Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#209039 | Canelas | 23 set 2008 15:22

Caros participantes

É vasta e rica a informação trocada neste forum relativamente a famílias, com as suas diversas incidências, do concelho de Penalva do Castelo. Todavia esse acervo encontra-se disperso por variados tópicos, dos quais se destacam:-
"Bolsa de pesquisas no ADViseu e CELamego;
Albuquerques de Esmolfe, Penalva do Castelo, Viseu;
Família Figueiredo a partir de Vila Cova do Covelo;
Famílias de Castelo de Penalva (Viseu);
Famílias de Vila Cova do Covelo;
Família Almeida - Penalva do Castelo", etc.

Penso que seria vantajoso um intercâmbio de carácter mais geral, tendo sempre por denominador comum Penalva do Castelo, com as inevitáveis ramificações aos concelhos vizinhos: Mangualde, Viseu, Sátão, Fornos de Algodres, etc.

Pelo meu lado, posso adiantar que pesquiso, pelo lado materno, mais concentradamente, nas freguesias da Ínsua, Esmolfe, Castelo de Penalva, Pindo, apelidos como Campos, Gomes, Ferreira, Albuquerque, Amaral, Pina, Martins, Rodrigues, Figueiredo, Baptista, Almeida.

Se, acaso, alguém deparar com António de Campos, natural da Quinta de Esporões, Ínsua, filho de João de Campos e de Josefa de Jesus, que terá nascido cerca de 1785 (o AD Viseu não consegue localizar o assento de baptismo apesar de em alguns documentos constar que é natural de Esporões, Ínsua) e que casou em 28.06.1810 na Ínsua com Rita Belarmina, filha de Domingos Ferreira da Silva Teles e Maria Josefa, agradeço qualquer infomação, que me permita avançar nesta linha.


Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#226650 | Canelas | 17 abr 2009 12:32 | Em resposta a: #209039

Bom dia

Renovação do tópico, decorrido cerca de meio ano...

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#226702 | JMCM | 17 abr 2009 18:44 | Em resposta a: #226650

Caro Cesar

Tenho os seguintes dados da Zona de Viseu, pertencendo a minha família Materna, é possível que entronque nos seus dados e ou tenha alguns relacionados com estes, que muito agradecia que me enviasse.
Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

OLIVEIRA
Aldeia das Posses, Castelo de Penalva, Penalva de Castelo, Viseu

1. MARTINHA OLIVEIRA, solteira, natural da Portela da Freguesia do Castelo de Penalva.
E de N.
Tiveram:
2 (1) Josefa de Oliveira, que segue em §2
2 (2) Maria de Oliveira, que segue.

2. MARIA DE OLIVEIRA
Teve um filho, com o seu sobrinho, MANUEL LOURENÇO, que segue em 3 no §2

§ 2

2. JOSEFA OLIVEIRA, solteira, natural e moradora em Pejes, Freguesia do Castelo de Penalva, Concelho de Penalva do Castelo, Viseu.
E de N
Tiveram:
3. MANUEL LOURENÇO, baptizado a 27.08.1768, na Igreja de Pejes, natural de Pejes, Aldeia de Posses, Freguesia do Castelo de Penalva, Concelho de Penalva do Castelo, Viseu.
Teve da sua tia MARIA DE OLIVEIRA, natural da Aldeia das Posses, Freguesia do Castelo de Penalva, Concelho de Penalva do Castelo.
Tiveram:
4. DOMINGOS (JOSÉ) OLIVEIRA, baptizado a 06.08.1783, na Igreja de Pejes, natural do lugar de Pejes, Aldeia das Posses, Freguesia São Pedro do Castelo de Penalva, nasceu a 28.07.1783.
Casou com ANA MARIA, natural de Mangualde (Rocio). Vid. CUNHA, de Mangualde
Tiveram:
5. JOAO MANUEL DE OLIVEIRA, nasceu em Mangualde (Rocio), b 12.06.1818 em casa pelo Cura António José da Trindade e foi feito o assento de baptismo em 24.06.1818 e assinado pelo Padre Joaquim José de Seabra.
Casou no dia 28.09.1838, na Igreja de São Julião Mangualde com D. FELÍCIA JOAQUINA DE FIGUEIREDO, natural de Santo André, Braga, depois de casado foram viver para o Rocio de Mangualde.
Tiveram:
6. EMÍLIO DE OLIVEIRA E MELO, natural de Mangualde (Rocio), b. 2.8.1848, com 12 dias, Proprietário e Escrivão de Fazenda por Castro D´ Aire (1901).
Casou em Viseu com D. MARIA DE JESUS MACEDO BRANQUINHO, natural da Guarda
Tiveram:
7. JOSE AUGUSTO BRANQUINHO DE MELO, nasceu no dia 14.5.1871, as 8 horas no lugar de Pinheiro, Papizios, Carregal do Sal, Viseu, b. 29.6.1871 na Paroquia de Papizios, Carregal do Sal, Diocese de Viseu. Proprietário
Faleceu no Carregal do Sal a 04.12.1936.
Casou com D FIRMINA VILLAGELIN na Igreja de Currelos, Concelho do Carregal do Sal, Diocese de Viseu, filha de D. João Villagelin e de Martinha Autorane, *s de Tuy . Redondela, Espanha, (não encontrei o assento de casamento)


CUNHA
1. ANTÓNIO DA CUNHA, natural de Mangualde (Rocio).
Casou com EUFRÁZIA MARIA, natural de Mangualde (Rocio).
(pedi para Viseu, os assentos de Nascimento não encontraram?)
Tiveram.
2. ANNA MARIA natural de Mangualde (Rocio)
Casou com DOMINGOS JOSÉ OLIVEIRA, natural da Aldeia das Posses, Freguesia do Castelo de Penalva, cg. Vid. OLIVEIRA, da Aldeia de Posses

RODRIGUES
1. JOÃO RODRIGUES, natural de Vila de Mangualde.
Casou com EUFÉMIA DE FIGUEIREDO, natural do lugar de Santo André, Freguesia de São Julião de Mangualde, Viseu
(quem são os pais? pedi para Viseu não encontraram)
Tiveram:
2. ANTÓNIA JOAQUINA DE FIGUEIREDO, natural de Santo André, Freguesia de São Julião de Mangualde.
Casou com FRANCISCO JOSÉ ESTEVES, cg. Vid ESTEVES, da Freguesia de São Martinho, Braga, (Não encontrei o assento de Casamento?)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#226902 | farhuk | 19 abr 2009 23:21 | Em resposta a: #209039

Caro César

Gostaria de pesquisar a minha família paterna, mas não tenho dados para começar. Uma vez que não tenho grande disponibilidade para me deslocar, gostaria de o fazer com alguns dados concretos para me situar. Deste modo, ficaria imensamente grato se, nas suas pesquisas na Ínsua, deparasse com Henrique da Costa Faro, casado com Barbara Alves Vaz, falecido em Sangemil - Ínsua, entre o ano de 1958 e 1962 e me facultasse datas e outros elementos que possa encontrar.

Agradeço antecipadamente qualquer informação
F.Costa Faro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#226935 | Canelas | 20 abr 2009 10:21 | Em resposta a: #226702

Bom dia

Caro José Maria

Obrigado pelos dados que rapidamente disponibilizou, mas que, aparentemente, não entroncam nos meus. Irei contudo conferir melhor, pois possuo ascendentes na freguesia de Castelo de Penalva, designadamente, nos lugares de Aldeia das Posses e Pejes.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#226937 | Canelas | 20 abr 2009 10:43 | Em resposta a: #226902

Bom dia

F. Costa Faro

Pode facilmente começar por obter cópia simples do assento de baptismo de seu pai. Nele constarão os nomes e, possivelmente, a naturalidade, de seus avós e bisavós. Fica desde logo com quatro linhas de pesquisa.
Pode também obter junto da Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo, cujo contacto de e-mail é crcpcom.penalva-castelo@dgrn-mj.pt, cópia simples do assento de óbito de Henrique da Costa Faro, onde constarão elementos que lhe permitam prosseguir as pesquisas.
Relembro que, por norma, os livros de registo de assentos paroquiais - baptismos, casamentos e óbitos - com mais de cem anos encontram-se nos arquivos distritais.

Cumprimentos e boas pesquisas.

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#228523 | farhuk | 06 mai 2009 01:04 | Em resposta a: #226937

Boa noite
Caro César Tavares

Antes de mais queria agradecer-lhe a sua informação, mas tenho de concluir que não será fácil a minha pretençãopois, de Fátima a Viseu é uma longa distância e o meu trabalho não me facilita tempo para a deslocação e pesquisa.
Solicitei cópia da certidão de óbito de meu avô`ao Arquivo Distrital de Viseu e responderam-me que só têm registos com mais de cem anos. Pedi à Conservatória do Registo Civil cópia da certidão de óbito de meu pai, mas nada me responderam. Solicitei ao Pároco da Paróquia de Ínsua cópia do registo de baptismo de meu pai, nascido no ano de 1911 (esta é a informação que tenho) mas ele respondeu-me que só tem registos a partir de 1943. Nos fins de semana já procurei familiares que não conheço, mas que me foram indicados, mas não os encontrei.
Isto não é nada fácil e, pior ainda, para um pricipiante. É mesmo para desanimar!
Tome isto como um desabafo da minha parte, mas se lhe passar pelas mãos algo que me possa ajudar eu ficar-lhe-ia muito agradecido. Vou continuar a estar atento.
Com os meu agradecimentos
Costa Faro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#228542 | Canelas | 06 mai 2009 09:55 | Em resposta a: #228523

Caro Costa Faro

As dificuldades que enfrenta são normais e comuns a todos os que se interessam pela genealogia.
Quanto às pesquisas, no meu caso, e penso que da maioria de nós, são feitas maioritariamente à distância. Estranho que não tenha obtido resposta da Conservatória de Penalva do Castelo, pois, habitualmente, são solícitos e céleres. Certificou-se que o pedido chegou mesmo ao destino? Porque não tenta, através do endereço electrónico, de novo e à atenção da Conservadora, Dr.ª Aurora da Costa Cabral Lima? Com as datas que possui será relativamente fácil.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#249736 | Vimpério | 12 fev 2010 15:45 | Em resposta a: #209039

Caro César Tavares

Tenho a descendência do casal Francisco de Pina, filho de Francisco de Pina (de Vila Cova do Covelo) e Juliana de Figueiredo e Maria Cabral, filha de Manoel de Lemos e Isabel Antunes, ambos da Fresta. Francisco de Pina e Maria Cabral casaram-se no final do séulo XVII.

Caso tenha interesse, é só pedir.

Receba meu melhores cumprimentos,

Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#249743 | guerra1 | 12 fev 2010 18:02 | Em resposta a: #249736

Caros Confrades:procuro origens de João Coelho,nascido em Pindo/Penalva Castelo a 2.07.1710.Teve filho Miguel Coelho que casou em !739.Procuro tb.origens do casal Francisco Caetano Leitão casado com Antónia de Almeida natural de Penalva Castelo casados c.1660 a 1680.grato por qualquer ajuda,visto não existirem assentos no ADVISEU.j.g.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#261860 | ricdiver | 10 set 2010 01:03 | Em resposta a: #209039

Caros senhores, seria possivel descobrir em qual freguesia de Viseu o meu finado avô nasceu?!
Seu nome era Cezar Fonseca da Costa Adão, filho de José da Costa Adão e Lucinda Fonseca da Costa Adão.
Nasceu em 09/01/1907 no Conselho de Viseu.
Desde já agradeço a todos.
Atenciosamente,
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#287923 | guerra1 | 25 set 2011 15:02 | Em resposta a: #209039

Caros Confrades:procuro origens do casal João Coelho nascido em 2.7.1710 e mulher Luisa Lopes nascida a 10.1.1714 ambos naturais de Pindo,Penalva Castelo que casaram cerca de 1737 e tiveram o filho Miguel Coelho nascido em Pindo em 8.3.1739.Grato por qualquer ajuda.jg.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#319399 | ricdiver | 19 dez 2012 19:07 | Em resposta a: #209039

Boa tarde caro César Tavares,
O senhor teria alguma informação sobre a família Fonseca da Costa?
Meu avô, César Fonseca da Costa, nascido na freguesia de Ínsua, conselho de Penalva do Castelo em 09/01/1907, era filho de José da Costa e Lucinda da Fonseca. Ele veio para o Brasil com apenas 5 anos de idade e pouco sabemos sobre a família que ficou em Portugal.
Não sabemos, por exemplo, quais eram as profissões de meus bisavós, se deixaram alguma herança para meu avô...
Desde já agradeço qualquer informação.
Cumprimentos
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#319626 | Canelas | 23 dez 2012 23:28 | Em resposta a: #319399

Caro Ricardo Costa
Articulando o conteúdo desta mensagem com o que escreveu numa outra denominada "Herança de César Fonseca da Costa" posso adiantar o seguinte.
Encontrará na Internet vasta informação sobre Penalva do Castelo, incluindo aqui no fórum. Existe um blog de Gabriel Albuquerque Costa (que há alguns anos foi Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, correspondente a Prefeito, intitulado "Gentes e Lugares de Penalva" ou "Gentes e Lugares de Castendo" (assim se chamava a sede do Concelho até Agosto de 1957), que pode ser útil. No princípio do sec. XX, Penalva do Castelo era um concelho cuja actividade principal era a agricultura. A esmagadora maioria das propriedades da freguesia da Ínsua pertencia à Casa da Ínsua, ou Solar dos Albuquerques, fundada no terceiro quartel do sec. XVIII por Luis Albuquerque Pereira de Melo e Cáceres, que foi governador da capitania de Mato Grosso e Cuiabá, e erigiu, entre outros, o Forte Príncipe da Beira.
A população da freguesia da Ínsua empregava-se maioritariamente na Casa da Ínsua, como assalariada rural. Havia, também, diversas classes de artífices - pedreiros, carpinteiros, etc -, sendo significativo o número de moleiros do rio Côja.
Eu próprio tive tios-avós que, em finais do sec. XIX e princípios do Sec. XX emigraram para o Brasil.
Pode adiantar-nos algo mais sobre a família que ficou em Portugal? Nome de pessoas, datas, lugares, histórias de família, etc. Há várias fontes onde recorrer, sendo as mais ricas os registos paroquiais, notariais, e mesmo de natureza registral.
Votos de Feliz Natal.

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#319670 | ricdiver | 24 dez 2012 19:36 | Em resposta a: #319626

Exmº senhor César Tavares,
Fico muito grato por vossa atenção neste assunto, sei que é um tanto difícil encontrar informações no passado, mas o que me encoraja é saber que existem pessoas assim como o senhor, estudiosas, solícitas e generosas.
Não temos muitas informações sobre a família que ficou em Portugal, apenas as que constam no assento de nascimento de meu avô, cujo documento solicitado no Portal do Cidadão chegou até mim na semana passada.
Nela, por exemplo, não consta a paróquia onde meu avô foi batizado.
Os dados constantes são os seguintes:
Registando: César Fonseca da Costa, nascido as 07 horas do dia 09 de janeiro de 1907, natural da freguesia de Ínsua, conselho de Penalva do Castelo
Filho de José da Costa, casado, natural da freguesia de Ínsua, conselho de Penalva do Castelo, residência habitual Brasil (disto não fazíamos a menor idéia, pois, a informação que meu pai tem é de que meu avô veio para o Brasil quando tinha apenas 5 anos trazido por duas tias portuguesas).
Filho de Lucinda da Fonseca, casada, natural da freguesia de Ínsua, conselho de Penalva do Castelo, residência habitual Castendo, Ínsua, Penalva do Castelo.
Avós Paternos: João da Costa e Maria Rita
Avós Maternos: Francisco José da Fonseca e Maria Clementina da Fonseca.
Já tentei, através de e-mail, conseguir informações no Arquivo Nacional do Rio de janeiro sobre a chegada de meu avô, mas como não sabemos a data exata deste evento, a pesquisa deverá ser feita por mim in loco. Tentarei fazer isto em minhas férias de trabalho, pois, moramos em um estado vizinho, Espírito Santo.
Já enviei uma mensagem para serviço de finanças de Penalva do Castelo, para saber se há algum bem de herança para meu avô mas já fazem aproximadamente 15 dias que não tenho resposta alguma.
A família aqui no Brasil está curiosa sobre as origens portuguesas, e como meu pai não tem muita habilidade com a internet eu o estou ajudando a juntar o quebra-cabeças.
Novamente, agradeço vossa ajuda e em meu nome e de minha família, desejamos ao senhor e vossa família os melhores votos de feliz natal e próspero 2013, cheio de realizações.
Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#319746 | Canelas | 26 dez 2012 22:53 | Em resposta a: #319670

Caro Ricardo Costa

Obrigado pelas simpáticas palavras que dirige a quem, modestamente, tenta ajudar todos aqueles que procuram, na diáspora, descobrir ou aprofundar o conhecimento das suas raízes.
Embora este espaço seja vocacionado, essencialmente, para a descoberta dos nossos ancestrais, não menos importante é o papel desempenhado na descoberta de familiares desconhecidos. No caso em apreço, pode contar sempre com esta comunidade que aqui se junta no Geneall. Em genealogia, os progressos são, predominantemente, lentos. É preciso alguma dose de paciência e alguma sorte. Dificilmente, não terá parentes em Penalva do Castelo e, até, nos concelhos limítrofes: Viseu, Mangualde, Sátão, etc. Basta consultar a lista telefónica disponível on-line (lista branca) para, no concelho de Penalva do Castelo, encontrar várias pessoas com os sobrenomes que lhe são familiares: Costa, Fonseca. Acresce que Penalva é um concelho pequeno, com cerca de 9 mil pessoas, muitas das quais se conhecem entre si.
Por sua vez, o Arquivo Distrital de Viseu, que detém os livros paroquiais (assentos de baptismo, casamento e óbito), disponibiliza já on-line alguma documentação, que vem, progressivamente, libertando, incluindo registos paroquiais de Penalva do Castelo, e, mais precisamente, da freguesia da Ínsua, o que facilita.
Como já referi anteriormente, o património imobiliário estava (como ainda está, em menor grau) na posse da Casa da Ínsua, e não será nada fácil à Repartição de Finanças localizar, para a época em causa, bens em nome dos seus ascendentes.
Votos de Festas Felizes.
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#319816 | mqs | 28 dez 2012 04:55 | Em resposta a: #209039

Caro César Tavares e restantes confrades,
Procuro ascendência e dados de Caetano da Silva, natural de Sezures (Penalva do Castelo, Vila Cova do Covelo), filho de Manuel da Silva do mesmo lugar e de sua mulher Ana Lopes, casados possivelmente em Sezures a 6.5.1692.(Isto por apenas ter encontrado um casamento, com Manuel da Silva e uma Ana Roiz (em vez de Lopes)- e a ser este casamento, Manuel da Silva será filho de Francisco Pinto e de Catarina Fernandes do lugar da Louroza, e Ana Roiz/Lopes filha de Rodrigo Álvares e de Joana Lopes, do lugar de Sezures).
Caetano da Silva, viuvo de Maria Cardoza, natural de Vila Cova do Covelo, filha de Francisco Ferreira de Sezures?/Vila Cova/Quinta da Ponte (dúvidas tenho exactamente de onde é natural), e de Maria Vaz, de Vila Cova do Covelo, veio a casar em Forninhos , Aguiar da Beira, a 27.11.1748 com Francisca Pires do mesmo lugar, filha de Domingos Gonçalves e de Domingas Pires, esta de Forninhos.
Teve descendência em Aguiar da Beira, Forninhos, nomeadamente, e do seu primeiro casamento com Maria Cardoza, de quem descendo:
- Cipriano José da Silva * 15.2.1733 cc Thereza Maria Leal
- Francisco José da Silva * 3.12.1738 smn
- Micaela * 1.12.1743
Agradeço desde já, qualquer ajuda!
Com os melhores cumprimentos,

Miguel QS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#319902 | Saba | 29 dez 2012 23:22 | Em resposta a: #209039

Colega,

Tenho um Luis Lopes, natural de Esmolfe, filho de Manuel Gomes e Maria Fernandes. Casou em Carnaxide, Oeiras em 1705.

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#358539 | magrapo | 14 jun 2015 01:26 | Em resposta a: #209039

Prezados Confrades,
Boa noite.

Procuro saber se meu Bisavô Anthero Gomes é natural de Penalva. Ele nasceu em 1894 e veio para o Brasil em 1901. Não consigo localizar nenhum dado dele, sei que era de Viseu. Era casado com Hermelinda videira natural de Beira Alta - Fornos de Algodres. Obrigado!

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#373093 | ricdiver | 11 ago 2016 13:21 | Em resposta a: #319746

Caro Senhor César Tavares,
Depois de muito empenho e pesquisa, consegui encontrar e solicitar o assento de batismo de meu avô.
Seu nome era Cesar Fonseca da Costa, filho de José da Costa e Lucinda da Fonseca. Ambos naturais da freguesia de Insua, Conselho de Penalva do Castelo.
Meu desafio atual é saber se há inventário dos mesmos. Em 27/07/16, enviei um e-mail para crcpcom.penalva-castelo@dgrn.mj.pt mas até o momento não obtive resposta alguma.
Cumprimentos,
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#373104 | Canelas | 11 ago 2016 18:49 | Em resposta a: #373093

Caro Ricardo Costa
Em genealogia, como na vida, a perseverança compensa.
Não será fácil saber se houve ou não inventário, desde logo porque isso pressupõe a existência de acervo para partilhar. Como já referi, à época o património imobiliário pertencia quase exclusivamente à Casa da Ínsua, da família Albuquerque Pereira de Melo e Cáceres.
A ter havido inventário obrigatório (devido à existência de herdeiros menores) processou-se no Tribunal Judicial de Mangualde, e poderá ter sido já incorporado no Arquivo Distrital de Viseu.
No caso de a eventual herança ser constituída por imóveis e não haver herdeiros menores, ausentes ou incapazes, a partilha teria sido outorgado em cartório notarial. O espólio dos antigos tabeliães está já à guarda do AD de Viseu e o arquivo do extinto cartório notarial de Penalva do Castelo (público) encontra-se no cartório notarial da notária dr.ª Joana Alexandra Trindade Amaral.
Informações sobre inventário ou partilhas dificilmente lhe serão fornecidas pela Conservatória de Penalva do Castelo ou pela Repartição de Finanças.
Se tiver nisso interesse, posso fornecer os pertinentes contactos.
Cumprimentos
César Tavares

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#375199 | marisasantos | 13 nov 2016 22:20 | Em resposta a: #319902

Tenho um antepassado Bernardo Lopes de Esmolfe,mas o Arquivo ainda não disponibilizou os livros.

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#381265 | GIOVANNICG | 22 mai 2017 15:02 | Em resposta a: #209039

Bom dia a todos,

Meu nome é Giovanni Cabral Grisolia sou brasileiro do Rio de Janeiro, meu pai é italiano, minha mãe é brasileira, filha de portugueses de Penalva do Castelo, infelizmente não conheci meus avós, minha avó faleceu quando minha mãe tinha 3 anos e meu avô 2 anos antes de meu nascimento, gostaria se possível conseguir alguma ajuda dos senhores para obter mais informações sobre minha família portuguesa.

Meus avós:

Affonso Cabral, nasceu em 03/02/1898 (Quintãs, Penalva do Castelo), filho de João Cabral e Emilia de Almeida, já localizei a certidão de nascimento dele na Paróquia de Castelo de Penalva.

Maria da Luz de Almeida (nome de solteira) passou a ser Maria da Luz Cabral depois de casada, nasceu em 10/04/1899 (Sandiães, Penalva do Castelo), filha de Antonio de Almeida e Maximina de Almeida.

Meus avós se casaram provavelmente antes de 1922, pois minha tia mais velha (Verdiana) nasceu no Brasil em 23/02/1923, minha mãe (Aida de Almeida Cabral Grisolia) é a caçula, nasceu em 20/01/1943.

Desde já agradeço qualquer ajuda que puder ter.

Att Giovanni

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#448468 | Conde | 25 jun 2023 18:28 | Em resposta a: #319816

A Micaela da Silva (filha do Caetano da Silva, de Penalva do Castelo) casou a 12.2.1767 com António José de Figueiredo filho de Manuel de Figueiredo e de sua mulher Maria da Fonseca da Vila de Moreira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen