Torre e Honra de Bacelar

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Torre e Honra de Bacelar

#209157 | raibet | 24 set 2008 22:12

Procuro informação sobre a Torre e Honra de Bacelar que teria existido na freguesia de Cerdal (?), Vila Nova de Cerveira. Já por lá andei à procura e só vi a Torre da Silva. Sei que no Sec. XIII era tambem dos mesmos a Torre de Lanhelas.
Agradeço qualquer informação

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209202 | pmcoimbra | 25 set 2008 17:03 | Em resposta a: #209157

Cara/o Raibet

Não lhe sei dizer onde fica a Torre de Bacelar, ou se existiu sequer. Julgo que a Freguesia de Cerdal é no Concelho de Valença, não no de Vila Nova de Cerveira, mas os Bacelares antigos tinham Solar em Cerveira. Era a chamada Casa de Covas, que tem dois brasões, um de Bacelares em chefe e outro com as armas dos Bacelares combinadas com as de outras famílias. A Torre de Lanhelas, no Concelho de Caminha, também foi desta família, se não estou em erro, chegou aos Bacelares através de um casamento com uns Sás, e na mesma Torre de Lanhelas existe um brasão que parece também comprovar essa ligação.
A Torre da Silva, também no Concelho de Valença não era (e penso que nunca foi) dos Bacelares.
Espero que outros confrades possam adicionar mais informações a este tópico, pois também eu me interesso por esta antiga família.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209207 | amoura | 25 set 2008 18:00 | Em resposta a: #209202

Caro Pedro Morais Coimbra,


Já tivemos a oportunidade de conversar noutro tópico e agora novamente neste. Aproveitando o seu interesse pela família Bacelar, será que me pode ajudar na minha pesquisa? Já dei os dados no tópico de Casa de Cubos, Família Bacelar , Cerdal, Valença e também no tópico da Casa de Tavarez, não sei se viu.

procuro ascendência de:

Carlos Filipe Pereira Bacelar, filho de Hermínia Amália de Moraes Bacelar e de Francisco José Pereira de Azevedo neto de João Filipe Quezado Bacelar d'Araújo casado com Maria Antónia de Moraes Sarmento Azevedo Araújo e Gama (de Refoios do Lima) e de Geraldo Luís Bacelar d' Araújo casado com D. Maria Luísa d'Araújo Quezado.

Desde já grata pela atenção.

Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209209 | pmcoimbra | 25 set 2008 18:27 | Em resposta a: #209207

Cara Alexandra MMS,

Sim, já tinha dado uma olhada, noutro tópico, penso que no da Casa de Cubos, mas eu não tenho dados sobre os nomes que me deu. Tenho alguns dados sobre os Bacelares da Casa de Covas, isto porque eram de Vila Nova de Cerveira, terra dos meus antepassados maternos, e porque havia a "lenda" de que a mesma casa pertenceu a uma parente nossa, parente já muito afastada, que ainda não consegui confirmar com toda a certeza. Mas mesmo esses dados são bastante pobrezinhos.
Eu posso dar uma nova revisão aos meus apontamentos mas não lhe posso garantir grandes avanços neste seu ramo.

De qualquer modo, continuo ao seu dispor para aquilo que me for possível ajudar. Com os meus cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209210 | amoura | 25 set 2008 18:35 | Em resposta a: #209209

Caro Pedro Morais Coimbra,

agradeço a sua pronta resposta. Esses nomes que lhe dei são ascendentes também do meu tio-avô Armando Filipe Cerejeira Pereira Bacelar, antigo (não sei quando) Ministro de Justiça, natural de Vila Nova de Famalicão. Será que assim, com um nome mais recente se torna mais fácil de encontrar?

Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209215 | pmcoimbra | 25 set 2008 19:02 | Em resposta a: #209210

Cara Alexandra MMS,

A questão não é tanto a antiguidade dos nomes, é mais as fontes que temos disponíveis para pesquisar. Claro que um espaço temporal bem definido ajuda ao sucesso nessas mesmas pesquisas, mas, neste caso, o principal problema é eu não ter acesso a documentos que abarquem as informações que lhe interessam, ou seja, a principal fonte de pesquisa genealógica, como bem sabe, são os assentos paroquiais. E esses (aqueles que existem, pois há muitos que já se foram perdendo com o passar dos anos) estão no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, no qual eu nunca estive fisicamente.
Tenho muitos livros sobre o concelho e a história de Vila Nova de Cerveira, e esses livros têm informações sobre as famílias mais importantes e mais nobres que viviam em Cerveira, mas essas informações nunca são muito pormenorizadas. Tive ainda acesso ao Arquivo da Misericórdia de Cerveira no tempo em que o meu avô e um dos meus tios maternos foram Provedores, do qual reuni bastantes dados, a maioria dos quais sobre a minha família. Tenho ainda documentos antigos da minha família, correspondência, listas de propriedades, cópias de contratos, de testamentos, de documentos oficiais, etc. Por vezes aparecem lá nomes que interessam a outros confrades, mas na maior parte dos casos não.
Peço-lhe que não pense que é má vontade da minha parte, mas não tenho, realmente, possibilidades de investigar a fundo, como eu desejaria investigar. De qualquer modo, posso procurar, assim que seja possível e ver se aparece alguma coisa. Eu sei que é pouco, mas é o possível, pelo menos para já. Tomei nota dos dados que enviou e vou ver o que encontro.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209217 | amoura | 25 set 2008 19:06 | Em resposta a: #209215

Caro Pedro,


Mais uma vez, grata pela atenção.



Melhores cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209233 | João Mamed | 25 set 2008 21:59 | Em resposta a: #209215

Caro Pedro,

Gostava de saber se tem conhecimento destes meus antepassados do sec. XVII moradores em Cerveira:

Capitão de Inf. Manuel de Brtio Lobo;
Capitão Jerónimo de Lima de Creta;

Será que foram irmãos da Misericórdia?

Agradeço qualquer informação

Cumprimentos,

João m.

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209285 | pmcoimbra | 26 set 2008 16:22 | Em resposta a: #209233

Caro João,

Verifiquei os dois nomes que me enviou e nenhum dos dois foi Provedor ou aparece nos meus apontamentos como Mesário. Julgo, no entanto, ter visto o nome do Cap. Manuel de Brito Lobo num documento que copiei relativo à Misericórdia, pelo que poderá ter sido irmão nobre. Acho mesmo que tenho a data de admissão dele como irmão, mas vou verificar com mais rigor e depois digo-lhe mais alguma coisa.
Quanto ao segundo nome, não encontrei nada. Um nome como Creta seria muito fácil de gravar na minha memória. Uma vez que não me recordo de alguma vez ter visto esse nome, não devo ter nada sobre ele, mas vou verificar igualmente.

Até breve, um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209286 | pmcoimbra | 26 set 2008 16:23 | Em resposta a: #209217

Cara Alexandra,

Já consultou o livro "Gerações Valencianas" do Major Alberto Pereira de Castro? Eu não tenho o livro, tenho apenas excertos, mas vou verificar.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209287 | amoura | 26 set 2008 16:29 | Em resposta a: #209286

Caro Pedro,


Sim, eu tenho o livro mas não consigo fazer qualquer relação.





Agradeço a lembrança,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209288 | pmcoimbra | 26 set 2008 16:32 | Em resposta a: #209287

Ok, foi só uma ideia... Vou reler os dados que expôs e ver se me lembro de mais alguma coisa.

Até breve,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Torre e Honra de Bacelar

#209307 | João Mamed | 26 set 2008 20:53 | Em resposta a: #209285

Caro Pedro,

Agradeço imenso a sua resposta.

Manuel de Brito Lobo era natural de Tentugal, casou com Maria Gonçalves, de Cerveira e teve pelo menos 2 filhos: Manuel e Maria de Brito Lobo que casou com Jerónimo de Lima de Creta (aparecem todos na base de dados do geneall).

Um abraço,

joão

Resposta

Link directo:

Torre e Honra de Bacelar

#443577 | j.carlosbacelar | 10 out 2022 16:36 | Em resposta a: #209157

Torre de Lanhelas solar em Caminha, Portugal

Torre de Lanhelas, é uma casa senhorial ou solar, construída no final da Idade Média, sobre o rio Minho, em Lanhelas, Caminha.

Casa da Torre, também denominada «Torre de Lanhelas»

Coordenadas
41° 54′ 29″ N, 8° 47′ 45″ O

Foi senhor da Casa de Lanhelas o fidalgo Afonso Vaz Bacelar que deixou à sua filha herdeira Maria Fernandes de Bacelar, casada com seu primo Vasco Fernandes Bacelar de Antas e foi já seu neto, Afonso Vaz Bacelar, que mandou construir a "torre" e que instituiu o vínculo, com sua mulher D. Maria Carmena de Castro, filha de João Soares Pereira senhor da Quinta de Rende.

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2019

Resposta

Link directo:

Torre e Honra de Bacelar

#443578 | j.carlosbacelar | 10 out 2022 16:38 | Em resposta a: #209157

Correção
Torre de Lanhelas

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2013 e não como descrevi foi erro digitação

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen