Viade - Montalegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Viade - Montalegre

#209348 | magno | 28 set 2008 11:19

Tenho um parente que casou nesta terra:

Florindo da Costa Coelho - nasceu 1933 - Britamontes, Mundão, Viseu - filho de Bernardo da Costa e Maria do Céu

casou em 1963 em Viade, Montalegre com Maria Teixeira Valente

Procuro descendentes.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#213079 | magno | 12 nov 2008 15:04 | Em resposta a: #209348

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#213089 | Miranda 1 | 12 nov 2008 15:37 | Em resposta a: #209348

Caro Confrade

Gostava de o poder ajudar, mas penso que essa pessoa não é de Viade, mesmo que lá tivesse casado.
A verdade é que nos anos 60 construi-se uma Barragem e passaram por lá muita gente vinda de vários locais do País, mas foi num espaço curto de tempo 2, 3, o máximo de 5 anos, por isso deve de pesquisar nas origens, pode ser que encontre em outros local.
Mesmo assim tente entrar em contacto com o registo civil de Montalegre.
Eu vou tomar nota do nome e lá para Março ou Abril de 2009 pode ser que lhe dei uma resposta, antes não pode ser estou muito longe,
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#213343 | magno | 16 nov 2008 10:11 | Em resposta a: #213089

O meu muito obrigado pela sua resposta.
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#220484 | AAF | 05 fev 2009 18:26 | Em resposta a: #213089

Caro Confrade,

Tem alguma ideia a quem pertenceria o "solar dos Queridos" em Viade de Baixo?

Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#220563 | Miranda 1 | 06 fev 2009 17:09 | Em resposta a: #220484

Caro António Franco

Ainda bem que há alguém que tenho interesse por esse lindo palácio dos Queridos em Viade de Baixo.
É pena que não seja reabilitado, porque fica situado dentro de uma Aldeia encantadora e agora com a Albufeira da Barragem dos Pisões, é um encanto, que pena estar tão desprezado.
Chegou até nós uma história verbal:
Dizem que o último proprietário ( não sei o nome) faleceu tão pobre e endividado que a cabeceira da sua cama era um pedra!...
Em resposta a sua pergunta, sei que foi da Família Moura, mas como o meu interesse recai mais no meu apelido Miranda, não sei muito, mas pergunte sempre.
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#220565 | AAF | 06 fev 2009 17:41 | Em resposta a: #220563

Caro Manuel Miranda,

Pensei que pudesse ter pertencido à família "Pires Querido" de cujos membros tenho alguns registos e nos quais se refere serem nascidos e/ou residentes na freguesia de Viade.

Um desses registos refere-se ao casamento em 19-01-1800, na igreja de S. Vitor em Braga, de Manuel Pires Querido (filho de Manuel Pires Querido), ambos de Viade, com Luísa Álvares Barroso, filha do Dr. António Álvares Barroso (por sua vez, filho do capitão João Álvares Barroso), todos de Salto.

Aproveitando a mensagem, e na sequência da que em tempos me enviou (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=125323#lista), sei acrescentar que a "minha" Ana Miranda casou com José Bento Gonçalves Barroso Junior que nasceu em 28-02-1874.

Obrigado e cumprimentos,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#220590 | AAF | 06 fev 2009 23:09 | Em resposta a: #220563

Caro Manuel Miranda,

Quando lhe enviei a última mensagem esqueci-me de referir que a Ana Miranda é filha de Domingos de Miranda e de Clementina Martins.

Cumprimentos,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#220646 | Miranda 1 | 07 fev 2009 18:36 | Em resposta a: #220565

Caro António Franco

A Casa Brasonada da Família Moura, conhecida como o Palácio dos Queridos em Viade de Baixo, não tem nada haver comigo, eu apenas o conheço porque foi nessa freguesia que vivi na minha juventude e ainda lá tenho Família, que a espero visitar na altura da Páscoa.
O meu apelido Miranda vem da Freguesia de Cabril do Concelho de Montalegre, com ligação a Santa Marinha de Ferral. Provavelmente e já não estou muito longe de provar em que os Mirandas desta zona provem da Casa do Cerrado de Montalegre.

A sua Ana Miranda, vou fazer o que puder, mas que vou pesquisar isso vou, pode ser que lá para os finais de Abril de lhe traga noticias positivas.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#221655 | AAF | 19 fev 2009 18:34 | Em resposta a: #220646

Caro Manuel Miranda,

Não existindo registos de Viade anteriores a 1840, sabe se os anteiores ainda estarão ao cuidado da paróquia?

Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#221716 | Miranda 1 | 20 fev 2009 13:59 | Em resposta a: #221655

Caro António Franco

Não hesite em Viade registos anteriores a 1860, nem em parte nenhuma, infelizmente, mas a sua Ana de Miranda, está dentro das datas.
Se o António quiser escrever para a Biblioteca Regional de Vila Real, pode ser que lá encontrem o registo dela, até porque tem a data de nascimento 28-02-1874.
No registo civil de Montalegre, é seguro que não se encontra, em Viade não sei, tenho que ir ver, mas sei que ainda hesite uma campa no cemitério, (ou ainda à pouco anos lá estava, ) com uma placa de uma Ana de Miranda só não posso dizer se é a sua.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#221717 | AAF | 20 fev 2009 14:04 | Em resposta a: #221716

Caro Manuel Miranda,

Obrigado pela sua reposta.

Se me puder esclarecer outra dúvida, agradecia: que tipo de registos existem na Biblioteca Regional de Vila Real?

Cumprimentos e votos de bom fim de semana
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#221769 | Miranda 1 | 21 fev 2009 08:40 | Em resposta a: #221717

Caro António Franco

Tudo o que sei sobre a Biblioteca Distrital de Vila Real, referente à Igreja de Santa Maria de Viade, não são muitos os registos, mas a sua Ana de Miranda pode lá estar.
Sei que se encontram os registos de Baptismos, Casamentos e Óbitos, desde 1873 até cerca de 1900, desta data até aos nossos dias, encontram-se no registo Civil de Montalegre.
A Igreja também tem os livros de Registo Paroquiais mas não sei em que ano começam.

Renovo os Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#224024 | AAF | 16 mar 2009 22:42 | Em resposta a: #221769

Caro Manuel Miranda,

Já se terá cruzado, nas suas pesquisas, com algum destes "Miranda", de Viade (Parafita)?

- Domingos de Miranda casado com Maria Dias

- filho: Bento de Miranda casado com Maria Barroso

- filho: Domigos de Miranda casado com Clementina Martins

- filha: Ana de Miranda casada com José Bento Gonçalvs Barroso Junior

Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#224077 | Miranda 1 | 17 mar 2009 14:18 | Em resposta a: #224024

Caro António Franco

Desde já os meus parabéns por ter recuado varias gerações, e se assim continuar os nossos Mirandas, tenho a certeza que as nossas gerações se vão encontrar.
Como já tinha dito, vou-me deslocar a Portugal por cinco semanas, nos próximos dias estarei longe deste PC mas perto dos nossos antepassados, e vou cumprir a promessa de pesquisar tudo o que puder; alguma coisa posso desde já acrescentar:
A Família Miranda em Viade, tem vários ramos dentro da mesma Freguesia. Uma das mais importantes é a de Parafita, porque fundou ou ajudou a fundar a Banda de Musica que é a única do Concelho de Montalegre. Apenas queria que soubesse que esta Família pôs a disposição da Banda as suas instalações e até ofereceu terreno para que a Banda possa ensaiar em casa própria. É com orgulho que os seus membros dizem que os ensaios ocorrem na “EIRA do MIRANDA . Por isso esteja orgulhoso nos seus Mirandas porque foram todos eles pessoas Nobres, em que Montalegre pouco ou nada se sabe, eles merecem toda a nossa dignidade, e que os seus nomes possam ser reabilitados do anonimato em que estão dotados. Espero também a sua colaboração neste campo.

Um Abraço do Barrosão
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#230341 | Miranda 1 | 24 mai 2009 08:33 | Em resposta a: #213079

Caro Magno

Aqui estou a cumpri como prometi:
Fiz a pesquisa na freguesia de Viade e desta Família apenas sei o que consta nos registos Paroquiais. Dos descendente nada encontrei, só resta a possibilidade de ainda terem familiares em Ferral.

Em 9 de Abril de 1963 casaram:
Florindo da Casta Coelho de 30anos , natural de Mundão –Viseu e Maria Teixeira Valente de 17 anos, natural de Ferral –Montalegre.
Filha de: António ----- Gonçalves Valente e de Rosa de Jesus Teixeira.
Ele filho de : Bernardo da Costa e de Maria do Céu.

Um baraço
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#230343 | magno | 24 mai 2009 09:02 | Em resposta a: #230341

Muito obrigado pela sua informação.
Resta concluir que deverão ter imigrado.

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#230379 | Miranda 1 | 24 mai 2009 18:26 | Em resposta a: #230343

Se emigraram, seria para França com passaporte de Coelho, como era costume naquela época, eu presenciei muitos casos.
Aconselho-lhe a escrever para a Aldeia de Ferral, pode ser que a Esposa ainda tenha lá família, e como ainda é não tem idade avançada poderá ser que ainda seja viva.

Desejo-lhe sorte.

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#230396 | magno | 24 mai 2009 21:08 | Em resposta a: #230379

Mais uma vez obrigado.
Continuação de boas pesquisas.

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Viade - Montalegre

#232532 | AAF | 23 jun 2009 12:00 | Em resposta a: #224077

Caro Manuel Miranda,

Então como vão as suas pesquisas? Houve avanços?

Abraço,
António Franco

Resposta

Link directo:

Viade - Montalegre

#426399 | Tiago R de Andrade | 13 ago 2020 00:32 | Em resposta a: #209348

Boa noite,

Relativamente aos registos paroquiais de Viade de Baixo, alguém me saberá dizer se não existem antes de 1860 ou se nessa época eram incorporados noutra freguesia?

Isto porque procuro subir um pouco mais na minha ascendência:

https://geneall.net/pt/nome/4009206/custodio-afonso/

Obrigado.

TRA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen