Família Correia da Cunha- Graciosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Correia da Cunha- Graciosa

#208428 | volila | 16 set 2008 11:28

Olá:

Desejava saber:

Se Brites Vieira (cerca de 1660) ,mencionada no registo de Baptismo de meu 6º avô,Amaro de Avila Bettencourt,como sendo mãe deste,(Norte Grande -S.Jorge a 17- 1- 1694) , Terá alguma relação de parentesco com Brites de Melo, neta de Brites Vieira de Gusmão e de seu marido PEDRO CORREIA DE MELO ,.....

Tenho o dado de que Brites Vieira de Gusmão teve uma filha Isabel Correia de Melo (Felgueiras Gayo) casada com Luis Coelho Pereira, e que , deste casamento nasceu umua filha de nome Brites , da qual sei, apenas, que casou duas vezes.

Será esta a Brites Vieira minha 7ª avó ?

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208458 | tmacedo | 16 set 2008 17:39 | Em resposta a: #208428

Caro(a) Volila:

"...Brites Vieira (cerca de 1660) ,mencionada no registo de Baptismo de meu 6º avô,Amaro de Avila Bettencourt,como sendo mãe deste..."

... "...Será esta a Brites Vieira minha 7ª avó ?..."

Para saber se a Bristes Vieira, sua 7.ª avó, será a filha, de nome Brites, que Felgueiras Gaio atribui a Luis Coelho Pereira e sua mulher Isabrl Correia de Melo, terá de encontrar algum documento contemporâneo que o afirme. É difícil, mas não há outra maneira de fazer pesquisa genealógica. Donde eram e aonde viveram esses Luis Coelho Pereira e s.m. Isabel Correia de Melo? Donde eram e aonde viveram Pedro Correia de Melo e s.m. Brites Vieira de Gusmão? Donde era natural a sua 7.ª avó Bites Vieira?

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208470 | volila | 16 set 2008 19:32 | Em resposta a: #208458

P.S. Termino esperando, de uma proxima
vez já ter mais alguma novidade.Ainda não consultei o último trabalho de Jorge Forjaz . CUMPRIMENTA E AGRADECE

Caro António Taveira Luisa Vasconcelos "volila"

Obrigada pela prontidão da sua resposta . De facto agora vejo que não informei que toda a minha família é dos Açores. Brites Vieira assim como Isabel Correia de Melo residiram, no Norte Grande, freg. da Ilha de S.Jorge ; toda a familia é essencialmente da Graciosa , donde também são os antepassados de Isebel Correia de Melo (independentemente desta poder ou não ser considerada como minha 8ª avó)., ela descende diretamente de Pedro Correia da Cunha(capitão de ilha Graciosa de1440/70 e de sua mulher Iseu Perestrelo.
Até a Brites Coelho tenho confimado a investigação nos Registos Paroquiais de que arranjei cópias digitalizadas ,atravez do Arquivo central de Angra do Heroísmo, visto que eu estou a residir em BRAGA. As consultas que tenho feito NÃO FORAM ainda suficientes:"Anais do Mun. de Angra","Col.de documentos relativos ao povoamento dos Açores";"Espelho Cristalino "de Frei Diogo Chagas;,etc P.S.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208487 | ppl | 16 set 2008 20:38 | Em resposta a: #208470

Caro (a) Volila,

Aconselho a consulta da imprescindível obra Genealogias da Ilha Terceira de Jorge Forjaz e António M. Mendes, III volume, Correias, págs. 387 e seguintes, estão mencionados imensos Correias de Melo da Graciosa e de S. Jorge.

Melhores cumprimentos

Pedro P. Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208516 | ppl | 16 set 2008 23:57 | Em resposta a: #208487

Segundo J. Forjaz, Luis Coelho Pereira cc Isabel Melo Perestrelo, teve uma filha Brites de Melo e Silva, cc Manuel Silveira Borges, f. a 27.4.1710, sem geração.

P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208541 | volila | 17 set 2008 09:53 | Em resposta a: #208487

Caro Pedro Lima
Obrigada pela sua preciosa , precisa e rapidissima indicação bibliografica.
Vou dentro de momentos à biblioteca visto que não adquiri esta obra.
Por acaso o seu nome não tem nada a ver com Iolanda Lima (já falecida e filha de Pedro Lima)...?.....se assim for somos igualmete parentes de Brites Vieira... até tinha graça ! , Quanto a Brites de Melo a "ver vamos".
Cumprimenta
Luisa Vasconcelos (volila)

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208543 | ppl | 17 set 2008 10:02 | Em resposta a: #208541

Cara Luisa Vasconcelos,
Não tem nada que agradecer, se precisar de alguma informação das Genealogias da Ilha Terceira, disponha, porque tenho a obra.
Quanto à minha família é Pedroso de Lima, consta da BD e não tem raízes açorianas, apesar de viver em Angra há quase 30 anos. A minha Mulher é que é açoriana de nascimento, eu só por afinidade e adopção...
Melhores cumprimentos
P. Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208544 | volila | 17 set 2008 10:05 | Em resposta a: #208516

Caro Pedro Lima
Infelizmente naõ é esta a Brites que procuro .A menos que ela tenha sido casada , em segundas nupcias, com Francisco Correia como consta nos dados Paroquiais, referentes à mãe de Amaro de Avila Bettencourt.
Obrigada.Até á próxima!
Luisa Vasconcelos "volila"

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208545 | ppl | 17 set 2008 10:06 | Em resposta a: #208543

Esqueci-me de dizer que os Pedroso de Lima entroncam nos primeiros Vieiras (de Vieira do Minho). Por aí seremos certamente parentes...

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208547 | volila | 17 set 2008 10:14 | Em resposta a: #208543

ESTOU A VER QUE NÃO SAIO HOJE DE CASA!

A farmácia Vasconcelos em Angra diz-lhe alguma coisa ? ...... sou uma das 9 ou 10 Luisas Vasconcelos a ela ligadas., ... nessa é que somos todos PRIMOS !

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208548 | volila | 17 set 2008 10:20 | Em resposta a: #208545

Tenho mais uma razão para continuar a estudar.
E assim a vida do professor , mesmo na idade da reforma .
Até sempre.
Luisa Vasconcelos "volila"

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208549 | ppl | 17 set 2008 10:21 | Em resposta a: #208547

Claro que diz, sou amigo do dono, o Joaquim (Vasconcelos) Ponte. Aliás a minha Mulher é colega dele, da Farmácia Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208552 | volila | 17 set 2008 10:41 | Em resposta a: #208549

Estava escrito ! eu hoje não saio de casa!
O avô materno do Quim era irmão do meu pai.
O estudo que estou a fazer sobre a nossa ascendencia tem por base um estudo que ,há anos , alguem fez para o Quim. Tenho estado a confimar os dados dele pela consulta aos dados paroquiais.
O mundo é ,de facto, pequeno e este da net ainda o reduz mais!
Um abraço aos PRIMOS e AMIGOS
LUISA VASCONCELOS(volila)

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#208567 | volila | 17 set 2008 15:13 | Em resposta a: #208552

Ainda em relação a este estudo , verifico que a pessoa que fez o trabalho de pesquisa para Joaquim Ponte mencionou(sem revelar as fontes) o nome de "Maria Gregorio" ,como sendo a mãe de Amaro de Avila Bettencourt.
Acontece que eu não encontro nenhum registo paroquial com este nome. Nos registos paroq. que me enviaram de Angra ,referntes ao Norte Grande e a S. Mateus da Praia da Graciosa, encontro o nome de meu avô Amaro no reg. de casamento (Praia-S.Mateus ) de seu filho Manuel com Catarina Reis, celebrado a 04-11-1731 .

O unico registo que encontro nos Baptismos do Norte Grande, na data referida no documento supra referido, menciona, como mãe de Amaro, Brites Vieira.Pode ler-se lá: ..."17- 01 -1694 bautizey Amaro filho de Francisco Correia e de Brites Vieira, foram padrinhos Antonio Correia Bettencourt e Sebastiana de Avila filha de Amaro de Avila Alferes de que fiz este termo que asigno na supra"........

Assim sendo Amaro ficou com os apelidos dos padrinhos o que era comum.
MAS ... SE não é este o Amaro volto à casa anterior(Manuel) ...neste que parece ser um "jogo da gloria" .
Cumprimenta
Luisa Vasconcelos (volila)

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia da Cunha- Graciosa

#209108 | volila | 24 set 2008 09:45 | Em resposta a: #208567

Caros confrades:

Continuando a investigar nos documentos antigos à procura de mais alguma referência a Brites Vieira, Francisco Correia e Amaro de Avila Bettencourt, espero,tambem, a continuação da vossa colaboração .


Até sempre.
Volila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 23:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen