaria de saber se será o seu caso,e onde eu poderia adquirir este livro .

O meu -- e mail --está indicado anteriormente, e gostaria manter contacto consigo.

Abraço
J.G. vZ

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213473 | luizvan | 18 nov 2008 08:30 | Em resposta a: #213373

Caro Parente

A.D.P. saõ as iniciaisde Arquivo Distrital do Porto para onde forão transladados os registos paroquiais deste distrito.Sei tambem que existe uma base de dados sobre a emigraçao de Portugal para o Brasil,a partir de 1835 e que dá pelo nome de CEPESE.Tudo pistas para quem tiver mais disponibilidade seguir.
Quanto à questão pessoal que me coloca sobre o livro,já tive oportunidade de o esclarecer directamente para o seu e mail .Abraço
L.v.Z.M

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213478 | J.G. | 18 nov 2008 09:58 | Em resposta a: #213473

Caro Luis

Obrigado por este esclarecimento.

Qto. á questâo pessoal, já respondi ao seu mail, esperando que tenha recebido

Abraço
J.G.

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213568 | PR | 19 nov 2008 13:58 | Em resposta a: #213478

Boa tarde,

Peço desclpa por estar a entrar nesta conversa, mas gostava de fazer a seguinte pergunta uma vez que me parece conhecer bem a geneologia do nome van Zeller.

A minha avó chamava-se Maria Augusta Wan-Zeller Pessoa Proença. No registo de nascimento do meu pai, consta exactamente assim com esta grafia. Tenho comigo uma cópia do jazigo da família com todos os defuntos que nela constam e todos os nomes são escrito da mesma forma.

Pergunto; será que é um ramo diferente ou foi uma alteração da grafia que continuou sem que ninguem tenha rectificado.

Também já vi escrito o nome como "Wanzeller".

Como estou na eminência de registar o nome da minha filha e continuar o apelido da familia, gostaria de ter a sua opinião sobre esta alteração do nome...ou não, porque se for outro ramo será como está no registo de nascimento do meu pai.

Muito agradeço, caso consiga entender esta questão.
Cumprimentos
Pedro Ryder

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213588 | J.G. | 19 nov 2008 19:34 | Em resposta a: #213568

Caro Pedro Ryder
É obvia a corruptela!!! Por mto diferenciados que sejam os ramos, o nôme
é só um, e a origem tambem.
Muita incuria e ignorancia dos escribas, e culpas de quem registou e não verificou!! mas é sempre tempo de se procedêr á rectificação devida , é só ter
alguma paciencia para as burrocracias desta terra.....
Não consigo localizar esta sua avó, o que tenho pêna. no entanto deverá ter
algum documento, ou outra referencia, ou indicação, que possa eventualmente esclareçêr. Incluindo registos oficiaes, paroquias, etc.. será talvez uma questão
de esgravatar melhor..
Qto ao registo de sua filha, não faço sugestões, no entanto a correcção parece-me
de respeitar, e não continuar êrros do passado..
Se encontrar alguma pista, espero m'o comunique.
Cumprimentos
J.G.

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#213590 | PR | 19 nov 2008 20:32 | Em resposta a: #213588

Caro Jorge,

Obrigado pela sua pronta resposta. De facto era o que eu temia!! E pior ainda é o facto de ter alertado para isso na conservatória e a senhora dizer que era impossivel a não ser que houvesse algum documento que provasse o contrário. Mesmo na certidão de nascimento do meu pai o nome daminha avó consta com W. mas sempre me recordo de ser utilizado o v em vez do W.

Tenho inclusivamente manuscritos da familia que remontam ao século 18. São uma serie de dcumentos de 1732 em diante que contêm informação que não consigo ler ou decifrar. O nome está lá e é o de Arnaldo van Zeller. Penso que um dos documentos é uma acção cível contra um Guilherme de Brum. É engraçado porque estes documentos não se conseguem ler ou muito raramente e continuam na familia.

De facto não queria continuar com este erro de grafia, mas vou seguir a sua sugestão e descobrir alguma certidão de nascimento com o nome correcto.

Obrigado e os meus cumprimentos
Comunicarei em breve com o resultado
Pedro Ryder

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#216650 | PR | 29 dez 2008 16:22 | Em resposta a: #213590

Caro Jorge,

De facto os serviços centrais dos registo civil regem-se por regras muito limitadas. Porque de facto no assento de nascimento do meu pai, o nome da minha avó está escrito com W (Wan Zeller), o registo civil não me autorizou a regitar a minha filha com a letra V (Van Zeller) no nome.

Conhece algum meio de resolver este problema ou alguém que me indique a forma de o resolver?

Agradeço a dica e desejo boas festas

Obrigado
Pedro Ryder

Resposta

Link directo:

RE: descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Bra

#216955 | J.G. | 01 jan 2009 13:28 | Em resposta a: #216650

Caro Pedro Ryder
Só agora posso responder sua mens. de 29.
Anteriormente escrevi-lhe contando o que se passou com registos de
meus filhos, foi grande batalha, mas ganhei !!!era mais complicado, e demorou quase 3 anos, mas consegui!!
Os êrros graficos são corrigiveis, tanto mais que no caso, se trata de
particula de ligação-- van-- que só q. dizer, como sabe--de--.
A meu vêr, não deveria ter contemporizado, registando, pois é quase o mesmo que concordância. Agora só vejo que possa instaurar processo de revisão do caso, fazendo demonstração do êrro, etc..
Lembro-me, de ha mais de 40 anos, ter feito isso mesmo com auxilio do serviço cultural da Embaixada da Holanda, que nessa ocasião foram impecaveis, já que é um País altamente civilizado...
O facto de registos anteriores estar com W, é somente êrro continuado, p'lo que terá de frizar não só Erro grafico como tb.
linguistico,e no alfabeto português não existe W.
Bôa sorte nessa "guerra, e se poder ajudar nalguma coisa ,apite.
Abraço, e Bom 2009.
J.G.

Resposta

Link directo:

descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#376793 | Adriana Araujo | 10 jan 2017 05:39 | Em resposta a: #208436

Olá, sr. Jorge, como vai? Estava realizando uma pesquisa sobre minha família, quando me deparei com esta página. Sou única neta de João Van Zeller, que veio para o Brasil e casou-se com minha avó Helena, porém faleceu muito cedo, deixando apenas minha mãe como filha, Gabriela Hermínia. Até hoje, não consegui entrar em contato com minha família de origem portuguesa, o que muito me agradaria, pois minha alma sente uma saudade profunda de uma cultura que parece estar marcada em mim.

Caso o senhor tenha contato com minha família portuguesa, será uma alegria enorme fazer este contato.

Grata desde já pela atenção,

Adriana Araujo (nome de casada)

Resposta

Link directo:

descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#376833 | J.G. | 10 jan 2017 17:50 | Em resposta a: #376793

Olá Adriana
recebi seu mail desta manhã--- ao qual darei resposta logo que possível.

Pesquisas não estão faceis... ramos da família no Brazil-- é extrêmamente
dificil.

Até breve

J.G.

Resposta

Link directo:

descendencia de Arnaldo João Van Zeller no Brasil

#437737 | Lucas ola | 22 nov 2021 23:16 | Em resposta a: #376833

Queria saber mais sobre isso...
Recentemente descobri que meu avô tem o sobrenome Van Zeller, o nome dele é João Van Zeller De Moraes será que tem alguma informação por ai?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 10:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen