Vacariça - Mealhada - ADAveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#208890 | Filipe Manuel | 22 set 2008 00:10

Carissimos,

Consegui nas minhas férias construir minha arvore genealogica até cerca de meados dos século XVII, finais do XVI mas, como sabem, a partir dessa altura torna-se muito mais dificil recuar uma vez que deixa de existir filiação nos assentos de baptismo.

Tenho familia quase toda na paroquia de Vacariça, Vilarinho do Bairro e Mealhada (freguesia de Santa Ana) para apelidos como Galvão, Pereira, Bràs, Ferreira Pinto de Almeida, de Sousa, da Cunha, Castela, da Costa, Pires, Alvares, Simões.

Se alguém tiver antepassados nessa zona com estes apelidos, agradecia contacto

Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

Abrantes / Teixeira, na Mealhada

#208906 | coelho | 22 set 2008 09:01 | Em resposta a: #208890

Caros confrades,

tenho interesse em saber a ascendência do Cap. José de Abrantes Teixeira, capitão-mor de Aguada de Cima e Anadia, e do Dr. Manuel de Abrantes Teixeira, os quais eram naturais da Mealhada e foram casar a Aguada de Cima em finais do século XVII. Não sei sequer o nomes dos pais deles, embora me pareça que seriam irmãos.

Qualquer notícia sobre Abrantes e Teixeiras na Mealhada anterior a 1750 é potencialmente do meu interesse.

Melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes / Teixeira, na Mealhada

#208911 | Augusto Tavares | 22 set 2008 10:41 | Em resposta a: #208906

Caro Confrade,

Tenho conhecimento de:

1. José de Abrantes Teixeira, Capitão-Mor de Aguada de Cima, natural da Vacariça, Mealhada, casou com Feliciana Maria da Fonseca, natural do dito lugar de Aguada de Cima, onde moraram. Filha:

1.1. Antónia Josefa da Fonseca, natural de Aguada de Cima, onde casou a 26.02.1718, com Manuel Rodrigues Ferreira, natural e morador em Recardães, Águeda, já falecido em 1744. C.g. em Recardães. que, parcialmente, conheço. Tem informação sobre essa descendência.

Quanto aos ascendentes, talvez através da matrícula de Manuel de Abrantes Teixeira na UC, consiga descobrir o nome, pelo menos do pai.

E talvez consiga mais alguma coisa na seguinte habilitação para FSO:


Diligência de habilitação de António da Costa da Fonseca
Datas 1728; 1737-1738
NívelDescrição Documento Composto
DimensãoSuporte 29 f.; papel.
CotaAntiga NH 2-16; HI 32-46
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações Incompletas, doc. 298
ÂmbitoConteúdo Pretendente a familiar, natural de Farminhão, bispado de Viseu, morador em Ílhavo, filho de João da Fonseca da Cunha, familiar da Inquisição de Coimbra, e de Maria Fernandes; neto paterno de João da Fonseca da Cunha, natural de Avelar de Vagos, bispado de Coimbra, e de Francisca da Costa, de Santa Maria da Arrifana, bispado do Porto; e neto materno de Domingos Rodrigues, do lugar de Casainho, Canas de Sabugosa, e de Domingas Fernandes, do lugar de Barou, freguesia de Santa Eulália de Bistros, bispado de Viseu. Casado primeira vez com Luísa Freire da Cunha, natural da vila da Ílhavo, filha de André Domingues, "o Bolha", e de Antónia Freire da Cunha, naturais da vila de Ílhavo; neta paterna de Domingos André e de Antónia Simões, naturais da vila de Ílhavo; e neta materna de Domingos António, "o Cara", natural da vila de Íhavo, e de Antónia Freire da Cunha, natural da vila de Sousa.
Casado segunda vez com Maria de Abrantes Teixeira, filha do capitão João de Oliveira Ferreira e de Maria de Abrantes de São José, naturais do lugar de S. Tomé da Forcada; neta paterna de João de Oliveira e de Francisca Ferreira; e neta materna do capitão mor José de Abrantes Teixeira e de Feliciana Maria, todos naturais do lugar de Aguada, bispado de Coimbra.


Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes / Teixeira, na Mealhada

#208912 | coelho | 22 set 2008 10:54 | Em resposta a: #208911

Caro Augusto,

penso que já anteriormente nos tinhamos cruzado a propósito deste assunto.

Conheço a diligência de habilitação de António da Costa da Fonseca, que não recua mais do que José de Abrantes Teixeira.

Quanto à matrícula de Manuel de Abrantes Teixeira no AUC, penso que também já procurei sem sucesso. No entanto, é uma boa lembrança, e voltarei a tentar, logo que possível.

Quanto à ascendência do cap. Abrantes Teixeira, não consegui até agora qualquer informação.

Quanto à descendência em Recardães, tenho o maior interesse nos dados que me puder enviar, e que desde já agradeço.

Melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#209267 | Filipe Manuel | 26 set 2008 11:10 | Em resposta a: #208912

Carissimos,

Relembro que este forum se dedica a familias das paroquias de VACARIçA, MEALHADA (freguesia de Sant'Ana) VILARINHO do BAIRRO

para apelidos

Galvão,
Pereira,
Bràs,
Ferreira Pinto de Almeida,
de Sousa,
da Cunha,
Castela,
da Costa, Pires,
Alvares,
Simões,
Caiado

A conjuntura cronologica estudada vai desde 1800 até meados cerca de 1630.

Se alguém tiver antepassados nessa zona com estes apelidos, agradecia contacto

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#209268 | Filipe Manuel | 26 set 2008 11:11 | Em resposta a: #208890

Caros confrades,

Relembro que este forum se dedica a familias das paroquias de VACARIçA, MEALHADA (freguesia de Sant'Ana) VILARINHO do BAIRRO

para apelidos

Galvão,
Pereira,
Bràs,
Ferreira Pinto de Almeida,
de Sousa,
da Cunha,
Castela,
da Costa, Pires,
Alvares,
Simões,
Caiado

A conjuntura cronologica estudada vai desde 1800 até meados cerca de 1630.

Se alguém tiver antepassados nessa zona com estes apelidos, agradecia contacto

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#209804 | Filipe Manuel | 03 out 2008 23:26 | Em resposta a: #209268

Renovo pedido

com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#209871 | san1 | 04 out 2008 21:32 | Em resposta a: #209804

Bom dia,
A seguir, os nomes dos meus antepassados originarios das freguesias que procura :

Vacariça :

- José Dias nascido por volta de 1745, filho de Antonio Francisco Jeronimo e Maria Dias da Vacariça


Vilarinho do Bairro :

- Manoel Fernades Cruzeiro, nascido por volta de 1690, filho de Manoel F ? e Isabel Fernandes, de Azenha (Vilarinho do Bairro)
- Antonio Pereira, nascido por volta de 1690, de Pedreira (Vilarinho do Bairro), casou com Maria Francica (do Bolho), tiveram pelo menos dois filhos : Manoel (nasc 1713) e Josefa nascidos no Bolho
- Joaquim Pereira nascido por volta de 1720, de Vilarinho do Bairro, casado com Mauricia Galvão (nasc 1721 em Ourentã)
- Izabel Simões, nascida por volta de 1670, filha de Antonio Simões e Esperança da Costa, de Chipar de Cima (Vilarinho do Bairro). Izabel casou em 1692


Tenho varios antepassados com o nome Galvão, mas provém da freguesia de Ourentã (Cantanhede). O mais antigo nasceu em 1681 : José Galvão casado com Maria Marques.
Na Mealhada, também tenho alguns antepassados em Casal Comba e Pedrulha.


Se conhecer alguns destes nomes e que quiser trocar informações, pode contactar-me...
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#209873 | Filipe Manuel | 04 out 2008 21:55 | Em resposta a: #209871

Carissima Sandra,

muito grato pela informação. é muito curioso, passo a explicar:
o mais antigo Galvão que tenho é Pedro Galvão, n 1638 Torres, Vilarinho do Bairro; filho de André Galvão em 1638 cc. Maria Domingues em 1638. Creio ser ramo colateral apesar de o teu Galvão ser de Ourentã. Mais informo que os filhos do Pedro Galvão passaram a ter o apelido Pereira e ter-se-ão deslocado para Febres.

Relativamente à Isabel Simões, nao duvido que seja ramo colateral.

Casal Comba tenho Maria da Cunha, cc Antonio Fernandes Pires por volta de 1730; filha de João Francisco e de Maria Francisca.

Por acaso nao deparou com uma mudança de apelido de Galvão para Pereira?

se quiser contactar filipecardosopereiraarrobagmailpontocom

Filipe Cardoso Pereira
França

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#209925 | san1 | 05 out 2008 12:56 | Em resposta a: #209873

Bom dia,

Pus a seguir os meus antepassados da freguesia pertas das que ja citou :

De Casal Comba tenho :
- José Fernandes Couceiro, nascido por volta de 1800, da Pedrulha (Casal Comba)
- José Rodrigues da Rocha, nascido por volta de 1745, filho de Manuel Rodrigues da Rocha e Maria Ana Jorge, da Pedrulha (Casal Comba)

Das Febres :
- Antonio Miguéis, nascido por volta de 1830, filho de Jozé Miguéis e Anna da Cruz, das Febres do Boeiro

Dos Covões :
- Manoel de Oliveira, nascido por volta de 1750, filho de Manuel Antonio (de Arrancada, Covões) e Luisa Rodrigues (dos Covões), casou com Maria da Conceição (de Ourentã)

Da Pocariça :
- Bernarda de Figueiredo,(nasc 1717), filha de João Lopes de Figueiredo (Santa Maria da Feira) e Maria Francisca (Pocariça)
- João Marques Bronze (nasc 1639) filho de Jeronimo Marques Bronze e Ana Pires da Pocariça

Tenho ainda vários antepassados no Concelho de Cantanhede, essencialmente em Ourentã e Sepins, mas também em Cordinhã, Bolho, Murtede, Cadima, Outil.


Observei também a mudança do nome Galvão para Pereira, com o casal que já citei. Mas, parece não ter nada a ver com a mudança que você observou.
Joaquim Pereira nascido por volta de 1720, de Vilarinho do Bairro, casado com Mauricia Galvão (nasc 1721 em Ourentã)

Tiveram pelo menos dois filhos : Manuel Pereira Galvão e Clara Pereira.

Esse Manuel Pereira Galvão casou com Joana Marques. Teve pelo menos 5 filhas e 1 filho. As filhas passaram a utilisar o nome Pereira ou Marques, não sei se os descendentes do filho conservaram o nome Galvão. Sei que os descendentes de uma filha (Josefa Pereira, nasc 1779, Ourentã) conservaram o nome Pereira sobre ainda 4 gerações pela via feminina (até à minha avó).

Ainda não pesquisei muito profundamente os meus antepassados de Ourentã para o século XVII, e principio do século XVIII. Por isso, ainda posso vir a encontrar ramos cumuns. A pesquisa para essas datas está prevista para o próximo ano 2009. Por enquanto faço pesquisas na freguesia de Sepins, onde também tenho muitos antepassados. Tenho previsto pesquisar em Vilarinho do Bairro, mas não é para já.
Não me vou esquecer de o contactar se encontrar alguma coisa que o pode interessar.


Contacto : ourentaarrobacaramailpontocom

Cumrpimentos

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes / Teixeira, na Mealhada

#223473 | Filipe Manuel | 11 mar 2009 23:13 | Em resposta a: #208906

Carissimos,

Tenho dados sobre Esperança de Abranches/Abrantes cc. Antonio Dias, cerca de 1700, (talvez ainda antes, cerca de 1698) naturais de Sepins concelho de Cantanhede. Encontrei igualmente dados sobre Filipe de Abrantes cc. luisa Francisca que jà aponta para o concelho de Mealhada. Não sei ainda sobre os pais destes dois Abrantes, embora me pareça que seriam irmãos.

Qualquer noticia sobre Ferreira Pinto de Almeida, de Sousa, da Cunha, Castela, da Costa, Pires é potencialmente do meu interessa.

Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#223572 | nuno.melo | 13 mar 2009 01:33 | Em resposta a: #209267

Caro Filipe Manuel,

Eu estou interessado. Alias, o Dr. Costa Simões (que escreveu sobre a Cerca do Buçaco e o Mosteiro da Vacariça), descende de uns avós que me são comuns, por parte dos meus Marques de Chão de Couce.

Estou particularmente interessado em Pires, Alvares e Simões.

Mello se tiver alguma coisa.

Cumprimentos,

Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#223600 | Filipe Manuel | 13 mar 2009 13:14 | Em resposta a: #223572

Caro confrade,

pode citar o titulo da obra que diz ser da autoria do Dr. Costa Simões, abordando a questão do mosteiro de Vacariça?

Se souber mais livros, manuscritos e monografias sobre vacariça é potencialmente do meu interesse

cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#223670 | nuno.melo | 14 mar 2009 01:33 | Em resposta a: #223600

Caro Filipe Manuel,

A obra da autoria do Dr. Costa Simões tem a seguinte designação: "História do Mosteiro da Vacariça e da Cerca do Bussaco". Poderá adquirir a versão fac-simile, na Biblioteca Municipal da Mealhada.

Não obstante veja também este link:http://www.cm-mealhada.pt/index.php?id=389&parcat=51&par=0&acao=mostra.php&id_p=51

Cumprimentos,

Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#223705 | nuno.melo | 14 mar 2009 16:18 | Em resposta a: #223600

Caro confrade,

Em relação à minha mensagem da 1:33 do dia 14-03-2009, veja também o seguinte boletim: http://www.cm-mealhada.pt/ficheiros/boletimmunicipal/bm06.pdf

Cumprimentos,

Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#235267 | Filipe Manuel | 29 jul 2009 18:23 | Em resposta a: #209925

Carissimos,

Alguém dispõe de arvore genealogica no geneall para a paroquia de Vacariça/Mealhada ? Nao sou membro.

Tenho estudado bastante essa paroquia, posso retribuir em retorno, naturalmente.

Ficaria muito grato

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

Abrantes Teixeira

#235270 | coelho | 29 jul 2009 20:03 | Em resposta a: #235267

Caros Filipe Cardoso Pereira,

tenho interesse em saber a ascendência do Cap. José de Abrantes Teixeira, capitão-mor de Aguada de Cima e Anadia, e do Dr. Manuel de Abrantes Teixeira, os quais eram naturais da Mealhada (f. Vacariça), nascidos por volta de 1650 e ambos foram casar a Aguada de Cima em finais do século XVII (~1675). Não sei sequer os nomes dos pais deles, embora me pareça que seriam irmãos.

Quaisquer notícias sobre estes Abrantes Teixeira, da Mealhada, serão muito benvindas.

Melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes Teixeira

#235283 | Filipe Manuel | 30 jul 2009 00:10 | Em resposta a: #235270

Carissimo,

Tenho Abrantes/Abranches mas para Sepins, Cantanhede e nao vacariça. Se me aparecer este casal di-lo-ei naturalmente.

Estou a ver se alguém se disponibiliza a sua arvore genealogica inserida no geneall como membro, atendendo ao fato de nao ser membro (nao se tem justificado ainda a adesao até agora) nao consigo aceder a dados que me possam ser uteis.

Tenho conhecimento de apelidos como
de sousa, da cunha, ferreira pinto de almeida, castela, bràs para a paroquia de Vacariça.

Ficaria muito grato
com os melhores cumprimentos
Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes Teixeira

#241037 | Filipe Manuel | 03 out 2009 13:10 | Em resposta a: #235283

Carissimos,

Alguém dispoe de mais dados sobre esta familia, eventualmente dados que possam naoe star no geneall

Joaquim Ferreira da Costa Brandão
* Mealhada, S. Vicente da Vacariça 11.05.1804
Pai: João Ferreira da Costa Brandão
Mãe: Joana Ferreira
Casamentos
Justina Cândida Cerveira e Campos * 05.03.1811

Tenho a seguinte informaçao

Maria Ferreira Pinto de Almeida nascida a 2 Março 1689 na Mealhada, Freguesia de São Vicente. Ela casou-se com Manoel de Sousa a 26 Jan 1711 na Vcariça, Mealhada.

Ando a ver se consigo apurar esta linha e eventualmente subir, pelo que estou interessado em apurar a linha supracitada. Alguém tem dados sobre familias de Mealhada e Vacariça ?
Ficaria muitissimo grato, se puder retribuir em retorno por favor, nao hesitem.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes Teixeira

#241038 | Filipe Manuel | 03 out 2009 13:12 | Em resposta a: #241037

Esqueci-me de mencionar os pais da Maria Ferreira Pinto de Almeida :
ela é filha de Manoel Pinto de Almeida e de Joana Ferreira, ambos naturais da Mealhada

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes Teixeira

#244842 | antonoriol | 24 nov 2009 09:52 | Em resposta a: #241038

Olá caríssimos, se souberem alguma referência a alguém com o apelido Abrantes de Figueiredo ou Figueiredo Abrantes informem-me. Cumprimentos pessoais, A.O.P.T

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes Teixeira

#245947 | Filipe Manuel | 13 dez 2009 22:01 | Em resposta a: #241038

Carissimos,

Alguém dispoe de mais dados sobre esta familia, eventualmente dados que possam naoe star no geneall

Joaquim Ferreira da Costa Brandão
* Mealhada, S. Vicente da Vacariça 11.05.1804
Pai: João Ferreira da Costa Brandão
Mãe: Joana Ferreira
Casamentos
Justina Cândida Cerveira e Campos * 05.03.1811

Tenho a seguinte informaçao

Maria Ferreira Pinto de Almeida nascida a 2 Março 1689 na Mealhada, Freguesia de São Vicente. Ela casou-se com Manoel de Sousa a 26 Jan 1711 na Vcariça, Mealhada.

os pais da Maria Ferreira Pinto de Almeida :
ela é filha de Manoel Pinto de Almeida e de Joana Ferreira, ambos naturais da Mealhada

Ando a ver se consigo apurar esta linha e eventualmente subir, pelo que estou interessado em apurar a linha supracitada. Alguém tem dados sobre familias de Mealhada e Vacariça ?
Ficaria muitissimo grato, se puder retribuir em retorno por favor, nao hesitem.
Cumprimentos,

Esqueci-me de mencionar
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes Teixeira

#245953 | henrdias | 13 dez 2009 23:00 | Em resposta a: #245947

Caro Filipe Manuel,

julgo que terá interesse em consultar o seguinte tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=39122#lista

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251282 | silvestre | 09 mar 2010 21:47 | Em resposta a: #208890

Caro Filipe

Interessam os apelidos Ferreira da Costa, na Vacariça, de meados do século xviii?

Cumprimentos

Vera Videira

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251283 | Filipe Manuel | 09 mar 2010 22:01 | Em resposta a: #251282

Carissima Vera,

Agradecia ! Tenho Ferreira na Vacariça e da Costa também.

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251317 | silvestre | 10 mar 2010 12:44 | Em resposta a: #251283

Caro João,
O que tenho, para já, é o seguinte:
João Ferreira da Costa, capitão, casado em 17.4.1762 com Isabel Maria de Pinho. Este é filho de João Duarte e Mariana Josefa da Costa, casados e, 21.7.1734; neto paterno de António Duarte e Mariana Antónia de Póvoa, Mealhada; neto materno de Domingos... e Ana Francisca.
Cumprimentos
Vera Videira

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251322 | Filipe Manuel | 10 mar 2010 14:43 | Em resposta a: #251317

Carissima Vera,

muito agradecido pela achega. Acho que jà me cruzei com este capitão. Seria interessante subir. No verão volto ao ADAveiro e se encontrar alguma coisa digo-lhe, naturalmente.

O que tenho dos ferreira e da costa de Vacariça:

Manoel de Sousa cc. Maria Ferreira Pinto de Almeida a 26 Jan 1711 todos da Vacariça. Esta Maria nasceu a 2 Março 1689 e é filha de Manoel Pinto de Almeida e de Joana Ferreira, natural de São Vicente, Mealhada.

e é tudo quanto sei. Nao consigo localizar o casamento do Manoel Pinto de Almeida cc. Joana Ferreira. Ainda nao percebi se Sao Vicente pertence ou não a Vacariça, se terei que procurar no registo de Vacariça ou se da Mealhada mas Mealhada era uma freguesia recente, por isso estou na duvida.

Relativamente aos da Costa o que se me oferece é o seguinte:
tenho conehcimento de Antonio Rodrigues Jorge Castela cc. Francisca da Costa a 2 Março 1737 todos da Vacariça.
A Francisca da Costa nasceu a 17 outubro 1716 e é filha de Manoel Francisco [Crespo?] cc. Maria Josepha a 22 Outobro 1715 no Sarnadello - Mealhada. A Francisca da Costa é neta materna de Joseph Simões e de Antonia da Costa, naturais da Mealhada.

Nao consegui subir mais Estes dados foram encontrados todos no registo de Vacariça. A duvida que se me impõe é a de saber se os dados que nao encontro nao estarão noutro registo de uma freguesia limitrofe ?

quando diz mealhada, hà mais algum livro para além dos de Vacariça ?

Se precisar de mais dados por favor disponha.

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251323 | Filipe Manuel | 10 mar 2010 14:46 | Em resposta a: #251322

Esqueci-me de perguntar o seguinte:
São vicente da Mealhada, em que livro deverà estar ? Nao me parece que seja o de Vacariça.

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251407 | silvestre | 11 mar 2010 14:21 | Em resposta a: #251323

Não sei a que freguesia ou concelho pertence S Vicente nem se ainda existe com esse nome.

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#251486 | TKB | 12 mar 2010 18:50 | Em resposta a: #251407

Boa tarde,

Só quero esclarecer que o orago de Vacariça é S Vicente.

Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#252220 | Philippe-Emmanuel | 26 mar 2010 13:03 | Em resposta a: #251486

Obrigado Luisa, de facto o orago da Vacariça é São Vicente.

Tenho vàrios casais deste livro da Vacariça cujos casamentos nao consigo localizar.

Nao consigo subir mais embora o livro và até meados do séc XVI, talvez tenham vindo de paroquias vizinhas ? Jà vos aconteceu este tipo de situaçoes ? Nao consigo localizar os pais, vou jà em meados de 1690, embora saiba que esteja naquele livro da vacariça ou entao numa das paroquias vizinhas ? é a minha grande questao neste momento.

So para dar um exemplo, tenho um casal Manoel Pinto de Almeida cc. Joana Ferreira, nome bastante fàcil de se procurar e no entanto nao encontro. A filha deste casal, da qual descendo, Maria Ferreira Pinto de Almeida nascida a 2 Março 1689 em Sao Vicente, Mealhada. Nao consigo localizar o casamento dos pais dai a minha reflexao.
Algum comentàrio ?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#325969 | graça58 | 23 mar 2013 16:08 | Em resposta a: #208890

Boa tarde
Por acaso não terá nos seus dados alguém com este nome:
Maria Caetana, filha de Manuel "Galhardo" e de Caetana Maria, de Vacariça-Mealhada que terá nascido entre 1825 a 1837. Teve um filho que nasceu em Aveiro em 1857.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#326301 | graça58 | 28 mar 2013 10:53 | Em resposta a: #325969

Caro Filipe Manuel
renovo o meu pedido que fiz no passado dia 23.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#326303 | bandeira | 28 mar 2013 11:46 | Em resposta a: #209804

Alguem tera dados sobre Jose Ribeiro, da Mealhada-Vacarica, sec XVII ?
Goncalo Calheiros.

Resposta

Link directo:

RE: Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#326570 | graça58 | 02 abr 2013 08:28 | Em resposta a: #326301

Bom dia
Renovo o meu pedido.
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#354901 | luisjrm | 20 fev 2015 22:45 | Em resposta a: #251322

Caro Filipe,
após a disponibilização na net dos registos paroquiais da freguesia da Vacariça, Mealhada, Monsarros, consegui desenvolver algumas linhas nessas freguesias.
Mencionou José Simões e Antónia da Costa (casados na Vacariça a 3-5-1693), do qual sou descendente por via de uma de suas filhas, Antónia da Costa que casou na mesma freguesia a 3-8-1720 com António da Cunha de Almeida, natural de Santa Comba Dão, filho de António Mendes e de Luísa Ferreira. Do mesmo casal tenho ainda conhecimento de um filho chamado Manuel da Costa que casou na mesma freguesia a 11-11-1719 com Isabel Ferreira, filha de António Borralho e de Maria Simões.

Agradeço mais alguma informação relativamente a mencionada linha Cunha/Almeida de Santa Comba Dão.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#389219 | mesps | 11 fev 2018 16:35 | Em resposta a: #251317

Boa tarde, Vera!
Estes são também os meus ascendentes por via materna. Minha Mãe chamava-se Maria Eugénia Sales de Azevedo Pinho, nome de solteira. O Pinho vinha-lhe exactamente desta Isabel Maria de Pinho, filha de Ana Teresa de Pinho e de António Rodrigues dos Santos, casados em 10.10.1734, na Mealhada que, por sua vez, era filha de Manuel Gomes de Azevedo e de Teresa de Pinho, esta, filha de Ventura Fernandes e Maria André, também da Mealhada, segundo os assentos que consultei. No casamento destes últimos é referido que o Pai de Ventura Fernandes se chamava António Fernandes, de alcunha "o Cabeçudo".
O que eu gostaria de lhe perguntar é se conhece ou tem mais dados sobre esta família Pinho da Mealhada. De onde virá este apelido Pinho, que só aparece a partir da neta deste António Fernandes, do qual não é referida a naturalidade?
Entretanto posso dizer que, a partir do casamento da Isabel Maria de Pinho com o capitão João Ferreira da Costa, surge a neta Teresa Ludovina Ferreira da Costa que casa com Joaquim Sales, que dá origem aos Sales que eu sei que investiga e que também são ascendentes de minha Mãe.
Há muito tempo que tento fazer-lhe esta pergunta mas não gosto de incomodar. Desculpe ter-me alongado tanto. Os meus cumprimentos.
Maria Sofia Azevedo Pinho Sousa

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#389220 | silvestre | 11 fev 2018 17:20 | Em resposta a: #389219

Boa tarde, Sofia,
Já devia ter "incomodado" há mais tempo. Estou fora de casa com o iPad e por isso torna-se difícil teclar. Vou enviar-lhe pedido de contacto e fica com o meu mail. Fico muito feliz com a sua mensagem.
Vera

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#389228 | mesps | 11 fev 2018 23:48 | Em resposta a: #389220

Vera só para informar que já lhe facultei o meu email. Os meus cumprimentos e boa noite.

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#417760 | Filipe Manuel | 08 set 2019 11:19 | Em resposta a: #325969

Caríssima Graça,

Só hoje li a sua mensagem. Como não sou aderente do geneall, deixei de vir aqui.

Encontrou o que procurou ?

Tenho dados de registos mistos
da Mealhada mas tudo digitalizado, o que requer leitura de cada uma das imagens.

Cordiais saudações,

Resposta

Link directo:

Casal Comba - Vacariça - Mealhada

#423796 | João Mamed | 01 mai 2020 15:43 | Em resposta a: #208890

Os Abrantes de Casal Comba

N1.1 Paula de Abrantes (1), natural do lugar da Mealhada, freguesia da Vacariça, filha legitima de António Vaz e de Maria de Abrantes, irmã do Dr. Manuel de Abrantes casado com D. Maria de Abrantes, filha legitima do Capitão António Lopes Botelho e de Isabel de Abrantes, também da Vacariça. Faleceu a 9/11/1674 em C.C. no estado de viúva. Casou, por volta de 1630 na Vacariça, com Francisco Anes (natural talvez de Casal Comba). Tiveram:
N2.1 Manuel de Abrantes (2), natural de Casal Comba, casado com _ Lopes e moradores no Lugar de Casal Comba da mesma freguesia. Tiveram (pelo menos):
N3.1 Francisco, batizado a 8/2/1662 em Casal Comba, foram seus padrinhos o Capitão Francisco de Abrantes morador na sua quinta no Lugar de Casal Comba e Maria Francisca mulher de João Álvares, da Silvã;
N2.2 Maria de Abrantes (3), natural de Casal Comba, casada 1ª vez com Pedro Francisco, ferreiro falecido em C.C. a 30/7/1662 talvez natural de Sepins. Tiveram (pelo menos):
N3.1 Ventura Francisco, batizado certamente em C.C.. Casou 1ª vez a 25/4/1665 em C.C. com Maria Neta (+ 1673) filha de António Neto de Sepins, enteada da sua mãe; Tiveram:
N4.1 Manuel, batizado a 22/3/1671 em C.C.;
Ventura Francisco casou 2ª com Maria Francisca. Foram moradores no Lugar de Escapães em Sepins. Tiveram;
N4.2 Maria, batizada a 6/10/1675 em Sepins, foram seus padrinhos Manuel e Isabel filhos de Manuel Francisco ferreiro de C.C.;
N4.3 António, batizado a 27/5/1678 em Sepins, foram seus padrinhos Diogo de Abrantes filho de Francisco Anes de C.C.;
N4.4 Isabel, batizada a 8/9/1681 em Sepins, foram seus padrinhos António filho que ficou de Manuel João e Isabel filha que ficou de Pedro Francisco, todos do Lugar de Escapães;
N4.5 Esperança, batizada a 23/4/1684 em Sepins, foram seus padrinhos Manuel filho de Manuel António _ e Isabel de Abrantes mulher de António Fernandes;
N4.6 Mariana, batizada a 24/11/1686 em Sepins, foram seus padrinhos Manuel Francisco Velho de Casal de Bolho por João da Costa, morador em Coimbra, escrivão da candelária, e Isabel filha do sobredito Manuel Francisco;
N4.7 Filipe, batizado a 8/10/1691 em Sepins, foram seus padrinhos bento dos Santos de Cantanhede e Mariana Fernandes mulher de Cipriano Ferreira de Enxofães, Murtede;
N4.8 Ventura, batizado a 28/11/1694 em Sepins, foram seus padrinhos Cipriano Ferreira e Ana solteira ambos de Enxofães;
N3.2 Francisco, casou, com dispensa do 4º de consanguinidade, a 30/4/1685 em Sepins com Maria Fernandes. Foram moradores no Lugar da Alfora freguesia de Sepins. Em 1689 foi padrinho de uma criança em C.C.
N3.3 Isabel de Abrantes, batizada a 26/1/1662 em C.C., foram seus padrinhos João de Sousa da Mealhada e Maria Francisca mulher de António da Costa de Barcouço. Casou a 7/11/1683 em Sepins com António Fernandes o “Grande”, natural do Lugar de Escapães freguesia de Sepins, filho legitimo de Manuel João e de Isabel Fernandes, de Escapães; Tiveram, entre outros:
N4.1 António de Abrantes, batizado a 14/7/1691 em Sepins, oficial de ferreiro, casou a 28/4/1718 em Covões com Maria Francisca. Tiveram, pelo menos:
N5.1 Manuel de Abrantes, batizado a 10/2/1726 em Sepins, casou a 30/11/1749 em Lamarosa com Jerónima Rodrigues. Têm processo de candidatura a Familiar do santo Ofício em 8/1/1773;

Maria de Abrantes casou 2ª vez a 25/4/1665 em C.C. com António Neto, viúvo de Sepins. Tiveram:
N3.4 João, batizado a 1/8/1666 em C.C., foram seus padrinhos o Capitão Manuel Francisco e Isabel de Abrantes;
N3.5 António, batizado a 15/8/1669 em C.C., foram seus padrinhos Tomé Fernandes e Maria Jorge mulher de Francisco Ferreira, todos de C.C.;
N3.6 Maria, batizada a 2/5/1671 em C.C., foram seus padrinhos Miguel da Maia e Maria Marta, de C.C.;
N2.3 Isabel de Abrantes (4), casou antes de 1660, com António Fernandes (+7/10/1687), almocreve da Vacariça. Tiveram:
N3.1. António Fernandes, batizado a 2/4/1660 no Lugar da Mealhada, freguesia da Vacariça, foram seus padrinhos Manuel Nogueira e Isabel Antónia mulher de Manuel Gomes ligeiro. Casou a 17/6/1680 em C.C. com Ana Luís filha legitima de Francisco Luís e de Maria Martins, de C.C. Tiveram dispensa do 4º de consanguinidade para casarem;
N3.2 Mariana de Abrantes, batizada a 14/10/1663 em C.C., foram seus padrinhos o Alferes Manuel Francisco, de C.C., e Vitória Gaspar mulher de Manuel Ferreira, ferreiro da Mealhada
N3.3 Manuel, batizado a 2/1/1666 em C.C., foram seus padrinhos Francisco Ferreira do Sobrado e Antónia Fernandes mulher do Capitão, todos de C.C.;
N3.4 Francisco, batizado a 11/10/1667 em C.C., foram seus padrinhos André Pires e Ana Fernandes mulher de Francisco ferreira;
N3.5 Maria Fernandes, batizada a 17/12/1669 em C.C., foram seus padrinhos António Neto e Paula solteira, de C.C. Casou a 22/5/1701 em C.C. com Manuel Gonçalves viúvo, de Escapães, filho legitimo de Manuel António e de Helena Fernandes;
N3.6 Clara, batizada a 14/2/1672 em C.C., foram seus padrinhos Manuel Gomes e Clara filha de Manuel Ferreira, da Mala;
N3.7 Sebastiana, batizada a 24/3/1674 em C.C., foram seus padrinhos Manuel Ferreira da Mealhada e Antónia Fernandes mulher co Capitão de C.C.
N3.8 Clara, gémea da Sebastiana batizada no mesmo dia, foram seus padrinhos Manuel Ferreira, de Cassemes e Domingas filha de Paula de Abrantes;
N3.9 Isabel de Abrantes, batizada a 7/5/1677 em C.C., foram seus padrinhos o Reverendo. Prior e Francisca solteira filha de Paula de Abrantes. Casou a 1/10/1701 em C.C. com João Fernandes Camelo. Testemunha do casamento: Diogo de Abrantes. C.G. – Meus antepassados;
N3.10 Joana de Abrantes, batizada a 16/2/1682 em C.C., foram seus padrinhos o Padre João de Oliveira da Fonseca e Maria Marta mulher de Francisco Ferreira Marques, do Lugar de C.C. Casou a 4/9/1702 em C.C. com José Fernandes filho de Manuel Fernandes, do Lugar do Pereiro, freguesia da _. Testemunha do casamento: Diogo de Abrantes. Tiveram pelo menos:
N4.1 Maria, batizada a 9/7/1702 em C.C., foi sua madrinha Maria Ferreira mulher de Manuel ferreira do Sobrado
N4.2 Isabel, batizada a 15/6/1705 em C.C., foi seu padrinho António Fernandes Padilha;
N2.4 Ana de Abrantes (5), casou a 20/5/1662 em C.C. com André Pires. Faleceu no Lugar da Pedrulha a 20/09/1699 no estado de viúva. Tiveram, pelo menos:
N3.1 Maria de Abrantes (hipótese) casada com Manuel Fernandes, da Pedrulha que tiveram:
N4.1Manuel, batizado a 11/8/1683 em C.C., foram seus padrinhos António Francisco e Maria solteira filha de Manuel Pires, todos da Pedrulha;
N4.2 Mariana, batizada a 6/5/1686 em C.C., foram seus padrinhos João Francisco e Ana fernandes mulher de António Francisco, da Pedrulha;
N4.3 Mariana, batizada a 5/10/1687;
N3.2 Mariana, batizado a 20/5/1662 em C.C., foram seus padrinhos D. Maria Calado Roma mulher de Francisco Leitão de Sousa, da Cidade de Coimbra; deverá ser esta Mariana que casou 1ª vez a 9/12/1692 com Manuel Fernandes do Lugar da Pedrulha, C.C. Tiveram:
N4.1 Nicolau de Abrantes, batizado a 12/12/1693 em C.C. foram seus padrinhos Francisco Ferreira Marques, o novo, e Maria solteira filha de Manuel Ferreira Espinhal, todos do lugar de C.C. terá sido este o Nicolau que em 1712 foi testemunha de um casamento;
N4.2 Maria, batizada a 6/5/1697 em C.C., foram seus padrinhos Diogo de Abrantes e sua irmã Domingas solteira;
N4.3 Ana, batizada a 8/10/1701 em C.C., foram seus padrinhos João Fernandes (Camelo) genro de Isabel de Abrantes e Ana filha de Domingos João, da Pedrulha;
Mariana casou 2ª vez a 22/6/1700 com Manuel Francisco filho de João Francisco (Gandra);
N3.3 Francisco, batizado a 23/3/1664 em C.C., foram seus padrinhos Francisco Leitão C.O.X, morador em Coimbra e uma sua filha;
N2.5 Esperança de Abrantes (6), casou a 4/5/1673 em C.C. com Diogo Gonçalves, filho legitimo de Jorge Gonçalves e de Antónia Francisca, defuntos, do Lugar da Grade freguesia de São Miguel de Vila Nova;
N2.6. Domingas de Abrantes (7), solteira;
N2.7 Diogo de Abrantes (8);
N2.8 Francisca de Abrantes (9), solteira, deve ser a Francisca que em 1676 foi madrinha de uma criança. Faleceu a 25/01/1705 no Lugar de C.C.;

Por entroncar:
Capitão Francisco de Abrantes, em 1662 foi padrinho de um filho do Manuel de Abrantes;
Quem será a Maria de Abrantes de Casal Comba falecida a 12/9/1675?

Conclusões:
Nestas datas, todos os Abrantes de Casal Comba são parentes, com a possível, mas pouco provável exceção do Capitão Francisco de Abrantes;
Como só existe um ramo de Abrantes em Casal Comba, é muito provável que a sua origem seja noutro local;
Esse local, muito possivelmente será a freguesia da Vacariça, onde existem vários ramos de Abrantes;
Em Sepins, freguesia do Concelho vizinho de Cantanhede, também existem Abrantes, mas devem ser originários dos de Casal Comba, através dos filhos da Isabel de Abrantes;

(1) A filiação da Paula de Abrantes é uma hipótese. Pelas datas bate certo, e por haver uma Paula de Abrantes solteira em 1630, filha do referido casal, e devido ao nome Paula não ser muito comum, e também por não aparecer nenhuma Paula de Abrantes a falecer na Vacariça, leva-me a concluir que esta Paula é o primeiro Abrantes em Casal Comba;
(2) Em nenhum lado aparece a filiação deste Manuel de Abrantes, mas pelas datas e pelo lugar tudo leva a crer que seja filho da Paula de Abrantes;
(3) Idem e também pelos padrinhos dos filhos;
(4) Idem;
(5) Idem;
(6) Esta é comprovadamente filha da Paula de Abrantes;
(7) Esta também;
(8) Este também;
(9) Pelas datas;

João Mamede

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#423909 | clover779 | 05 mai 2020 00:19 | Em resposta a: #423796

Caro João Mamede,
grande trabalho aqui expõe.

Teria mais alguma informação sobre os filhos do casal Ventura Francisco e Maria Francisca (de Sepins, Cantanhede?

Nomeadamente o filho "N4.8 Ventura, batizado a 28/11/1694 em Sepins, foram seus padrinhos Cipriano Ferreira e Ana solteira ambos de Enxofães;" que creio ter vindo a casar na freguesia de Outil (concelho de Cantanhede) com Ursula Ribeira, também ela não era de lá, em 5/10/1719 (https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36706&FileID=298208).

Este casal teve descendência em Outil, nomeadamente um filho Manuel Francisco de Abrantes e uma filha Maria Teresa de São José, do lado da filha viria a perpetuar um "novo" apelido que ainda hoje existe, o apelido "Ventura".

No entanto, apesar de tudo me levar a crer que o Ventura Francisco de Outil é o mesmo que aqui indica, nos registos de Outil ora diz que ele era natural da freguesia de Sepins ora mais precisamente de Alfora, e creio que nunca vi a menção a Escapães (talvez sejam lugares contíguos, e o conhecimento dos ascendentes dele no couto de Outil seria fraco), mas procurei nos registos de Alfora e não há registo de nenhum Ventura, apenas esse em Escapães. Ventura Francisco (filho) faleceu em Outil em 5/4/1751.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#423926 | clover779 | 05 mai 2020 15:25 | Em resposta a: #423796

Boa tarde, mais uma nota:

"N5.1 Manuel de Abrantes, batizado a 10/2/1726 em Sepins, casou a 30/11/1749 em Lamarosa com Jerónima Rodrigues. Têm processo de candidatura a Familiar do santo Ofício em 8/1/1773;"

A filha Ana Maria de Abrantes, veio também casar em Outil (na capela de Vila Nova de Outil) a 11/02/1778, com Joaquim Rodrigues dos Santos, de Vila Nova de Outil. Ana Maria de Abrantes era natural de Ardezubre (Lamarosa) .

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#423962 | João Mamed | 06 mai 2020 11:38 | Em resposta a: #423909

Caro Nuno Silva

Esse ramo não desenvolvi. Se quiser posso lhe enviar o ficheiro em word, que é mais fácil de ler, pois ao colocar aqui no fórum, houve uma desformatação, o que complica um pouco a leitura.
Eventualmente pode ser filho deste casal:
N3.2 Francisco de Abrantes, casou, com dispensa do 4º de consanguinidade, a 30/4/1685 em Sepins com Maria Fernandes filha legitima de Francisco Fernandes e de Ana Fernandes, do Lugar da Alfora, Sepins. Foram moradores em Alfora;

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#424371 | clover779 | 23 mai 2020 19:40 | Em resposta a: #423962

Boa tarde. Sim, pode enviar para o meu email, mas creio que as inferência estarão corrects, são demasiadas coincidências ;).

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#424390 | João Mamed | 24 mai 2020 12:56 | Em resposta a: #424371

Caro Nuno
Pode-me enviar o seu e-mail?
Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#424875 | san1 | 13 jun 2020 08:45 | Em resposta a: #423796

Bom dia,

O casal António Fernandes e Isabel de Abrantes (c1660) são meus 9os avôs.
Por isso fiquei muito interressada por este tópico.

Mas tenho algumas perguntas :
- Não encontrei em Casal Comba o batisado de Isabel de Abrantes em 26/01/1662. Existe uma Isabel batisada em 26/01/1666, mas é filha de Manuel João e Maria Francisca… (foto m17)
- Como encontrou os pais de Maria de Abrantes (Francisco Anes e Paula de Abrantes) a mãe de Isabel ? não consegui
- Não encontrei o assento de obito de Pedro Francisco (o pai de Isabel) em Sepins ou em Casal Comba na data de 30/07/1662, faleceu num outro lugar ?

Eu descendo de Mariana de Abrantes, filha do casal sobredito. Deve ter nascido por volta de 1685, faleceu em 17/08/1737 (Ourentã). Casou em Escapães (Sepins) com Manuel Jorge Silvano (também chamado Manuel Jorge Pascoal, Manuel Jorge de Abrantes) em 25/08/1705. Deixaram vária descendência em Ourentã).

Sobre o seu irmão Antonio (14/07/1691) :
- Casou primeiro com Maria Francisca em 28/04/1718 nos Covões. Tiveram pelo menos Ana de Abrantes (casada com Antonio Pires), Manuel de Abrantes (b10/02/1726) (casado com Jeronima Rodrigues) e Antonio (b15/04/1728).
- Casou depois com Maria Francisca da Cruz em 28/05/1731 em Sepins. Tiveram pelo menos : Maria (b15/10/1732), Ursula (b21/10/1737), Josefa (b08/07/1742), Ventura (b17/11/1745) e Teresa (b04/03/1754).

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#443209 | Rui Macedo Cabral | 17 set 2022 14:33 | Em resposta a: #423796

Olá!
Verifico que investiga bem as paroquiais.
Não se deparou com Adriano Baptista Ferreira, que foi o primeiro presidente da Câmara da Mealhada? Ou do seu sogro Joaquim Lopes Carreira de Melo?
Sou descendente destas pessoas. Toda a informação será útil.
Cumprimentos, Rui Cabral.

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#443211 | Jorge Resende | 17 set 2022 19:59 | Em resposta a: #208890

Rui,
Adriano cursou Direito em Coimbra
Pode solicitar ao Arquivo da Universidade processo de curso
https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=244207

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#443215 | Jorge Resende | 17 set 2022 21:14 | Em resposta a: #208890

https://www.gutenberg.org/ebooks/27387

Este autor da biografia de agostinho de Macedo teria sido o sogro de Adriano???? 1816-1885

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#443216 | Jorge Resende | 17 set 2022 21:24 | Em resposta a: #208890

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1259369 tif 108, óbito de Joaquim Carreira Melo falecido em Vale de Cambra em 1885 e cujo cadaver entrou em jazigo familiar, em Vacariça. Foi casado co Maria José Andrade Melo.

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#443217 | Jorge Resende | 17 set 2022 21:34 | Em resposta a: #208890

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1259351 tif 258
batismo em 1816 de joaquim carreira melo

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#443218 | Jorge Resende | 17 set 2022 23:08 | Em resposta a: #208890

https://geneall.net/pt/nome/2888964/maria-luisa-de-andrade-carreira-de-melo/

talvez fosse a mulher de Adriano...

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#445743 | Rui Macedo Cabral | 08 fev 2023 00:16 | Em resposta a: #443215

sim, está correcto.

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#445744 | Rui Macedo Cabral | 08 fev 2023 00:16 | Em resposta a: #443215

sim, é verdade.

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#445745 | Rui Macedo Cabral | 08 fev 2023 00:19 | Em resposta a: #443216

Procuro o pai deste Adriano Baptista Ferreira. Chamava-se João Baptista Ferreira. Sei do casamento, mas não sei o óbito.

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#445747 | Jorge Resende | 08 fev 2023 01:12 | Em resposta a: #208890

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1118941
Ainda Adriano, deve ter morrido cerca 1895

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#445753 | Jorge Resende | 09 fev 2023 00:11 | Em resposta a: #208890

Onde e quando casou João Batista Ferreira?

Resposta

Link directo:

Vacariça - Mealhada - ADAveiro

#445821 | peninha | 11 fev 2023 19:34 | Em resposta a: #208890

Caros Confrades
Henrique Herculano de Moura, natural de Angola (tanto quanto suspeito Moçâmedes), onde nasceu por volta de 1871, filho de Herculano Augusto de Moura e de D. Henriqueta Emília de Almeida; solteiro, com 20 anos, na Mealhada, freguesia da Vacariça, em 4.2.1891, com dispensa, casou com a sua parente Elisa (da Costa) Sales, solteira, com 24 anos, natural desta freguesia onde nasceu em 30.5.1866 e foi baptizada em 24.6.1866, filha de Augusto da Costa Sales e de D. Ana Guilhermina de Melo Brandão. (Fonte; assento de casamento de 4.2.1891, Livro Casamentos Mealhada, Vacariça 1878-1892, fotograma 160).

Quiçá algum Confrade saiba se deste casamento houve descendência e queira partilhar.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 06:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen