Família Freire Rocha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Freire Rocha

#209332 | paribas | 27 set 2008 19:23

Caros Confrades

Procuro alguma informação do Doutor Manuel Freire da Rocha casado por volta de 1700 com Maria Pedroza ( não sei onde), mas encontro um casamento de uma filha, Maria Bernarda Pedroza Freire em Cristellos, Lousada com Giraldo Pinto Ribeiro de Cristelos.

Agradeço antecipadamente.

Ricardo Beça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214544 | Al.Cunha | 02 dez 2008 18:50 | Em resposta a: #209332

Caro Confrade Ricardo Beça Teixeira

Talvez lhe sirvam os dados que junto

Dr. Manuel Freire Rocha casado com Maria Freire Pedrosa
Maria Freire Pedrosa deve ter casado na fregª de S.Payo de Casais com o Dr. Manuel Freire da Rocha, donde ela era natural, mas onde se não encontrou qualquer assento pois há muitos anos omissos. Manuel Freire estudou na Universidade de Coimbra em cujo Arquivo existe uma ficha: Manuel Freire da Rocha, natural de Arrifana de Sousa, filho de Marcos Freire, matriculado em Cânones, nos anos de 1688 a 1693, Bacharel a 16-VI-1695 e Formatura a 2-VII-1695.
Nos Livro M2 – 1714/1765 da fregª de Cristelos na parte Óbitos vem: aos 28 de Dezembro de 1738 o Dr. Manuel Freire da Rocha desta fregª e nela morador indo assistir a seu irmão o Doutor Bento Freyre cura da Igreja de Milhundos se faleceu em sua casa de residência e foi sepultado na Igreja de Milhundos teria idade de setenta anos pouco mais ou menos. Este Dr. Bento Freire da Rocha aparece como padrinho de um dos filhos de seu irmão Dr. Manuel e é cura de Milhundos, fregª do conc de Penafiel, hoje não existente por ter sido incorporada em outra fregª do dito concelho.
Em alguns assentos de baptismo de seus filhos, na fregª de Cristelos, são dados como moradores no lugar do Barreiro, fregª de S. André de Cristelos.
Na fregª de Critelos há, próximo um do outro, o lugar do Barreiro e a Quinta do Barreiro, sendo difícil saber a qual deles se refere o documento.
A casa da Quinta do Barreiro está hoje em ruínas e situa-se cerca de 300 metros a nascente da Casa do Cruzeiro. Há quem lhe chame Quinta de Alvarenga pois, já mais tarde, foi habitada por alguém que veio de Alvarenga e de aí o nome. O lugar do Barreiro, onde também há uma casa antiga, parece que associada ao nome de Burgo, situa-se na encosta do morro em cujo sopé se encontra a Quinta do Barreiro, a menos de 100 metros da referida Quinta.
Foram seus filhos:
- Maria Bernarda, possivelmente a mais velha pois casou a 17-10-1730, deve ter sido b. na fregª de S.Payo de Casaes onde se não encontrou assento.
- Manuel n. 7-2-1715? b. na fregª de Cristelos sendo padrinhos Gonçalo Freire e seu irmão Joseph, filhos de Manuel Freire de S.Payo de Casaes.
- Joseph n. 28-2-1715, sendo padrinho de b. Catherina Pedrosa Freire fª de Manuel Freire de Casais
- Bento n. 24-2-1717, sendo padrinho de b. o Ldo Bento Freire Rocha da fregª de Arrifana de Sousa e Anna, solteira fª de Mel Freire, já defunto.
- Sebastiana n. 20-1-1722 baptizada pelo Pe Manuel Freire Pedrosa.
- Quitéria n. 14-2- 1724
- Bernardo n. 14-5-1726
- Manuel n. 4-2-1729
- Joseph n. 26-10-1731.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214621 | paribas | 03 dez 2008 19:26 | Em resposta a: #214544

Caro Al. Cunha

Esta informação é preciosa.

Eu tenho a descendência da Maria Bernarda Pedroza Freire até mim.

São todo de São Martinho Recezinhos Penafiel.

Relativamente à ascendência do Dr. Manuel Freire não tenho nada.

Talvez consultando a Inquirição Genere do seu irmão se consiga algo mais.

Muito obrigado.

Os melhores cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214647 | Al.Cunha | 03 dez 2008 23:42 | Em resposta a: #214621

Prezado confrade Ricardo Teixeira

Também descendo de Maria Bernarda Pedrosa pela sua filha Caetana Luisa, tudo se passando no concelho de Lousada.

Tenho dados da ascendencia. Do Dr. Manuel Freire da Rocha só conheço
seu pai, de Arrifana de Sousa.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214668 | paribas | 04 dez 2008 11:21 | Em resposta a: #214647

Caro Confrade

Eu descendo por Custódia Maria Freire Pedrosa filha de Giraldo Pinto Ribeiro e Maria Bernarda Pedrosa Freire, casados em Cristelos a 19(17?)-10-1730.

Este ramo ligar-se-á aos Camelos de Boim Lousada.

Relativamente à ascendência não tenho nada. Mas deve ser interessante, pois ter 2 filhos formados para a altura não era para todos. Esperemos por melhores dias.
Não sabe se há inquirição de genere do seu irmão Bento Freire?

Um abraço

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214700 | Al.Cunha | 04 dez 2008 19:23 | Em resposta a: #214668

Prezado Confrade

Não encontrei IG em Braga. Só se houver no Porto mas, segundo me disseram, não estavam acessiveis ao público.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214703 | paribas | 04 dez 2008 19:47 | Em resposta a: #214700

Caro Confrade

Já consultei o Porto.

Na sua base de dados não consta nenhum Bento Freire da Rocha.

Teremos sempre a hipotese de ver prazos.

1 Abraço

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214718 | Al.Cunha | 04 dez 2008 21:11 | Em resposta a: #214703

Prezado Confrade

Marcos Freire casado com Maria da Rocha
Foram seus filhos:
Manuel
Bento b. 13-6-1679, filho de Marcos Freire e de sua mer Maria da Rocha, foi baptizado pelo pe Manuel Delgado …….. aos 13-6-1679 foram padrinhos Manuel filho do mesmo e Catarina, filha de António Gonçalves.

Estes dados foram obtidos nos Livros Paroquiais de Arrifana.

Não há paroquiais nesta freguesia com data muito anterior

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214783 | Conde | 05 dez 2008 15:27 | Em resposta a: #214544

Há Freires Pedrosas no Santo Ofício. São de Arrifana e do Marco. Vários processos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214784 | Al.Cunha | 05 dez 2008 15:58 | Em resposta a: #214783

Prezado Confrade Conde

Obrigado pela informação. Já fui ver ao TT on line.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#214809 | paribas | 05 dez 2008 19:40 | Em resposta a: #214783

Caro Confrade

As habilitações disponiveis no TT online são as seguintes:

1-Zeferino Freire Pedrosa

2-João Freire Pedrosa de 1734.

Nenhum dos dois consta da minha base de dados dos Freire Pedrosa.

Talvez o confrade Conde nos possa ilucidar melhor.

Os processos que refere não devem constar do serviço online da Torre do Tombo.

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#215076 | Conde | 09 dez 2008 11:30 | Em resposta a: #214809

O Zeferino vem no Livro já publicado sobre os FSO (António Assis e.a.). O Outro é do Marco e parente do José António Costa Reis. O primeiro é de Arrifana de Sousa. Tudo isto é de memória.

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#216046 | Al.Cunha | 20 dez 2008 18:45 | Em resposta a: #214809

Prezado confrade Ricardo Teixeira
Junto dados que talvez lhe possam interessar.


Geraldo Pinto (Ribeiro) casado com Maria Bernarda Pedrosa Freire

Casaram na freguesia de Cristelos, a 29-10-1730 , tendo sido testemunhas de casamento Manuel de Meireles Freire e seu filho António de Meireles Teixeira.
Viveram inicialmente no lugar do Barreiro e parece que depois se mudaram para a Aldeia de Baixo. Geraldo Pinto Ribeiro era filho de José Pinto Ribeiro, natural desta freguesia e de sua mulher Águeda Camella. da freguesia de S.Vicente de Boim.
Foram seus filhos, nascidos e b. na fregª de Cristellos:

1-Maria n. 22-4-1731. Casa em Cristelos, a 30-4-1759, com Francisco Freire, filho de Domingos de Meireles e de sua mulher Maria Nunes, da freguesia de Santa Eulália da Ordem, neto paterno de António Vaz e de sua mulher Águeda Freire, de Covas e neto materno de Gonçalo Duarte e de sua mulher Maria Nunes de Souzela. Após casamento ficaram a morar no lugar do Barreiro, freguesia de Cristelos.
Pediram dispensa por serem do 2º e 4º graus de consanguinidade. Foram testemunhas de casamento José Nunes Neto, de Marecos, Cristelos e Manuel Pereira, do Crasto. Maria Pedrosa teve em solteira uma filha, nascida a 7-1-1758, e a quem foi dado o nome de Alexandra.
No entanto no assento de casamento de Alexandra Maria Pedrosa ela é dada como filha de Francisco Freire e de sua mulherer Maria Pedrosa pelo que há a hipótese de ter nascido antes do casamento dos pais. Francisco Freire faleceu em Cristelos a 24-2-1773. Foram seus filhos baptizados na freguesia:
1.1-Alexandra Maria terá nascido a 7-1-1758. Como Alexandra Maria Pedrosa casa, na freguesia de Cristelos, a 11-5-1778, com Manuel José Nunes, filho de Gaspar António e de sua mulher Águeda Nunes, lugar da Venda, freguesia de Santa Eulália da Ordem, neto paterno de Manuel Gaspar e de sua mulher Maria Velha, da freguesia de Nevogilde.
1.2-Manuel n. 8-3-1760
1.3-Rita n. 27-2-1761. Como Rita Maria Pedrosa casa em Cristelos a 23-7-1786 com Custódio José Ribeiro, filho de J. Ribeiro e de sua mulher Maria de Sousa, lugar da Torre, freguesia de Santa Eulália da Ordem, neto paterno de Manuel Ribeiro e de sua mulher Josefa Ribeiro, da freguesia de Souzela e neto materno de Domingos Rodrigues e de sua mulher Maria de Sousa, da freguesia da Ordem.
1.4-Manuel n. 7-2-1767
1.5-Eduarda n. 24-4-1770, sendo madrinha de baptismo Eduarda, filha de Geraldo Pinto.
1.6-Maria n. 5-1-1772
1.7-José n. 31-3-1776

2-Joseph n. 25-2-1734
3-Francisco n. 29-9-1736
4-Ricardo n. 2 0-11-1738. Foi para o Brasil. Foi alferes do regimento de milícias no Estado do Brasil . Casou com Maria Teixeira Severeira. Foi Capitão-Mor em, Goiana, bispado de Pernambuco e teve pelo menos uma filha, Ana Freire Pedrosa que casou com seu tio Zeferino Freire Pedrosa.
5-Custódia n. 25-10-1741, sendo padrinho de baptismo o Pe Manuel Pinto de Sousa. Como Custódia Maria Pedrosa casa na freguesia de Cristelos, a 28-10-1770, com António da Cunha, filho de Manuel da Cunha e de sua mulher Maria Fernandes, do lugar de Pereira, neto paterno de ........... da Cunha e de sua mulher Maria Fernandes, de Silvares e neto materno de Maria Fernandes e Jerónimo da Rocha, moradores em S.Vicente de Boim.
6-Caetana n. 9-9-1743. § 1
7-Eduarda n. 19-10-1748, filha legitima de Geraldo Pinto e de sua mulher Maria Bernarda, do lugar de Aldeia de Baixo. Eduarda Angélica Pedrosa casou na freguesia de Cristelos a 14-6-1772 com Bernardo Pereira, filho do Licenciado Nuno Pereira Telles, de Silvares e de sua mulher Clara Luísa, neto paterno de Manuel da Silva Caetano e de sua mulher Maria da Silva e neto materno de José Pinto Ribeiro, do Torrão, Silvares e de sua mulher Barbara Nunes, de Silvares.
8-Josepha n. 8-4-1746 §
9-Leonardo n. 14-9-1751, filho legítimo de Geraldo Pinto e de sua mulher Maria Bernarda, do lugar do Barreiro, neto paterno de José Pinto e de sua mulher Águeda Camella e neto materno do licenciado Manuel Freire da Rocha, natural da Vila de Arrifana de Sousa, e de sua mulher Maria Pedrosa.
10-Eusébio n.16-4-1755
11-Zeferino n. 16-4-1755. Baptizado a 20-4. Gémeos, filhos de Geraldo Pinto e de sua mulher Maria Bernarda. Foi padrinho de baptismo António José, filho do Capitão-Mor António Pinto de Sousa. Foi para o Brasil onde casou com D.Ana Freire Pedrosa, da vila de Goiana, bispado de Pernambuco, filha do Capitão-Mor Ricardo Freire Pedrosa, e de sua mulher D.Mariana Teixeira Severeira, neta paterna de Geraldo Pinto Camelo e de sua mulher Maria Bernarda Freire Pedrosa e neta materna de Manuel Fernandes Gonçalves natural da freguesia de S.Silvestre Requidão, Barcelos e de Barbosa Teixeira Severeira.
Zeferino casou com sua sobrinha, filha do irmão Ricardo.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#216054 | paribas | 20 dez 2008 19:36 | Em resposta a: #216046

Caro Al. Cunha

Eu sigo na 5-Custódia...!

Obrigado por estes dados.

O casamento de Águeda e Jose´Pinto Ribeiro segue nos CB § 15 /c pág. 382.

Não consigo ligar este Pinto Ribeiro à casa da Ribeira, em Cristelos Lousada. ( CB pág. 170!)

Um abraço

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260334 | PP | 11 ago 2010 19:12 | Em resposta a: #214544

Caro Al. Cunha,
Estive a ler com alguma atenção este tópico e gostaria de trocar alguma impressões consigo acerca de alguns indivíduos aqui assinalados. Parece-me que são os mesmos que constam na minha base de dados.
Assim, aqui ficam algumas considerações:
Eu tenho na minha base de dados os seguintes nomes: Manuel Freire Rocha (que aparece nalguns documentos com o título licenciado ou doutor) casado com Maria Pedrosa Freire e, portanto, estou em crer de que se tratam das mesmas pessoas que assinala.

Maria Pedrosa Freire era natural de Cristelos, Lousada e julgo que deverá ter casado por lá. Será por isso que não encontraram o assento de casamento em São Paio de Casais?

O casal teve pelo menos uma filha chamada Sebastiana Rosa Freire Pedrosa, que poderá (?) ser a que nasceu a 20-1-1722 e que veio a casar com Francisco Teixeira, natural de Penafiel. Eu tenho uma cópia do assento de casamento de Francisco Teixeira e Sebastiana Rosa.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260339 | Al.Cunha | 11 ago 2010 20:36 | Em resposta a: #260334

Prezado Confrade PP

Junto os dados que, julgo, respondem à sua questão.

Dr. Manuel Freire Rocha casado com Maria Freire Pedrosa
Maria Freire Pedrosa deve ter casado na freguesia de São Paio de Casaes com o Dr. Manuel Freire da Rocha, donde
ela era natural, mas onde se não encontrou qualquer assento pois há muitos anos omissos. Manuel Freire estudou
na Universidade de Coimbra em cujo Arquivo existe uma ficha: Manuel Freire da Rocha, natural de Arrifana de Sousa, filho de Marcos Freire, matriculado em Cânones, nos anos de 1688 a 1693, Bacharel a 16-VI-1695 e Formatura a
2-VII-1695. No assento de baptismo de seu irmão Bento dizem-no filho de Marcos Freire e de sua mulher Maria da Rocha.
Nos Livro M2 – 1714/1765 da freguesia de Cristelos, na parte Óbitos, vem: “aos 28 de Dezembro de 1738 o Dr.
Manuel Freire da Rocha desta freguesia e nela morador indo assistir a seu irmão o Doutor Bento Freire , cura da
Igreja de Milhundos se faleceu em sua casa de residência e foi sepultado na Igreja de Milhundos teria idade de
setenta anos pouco mais ou menos”. Este Dr. Bento Freire da Rocha aparece como padrinho de um dos seus filhos é irmão do Dr. Manuel e cura de Milhundos, freguesia do concelho de Penafiel, hoje não existente por ter sido incorporada em outra freguesia do dito concelho.
Em alguns assentos de baptismo de seus filhos, na freguesia de Cristelos, são dados como moradores no lugar do Barreiro, freguesia de S. André de Cristelos.
Foram seus filhos:
Maria Bernarda, possivelmente a mais velha pois casou a 17-10-1730, deve ter sido baptizada na freguesia de São Paio de Casaes, onde se não encontrou assento.
Manuel n. 7-2-1715? b. na freguesia de Cristelos sendo padrinhos Gonçalo Freire e seu irmão Joseph, filhos de Manuel Freire de São Paio de Casaes.
Joseph n. 28-2-1715, sendo padrinho de baptismo Catherina Pedrosa Freire, filha de Manuel Freire, de Casais
Bento n. 24-2-1717, sendo padrinho de baptismo o Ldo Bento Freire Rocha da freguesia de Arrifana de Sousa e Ana, solteira filha de Mel Freire, já defunto.
Sebastiana n. 20-1-1722, baptizada pelo Pe Manuel Freire Pedrosa.
Quitéria n. 14-2- 1724
Bernardo n. 14-5-1726
Manuel n. 4-2-1729
Joseph n. 26-10-1731.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260342 | PP | 11 ago 2010 21:17 | Em resposta a: #260339

Caro Al. Cunha,
Obrigado pelas suas indicações.
Tem alguma referência na sua base de dados sobre as seguintes pessoas, a saber:
Joana Felícia Freire Pedrosa
Maria de São José Freire Pedrosa
Maria do Carmo Freire Pedrosa

Desculpe a indiscrição, mas parece bem documentado em relação ao Dr. Manuel Freire Rocha... Tem algum grau de parentesco em relação ao mesmo?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260344 | Al.Cunha | 11 ago 2010 21:59 | Em resposta a: #260342

Prezado confrade PP

Manuel Freire da Rocha e Maria Freire Pedrosa são meus ascendentes, razão pela qual procurei obter dados
sobre eles. A descendencia da filha Maria Bernarda que casou com Geraldo Pinto Ribeiro é a que me interessa.

Procurei saber quem eram os irmãos dos meus ascendentes directos mas nunca desenvolvi as suas descendencias.
Não conheço os nomes que me indica. Ainda que indubitavelmente da mesma familia pertencem a ramos colaterais
ao meu.
São netos do Dr Manuel Freire da Rocha ou de gerações mais tardias?

Á sua disposição para os dados que possuo

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260356 | PP | 12 ago 2010 00:14 | Em resposta a: #260344

Caro Al.Cunha,

Uma vez mais os meus agradecimentos pela sua disponibilidade e informações.
De facto estou interessado em desenvolver estes meus ascendentes.
Já tentou procurar o assento de casamento de Manuel Freire da Rocha e Maria Freire Pedrosa na paróquia de Cristelos, Lousada?
Pelo que vi, tentou em São Paio de Casais, Lousada, mas há anos que estão incompletos... Atendendo a que tenho indicação de que Maria Freire Pedrosa era natural da freguesia de Cristelos, Lousada, não poderão ter casado por lá? Vou investigar...
Sobre a Maria Bernarda e Geraldo Pinto Ribeiro nada tenho. De qualquer forma sempre que tiver notícias ou informações sobre o assunto irei dar-lhe conhecimento.

Quanto à sua questão:
Joana Felícia Freire Pedrosa e Maria de São José Freire Pedrosa são netas de Manuel Freire Rocha, filhas de Sebastiana Rosa Freire Pedrosa e Francisco Teixeira, que casaram em 05-02-1748 em Penafiel.
Joana Felícia Freire Pedrosa casou com Manuel José de Sousa, (quase seguramente em Milhundos), Penafiel, mas ainda não descobri o assento de casamento. Tiveram pelos menos os seguintes filhos: Timóteo de Sousa e Sebastiana Rosa, ambos naturais de Milhundos, Penafiel.

Desculpe se o incomodar um pouco sobre este assunto, mas se estivermos de facto a falar das mesmas pessoas, o Dr. Manuel Freire Rocha é meu 7.º avô.

Com os meus cumprimentos, PP.

PS: sinta-se também livre para pedir os elementos que necessitar pois tenho cópia de vários assentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260361 | Al.Cunha | 12 ago 2010 10:23 | Em resposta a: #260356

Prezado confrade PP

Temos ascendentes comuns porque Manuel Freire Rocha é meu 6º avô. Como disse descendo da filha
Maria Bernarda. Qual é a sua linha de descendencia?

Não tenho mais dados sobre a ascendencia de Manuel Freire da Rocha para além de seus pais.
Em contra partida, sobre a Maria Freire Pedrosa tenho mais duas ou tres gerações anteriores que ponho
à sua disposição, se interessado.

Quando iniciei as buscas liomitei-as, como disse, aos ascendentes directos pois de outra forma perder-me-ia
no caminho. Hoje. terminadas as buscas gosto de anexar dados aos que obtive.

Se me der algumas dicas poderei avaliar o que lhe possa interessar.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260395 | PP | 12 ago 2010 19:04 | Em resposta a: #260361

Caro Al.Cunha,

Pela primeira vez encontro alguma ligação entre a minha investigação genealógica e a de outro confrade aqui no fórum, pelo que será uma experiência nova para mim relativamente à partilha de informação.
Acho particularmente curioso o facto de partilharmos o mesmo avô, pelo que deveremos ser primos.

Da minha parte, descendo de uma das filhas de Manuel Freire Rocha - Sebastiana Rosa Freire Pedrosa.
Sobre ela posso dar-lhe as seguintes indicações, a saber:
Sebastiana Rosa Freire Pedrosa, n. Penafiel, c.c. Francisco Teixeira, n. Penafiel, em 05-02-1748, Penafiel.
(Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Penafiel (1743-08-12 a 1749-06-30) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1743-08-12 a 1749-06-30), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.2, fólio 139, assento de 1748-02-05).
Poderá consultar o respectivo assento aqui: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=27867&FileID=_1224532 e http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=27867&FileID=_1224533
Caso pretenda uma cópia do respectivo assento em formato digital, poderei enviá-lo por e-mail se assim o desejar.
Será, tal como já lhe questionei, que esta Sebastiana Rosa Freire Pedrosa é a mesma Sebastiana que "n. 20-1-1722, baptizada pelo P.e Manuel Freire Pedrosa"? É bem provável.

O supracitado casal teve, pelo menos, os seguintes filhos:
Joana Felícia Freire Pedrosa, que residia no lugar da Ranha, Milhundos, Penafiel, proprietária, c.c. Manuel José de Sousa, n. Milhundos, Penafiel, proprietário. Porém ainda não encontrei o respectivo assento de casamento que deverá ser seguramente encontrado na freguesia de Milhundos em data igual ou anterior a 1799;
e Maria de São José Freire Pedrosa, provavelmente também do lugar da Ranha, Milhundos, Penafiel.

Estes tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:
Timóteo de Sousa, n. 21-08-1799 em Milhundos, Penafiel (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Milhundos (1781-02-05 a 1810-05-22) (Milhundos, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Milhundos, 1799), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/1 - 4.1, fólio 79 e 80, assento de 1799-08-21).
Sebastiana Rosa (que foi baptizada com o mesmo nome da sua avó materna), n. 15-12-1802 em Milhundos, Penafiel (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Milhundos (1781-02-05 a 1810-05-22) (Milhundos, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Milhundos, 1799), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/1 - 4.1, fólio 95, assento de 1802-12-16).
Tenho cópia digital destes assentos de nascimento, que poderei enviar-lhe ou, se preferir, indico-lhe o link onde poderá consultá-los.

No que diz respeito à minha investigação, também lhe ficarei grato se me puder enviar algumas informações ou referências para eu progredir, pois muito me interessa este desenvolvimento. Interessava-me saber o nome dos pais de Manuel Freire Rocha e também a ascendência de Maria Freire Pedrosa, nem que sejam referências sobre datas de assentos de baptismo, casamento ou óbito.

Peço-lhe apenas desculpa no sentido de que como nunca estabeleci nenhum tipo de partilha de informação desconheço de certa forma o que mandam as boas regras e o bom senso quanto a pedidos, bem como o que deve ser aqui colocado no fórum.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260404 | Al.Cunha | 12 ago 2010 19:54 | Em resposta a: #260395

Prezado confrade PP

Não há dúvida que Manuel Freire da Rocha e sua mulher Maria Freire Pedrosa são nossos ascendentes comuns.

A partir deles as linhas divergem pois que PP deswcende da filha Sebastiana Rosa e eu da Maria Bernarda.
Só conheço a descendencia de Maria Bernarda e desta só a linha que é minha ascendencia.
As partes comuns das nossas ascendencias serão as ascendencias de Manuel Freire da Rocha e a de Maria Freire Pedrosa.

De Manuel Freire da Rocha só conheço os pais - Marcos Freire e Maria da Rocha.
Quanto a Maria Freire Pedrosa tenho vários dados.
Se me der o seu contacto poderei enviar-lhe alguns documentos.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#260405 | PP | 12 ago 2010 20:29 | Em resposta a: #260404

Caro Al. Cunha,
Uma vez mais obrigado pela sua atenção.
Quanto à minha investigação, só conheço a descendência da Sebastiana Rosa Freire Pedrosa, que é a minha.
Depois explorei basicamente um outro ramo: a descendência de Timóteo de Sousa (meu 4.º tio-avô), filho Joana Felícia Freire Pedrosa, bisneto de Manuel Freire Rocha.
Timóteo de Sousa c.c. Joana Mendes em 15 de Setembro de 1828 em Milhundos, Penafiel.

Terei todo gosto em partilhar a documentação que possuo.

Com os meus cumprimentos, PP.

PS: contacto - PNNFP arroba HOTMAIL ponto COM

Resposta

Link directo:

RE: Família Freire Rocha

#345846 | mjpcosta | 05 mai 2014 13:09 | Em resposta a: #260342

Prezado confrade

Procurando elementos sobre um meu avoengo, tropecei hoje neste seu post. Possivelmente já possui esta informação ou talvez nem se trate de mesma pessoa, mas na dúvida, cá vai.

O general Francisco Xavier Ferreira refere, no seu testamento, ter sido casado com Maria do Carmo Freire Pedrosa, natural de Lisboa e falecida a 29.Dez.1829, de quem teve 5 filhos dos quais não houve qualquer descendência. Não possuo mais nenhum elemento a não ser que um destes filhos foi Silêncio Xavier Ferreira, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e cónego da Sé Catedral do Porto.

Cumprimentos,
Maria João Pereira da Costa

Resposta

Link directo:

Maria do Carmo Freire Pedrosa

#345853 | PP | 05 mai 2014 17:39 | Em resposta a: #345846

Cara confreira,

Fico-lhe grato pela sua gentileza em partilhar estes dados que parcialmente desconhecia.

Não sabia que Francisco Xavier Ferreira foi general; apenas sabia que, em 1813-02-25, era alferes do Regimento n.º 1, «aqui acantado[sic]» (acantonado), na freguesia e concelho de Penafiel.

Por acaso sabe a data de nascimento de Maria do Carmo Freire Pedrosa?

Sei que era natural da cidade de Lisboa, baptizada na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa (atualmente a freguesia designa-se apenas por Santa Catarina), e residente «no Largo desta cidade» (Penafiel).

Podia, por favor, indicar-me em que freguesia faleceu?

Se possível, gostaria de saber se encontrou algo sobre Joana Felícia Freire Pedrosa, tia paterna de Maria do Carmo Freire Pedrosa.

Grato, uma vez mais, pelos dados partilhados.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Joana Felícia Freire Pedrosa

#345854 | PP | 05 mai 2014 17:46 | Em resposta a: #209332

Caro confrade Ricardo Teixeira,

Gostaria de saber, se possível, se encontrou nas suas investigações algo sobre Joana Felícia Freire Pedrosa, neta do Dr. Manuel Freire Rocha, ou algo sobre Sebastiana Rosa Freire Pedrosa, filha do dito doutor.

Não encontrei ainda o assento de baptismo, nem de casamento, de Joana Felícia Freire Pedrosa.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Carmo Freire Pedrosa

#345995 | mjpcosta | 08 mai 2014 12:01 | Em resposta a: #345853

Caro confrade PP,

Não disponho de quaisquer elementos sobre a família de Maria do Carmo Freire Pedrosa, relativamente à qual já indiquei toda a informação que possuo. Ressalvo apenas que, entretanto, encontrei o assento de óbito de Silêncio Xavier Ferreira, cónego capitular da Sé Catedral do Porto, onde se refere ser filho natural do general Francisco Xavier Ferreira e ter falecido em 1863, aos 31 anos de idade. Teria assim nascido por volta de 1832, já após a morte de Maria do Carmo Freire Pedrosa que, afinal, não seria sua mãe, facto que não era perceptível no testamento do general.

Lamento não lhe poder dar mais informações, mas a minha investigação está, para já, centrada na pessoa do general Francisco Xavier Ferreira, conhecido pela alcunha de “trinta diabos” e que meu avô dizia ser avoengo de sua mulher, minha avó, sem entrar em mais pormenores, senão o de terem ambos comandado, com um século de permeio, o Regimento de Infantaria n.º 8, em Braga. Encontro-me, assim, em demanda do elo familiar que o ligaria a minha avó.

Das várias tentativas que fiz para encontrar o fio à meada, resultou já alguma informação - sempre relativa ao general e aos seus dois últimos filhos, que terei muito gosto em partilhar consigo, se para si tiver interesse - mas ainda não encontrei o almejado elo familiar, sequer o caminho para lá chegar; continuo a ignorar o local e data de nascimento do general, bem como a sua filiação.

Aproveito também a oportunidade para lhe agradecer a sua informação relativamente à naturalidade de Maria do Carmo, pois talvez a busca sistemática nos livros paroquiais de Santa Catarina (felizmente já online) me permita encontrar o respectivo assento de casamento e, através dele, a naturalidade e filiação do general - finalmente, o fio da meada.

Com os meus cumprimentos,
MJPCosta

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Carmo Freire Pedrosa

#346011 | mjpcosta | 08 mai 2014 18:17 | Em resposta a: #345853

Caro confrade PP

Há pouco, já com mais tempo, reli o seu post e pareceu-me que a informação que me dava tinha todo o aspecto de ter saído de um assento paroquial - um baptismo que o casal tivesse apadrinhado ou, talvez, o seu próprio casamento. Na esperança de que se tratasse desta última hipótese, fui direita a Penafiel, aos casamentos de 25.Fev.1813 e lá estava, certeiro, o assento de casamento do general, do qual consta a sua filiação.
Mais uma vez lhe agradeço a sua ajuda neste encontrar do “fio da meada”. Agora é subir até encontrar o tronco comum.

Com os meus cumprimentos,
MJPCosta

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Carmo Freire Pedrosa

#346014 | PP | 08 mai 2014 19:08 | Em resposta a: #345995

Cara confreira,

Obrigado pela sua atenção.

Agradeço a partilha de dados de filhos do casal Francisco Xavier Ferreira e de Maria do Carmo Freire Pedrosa.

Caso necessite de algo sobre a ascendência da dita Maria Pedrosa, por favor disponha.

Fico satisfeito por saber que consegui, de certa forma, ajudá-la.

O que encontrei sobre o dito general, está na seguinte fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Penafiel (1796-08-06 a 1823-09-11) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1796-08-06 a 1823-09-11), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/6 - 21.1, fólio 152, assento de 1813-02-25.

Gostaria que me informasse se Silêncio Xavier Ferreira faleceu no Porto.

Nos meus estudos, eu tenho-o - o dito general - como filho de Joaquim Eleutério FERREIRA, da freguesia de Nossa Senhora da Ascenção do Castelo da Vila de Almada, patriarcado de Lisboa, e de Ana [Barril?] [Gloster?] FERREIRA, da dita freguesia.

Se encontrar o assento de baptismo de Maria do Carmo Pedrosa, agradeço a partilha da informação.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Carmo Freire Pedrosa

#346020 | mjpcosta | 08 mai 2014 21:21 | Em resposta a: #346014

Caro confrade PP

Muito lhe agradeço a sua gentil oferta.
Relativamente à informação que me pede, posso dizer-lhe o seguinte:

Silêncio Xavier Ferreira faleceu no Porto a 10.Abr.1863 (assento n.º 81/1863, da freguesia da Sé; está online, em http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1008538, imagem m0024.tif).

O general, seu pai, teve ainda uma outra filha natural, nascida em Espanha em 1838 - Wtelinda Xavier de Gloucester Ferreira - que legitimou pouco depois da morte de Silêncio e, meses depois, instituiu sua herdeira universal, sobre a qual possuo alguns dados.

Quanto aos 5 filhos do casal Francisco Xavier Ferreira e de Maria do Carmo Freire Pedrosa - meios-irmãos de Silêncio e de Wtelinda e que, num futuro próximo, só investigarei se se confirmar a ligação familiar que procuro e se se verificar que estes são netos de um meu ancestral directo - terei muito gosto em partilhar consigo a informação que eventualmente encontre. Faltou-me apenas dizer-lhe que o general refere, no seu testamento, que os 5 morreram impúberes e, portanto, nenhum atingiu a idade adulta.

Relativamente aos apelidos da mãe de Francisco Xavier Ferreira, creio que a grafia correcta do primeiro é Barry, mas ainda não o confirmei; do segundo, creio que é Gloucester, nome que o general transmitiu à sua filha mais nova e que na língua inglesa se lê “Gloustâr” (os próprios ingleses dizem que escrevem Istambul e lêem Constantinopla…), pelo que aparece frequentemente escrito na documentação portuguesa como Gloster.

Com os meus cumprimentos,
MJPCosta

Resposta

Link directo:

Família Freire Rocha

#409374 | Gioconda Silva | 06 nov 2018 20:26 | Em resposta a: #260405

Prezado Confrade PP.

Somos parentes, pois eu sou descendente direta de Timóteo de Sousa, sendo este meu 4º avô.
Tenho a descendência até mim.

Se estiver interessado terei muito gosto em partilhar informação consigo, pois somos primos.

Com os meus cumprimentos,

Gioconda Silva

Resposta

Link directo:

Família Freire Rocha

#420011 | Francisco Queiroz | 14 dez 2019 19:28 | Em resposta a: #346020

Estimada Maria João;
Passados estes anos, por acaso encontrou o assento de baptismo do Silêncio Xavier Ferreira?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Freire Rocha

#420036 | mjpcosta | 15 dez 2019 20:38 | Em resposta a: #420011

Estimado Francisco

Lamento, mas não. Como disse em post anterior, o meu interesse em Silêncio Xavier Ferreira estava dependente da existência de uma ligação de ascendência directa entre o seu pai e uma minha avó. Sei agora que essa relação não existe e que a expressão "avoengo" usada num escrito do meu avô se devia referir a um ascendente colateral da minha avó. Até agora ainda não encontrei essa ligação, pelo que suspendi esta minha linha de investigação.
Nas minhas notas dessa época relativas a Silêncio Xavier Ferreira, tenho ainda referência à sua frequência do curso de Direito da Universidade de Coimbra no período 1849-1854, a uma Carta de apresentação numa Cadeira Capitular, na Sé do Porto, e ao seu envolvimento nas obras de conservação do Paço Episcopal do Porto realizadas no período de sede vacante (1860-1861). Se nisso tiver interesse, posso-lhe enviar por email a documentação correspondente.

Com os meus cumprimentos,
MJPCosta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 23:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen